0x0: São Paulo e Bahia empatam na Fonte Nova; Tricolor valorizou a posse mas chegou pouco ao gol do rival

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

O São Paulo teve a posse de bola e mostrou valorizar a filosofia de Fernando Diniz na noite de hoje, mas encontrou um Bahia bem posicionado e não saiu do 0 a 0 na Arena Fonte Nova. O Tricolor do Morumbi até ensaiou momentos de pressão, mas não o suficiente para vencer na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O empate serve ao Tricolor, que se mantém no quinto lugar e segue na zona de classificação para a Copa Libertadores. Com 40 pontos, o São Paulo volta a campo às 18 horas (de Brasília) deste domingo (13) para jogar clássico contra o Corinthians. Já o Bahia vai aos 38 pontos, continua encostado no G-6 e no sábado (12) pega o Fluminense.

Foi bem: Dupla de zaga do Bahia ganha todas

Lucas Fonseca e Juninho fizeram jogo irretocável na Arena Fonte Nova. Eles anularam qualquer jogador do São Paulo que fez função de centroavante – fosse Pablo ou Alexandre Pato, a depender das alternativas que Fernando Diniz buscou. Bem por cima e por baixo, os zagueiros deram segurança ao Bahia.

São Paulo valoriza a bola, mas chega pouco

O Tricolor alternou boas jogadas com períodos de monotonia, sendo estes mais numerosos. Dá para notar a filosofia de Fernando Diniz na saída de bola e na paciência da troca de passes (chegando a mais de 59% de posse de bola, segundo o Footstats), mas o time ainda tem grandes dificuldades para envolver o adversário. Tanto que, nesta noite, os momentos de pressão duraram menos do que a meia hora de bom futebol contra o Fortaleza, no último sábado.

Bahia se fecha e especula

O time da casa não foi para cima do São Paulo, pelo contrário: esperou o time de Diniz tomar a iniciativa para tentar explorar os possíveis erros. Em certo momento pressionou a saída de bola, mas não conseguiu muita coisa. Depois se fechou no meio-campo e aproveitou os erros de passe do time do Morumbi para sair em velocidade. No geral fez o goleiro Tiago Volpi trabalhar bastante, mas sem o volume necessário para chegar ao gol.

Diniz “perde” substituições por problemas físicos

O treinador mexeu três vezes no Tricolor, todas elas por questões físicas. Pablo saiu por um problema na coxa direita, Juanfran sentiu dores e deu lugar a Igor Vinícius, e por último Liziero foi trocado após dar sinais de cãibras.

Cronologia do jogo

Hernanes teve a primeira chance do jogo logo no primeiro minuto, após boa jogada de Pato pela esquerda. Daí em diante o São Paulo passou a trocar muitos passes, mas criar pouco. O Bahia teve o contra-ataque e chegou com perigo com Ronaldo, mas de modo geral a partida foi mais tática do que emocionante até o intervalo.

O São Paulo voltou para o segundo tempo muito mais interessado em atacar. Pressionou por alguns minutos, mas não o suficiente para abrir o placar. Alexandre Pato apareceu na cara de Douglas Friedrich duas vezes em lances seguidos, mas em ambas as vezes o goleiro saiu bem do gol e levou a melhor.

A qualidade da partida caiu na meia hora final, quando o São Paulo já não conseguia repetir seus melhores momentos. Aí o Bahia voltou a se interessar pela posse de bola e passou a ter o protagonismo do jogo. Os melhores lances foram uma tabela pelo meio da defesa, que terminou em desarme de Bruno Alves, e um chute longo de Gregore que foi espalmado por Tiago Volpi.

UOL

Anúncios

58 comentários

      • concordo contigo: para fazer o que o Diniz quer, tem que ter condicao fisica perfeita. nao da para jogar com tantos veteranos e jogadores fracos fisicamente, pois nem jogando so uma vez por semana eles estao nos cascos!

  1. Patética , vergonhosa e asquerosa , a campanha horrorosa campanha do São Paulo de 10 vitórias , 10 empates e 4 derrotas . 55% dos pontos conquistados.

  2. Resumo do jogo do São Paulo hoje: Pegar a bola, levar até o meio campo e recuar para o Volpi. Só isso que vi hoje. Continua um time acovardado que tem medo de atacar. Hernanes não dá para ser titular… Já foi o tempo dele. Liziero nunca vi jogar um jogo completo…. A quantidade de contusões esse ano deve ser um recorde …..

  3. Até agora Diniz não mostrou nada demais pra merecer os efusivos elogios da semana. Time estático, mts erros de passe, e fisicamente mto abaixo do rival. Não dá pra jogar com tanto jogador acima de 30 anos. Acho que temos q ter os melhores fisicamente disponível.

  4. Alô Sr. Liziero… Menos Vila Madalena… Menos cavaquinho… Menos Boteco do Seu Zé… Menos noitada… E mais comprometimento com o time que paga o seu salário gordo para vc ficar festando por ai…É uma vergonha um jogador com 21 anos ter o preparo físico de um Sr. de 62 anos aposentado e com artrite…

  5. Em outras condições, poderia ser um bom resultado, mas nesse campeonato que estamos fazendo, com um excesso absurdo de empates, no final, não foi o melhor dos resultados…

  6. Empate foi aceitável diante do contexto. Viagem longa a Bahia, desfalques, substituições por lesões, novo técnico, sem contar que não vencemos nenhuma vez no ano o adversário.

    Agora os chinas mataram o Hernanes, sinto pena dele, difícil haver uma reviravolta na condição física dele nessa idade.

  7. Vão ter que jogar muito pra vencer as frangas, mas com DM, Reffis e Tite, isso se torna bem dificil, ainda mais depois de hoje, jogo ridículo, toques de lado e recuos para o Volpi, Hernanes não tem condições, A. Martins precisa vazar logo, e o Diniz, não pode fazer muito além do que esta tentando, acabou de chegar e vai demorar um bom tempo para conseguir colocar seu estilo nesse bando, com isso, o risco de ficar fora da Libertadores é imensa, por pura incompetência da diretoria.
    Domingo eu me contento com o empate, melhor do que perder, infelizmente não vejo esse time jogando para ganhar.

  8. Demonstrou certa evolução. O time no primeiro tempo poderia ter aberto o placar. Existem ajustes a serem feitos na transição ofensiva, talvez legado do cuca que prezava por uma transição com bola longa enquanto o Diniz prefere uma transição progressiva.

    Quanto ao resultado, Flamengo foi lá e tomou de 3, Bahia é um bom time e está em excelente fase. Pelo contexto geral foi um bom resultado, nossa briga é por G4.

  9. Tenho pena da galera da televisão que vai ter que achar melhores momentos nesse jogo para fazer a edição

    Jogo do São Paulo hoje você não pergunta quem fez quem e sim quem machucou

    O Sub-20 meteu 5 a 0 no Grêmio, tem uma molecada voando, mas insistimos nas mesmas porcarias, e até buscaram o Jucilei da aposentadoria. Depois a molecada vai embora de graça enquanto ficamos sem título e com rombo no caixa e não sabemos pq

    • O cara tá no 3º jogo, só teve uma semana cheia para treinar. Está claro que não deu tempo. Ontem os jogadores tentavam sair jogando, mas não se adaptaram ainda.

  10. Bom jogo para o momento – Time ja tem outra cara e eu to gostando.
    FD soh errou hoje em começar com PAto e Hernanes, e teve MUITO azar em perder Pablo,Lizi e Juanfran, o que fez com que pato e Hernanes tivessem que ficar em campo porem se arrastando por grande parte do segundo tempo.
    Contra o Curitia, Igor gomes e Vinicius de titulares, Vitor Bueno no lugar do Pablo e torcer pelo retorno de alguem do DM.

  11. Galera criticando Diniz que chegou faz 10 dias …..brincadeira cobrar evolução em tão pouco tempo e com esses desfalques pra esse jogo e mais ainda durante o jogo. Segunto tempo jogamos com 10 praticamente com o Pato.

    Criticando o Hernanes depois de tudo que ja fez, por nem ter tido uma pre-temporada decente. E ele nem custou tanto assim. Pablo custou bem mais por exemplo, é mais novo e outra contusão?

    Liziero sim é uma vergonha, melhor, sua preparação física é uma vergonha. Alguem tem que vir a público e se explicar. Não pode ser titular pois é uma substituição certa no jogo.

    • Tem uns caras aqui que não tem noção, ou são torcedores de outro time tumultuando. FD só teve uma semana cheia pra treinar e os caras já estão pedindo a cabeça.

    • O jogo do domingo ficou mais difícil. Tomara que o jogo dos gambás na quinta seja complicado e tire uns 3 titulares deles. Sem Pablo, Antony, Dani Alves, Juanfran, Toró, Everton, além de Hernanes e Pato agotados, vai ser difícil montar um time competitivo.

    • Impossível cobrar DM ou preparação física pelo liziero, já passou umas 4 comissões técnicas desde que esse garoto subiu por profissional e ele tem sempre o mesmo problema, ele já pegou o preparador físico do Dorival, do Aguirre, do jardine, do cuca e agora do Fernando diniz, e ele sempre tem o mesmo problema

  12. Feliz e infelizmente é preciso ter consciência que o trabalho do técnico está apenas começando. Não é pra este ano.
    Uma pré libertadores já seria excelente. Mas não devemos criar expectativa.
    É torcer pelo melhor e esperar o pior. Rotina de todos nós nesses últimos anos

  13. O pior de tudo isso é saber que daqui uns dias estaremos culpando jogadores, assim como fizemos com Rodrigo Caio (mesmo não gostando de seu futebol) Maicon, Cortez, Denílson, Lucas Pratto, Diego Souza, Nene, entre outros, quando na verdade os verdadeiros culpados não estão nem aí com a história e grandeza do clube. Nosso departamento médico, físico, psicológico, nosso dpto de futebol e diretoria parecem não se cansarem de passar vergonha, alias, não podemos ver uma vergonha que já logo queremos passar. O Diniz e jogadores não tem culpa já que falta um planejamento decente, faltam ambições e principalmente grandeza (Quando falo grandeza não apelo para jogadores renomeados, e sim jogadores que irão chegar e assumir a bronca) na preparação do elenco. Jogadores chegaram, outros foram, empresários lucrando e o torcedor sofrendo. Aí a diretoria faz o que pra tirar a pressão deles? – Contratam Pato, Daniel Alves, Juanfran, Hernanes, todos ganhando horrores, o que não é errado pelo seu mercado, mas sem se preocuparem com a saúde financeira do clube, e o pior, todos eles jogando o minimo do que já presenciamos outrora, ou seja, em decadência (PS: espero que eles calem minha boca). Lesões, atras de lesões, baixo rendimento, e ambição zero resume o nosso planejamento. Troca de treinadores (só este ano Diniz é o quarto se contarmos que Mancini dirigiu a equipe interinamente). Estão queimando nossas jóias e ídolos para blindar o trabalho falho e sujo que ronda nossa tão amada equipe. A pergunta que fica é, até quando esses senhores sem compromisso estarão a frente da nossa equipe? Não difere de uma empresa, sem um objetivo concreto e com rombos e desvios, levando em conta a baixa produção logo logo depara-se com a falência. Uma equipe intitulada grande como somos não pode se dar ao luxo dos vexames e anos de fila, sem ao menos levantar um caneco do regional o qual disputa. Amigos precisamos lutar para tirar o nosso clube das mãos desses fanfarrões. Estou até vendo, logo Diniz será mandado embora, começaremos a culpar Everton, Igor, Pablo, Antony (que eu acho um menino bom até que precisa evoluir muito) e por aí segue a barca. O que podemos fazer para salvarmos o SPFC ? Já falei pra mim mesmo que não me preocuparia mais, porem o amor fala mais alto e dói, e os que amam o time assim como eu sabem desse sentimento, doí no fundo do coração ver o que estão transformando o nosso time. Que esse presente nebuloso se encerre logo e venha um futuro de glorias, pois esse coração magoado das pancadas levadas sofre e chora com o que se transformou o seu amor.

    Como eu te amo Tricolor, Como eu te amo Demais !!!!!!!!

  14. Se o Diniz ficar em 2020 o time terá que sofrer outra reformulação para incluir jogadores melhor adaptados às exigencias do estilo de jogo do técnico.

    • Em 2020 o SPFC não terá um centavo para investir, vai precisar vender o Antony .para pagar salários. Parabéns a todos os envolvidos

  15. Aguardando o planejamento do Raí pra 2020… depois dos fiascos de 2018 e 2019…

    Quem será o técnico de 2020? Seguindo a lógica será o Abel Braga ou Mano Menezes….

    Um retranquriro, um tocador de bola, um retranqueiro, um tocador de bola… ○○

  16. Qualquer proposta que seja pra se livrar do Liziero é lucro, cãimbras com essa idade parece piada, mais nutella do que esse garoto é impossível.

    • Vamis enfrentar o retrancorinthians ,os caras jogam por uma bola,e fecha a casinha atras,se recua todo time,o jeito e sentar a bota chutar como se nao houvesse o amanha…

  17. Não tem como ganhar esse título. O departamento médico só ficou vazio uma semana depois da copa américa e uma grande sequencia de jogos 1 vez por semana. Voltamos a ter meio time no estaleiro. Pato e Hernanes voltam e já estão no limite. O Pablo e o Everton não resistem uma sequencia de jogos. Cadê o Raniel? Cadê o Toró? Ontem deu para ver o quanto o sistema do Diniz exigr preparo físico. Até o Tche ficou sem pernas. Além dos problemas físicos, sem o Antony o time não tem profundidade. Domingo, o jogo ficou mais complicado.

  18. Esse era jogo pra embalar pro clássico mas o que se viu é como nosso DM e preparo físico estão muito mal.

    Até o Juanfran já se contundiu…

    Acabe logo 2019, venha 2020 e saía logo Leco! Década perdida!

  19. Volpi, Igor vinicius, Bruno Alves, Arboleda, Reinaldo; Luan, Tche Tche, Hernanes, Igor Gomes, Vitor Bueno e Pato.

    Para o ataque, não sobrou ninguém. O banco de suplentes terá Jucilei, Walce, Pelé, A. Martins, Jean, Hudson, Helinho e um garoto da base.

  20. Tiago Volpi 6
    Juan Fran 5,5
    Bruno Alves 6,5
    Anderson Martins 5,5
    Reinaldo 5,5
    Luan 6
    Tchê Tchê 5,5
    Hernanes 5,5
    Liziero 5
    Pato 5,5
    Pablo 5
    Vitor Bueno 5
    Igor Vinicius 5
    Igor Gomes 5,5

  21. Estava na Fonte Nova e vi um dos piores jogos da minha vida. Não tem condição nenhuma dois times da série A fazerem um jogo tão ruim.
    Qual a filosofia do Diniz ficar com posse de bola na defesa? Pq o jogo todo o time ficava tocando bola até o meio campo e recuava pra Volpi.
    Lamentável esse jogo!

  22. O time precisa sair com toques rápidos e em velocidade, só assim vai vencer os times estrangeiros e não adianta o Volpi dar chorões igual fez ontem, assim só entrega a bola pro adversário. Acredito que mais 2 ou 3 jogos o time vai estar jogando bonito.

  23. a desculpa para o hernanes errar passe de 2 m no fim do jogo eu ate aceito, mas o tchetche, o craque do cuca, errar passe de 2 m e nao jogar nada a partida inteira…

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!