Conselho Deliberativo, Carlos Augusto de Barros e Silva (C), o Leco, presidente do São Paulo FC, com Marcelo Abranches Pupo Barboza (E), presidente do e Roberto Natel (D), vice-presidente do clube, durante o lançamento de sua candidatura à reeleição na sede do social do clube, na Zona Sul da capital paulista.

Hoje de manhã, o Globo Esporte. com fez uma rica matéria informando sobre nuances da votação que marcará o fim da Era Leco e início de um novo presidente após 5 anos. Leco não pode ser reeleito.

CENÁRIO POLÍTICO

Entre as colocações da matéria, destacam a alteração do novo quadro de conselheiros do clube:

“As atuais 240 cadeiras passarão a ser 260, sendo 100 de conselheiros eleitos e 160 de conselheiros vitalícios. A eleição deste novo Conselho ocorrerá por meio de votos dos associados do clube, em novembro do próximo ano.”

Segundo a publicação, há 3 frentes: Situação, Oposição e “Centrão”.

A oposição ao lado de Newton do Chapéu, Roberto Natel (vice de Leco) mas rompido com a gestão e outros grupos menores que não necessariamente se alinham com estes. Ambos, não tem chance de serem candidatos à presidência. Nenhuma chance de vencer, portanto, não serão candidatos.

Há o “Centrão” que não é base de Leco mas houve convergência para assuntos importantes como Mudança de Estatuto e Eleição de Vitalícios. Utilizaram como exemplo, Dedé, grupo que votou pró Pimenta e hoje compõe a Diretoria Social do clube.

MUDANÇAS

A base Leco chega a 120 conselheiros neste caso. Em reuniões, estão pleiteando:

Visando evitar um novo efeito Natel, querem que o vice seja indicado possibilitando aliança com o presidente e sua base. A mudança da votação, não sendo chapa alinhada ao presidente, já seria muito sentida na movimentação dos grupos.

Redução de vitalícios para 2023.

Associados poderem votar em 50 nomes de conselheiros e não mais em 20 nomes já para o próximo ano.

Impedir que o Presidente não possa também presidir o Conselho de Administração do Clube como hoje faz Leco limitando poderes. Lembrando que o Presidente do CA escolhe os nomes e em 9 integrantes, ainda tem força de voto para desempatar questões.

Tirar o posto de vice presidente do Conselho de Administração.

Estas mudanças ainda precisam ganhar quórum e força para serem votadas em Conselho e depois Assembléia.

CASARES

Como é de conhecimento público, Casares ué o nome mais forte para ser eleito e ele quer ser presidente. A publicação diz que ele não admite mas o Blog do São Paulo pode assegurar que Casares quer e se julga preparado.

Casares inclusive foi pedido por alguns conselheiros em 2017.

O que chamou a atenção na matéria é que informaram que Leco não aprova o nome de Casares.

MAC

A matéria mencionou MAC que hoje está na CBF e sua força pequena para assumir uma candidatura dentro do clube apesar de movimento forte nas redes sociais.

MAC obviamente toparia ser presidente mas não tem esse poderio hoje.

Outros nomes são estudados por grupos como Olten Ayres Jr, Homero Bellintani, De Rey e até mesmo Vinicius Pinotti.

Ainda há muita água para rolar mas é muito bom acompanhar de perto.

Blog do São Paulo