Jogador Bruno Alves do São Paulo comemora gol durante a partida entre Vitória e São Paulo, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro 2018, no Estádio do Barradão em Salvador (BA), nesta sexta-feira (26).

Um dos pontos fortes do São Paulo é o seu sistema defensivo e as provas estão nos números deste Campeonato Brasileiro. Após 20 rodadas, Tricolor Paulista é uma das equipes que menos tomou gols, foram apenas 14. Aliás, esta é a mesma média do Palmeiras e perde apenas para o Corinthians, que levou 13. No entanto, outro recorde chama atenção: em jogos como visitante, o clube paulista levou somente oito gols em dez jogos fora de casa. Sendo assim, o time tem a expressiva marca de menos de um gol sofrido por jogo em disputas na casa dos adversários.

Mas, não é só em 2019 que o São Paulo se destaca com sua defesa. O time comandado por Cuca é o menos vazado jogando como visitante desde 2007, quando foi pentacampeão. Aliás, se comparado ao Brasileirão de 2014 e 2008, quando o Tricolor foi vice e campeão, respectivamente, a defesa atual tem rendimento melhor como visitante. A campanha vitoriosa de 2008 teve 12 gols tomados na casa do adversário, e a de 2014, 14 gols.

O grupo atual do São Paulo está empatado com a campanha de 2013, quando, curiosamente, conseguiu manter um excelente desempenho defensivo mesmo brigando para se manter na Série A por boa parte da temporada. Aliás, a única diferença é que naquele ano o São Paulo tomou três gols em uma partida – contra o Vitória -, algo que ainda não aconteceu nesta edição.