Os clubes da primeira e segunda divisão do Campeonato Brasileiro e os diretores de esportes da Rede Globo se reuniram na última sexta-feira (20) em um encontro institucional para conversarem sobre os pagamentos de direitos de transmissão das partidas da liga nacional, de acordo com o blog do Rodrigo Mattos. A publicação ainda afirma que os valores do pay-per-view são menores que os previstos inicialmente.

Muitos clubes, liderados por Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, fizeram reclamações sobre o primeiro pagamento do PPV, feito no meio do ano. Outras equipes se aborreceram com o cronograma de pagamentos que gerou déficits no primeiro semestre. Além disso, a Rede Globo, por meio do diretor Roberto Marinho Neto, afirmou que “não é banco, não retinha dinheiro” e fará o pagamento dos 7 meses de pay-per-view neste ano, enquanto os dois restantes serão quitados em 2020, relata o blog.

Em meio a problemas para acertar com Palmeiras e Athletico Paranaense (o último ainda não entrou em acordo com a Rede Globo de Televisão), o modelo de contrato dos direitos dos campeonatos nacionais passou por uma renovação. Agora os valores são distribuídos por critérios de igualdade, posição e exibição das partidas, além de que clubes rebaixados não recebem os pagamentos.

A emissora ainda anunciou a nova forma de transmissão dos jogos do Brasileirão, de forma direta através da internet (OTT). Sem vínculo com operadoras de TV Fechada, o valor teria uma queda significativa. Em pacotes da NET e da Sky, os clubes recebem 38%, mas pela venda direta as equipes ficam com cerca de 50% dos direitos da Globo na receita líquida, que, na verdade, resultam em 25% do pagamento total.

A publicação afirma que haverá novas reuniões para discutir o novo modelo de transmissão e seus pagamentos, mas, no momento, isso não terá grande impacto pelo pequeno número de espectadores de jogos pela internet. Entretanto, caso haja um grande crescimento, os clubes e a Rede Globo, terão de pensar em como amenizar os efeitos.

Torcedores.com