De quem é a culpa no São Paulo?

Amigos tricolores,

Podemos jogar a culpa no Leco, Departamento Médico, preparação física, Cuca, Raí, jogadores. De fato, todos são culpados, talvez uns mais, outros menos, mas quando as coisas não estão indo bem, todos tem sua parcela de culpa. Leco, o presidente, é aquele que mais leva a culpa e não tem como ser diferente. Em uma empresa, por exemplo, quando as coisas não estão saindo bem, os acionistas pedem a cabeça do CEO. Entenda acionistas como nós, torcedores, que investimos no clube mensalmente e de várias formas: Compramos PPV, compramos produtos oficiais, lotamos estádio, damos audiência para a Globo vender mais patrocínio e repassar parte ao São Paulo, usamos os produtos do Banco Inter, que patrocina o tricolor. E por ai vai!

A culpa do São Paulo estar onde está é de muita gente, menos, da torcida, que a cada dia apoia mais e faz o seu papel. Escrevo esse artigo antes de iniciar a venda de ingressos para o jogo contra o CSA, mas já prevejo casa cheia, acima dos 40 mil torcedores. Esse papel, desempenhamos muito bem!

Diretoria

Tem muita culpa de estarmos assim. Como disse, Leco, o comandante é o mais culpado e, ele, infelizmente, tem um lado negativo. Incrível a coincidência dele ter dado a entrevista na FoxSports e o São Paulo cair no campeonato, empatando com o time B do Grêmio e perdendo do time B do Internacional. Obviamente que isso é pauta para piadas e memes na internet, mas de longe isso que fez o time cair. Raí, está nos altos e baixos no cargo. Não confundir Raí diretor versus Rei do Morumbi, mas do mesmo jeito que ele deu cartadas importantes como Volpi, Daniel, Juanfran, Hernanes e Pato, deu tiros ruins como Calazans, Raniel, William Faria entre outras aberrações. Nisso a diretoria erra, pois não dá ao técnico material de reposição.

Departamento médico

Eu não sou médico para avaliar se o time é bom ou ruim, mas tendo a imaginar ser bom, pois temos excelentes faculdades no Brasil e profissionais de ponta em diversas áreas da medicina, e para trabalhar em um time da grandeza do São Paulo, é preciso que seja competente. Realmente soa muito estranho tanta gente do departamento e só um cego não vê o quanto isso está prejudicando o time. Seria uma outra história se tivéssemos, em alto nível, um time com Pato, Pablo, Hernanes, Rojas e Lizieiro. Acredito que estaríamos jogando muito mais, mas claro, que para isso seria preciso que Cuca organizasse bem o time.

Cuca

Quem me acompanha sabe que eu gosto do trabalho do Cuca e o coloco como um dos 5 melhores técnicos do Brasil na atualidade. Pedir a sua cabeça não deve ser a solução. Desde 2008, nosso último titulo Brasileiro, tivemos quase 20 técnicos e não deu resultado essa troca constante. E outra, a velha pergunta: Sai ele e vem quem? Abelão? Felipão? Um gringo que demorará 6 meses para se adaptar? Jair Ventura? Cristovam Borges? Então, fiquemos com Cuca e vamos dar confiança, mas torcer por ele e dar confiança não tem ligação a críticas. Para mim, ele precisa parar de inventar como Bruno Alves no banco e Daniel Alves no meio. Outro ponto que me irrita no fundo da minha alma, é ver Everton e Anthony voltando para marcar lateral. Já disse isso e repito, na época do Telê, lateral marcava atacante! Por que inverteu? Futebol moderno de resultados???

Jogadores

Para mim, esses são os maiores culpados. Pode se dizer que quem trouxe é culpado. Sim. Pode dizer que a preparação tem culpa porque não coloca o time para jogar em alto nível. Concordo também. Pode até dizer que o padrão mudou com a chegada do Daniel Alves, e sim, um jogador desse alto nível sempre muda o padrão ou dizer que o técnico muda muito o esquema e inventa muito. Concordo! Mas não podemos deixar de lado, jogador que não acerta passe, jogador que não chuta, que não acerta um cruzamento. Colocamos muita culpa na diretora e deixamos de lado quem entra em campo para defender a camisa do São Paulo. Esses, sim, os maiores culpados!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – http://www.livrotelesantana.com.br/  – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

6 comentários

  1. Mas o pincipal culpado e o técnico sim ?

    veja os exemplos a nossa volta?

    Flamengo de Abel x Jorge Jesus ?

    Felipão x elenco milhonario.

    Grêmio e Renato gaúcho.

    Atlético paranaense e Nunes.

    O problema e o técnico sim.

    Os únicos que prestaram nesse período foi o Muricy,Osorio e bauza…..e duraram pouco tempo.

    A diretoria com todos os defeitos fez a sua parte trouxe grandes jogadores e não vendeu ninguém importante nessa janela.

    Tá sobrando tempo pra treinar e nada mostrar.

  2. Qual foi o técnico estrangeiro que precisou de 6 meses pra se adaptar aqui? O que se vê é os caras chegando e sobrando em relação aos demais.
    Os motivos são óbvios e basta ver a ladainha desesperada dos técnicos brasileiros contra os estrangeiros que chegam aqui que, via de regra, deitam e rolam pra perceber que eles entenderam que a limitação deles está sendo escancarada.

    Técnico brasileiro só tem mercado no Brasil e não é por acaso. Basta ver o enganador que é técnico da seleção.

  3. Patota feliz mandou abraços.
    #OutLeco agradece.

    Vendas expressas, compras confusas e empréstimos nebulosos.

    Sem time nem futebol, sem títulos nem dinheiro.

    #Triste SPFC.

    Em tempo:

    – A culpa é minha, então terceirizo.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!