Veja o que passou o Morumbi para ser abertura da Copa América 2019

Após anunciar a conclusão da instalação dos dois novos telões no Morumbi, o São Paulo divulgou, nesta quinta-feira, novas imagens das reformas em seu estádio. A casa do Tricolor abrigará, nesta sexta, a estreia do Brasil na Copa América – partida a ser disputada às 21h30 (horário de Brasília), contra a Bolívia.

“O estádio do Morumbi é e sempre será um motivo de enorme orgulho para o são-paulino e cabe a nós fazermos os ajustes necessários para que ele continue oferecendo o máximo de conforto e segurança aos torcedores. Promovemos uma série de melhorias importantes para garantir que a experiência do são-paulino seja sempre a melhor possível e tenho segurança em dizer que nossa casa está em sintonia com o que há de mais moderno em termos de arenas”, falou o presidente Leco.

Além destas obras, a infraestrutura geral do Morumbi também passou por melhorias. Banheiros foram construídos e reformados; a acessibilidade da parte interna também foi aprimorada; por fim, a rede grátis de wi-fi passou a comportar até 30 mil acessos simultâneos sem perda de banda de internet.

“O torcedor muitas vezes acaba só percebendo as grandes obras, como os telões e os refletores, mas essas intervenções menos perceptíveis são tão ou até mais importantes para melhorar o conforto de todos no estádio. Vamos continuar trabalhando para que vir ao Morumbi seja sempre um programa agradável para nossos torcedores”, ponderou o Diretor Executivo de Infraestrutura, Eduardo Rebouças.

Os novos telões do Morumbi têm 20,16 metros de largura por 7,68 metros de altura e pesam 24 toneladas cada. Além disso, a resolução da imagem é de 2016 x 768 pixels, prometendo imagem de qualidade apesar da distância das arquibancadas para a estrutura.

A parte interna também passou por modernizações. Os vestiários foram ampliados (de 110 para 200 metros quadrados), um novo túnel de acesso ao gramado foi construído e os refletores aumentaram em mais de três vezes a capacidade de iluminação do estádio.

Histórico

O Morumbi recebe, enfim, uma abertura de Copa. Mas para quem com o jogo inaugural do Mundial de 2014, no Brasil, a realidade apresenta apenas o início de uma Copa América, cinco anos depois. A partida das 21h30 de hoje, entre a seleção brasileira e a Bolívia, é quase um prêmio de consolação para o São Paulo, que viu seus rivais construírem modernas arenas e agora tenta revitalizar seu histórico estádio.

Para receber o jogo de hoje e outros dois ao longo da Copa América – Colômbia x Qatar e Chile x Japão -, o Morumbi passou por uma série de melhorias nos últimos meses. Os vestiários foram totalmente reformulados. Saíram as apertadas e simples salas para dar lugar a espaços mais amplos, com mais estrutura para a preparação dos atletas e idênticos aos das novas arenas. Um túnel de acesso unificado e maior, com teto retrátil, também foi construído.

O sistema de iluminação foi todo trocado, com a entrada de refletores de LED com potência maior do que o mínimo exigido pela Fifa. Nas arquibancadas laterais, a novidade fica por conta de dois enormes telões, também de qualidade maior do que o padrão. O São Paulo fechou acordo rentável com a Imply, que produziu, instalou e vai fazer a manutenção dos equipamentos em troca de publicidade. O jogo de abertura entre Brasil e Bolívia será o primeiro com o uso dos telões, além dos testes feitos nas últimas semanas.

Há ainda, porém, uma defasagem em relação à Arena Corinthians, outra sede da capital paulista. A zona mista inaugurada em 2017 no Morumbi será usada pela Conmebol para a Copa América, mas o restante do espaço, que costuma servir de base para o trabalho da imprensa, e a sala de coletivas não terão a função original. Foi preciso montar tendas no estacionamento do portão principal para uma nova área de coletivas e o centro de mídia.

Ontem, a seleção brasileira treinou no Morumbi, já todo envelopado com a identidade visual da Copa América. As placas de patrocinadores foram tampadas, bem como os banners com frases de apoio ao São Paulo e as de indicação de cada portão de acesso. O escudo do clube ficou exposto.

UOL

Anúncios

24 comentários

  1. Na boa gente, reclamem o quanto quiserem… Mas tem muita “arena” por aí que não chega aos pés do Morumbi. Gigante, bem estruturado e um estádio moderno. Eu me orgulho do nosso estádio e pra mim, o Morumbi continua Lindo!!!

  2. Morumbi e bonito mais não dá mais pra competir com as arenas dos inimigos. Não e a toda que tao sempre lotados com preço de ingressos absurdos

    Não desmereco o Morumbi. Que e um estádio bom

    Mais ainda acho que o são Paulo precisa de uma arena ou colocar a arquibancada mais próxima do gramado

    • Como alguém já disse…
      “Minha Seleção Tem Três Cores e a Minha Copa é a Libertadores”

      E a selenike que se explodaaaaa!!!
      Kkkkk

  3. Vejo muita gente pedindo a aproximação das arquibancadas com o campo, em especial, para pressionar os nossos adversários. Não concordo com isso, pois se fosse verdade o Atlético Mineiro seria imbatível no Independência, estádio que os torcedores parecem estar dentro do campo. Clube com time bom ganha do adversário até em estádio interditado e sem público.

    • Perfeito o comentário ! Time bom ganha em qualquer campo ! Não trocaria o Morumbi com toda sua história , toda sua áurea , toda sua tradição por uma arena só pela questão de aproximar gramado das arquibancadas. Que o São Paulo continue a sempre estar modernizando e fazendo melhorias no estádio pra que ele possa oferecer o máximo de conforto aos torcedores. Isso é que importa.

  4. Tenho que dizer também.
    Em que pese o fato de eu gostar da idéia de aproximar o 2o anel do campo (aquela pista de atletismo não serve pra nada) e tornar o Morumbi um alçapão, o que faz diferença é ter um grande time que em campo esprema o adversário!!

    Em 92-93 era assim. O time acuava o adversário,
    a torcida lotava, eram 70, 80mil vozes apoiando e cantando e empurrando o time o tempo inteiro.
    Era um sonho viver aquilo…

    Então quando eu leio que temos que ter uma Arena, qua a arquibancada é muito longe do campo e o adversário não se sente intimidado,
    eu dou risada…

    Se essa corja que ocupa o clube se preocupasse realmente com o time, montavam um esquadrão,
    a torcida compareceria e lotaria quase todos os jogos e a equipe trituraria o adversário em campo, ao som de 50 ou 60 mil vozes ecoando…

    Os gringos naquela época falavam com respeito
    e com medo do “San Pablo” e do mítico “El Morumbi”. Acho legal a idéia de ter uma Arena,
    mas muito mais por questões financeiras.
    O velho e bom Morumbi, mesmo sendo um “ultrapassado” Coliseu para alguns, é e continuará sendo um estádio imponente e com uma mística incomparável.

    Viva o Morumbi!!

  5. Arena é modismo e uma certa ponta de inveja dos rivais… Temos o que há de melhor em praça esportiva, que não fica devendo nada a nenhuma outra.

    O Morumbi é lindo.

  6. O Morumbi faz parte da minha vida.acompanhei boa parte da construção e vi meu pai pagando carnês paulistao para ajudar na construção.
    Orgulho saopaulino.
    Arena e coisa de Nutella .

  7. A história do SPFC mostrou que o time empurra a torcida e não há nada de errado nisso, porque quando acontece – e faz tempo – é uma coisa única.

    Fora LECO desgraçado, que saudade do meu tricolor.

  8. UE ….tem algum SSão Paulino que não se orgulhe do Morumbi? Só pode ser piada. Nosso estádio tem história e ponto final. Era só o que me faltava esquecer da própria história…

  9. Devemos acrescentar que a reforma no Morumbi, devia ter além dos já itens acima mencionado, o foco financeiro, as reformas deviam abrir espaços para mais lojas…talvez um pequeno shopping…estacionamento e hotel, itens já ventilados. Porque iriam agregar faturamento, para o estádio não depender só de bilheteria e propagando, tudo para tornar o estádio auto sustentável. Quem mais arrecadar mais vai ganhar…isto é certo.

  10. História e história o nome já diz tudo agora o futuro e outra.coisa quem vive de passado e museu amo e sou torcedor pela história do são Paulo FC mais prefiro pensa bem a frente do que para no tempo .

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!