O ranking digital atualizado dos clubes brasileiros foi divulgado pelo IBOPE Repucom nesta terça-feira (7). Desta vez, os destaques foram justamente os três clubes de maior torcida do país. Enquanto Flamengo e Corinthians “bombaram” principalmente no Instagram, o São Paulo alcançou uma marca importante no YouTube.

Pelo quarto mês consecutivo, o Flamengo foi o líder de crescimento nas plataformas digitais. Na soma das quatro principais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), o clube carioca ampliou seu alcance digital em quase meio milhão de inscrições durante o mês de abril. O principal destaque da equipe rubro-negra foi o Instagram, que somou 236 mil novos seguidores, o que tornou o Flamengo o primeiro clube brasileiro a ultrapassar a barreira de 4 milhões de seguidores na plataforma.

O Corinthians, por sua vez, também registrou seu maior crescimento histórico no último mês, somando cerca de 370 mil novos inscritos no total. O Instagram seguiu como o principal motor para o crescimento corintiano no período e somou 245 mil novos inscritos em abril, o que deixou a equipe paulista na liderança do crescimento na plataforma. O time alvinegro também teve um bom desempenho nas outras plataformas, ficando em segundo lugar em crescimento no Facebook, Twitter e YouTube, atrás apenas do Flamengo nos três casos.

Para fechar o trio, o São Paulo também obteve seu maior crescimento em um único mês, com 218 mil novas inscrições em suas plataformas oficiais, Além de bater a importante marca de 14 milhões de seguidores no total, os são-paulinos também ultrapassaram a barreira de 1 milhão de inscritos em seu canal do YouTube, ao somar mais de 55 mil inscrições. O clube é o terceiro a alcançar a façanha após Flamengo e Palmeiras.

Ainda de acordo com o IBOPE Repucom, Grêmio e Cruzeiro fecham o Top 5 em termos de crescimento em abril. No cômputo geral, o clube mineiro ainda ultrapassou o rival Atlético-MG e recuperou a oitava posição, deixando o Galo em nono.

A análise também destacou o fato de o Bahia ter se tornado o segundo clube do Nordeste a atingir 3 milhões de inscritos nas quatro plataformas somadas. O primeiro havia sido o Sport, que é o melhor colocado no ranking entre os clubes que disputam a Série B em 2019, ocupando a 13ª colocação, à frente de oito clubes que atuam na Série A.

Confira abaixo o Top 20 geral do ranking digital feito pelo IBOPE Repucom:

Máquina do Esporte