Cuca busca primeira vitória

O São Paulo estreia pelo Campeonato Brasileiro neste sábado, às 16 horas (de Brasília), contra o Botafogo, no Morumbi, naquela que é mais uma chance de o técnico Cuca conquistar sua primeira vitória nesta segunda passagem pelo Tricolor.

Desde o seu retorno, o treinador dirigiu a equipe em três partidas, todas válidas pelo Campeonato Paulista. E ainda não conseguiu vencer: foram dois empates (0 a 0 com Palmeiras e Corinthians) e uma derrota (2 a 1 para o Corinthians).

Diante do time carioca, portanto, Cuca tentará acabar com a sina de não triunfar em início de trabalho, algo que ocorreu nos últimos clubes pelos quais passou. Por exemplo, em 2011, no Atlético-MG, o treinador só foi comemorar uma vitória depois de amargar seis derrotas consecutivas.

Três anos depois, o roteiro se repetiu no Palmeiras. Após perder os quatro primeiros jogos, ser eliminado na fase de grupos da Libertadores e cair nas semifinais do Campeonato Paulista, Cuca guiou o time alviverde rumo ao título brasileiro, algo que o clube não celebrava havia 22 anos.

Em seu trabalho mais recente, ele precisou de cinco partidas para conquistar sua primeira vitória no Santos, em 2018. Após o triunfo seguido de eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil, Cuca livrou a equipe do rebaixamento no Brasileirão e ainda brigou por vaga na Libertadores.

Um ponto fora da curva aconteceu justamente em sua primeira passagem pelo São Paulo. Em 2004, após estrear com um empate sem gols contra a Ponte Preta pelo Paulistão, Cuca emendou uma série de oito vitórias consecutivas na temporada, interrompida somente pela derrota por 3 a 0 para a LDU, no Equador, pela Libertadores.

No planejamento de Cuca, aliás, não há mais espaço para tropeços. O comandante tricolor já afirmou que planeja arrancar com o time nas primeiras nove rodadas do Brasileirão, que antecedem a parada para a disputa da Copa América.

“São 114 pontos em disputa, já fui vice-campeão com o Cruzeiro, Atlético-MG, fui campeão com o Palmeiras. Entendo como o Campeonato deve ser dirigido. Temos que arrancar bem para depois dar uma equilibrada geral no elenco e fazer um grande campeonato”, disse Cuca.

Gazeta Esportiva

Anúncios

3 comentários

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!