Uma Luz no Fim do Túnel?

Amigos tricolores,

Confesso, e até já falei sobre isso, que eu não confiava que o nosso tricolor se classificaria para uma 2a fase do campeonato. O time não começou nada bem o ano de 2019, apostou em um jovem técnico e jogadores bem limitados. Eu, sinceramente, tinha certeza de que Jardine não daria certo. Não por ele, excelente técnico e pessoa, mas pelo clima dentro do São Paulo. As panelas, a diretoria que não preza pela competência, e sua enorme omissão. Tudo isso é algo que não pode ser desprezado na hora de trazer um treinador. E nesse momento, o São Paulo precisava de um “medalhão”. 

Cheguei a ler, ainda em Janeiro, que Cuca já estava contratado depois da sua saída do Santos e que Jardine era apenas um “tampão” até ele ser liberado pelo médico para voltar aos trabalhos. Bem, verdade ou não, isso realmente ocorreu!


Mancini chegou, acabou com o Futmesa, encostou os paneleiros e deu “voz a base”, uma safra das melhores dos últimos anos. A estratégia para o São Paulo retomar o caminho estava desenhada desde o ano passado, mas a ganância fala mais alto dentro do São Paulo! Não sou eu, sem provas, que vou ficar aqui acusando pessoas, mas basta ver o que tem sido dito nos sites, inclusive nesse, sobre as comissões de jogadores e transações estranhas. Agora, com o time em alta, esse assunto foi abafado, mas espero que domingo, depois do nosso título, esse assunto volte a pauta!Precisamos de transparência em nosso tricolor!!!

Lizieiro faz falta

Eu tenho um pouco de medo do São Paulo ser muito dependente de um jogador, vimos isso quando o Cueva queria jogar ou não. Escrevi, na época, sobre isso. Depois veio Nenê e na sequência Everton e o São Paulo jogava bem ou mal dependendo do momento em que esses jogadores estavam. E isso é péssimo para um time grande que não pode depender de lampejos de um jogador. Se o Nenê estava mal, o time não andava! Everton machucado, e isso é uma constante, o time não se encaixava.

Ninguém é uma máquina para jogar bem todos os jogos. Há dias em que nada dá certo, o que também não pode ser desculpa para a falta de luta em campo! Lizieiro dá uma outra dinâmica ao meio de campo. Ele faz a bola “correr fácil”, polivalente pode, sem que Cuca precise fazer substituição, mudar o esquema tático do time. Tem um excelente passe, boa visão de jogo e desarma muito bem. Ele deu uma nova vida ao meio campo tricolor ao lado de Luan, que por sinal, foi um gigante no primeiro jogo contra o time da Lava Jato domingo passado! Igor ainda está oscilando, mas tem um potencial enorme para fazer história dentro do São Paulo. 


O São Paulo precisa que todos esses jogadores joguem com raça e vontade e deixem aflorar seu talento! Não podemos depender de um ou outro, futebol se joga com 11! É como ter um ataque matador é um goleiro ruim, vai perder do mesmo jeito! Futebol precisa de equilíbrio e aos poucos Cuca vai encontrando isso!

Cuca achará o time ideal!

Eu não sei vocês, mas para mim, o São Paulo já é campeão! De um time desacreditado a finalista do Paulista com reais chances de ser campeão! O time mostrou uma superação digna de campeão, o que nos dá uma luz no fim do túnel, sem duvida! 


Contra o time da Lava Jato, por exemplo, sentimos a falta de um jogador que tenha “faro de gol”. Pablo, sem duvida, não está na melhor fase, luta, tem vontade, raça, mas não está ainda valendo o investimento. Não acredito que com ele, em campo, o São Paulo faria algo diferente, mas já Pato a história seria outra! Esse será titular absoluto e se jogar com o mesmo amor que tem demonstrado nesses últimos anos em suas Redes Sociais, Cuca terá um problema a menos para resolver. Teremos um artilheiro em campo, com nome, talento e frieza para guardar as bolas que, às vezes, na afobação, não são guardadas pelo ataque.


Anthony
Não podemos depender do jovem de 19 anos para ser o artilheiro. Na Copa São Paulo vimos ele e Gabriel Novaes formando uma excelente dupla, onde Anthony armava as bolas para Gabriel. Claro, como atacante, ele tem a missão, também, de fazer os gols, mas não é essa sua principal característica. Tal qual Everton também não a tem.


Everton Felipe, já deu, né? 

Nervoso! Não sabe dominar bola e quando a tem, não sabe o que faz com ela. Jogador para time mediano. Em times de menor expressão, seria o destaque, no São Paulo é no máximo, um reserva para entrar aos 30 do 2o tempo e fazer uma correria no ataque com o time ganhando, para prender o adversário na defesa é garantir a vitoria! Ele e Reinaldo na esquerda, o time perde um lado importante do campo, apesar, que faça-se justiça, o Reinaldo foi bem no primeiro jogo da final. Nada de especial, pois mais marcou do que ajudou o ataque, mas salvou um gol certo!


Esperanças renovadas!

Como disse, para mim, o São Paulo já é campeão, ganhando ou não, no domingo! Mais do que óbvio que estarei com a camisa, na frente da TV, torcendo, gritando, comemorando e aplaudindo! Se formos campeões, e temos chances, vou colocar We Are The Champions, música da minha banda favorita, Queen, no volume máximo do som, para que todos os meus vizinhos ouçam que o São Paulo estará de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído! O primeiro!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – http://www.livrotelesantana.com.br/  – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

31 comentários

  1. Sobre o Everton Felipe, eu acho que melhorou bastante, está mais participativo e nota-se que é bem habilidoso. Acredito que com sequência vai crescer muito ainda. Erra bastante passes ainda, mas acredito nele.

    • Concordo, eu critiquei muito também quando tropeçava nas próprias pernas, princialmente porque aqui em PE ele jogou muito, mas evoluiu bastante, cçaro que precisa melhorar muito mais, e acredito que vai, pois tem margem para isso. Vale também ressaltar quele erra muitos passes porque tenta passes mais difíceis também, não tenta só o básico.

  2. Concordo em varias coisas. Concordo sobre o Everton Felipe, concordo que este time já é campeão e acima de tudo, concordo com a musica e a melhor banda de todos os tempos.

  3. Também concordo com várias coisa. O título não pode esconder, os desmandos e as comissões da diretoria e dos dirigentes, sem tem heróis de qualquer conquista, esses estão em campo.

  4. Caramba, concordo com praticamente tudo, muito bem escrito!

    Só discordo do Everton Felipe. Vejo qualidade nele, não se esqueça que ele está se sacrificando jogando em uma posição que não é a dele na maioria das vezes. Tanto o Mancini como o Cuca dizem que o cara treina muito bem… Mas isso não basta né… não adianta arrebentar nos treinos e ir mal nos jogos…. como o Lucas Fernandes por exemplo.

    Ele tem potencial, se tá jogando deve ta demonstrando melhor futebol que o Toró e o Brenner nos treinos….

  5. Acho o Everton Felipe pavoroso, mas o Carneiro bem pior!
    Também faltou dizer que o Gabriel Novaes foi doado ao Barcelona em troca de comissões!

  6. Apesar dos inúmeros desmandos no futebol do clube vejo amanhã uma chance única de quebrar essa maldição do time nos últimos anos. Que os deuses do futebol nos abençoem com essa conquista e que seja um início de um novo ciclo de conquistas!

    Que façamos por merecer o título praticando um futebol bem jogado como manda nossa tradição e que surjam novos heróis e ídolos em nossa rica história!

  7. Everton Felipe não mostra muita vontade em campo o que ressalta ainda mais as falhas técnicas que ele tem. No jogo do morumbi a bola passava do lado dele e ele era incapaz de dar uma corrida de 2 metros pra ajudar na marcação.

    Ele evoluiu muito perto do que jogava no começo mas ainda está bem longe de fazer falta ao time. Ja o Carneiro ajuda mais na marcação mas tecnicamente é uma lástima e sequer preocupa a defesa adversária, não chuta, não sabe cabecear, não serve como pivô.

    De qualquer maneira todos estão de parabéns por chegarem a final, inclusive ao segundo jogo sem desvantagens e sem desfalques por cartão ou expulsão. Entramos de igual pra igual.

  8. Para vcs verem como o futebol organizado aqui no Brasil é uma piada: o gauchão premiou o melhor dirigente do campeonato.

    Se a moda pega, o Lecão da massa vai querer um caneco tb por eventualmente conquistar o paulistinha, ahahahahaha.

    Ganhou o tal do Romildo Bolzan.Só no Brasil mesmo.

    https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/gremio-domina-selecao-do-gauchao-com-6-nomes-e-nico-e-eleito-o-craque-confira.ghtml

    Dirigente

    Delmar Blatt – São Luiz
    Marcelo Medeiros – Inter
    Romildo Bolzan – Grêmio

  9. Eu concordo que o Everton Felipe Felipe melhorou um pouco, mas mesmos esse um pouco que ele melhorou, ele ainda é muito ruim, mas muito ruim mesmo. Ele pode até fazer o gol do título, mas não muda o fato que ele no máximo é para compor elenco. Eu acredito no título e vamos pra cima Tricolor!!!!!!!!!!!!!!

    • E por isso que o Aguirre era um grande encantador de serpentes. Conseguir colocar um time medonho daqueles, com as contratações e o planejamento feito ano passado, correr e liderar uma competição.

      • Aguirre tinha luan e lizieiro pedindo passagem e insistiu com hudson e jucilei. Alem da protecao absurda ao Sidao. Alem da perseguicao ao Arboleda. Sem contar a indicacao de carneio. Primeiro turno os melhores times nao estavam focados no brasileiro qdo precisamos de um tecnico para mudar o time, aguirre mostrou sua limitacao. A carreira dele ja indica o nivel deste cara como treinador.

  10. Desculpe mas quem gosta de escrever suas opiniões num blog famoso precisa saber receber críticas. Também não gosto das suas opiniões, mas fazer o que. Normalmente nem leio, simples assim.

  11. A muito tempo o time não tem um momento tão bom, além de esperança de melhoras no futuro. Pato, tchê tchê e Victor Bueno tem tudo para melhorar e muito o nosso meio campo e ataque. Posso até estar empolgado, mas temos uma equipe para brigar de igual para igual com os favoritos.

  12. Acho q o Cuca deveria pensar um esquema em que Pablo e Pato façam dupla de ataque, pq ambos tem características de movimentação, capacidade de assistência e finalização. Pato é mais técnico e Pablo tem mais pulmão. Acho que ambos tem dificuldade em ser a referência de ataque num 433 com dois pontas, mas jogando juntos, alternando a referência de área com ataque por fora com mobilidade, daria muito certo.

    Acho que caberia um 3142, com Luan de “1”, Hernanes e Liziero nas meias, Everton e Tchê tchê nas alas, Pato e Pablo no ataque. Anthony seria o 12° jogador, com Helinho logo em seguida, para entrarem na dupla de ataque, pois acredito q ele renderiam mais no ataque com liberdade de movimentação e troca de posições.

    Um 4232 ou 433 poderiam ser esquemas para jogos com times fechados, aí sim, com Pato na esquerda, Anthony na direita e Pablo de referência trocando com o Pato conforme a jogada.

  13. Liziero pra mim é um jogador normal.
    Se tivesse que compara-lo a alguem seria a Maicon ex-SP e hj no Gremio com a diferenca que Liziero é mais rapido, mas se machuca muito mais e cansa mais rapido tb (acho que nunca na vida vai aguentar jogar uma prorrogação inteira).

    Bom toque de bola e visao de jogo, mas nao é volante (pq nao rouba bola) e nao é dos melhores meias (pq pouco cria em comparacao a eles).

  14. O São Paulo deu muita sorte. Se o Cuca tivesse assumido antes talvez os garotos da base não tivessem estourado. E talvez tivéssemos que aturar o Hudson atrapalhando e atrasando nosso Meio de campo. Hoje podemos até não ganhar o campeonato, mas já vemos muitas coisas boas: o Volpi se recuperou, o Hudson está bem
    como LD, o Luan, o Liziero e o Igor são ótimos talentos e o Antony é uma jóia rara. Everton Felipe está demonstrando raça e talento, embora pouca gente se lembre de que também ainda é muito
    jovem. Com os reforços que vieram e se não vender nenhum dos 4 garotos, temos boas chances no BR 19. Vamos São Paulo!

  15. Eu não vejo o Everton Felipe tão ruim assim.
    Pelo contrário.
    É um dos que mais chama o jogo pra si. Não se esconde.
    Deveriam ver isso. Tem potencial.
    Ele parece uma mistura do ganso com o Jadson.
    Amadurecendo vai ser um grande jogador.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!