Opinião: Tchê-Tchê: para que?


T

Amigos tricolores,

Antes que aqueles que leem o titulo e já entendem todo o contexto comecem a criticar, quero dizer que o artigo não vai queimar o mais novo reforço tricolor. Muito pelo o contrário, eu até gostei do Tchê-Tchê chegando ao tricolor, pois me lembro, no passado dele ter feito bons jogos pelo time da Tia Leila, além disso, se tem uma coisa que eu confio no Cuca é o seu poder de montar times, como o fez em 2004 no São Paulo trazendo a base para os títulos de 2005 a 2008, mesmo que ele, não pode ser protagonista daqueles títulos. Cuca acertou muito mais, do que errou com as contratações e a minha esperança no Cuca é por dias melhores: Títulos!

Obrigado, Mancini

Bem, antes de falar sobre Tchê-Tchê, devemos agradecer ao Mancini. Como já disse aqui, ele não é, nem de longe o técnico dos sonhos no São Paulo, mas fez um bom trabalho, mesmo que tenha seguido muitas orientações do Cuca. Uma coisa é fato, recado dado os paneleiros: No novo São Paulo não terão vez! Apenas o “craque” Reinaldo está em campo, e me desculpem no artigo passado, quando disse que é ruim, erro meu, ele é um craque! 

Mancini limpou a área, deu espaço e confiança para a molecada e jogou de igual para igual com o Palmeiras, no sábado. Só espero, que no próximo domingo, o time tenha, agora com Cuca, a mesma pegada e raça. Sem dúvida, o time da Tia Leila e o tabu, de nunca termos vencido no Allianz,estão a favor do time verde! Obviamente, estou torcendo para irmos a final, mas se isso não ocorrer, que pelo menos, se perder, que perca lutando, brigando e com raça. 

Tchê-Tchê

Voltemos a falar o volante. O meu artigo, como disse no começo dele, não tem, em nenhum momento, a intenção de queimar o novo jogador. Ele nem vestiu a camisa do tricolor ainda para poder falar algo, tanto de bom como de ruim. Segundo a imprensa, Tchê-Tchê é um pedido direto do Cuca que gosta muito do jogador e entende, que ele é peça vital para o esquema tático do técnico no São Paulo, inclusive, o próprio Cuca ligou mais de uma vez para o volante e disse que precisava da ajuda dele para convencer os ucranianos. Como disse e reforço, eu gosto do trabalho do Cuca e confio nas suas escolhas de jogadores, pois ele mostrou, no São Paulo de 2004 que sabe o que está fazendo.

Onde entrar?

O objetivo desse artigo é jogar o debate para todos. Tchê-Tchê chegou, o Cuca o considera fundamental para o esquema. Mas onde ele vai jogar? A resposta óbvia é no meio de campo, apesar de, se não me falhe a memória, ele ter jogado algumas vezes na lateral direita no time da Tia Leila. A tendência é de Cuca manter o 4-3-3 que Mancini vinha jogando, então, haverá apenas 3 vagas no meio de campo. Na minha visão, uma é incontestável, Hernanes, sobrando 2. Luan é primeiro volante, posição em que Tchê-Tchê não joga, ou seja, cabe a ele, brigar com uma joia da base, que é uma realidade desde o ano passado, o jovem Lizieiro. Isso, de cara, já causará um mal estar no time, pois, o Lizieiro além de ser o destaque das partidas em que joga, é um cara muito querido pelo grupo, por outro lado, Tchê-Tchê virá ganhando um salário altíssimo, não vem para ser banco! Um problema para Cuca, que além disso, precisará tirar Igor Gomes do time, bem o meia que está dando uma outra dinâmica ao time. Alguns podem dizer que esse é o “bom problema” quanto o técnico tem pelo menos 15 “titulares” mas há se de pensar no ego de cada pessoa, na vaidade dos jogadores, uma das coisas que mais atrapalha um time de futebol. E por falar em ego, Tchê-Tchê ainda diminui ainda mais a importância de Nenê no time, que se quisesse jogar, seria titular, até em um 4-4-2 com Luan, Lizieiro/Tchê-Tchê, Hernanes e Nenê, tendo Everton e Pato no ataque. Mas ele quer jogar? Não me parece, e com Cuca, panela não tem vez!

Lizieiro no ataque?

Li em um dos grupos que participo uma teoria de que Cuca deve colocar Lizieiro no lugar, que hoje, é do fraco Everton Felipe, deixando um ataque com Lizieiro, Pablo e Pato, por outro lado, Pato gosta de jogar por aquele lado do campo. E se isso ocorrer, há uma outra perda, Anthony no banco. Não que eu ache que ele deva ir para o banco, afinal, está jogando muito bem. Pode, também, esquentar o banco a maior contratação da história, Pablo, deixando Pato centralizado com Anthony mantido na equipe. Um ponto positivo, Cuca terá nas mãos peças para quebrar a cabeça e encaixar da melhor forma que deixa o São Paulo leve e competitivo. Lizieiro, Pato e Anthony, é um ataque de qualidade e bem rápido, como Cuca gosta!

Time competitivo

Uma coisa é fato. Lizieiro se machuca muito. Uma pena, para um jogador que tem tudo para ter uma carreira das mais brilhantes no futebol. Outro fator é que tendo ele e Tchê-Tchê para a mesma vaga, obrigará que ambos joguem mais, se dediquem mais, para se manter em campo. Hernanes, é outro que não poderá jogar apenas com o nome. Essa sua volta, ele ainda está devendo, mas compreendo perfeitamente a falta de ritmo e a séria contusão, ele voltará a ser aquele Hernanes de 2017, sem a menor sombra de dúvida, em pouco tempo, estará em campo ajudando e comandando o São Paulo como o fez em 2017 nos livrando da Série B, uma zona onde Corinthians e Palmeiras dominam, nós, nem sabemos onde é!

O São Paulo disputará alguns campeonatos esse ano, e precisa de um time competitivo. Não se forma um time apenas com 11 jogadores, esses chavões do futebol, conhecemos de longa data, mas são uma realidade. É fundamental, um técnico ter “banco” para poder fazer alterações táticas durante uma partida em que um jogador não está bem, ou que ele sabe que outro pode fazer algo diferente, tudo isso justifica a chegada de Tchê-Tchê, o problema agora é, onde colocar o jogador. Até na lateral direita, Hudson tem dado conta do recado. Claro, isso é um problema do Cuca, eu, como torcedor, apenas dou meus pitacos – como a grande maioria o faz – querendo o melhor para o time que amo, afinal, sei que todos aqui estão de saco cheio de ser chacota de outros times e alvo fácil de times grandes.

Um time não se faz apenas com 11 titulares, temos visto isso no São Paulo há anos, por isso, ter um time que tenha pelo menos 15 titulares é uma boa para o técnico. Na Europa é comum rodízios, até Messi e Cristiano Ronaldo ficam no banco, as vezes, no Brasil, como Luis Fabiano bem disse, isso não é comum, porque o técnico não combina nada antes, chega no dia e diz quem joga ou não, mas que se bem planejado o jogador entende. Espero que Cuca faça isso.

Tchê-Tchê, bem vindo!

Rapaz, você está chegando em um dos maiores times do mundo, o único que pode, sem ajuda de juiz, fax ou caneta, gritar que é Tri Mundial, então, chegue com vontade de jogar, honre essa camisa, ajude o time a ter títulos e você será, aqui, um ídolo. Estamos lhe apoiando!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

Anúncios

35 comentários

    • Eu PauloScalo
      Tu PauloScalas
      Ele PauloScala
      Nos PauloScalamos
      Vós PauloScalais
      Eles PauloScalam

      Eu quero que o São Paulo PauloScale em todos os campeonatos… ou seja que seja o primeiro sempre kkkkkk

      Saudações Paulo Scala rs

  1. Fico preocupado em ver como questionam tanto a função do Tche Tche pra esse elenco. O time começou o ano com dois buracos nítidos: lateral direita e meio-campo. Trouxeram um cara com condições de jogar bem nas duas funções (não é possível que não lembrem dele sendo o melhor lateral-direito do paulistinha pelo Audax, e jogando assim algumas vezes pelo Palmeiras) e tão duvidando se foi boa contratação?

    Hudson é esforçado mas não é lateral, não dá pra esperar que sempre atue bem improvisado. E caso o Liziero machuque voltamos à estaca zero na lentidão do meio-campo.

    • 2 segundos volante ambidestros vai ser um terror pros adversários, pra mim tchê e Hernanes sao titulares num 442, com Igor Gomes completando o losango. Nenê seu reserva imediato.
      Como nao sou técnico, o Cuca que se vire. Opções ele tem. Boa Sorte ao Cuca.

  2. Boa matéria…

    Sobre o Hudson estar jogando bem na lateral… Ok, ele tá dando conta do recado, mas se ele não jogar não tinhamos nenhum outro jogador bom na marcação e no apoio pra jogar na lateral direita. Igor Vinicius pode ser bom ofensivamente, mas acho ele muito “Cru” ainda…

    Acho o Tche Tche um jogador extremamente util para esse momento do São Paulo. Se o Liziero não puder jogar, coloca o Tche Tche no meio e deixa o Hudson na lateral… Mas no momento vejo o Tche Tche como títular da lateral direita, com o Hudson sendo um bom reserva… E o Liziero títular absoluto…

    Tche Tche me lembra o Thiago Mendes, só que com um nivel tecnico superior! É esperar pra ver

    • É por aí mesmo. Tchê Tchê na lateral direita e Hudson no banco. Quando Lizieiro não puder jogar, ele ocupa aquela posição e Hudson vai pra lateral. Só que é preciso entender que Tchê Tchê tem características bem diferentes do Lizieiro. Ele é tipo Tiago Mendes, Elias, etc… um cara de força e dinâmica, que bate bem de fora e chega bem no ataque. Lizieiro é um volante-armador, que dita o ritmo do meio campo, tipo Artur. Mesmo assim, Tchê Tchê da opção pro elenco e será bem útil.

  3. O bom futebol exige preparo físico, que inclui descanso para os mais desgastados e jogadores mais jovens. Veteranos, só se forem craques.

    Acredito que perdemos o BR18 por não termos substituto para Militao, Rojas e Everton.

    O que não pode é vender os garotos pensando que o time precisa mais de $ do que deles.

  4. O Liziero é jogador nível europeu, talvez só o Bruno Henrique dos pigs tenha a mesma qualidade como segundo volante moderno no Brasil, jogador que faz a transição rápida, e sabe finalizar. Tche Tche, vem pra ser um coringa, entre lateral e volante, e uma substituição numa futura venda do Liziero, que acredito que ainda será esse ano, pois nossos dirigentes não são confiáveis.

  5. Para mim é muito técnico para uma torcida. Vamos apoiar e chega de mimimi… Usem calça e parem de criar tópicos polêmicos.

    • Achei a matéria sem necessidade alguma. Quanto mais jogadores de qualidade melhor. Chega de elenco limitado e sem peças de reposição! Ninguém vai tirar o espaco da base, mas é notório que os moleques não vão conseguir jogar em alto niven o ano todo. Muito mimimi

      • Tá. Tchê-Tchê não vai tirar nenhum dos moleques. Ele entra onde?? Hudson bem na lateral, Lizieiro bem no meio, e aí??? Achou a necessidade do texto?

  6. Depois de muito tempo teremos um elenco com qualidade para brigar de igual para igual com nossos rivais. Tchê Tchê é um coringa que será extremamente útil na nossa equipe.

  7. Sábado no banco tínhamos W. Farias e Jucilei, e nosso LD era o Hudson cujo reserva é um garoto que fez uma partida tenebrosa contra o fraco São Caetano…

    Nesse cenário, a contratação do Tche Tche é de uma precisão cirúrgica.

    Muitos já falavam dessa carência do elenco desde o ano passado, mas o Sr. Raí inventou de trazer o W. Farias, enfim… Pelo menos essa lacuna foi preenchida, embora com atraso.

  8. O torcedor tem que ter paciência. No ano passado, bateu na trave e saiu. Começou o ano e nem perto da trave chegou. Agora com mancini o time voltou a ver a meta. Não custa nada esperar para ver como será daqui para frente. Luan, Liziero, Igor, Antony, Cuca, Pato, Tchê, Bueno… É mais que o ano passado. Mais e melhor. Existe a possibilidade que domingo as coisas não saiam como a gente quer, mas 2019 definitivamente começa agora e não está perdido. A bola vai bater na trave e vai entrar.

  9. Vejo como uma ótima e fundamental contratação principalmente pela questão de elenco. Teremos duas competições importantes no segundo semestre e vejo como de fundamental importância termos um elenco qualificado.

    Também penso que com esses jogadores a disposição podemos ter variadas formações. Podemos ter um meio campo Luan , Liziero e Igor Gomes ; Luan , Liziero e Hernanes ; Luan , Tchê Tchê e Liziero ou Hernanes , portanto estamos muito bem servidos de meio campo e alí é o setor mais importante de qualquer time.

    Estou muito otimista com o São Paulo e não só com esse do segundo semestre, mas com esse do Paulista também, vejo como uma possibilidade real um título e torcerei muito para isso.

  10. Eu devo ser um dos poucos torcedores que não vê todo esse futebol em Liziero. E um jogador mediano, com passes laterais (raramente aprofunda/lança) e que vive machucado, e tinha a sina de ficar sem fôlego no meio do segundo tempo. Espero que queime minha língua, mas dos jovens e o mais fraco.

    • Liziero e jogador diferenciado demais, da o tom ao meio campo, e jogador que pode ser um novo Falcão, o rei de Roma. Para mim, em pouco tempo será titular da seleção brasileira

      • Talvez, por isso tudo que vc acha e que escreveu, ele seja justamente o principal alvo para clubes europeus e o principal candidato para sair ou na próxima janela, ou na de Dezembro.
        Não esqueça que ele já tem passaporte e que fez a última renovação já projetando sair em algum possível interesse de clubes europeus, inclusive a partir desta última janela do início de 19.
        Temos que estar preparados e com opções!

  11. Puxa mas que texto mais bipolar esse!!!
    Quer dizer que o Tchê Tchê é bem vindo mas vai causar problema no vestiário porque o Liziero é bem quisto pelo grupo? Humm…
    É bom lembrar que tanto Liziero quanto Hudson, fizeram somente 3 bons jogos até agora. Hudson particularmente, já provou que não é confiável à medio/longo prazo em sua trajetória no SPFC e também é muito bom lembrar da máxima que diz: “Quem tem só um, não tem nenhum”.
    Quem for escolhido para jogar, que jogue bem e quem ficar como opção, que esteja preparado para entrar e jogar bem também.
    Simples assim…

  12. Em 2016 nas porcas, o Cuca escalava nos jogos em casa, ou contra adversários mais fracos o Tchê Tchê, o Moisés e o Guerra no meio campo. Dessa forma não acho impossível, pelo contrário, acho provável que quem perca a vaga na maioria dos jogos seja o Luan. Teríamos o meio campo com Liziero, Tche Tchê e Hernanes. Eu gosto!

    • Até o Hernanes voltar o time pode jogar com
      —————-Luan—————
      ——–Tche Tche —- Liziero——
      Anthony —– Pablo ——- Pato

      Hernames voltando o Tche Tche reveza com o Liziero e o Hudson. Times grandes europeus revezam bons jogadores. Pra reserva do Hernanes tem o Igor Gomes.
      Reserva do Pato é Everton, do Anthony o Vitor Bueno, do Pablo o Carneiro

  13. Acho que a ideia do Cuca seria um 343 ou um 352, para encaixar os melhores jogadores. Seria, por exemplo, non343, Arboleda, Bruno Alves e Jucilei (quando estiver bem fisicamente, ou se não sair), na linha de 3 da zaga. Na linha de 4 no meio campo, pode ser o tchê tchê, na ala direita, Liziero na ala esquerda, tendo também o Everton pra essa função, com Hernanes e Luan no meio. Na linha de três na frente, teria Pato pela esquerda, Pablo de centro avante e Antony pela direita.

    No 352, mantém a linha de três, no meio, tchê tchê na ala direita, Everton na ala esquerda, Luan e Liziero no meio, Hernanes como meia centralizado atrás do ataque que seria a dupla de Pato e Pablo, com liberdade de movimentação para ambos.

    Acho que tanto uma alternativa quanto a outra são excelentes, mas acho melhor a segunda, 352, por que acho que a formatação extrai o melhor do Hernanes, Pato e Pablo, que jogariam em suas posições ideais. Uma pena que Antony ficaria de fora

  14. Parei de ler quando disse que se o Nenê quisesse jogar…seria titular…Ou eu acho q o futebol dele é esse….limitadíssimo…ou n entendo mais nada de futebol msm…

  15. Outra coisa…Hernanes hoje….é banco…se for para a meia…no lugar do I Gomes…certeza q ficaremos mais seis anos sem ganhar títulos…desde a sulamericana.

  16. Destas ultimas comtratacoes, incluindo Pato, a do tche tche foi a mais importante. So temos um segundo volante, inclusive e um craque de bola, mas e unico, e nao temos um lateral mto bom. Tche tche contribuira em ambos os casos. E antes que me crucifiquem qto a pato, eu so acho que pablo, antony, everton, helinho, everton felipe, rojas e ate mesmo igor gomes como segundo atacante poderiam segurar a onda. Creio que um centrovante mediano pra ser reserva do pablo ja era o suficiente. A chegada do vitor bueno me parece meio sem sentido tb, mas neste caso o imvestimento e mto menor. Entao o risco e menor. Nao gosto do pato, faz gols, e tecnico, mas nao levanta taca. Precisamos de lideres, pato normalmente se entrega rapido qdo enfrenta dificuldades.

  17. Meu Deus, como tem gente chata!! Reclama pq não contrata. Aí se contrata, reclama pq não precisava contratar. Vão mais ao estádio apoiar e reclamem menos.

  18. Caramba…o minimo que um torcedor tem q saber eh o nome dos jogadores….nao existe lizieIro…como nao existe hernaNdes
    Pra fazer colina aqui entao….

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!