O retorno do Professor

Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, é um ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol. Assumirá o comando do São Paulo após o fim do Campeonato Paulista. 

A volta de Cuca ao São Paulo acontece após 15 anos, quando em 2004 o treinador iniciou a montagem da equipe, a qual viria ser Campeã Paulista, Libertadores e Mundial do ano seguinte. Seu retrospecto da primeira passagem acumula 30 vitórias e 13 derrotas, em 50 partidas comandadas no Tricolor.

Ressaltando que o último trabalho de Cuca foi em 2018 ao treinar o Santos. Quando o técnico pediu para deixar o clube por causa de uma cirurgia no coração, para desentupir uma artéria.

Em 2004, o técnico tornou-se uma sensação após fazer o Goiás saltar da zona da degola para o nono lugar do Brasileirão em 2003, mas ainda não tinha experiência em clubes grandes.

Três jogadores do Goiás chegaram ao Tricolor junto com Cuca: Fabão, Grafite e Danilo, todos multi-campeões no São Paulo. Vem daí a fama de Cuca ter sido importante na montagem do elenco que seria campeão da América e do mundo em 2005. 

O fato que mais marcante em seu primeiro trabalho no Tricolor, foi quando por ordem do Cuca, os jogadores do São Paulo não desceram para o vestiário no intervalo da partida contra o Rosário Central (ARG), pelas oitavas de final da Libertadores. O time, que perdeu na Argentina por 1 a 0 e tomou um gol logo no começo do jogo no Morumbi, conseguiu o empate no último lance do primeiro tempo e empolgou a torcida. O técnico quis manter o estádio fervendo.

Conversei com alguns torcedores que gostaram da contratação do novo comandante Tricolor, vale a nota que quase todos mencionaram a experiência e o amadurecimento do professor, em relação a sua primeira passagem pelo Tricolor do Morumbi.

Desejamos que ele possa trazer alegrias e, que as glórias retornem ao Tri do mundo, estaremos na torcida e na expectativa para que essa parceria seja tão vitoriosa quanto foi em um passado não tão distante. 

Vamos São Paulo sempre!!!!

By: Nelson Xis – @NelsonXis – @webtricolorfc – App: TRICOLORFC – 01.04.19

http://tricolorfc.com/default.php?pagina=colunas.php&site_id=242&pagina_id=3373&tipo=post&post_id=282

Anúncios

29 comentários

    • Somos dois, mas até gosto dele, perto de outros. Para ser sincero acho o nível dos brasileiros bem a baixo até mesmo de alguns rivais sulamericanos. Minha impressão é que o futebol aqui parou no tempo, até na argentina se vê intensidade…

      • Pois é. Qualquer time meia boca no futebol sulamericano é organizado taticamente sem ser na retranca. Aqui se um técnico faz isso vira assunto de mesa redonda por semanas de tão raro que é.. Acho os brasileiros bem abaixo e os estrangeiros são boicotados.

        • Pra mim, a imprensa brasileira esportiva é a maior culpada! Também é a baixo da média quando comentam o que nem se deram ao trabalho de pesquisar (vide jogos da libertadores e sulamericana) para eles nos somos a Nata e quando caímos ficam todos com aquelas caras de nádegas.

          Lembro até hj o quanto endeusaram o Tite e quando sai a lista dos 50 melhores técnicos do Mundo o único do brasileirão que estava na lista era o Osório. Esses bairristas deram um enorme chilique! Veio a copa do mundo e o Tite novamente endeusado, terminou como um dos piores técnicos da Copa com a seleção brasileira apresentando um futebol dos mais criticados pela falta de organização tática. Ahh o Osorio caiu antes, mas foi elogiado por bons jogos………………

          • Pois e, a imprensa brasileira como um todo está em crise, mas a esportiva esta abaixo da camada do pré-sal, mesmo caras que antes eram bons como o PVC, cairam na vala comum da mediocridade, e neste ano repetem o erro de sempre apontar os times brasileiros como os melhores e os demais sul-americana principalmente como lixos, bom, estamos vendo os desempenhos dos times milionários na Libertadores deste ano, isso sem falar do vexame que demos…

              • Bons eram ou são estes ou não?Randal Juliano, Orlando Duarte, Cláudio Carsughi, Leônidas da Silva, Mauro Pinheiro, Barbosa Filho, Loureiro Junior, Antonio Sola, Nelson Lenham, Vital Bataglia, Mauro Nóbrega, Gérson o canhotinha de ouro, Antonio Carlos Salles, Walter Parente, na Jovem Pan, Tupi e News no rádio em São Paulo.

  1. Aquele São Paulo x Rosario Central foi o jogo da minha vida. Ali com 15 anos de idade eu entendi o que é ser sãopaulino.

    • Estive naquele jogo e foi um dos mais emocionantes que presenciei na minha vida de torcedor.
      O momento mágico do jogo foi quando, praticamente conformada e aguardando a desclassificação na última batida de pênalti da 1a série, cobrada pelo goleiro Gaona, o
      Rogério fez a defesa!! O estádio explodiu de satisfação e incendiou o torcedor para a sequência das batidas alternadas, onde o SP marcou e o Rosário teve seu penalti de novo defendido pelo Ceni! Inesquecível !!

      • Mas em termos de emoção mesmo, que eu me lembre, nada supera o gol do Serginho Chulapa na semifinal paulista de 78 contra a porcada.
        Sublime!!

        • Lembro bem deste Gol, voltando de ferias e ouvindo no Radio do carro, fim da prorrogação e ele cabeçeia da entrada da Area, SPFC 1×0 e indo para a final contras as Sereias, onde o SPFC foi roubado, pois se fosse no critério de gols seria campeão apos 3 jogos: SPFC 1×2, SPFC 1×1 e SPFC 2×0 ( 4 gols marcados e 3 sofridos).

    • Talvez o Fernando Diniz… intensidade… sem ser brasileiro o Sampaoli… ganhou o que? Guardiola com uma equipe bilionária e jogando junto por 10 anos… enfim…. tvz o “intenso” Tite…

      • Você tem dúvidas mesmo de que o Guardiola e o Tite são melhores do que o Cuca?

        E se fazer o que o Guardiola faz é tão fácil me pergunto pq o Man Utd, time mais rico do mundo, está sofrendo pra achar um técnico desde a saída do Ferguson e o Real Madrid precisou recorrer ao Zidane depois de 2 fracassos… O Chelsea é outro rico trocando de técnico todo ano. Me pergunto pq eles não contrataram o Cuca…

    • Baiano, quando discordar de uma opinião minha, fique a vontade pra me responder diretamente. Não tenha medo de iniciar uma discussão que, se depender de mim, será saudável.

      Minha opinião sobre o Cuca é individual e não comparativa. Tanto que concordo com o MaxTricolor que o Cuca era a melhor opção disponível para gente.

      Acho ele superestimado porque seus times são sofríveis taticamente. Vivem na base do chutão e do lateral pra area sem conseguir trocar 3 passes seguidos. E isso independe da qualidade do elenco. Vimos isso quando treinou times fracos ou quando treinou o Palmeiras com o melhor elenco do Brasil. 2 vezes.

      Normalmente seus trabalhos tem prazo de duração de 6 meses. Ele chega, motiva o pessoal, as vezes ganha um título nesse período (como o BR-16) e na hora do time evoluir, ele é incapaz de dar o próximo passo. Muitas vezes perde o elenco.

      A única exceção desse prazo de validade foi o Atlético-MG, onde ele fez um trabalho longo, mas isso não quer dizer que o time evoluiu. Quase deixou escapar a libertadores mais fácil da história para times medíocres sempre ganhando na bacia das almas, com zagueiro de centro avante e chuveirinho na area e o Victor decidindo nos penaltis. Levou um vareio de bola do Raja Casablanca, quando eles foram capazes de fazer o que um time do Cuca nunca fez: colocar a bola no chão e tocar.

      O time mais forte que eles enfrentaram naquela libertadores fomos nós que perdemos devido as lesões dos centro avantes (terminamos o jogo no Morumbi com o Ademilson perdendo mil gols) e a expulsão do Lucio (ganhávamos de 1×0 e estávamos perto de fazer o segundo ainda na metade do primeiro tempo). Brigamos pra não cair naquele ano.

      Óbvio que tática não é tudo no futebol e é por isso que é melhor o Cuca do que o F. Diniz que o colega ali ironicamente sugeriu, mas o Cuca precisa ser mais do que apenas um supersticioso que fica com o terço na beira do campo e usando a mesma calça todo jogo.

  2. Diferentemente da imprensa que aceita tudo, para sobreviver, o torcedor brasileiro é o maior critico do mundo e acha que só ele entende de futebol. Simples assim.

  3. ttps://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/04/05/joia-de-mais-de-r-300-milhoes-do-fla-chegou-ao-rio-para-jogar-pelo-vasco.htm

    Mais um garoto do Flamengo supervalorizado.

  4. Boa é a grama do vizinho… os sulamericanos, os europeus, todos melhores…

    Vamos São Paulo, vamos ser campeão!!!

  5. Três jogadores do Goiás chegaram ao Tricolor junto com Cuca: Fabão, Grafite e Danilo? E o Josué, também veio do Goias.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!