Mancini viu juiz prejudicar São Paulo após anular pênalti do Palmeiras no VAR. Pipocou?

Em entrevista coletiva, o coordenador técnico do São Paulo, Vagner Mancini, reclamou da postura do árbitro Vinicius Furlan após anulação do pênalti sobre o palmeirense Dudu no primeiro tempo do empate por 0 a 0.

“Na hora que aconteceu o lance, achei que não tinha sido pênalti, mas vi a marcação firme do árbitro. Depois vi na TV e sido achando que não foi pênalti. E a não-marcação fez com que o árbitro analisasse lances de forma diferente no segundo tempo. Deixou de marcar três faltas para o São Paulo, no Antony, Everton e Pablo”, disse.

O lance ocorreu aos 37 minutos de jogo, quando Dudu entrou na área e caiu após leve toque de Reinaldo. O árbitro não hesitou em assinalar o pênalti, mas voltou atrás na decisão após consultar o VAR.

“A postura do árbitro se alterou ao longo do jogo. Quando você reclama de algum lance e vê na TV que sua interpretação foi errada, a gente fica um pouco envergonhado. O VAR está interferindo nisso. Temos que achar um mecanismo para que o VAR proteja e ajude o futebol, e não que gere dúvida e faça o árbitro de forma diferente”, acrescentou.

Questionado se o pênalti anulado deixaria o clima ainda mais hostil para o jogo de volta, no Allianz Parque, Mancini disse: “A partir do momento que duas equipes disputam uma vaga na final, é óbvio que os ânimos ficam mais exaltados, início de jogo é sempre de muita marcação, quando sai falta reclamam com árbitro, com o passar do tempo vai se acalmando e a gente vê mais futebol”.“Isso é uma tônica do futebol brasileiro e deveria terminar. Gostaria de ver um jogo jogado desde o primeiro minuto, mas nossa cultura não é essa. Ainda se usa em campo a interpretação para pressionar o árbitro. Espero que seja um grande jogo e que ainda se jogue mais futebol”, concluiu.

O duelo de volta está marcado para o próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), na arena palmeirense. Em caso de novo empate, a vaga será definida nos pênaltis.

Gazeta Esportiva

Anúncios

40 comentários

  1. O juiz errou no penalti e errou no uso do VAR, isso é fato. Nào é pra ser usado em lance interpretativo exatamente pelo que o Mancini falou. Isso traz insegurança. Infelizmente nível da arbitragem por aqui é bizarro, onde acham que é legal polêmica de botequim.

    • Bom dia parça.
      O Léo bertozzi estava esclarecendo isso ontem na ESPN.
      E não existe nada com relação ao var que diga que não pode ser usado em lance interpretativo.
      Se o árbitro marcou errado, o pessoal do video pode e deve chamá-lo pra checar o lance

      • Opa, bom dia!

        Hum, não sei, pelo que entendi, não existe nada contra nem a favor.

        E sim uma recomendação que seja usada em situações de erros claros. E isso não de agora, lembro dessa discussão na época da Copa do Mundo.

        Gostaria de ler o texto da FIFA pra tirar minhas próprias conclusões.

        • Pra mim aquela falta no Éverton próxima a área foi um erro claro ao não ser marcada. Não teve VAR e a TV mostrou o cara colocando a perna na corrida dele.

      • Exato. Pelo jeito que as peppas reclamam, parece até que o árbitro quem titubeou e pediu VAR, quando na verdade é o pessoal do VAR que pode chamar o árbitro a qualquer instante para dar uma olhada no lance novamente.

        • Pelo que vi foi o VAR que chamou o árbitro e informou que não foi pênalti. Alias o Twitter oficial do SPFC mostrou para o Sandro Ricci, que foi contra a anulação do pênalti, as regras da FPF para o uso do VAR e lá está claro no fato do pênalti não existir.

  2. Mancine livrou a barra do péssimo trabalho do início de ano de Leco e RAI.Agora estão consdetando e montando um time equilibrado e com técnicos de capacidade.Essa dobradinha de Cuca e Mancine me faz crer em um futuro melhor do time e recursos,estrutura o clube tem de sobra.Se tiver pessoas capacitadas pra tomar decisões corretas e competentes com certeza iremos brigar la em cima.

    • Desculpa ai, mas não foi surpresa pra mim.

      Eu venho falando, eles erraram e erraram feio, mas tinham tudo pra corrigir.

      A aposta em esperar o Cuca se mostrou correta no fim. A ajuda do Mancini e essa aposta na molecada não foram por acaso, afinal ele ainda é coordenador técnico. Tenho ctz que tudo isso fez parte de um mesmo plano. Acredito até que a expectativa era que o Jardine lançasse essa molecada, mas faltou cancha pro rapaz.

      Foi uma aposta arriscada, mas nada foi por acaso.

    • Quando Mancini chegou, muitos criticaram falando mal do profissional. E eu falei aqui que eram para saber separar as coisas. Tinha profissional melhor e mais identificado com o SP? Tinha (ex: Muricy). Mas que não era para se desfazer do Mancini pois fez uma ótima remontagem de elenco lá na Chape (pós tragédia) colocando em campo uma equipe competitiva que ao final do ano conseguiu vaga direta para a Libertadores (à frente do SP).

  3. Sobre a discussão do post anterior…

    Gostaria que permanecessem todos: Anthony, Igor, Liziero, Luan, Helinho e Perri.

    Sendo realista, Perri deverá ser contratado pelo Crystal Palace em definitivo e pelo menos mais um deverá sair.

    Liziero parece estar mais adiantando na fila.

    Dos que sobrararam, Helinho é quem ainda não estourou.

    Se manterem ao menos Anthony, Luan e Igor estaremos no lucro.

    • Arboleda tb dever;a sair, se ajudasse a segurar algum jovem eu até acharia uma boa.

      Também seria legal se arrumassem um desses times de Portugal dispostos a pagar uma grana pelo Jean. Se livra de um problema e reforça o caixa, também pensando em segurar a molecada.

    • Também penso da mesma forma, seria um sonho segurar esses garotos até o final do ano. SP deveria dar um jeito logo em Nenê, B. Peres e Edimar, Jucilei ainda daria mais uma chance para atuar como primeiro volante (mas não junto com hudson) ou até mesmo ser testado como zagueiro. Torcendo para que a diretoria acorde e se for mesmo vender Liziero e Arboleda, que seja por valores de acordo com o bom futebol que os dois apresentam.

    • Antony tem uma proposta de uns R$165 milhões lhe esperando. SP já tem essa informação de que um time inglês tem essa intenção. Difícil segurá-lo.

      Liziero pelo que sei, renovou, mas deve ter tido um conversa com a diretoria onde prometeram liberá-lo caso chegue alguma boa proposta da Europa.

      São duas situações complicadas, mas onde o SP pode fazer igual outros clubes fizeram com seus jogadores: vender no meio do ano, mas só entregar no final.

      • Se tiver mesmo uma proposta irrecusável, que só entregue no final do ano. Isso sim é possível.
        O garoto é fundamental para qualquer ambição de título .

  4. Fato: juiz inventou o pênalti e o VAR consertou seu erro.

    Fato: juiz deixou de marcar faltas à entrada da área, a favor do SPFC …, especificamente a sobre o Anthony poderia significar cartão ou até mesmo expulsão.

    Fato: juiz apitou contra o SPFC.

    Fato: juiz “parecia” perdido em campo.

    Fato: juiz de encomenda.

    Fato: Os garotos do SPFC jogaram muita bola.

    • Fato: ou foi conversas com alguém influente ou constatação através de vídeo tape que houve realmente pênalti porquê não há justificativa para a mudança de postura do juiz após o intervalo.

    • Fato: morei em Santa Bárbara D’Oeste, terra do juiz que apitou o jogo, meu colega de faculdade ele. .. palmeirense… fato, fato mesmo, sem clubismo de minha parte! Se o profissional não consegue superar a emoção, não serve pra ser juiz…

    • Falta no Antony claríssima, o cara agarrou com os dois braços, e o juizado de frente para o lance nada marcou …. Em seguida, o juizado do meio do campo, sem muita visão, vê o leve encostado do Reinaldo no paunocu e não hesita em apitar … Cartão amarelo aparecia para o porco depois de duas ou três faltas … Para o SPFC na primeira já amarela a … Depois teve duas situações para vermelho no porco, nada de cartão … E finalizou com a não marcação de falta clara na entrada da área no Everton. Juiz tendencioso e só não completou o serviço devido ao VAR.

    • Fato: As pepas comecaram o chororo para justificar que os juizes trabalhem para elas, enquanto leco e rai nada falam…

  5. O ideal é manter Lizieiro até o fim do ano. Dá pra fazer isso, mas precisa dar um aumento pro jogador e luvas pro empresário de Lizieiro.

    E aí aos poucos entrosando Tche Tche e subir Rodrigo Nestor também para pegar o entrosamento.

    Vender Antony agora é muita burrice. Se seguir desse jeito será vendido próximo ano por uns 50 mi de euros fácil. Mas, para isso tem que elevar o salário dele e o status no time.

  6. O regulamento diz que o VAR deve ser utilizado em erros claros. Mas quem define o que é um erro claro?

    O árbitro marcou o pênalti com convicção. Da mesma forma o árbitro de vídeo pode ter visto com convicção que aquilo era um erro. E aí?

    Pra mim deveriam existir critérios mais objetivos como sempre rever lances de pênaltis e anulação de gols, por exemplo

    • Quando não é interpretativo, no que eu concordo. Mas vc tbm pode alegar que não era interpretativo, que a falta era clara e de fato era.

      O maior problema da arbitragem é justamente o excesso de lances interpretativos e tbm de má vontade.

      Aqui a ideia é sempre tumultuar e nunca ajudar. Por isso os critérios deveriam ser mais claros, acabando com margem pra tanta interpretação.

  7. O que adianta o torcedor comemorar vendas de atletas; a dívida do clube diminui a doses homeopáticas. Contratam jogadores apenas para compor o banco com altos salários. No jogo ontem, os milionários do clube estavam no banco, e ainda tem gente que elogia Raí e Pássaro. Tem que fazer uma estátua para o Mancini, que fez enxergar quem está lá dentro, que o planejamento estava errado, enquanto só endividam, talvez até proposital o nosso clube.

  8. tb concordo com todos sobre segurar a mulecada, porem, acho q vira uma grana pesada por ai no meio do ano, dai pr exemplo se chega uma oferta de uns 40 milhoes de euros no antony, como qie segura, acho impossivel. o q nao pode é vender pela primeira merreca q oferecerem ai, ainda mais que todos tem contrato mais longo e provavelmente com multas altas

  9. Bom dia, bom domingo a todos, alguém sabe informar quanto o São Paulo realmente deve, ate agora só vejo várias cifras e nenhum número real, porquê? Estou perguntando isso, leleco vai vender nossos jovens infelizmente, mais se isso ocorrer poderia pelo menos usar a metade para pagar as dividas, e assim ano que vem poderia investir em algumas contratacoes de peso, já que ele vai vender e guarda o dinheiro na Suiça, podia ao menos pagar uma boa parte da dívida ou toda ela, difícil.

  10. Vi muitas vezes Antony banco do Helinho!
    Antony ey um craque e tenho esperança na volta do bom futebol do Helinho.
    Otero é jogador para final de partida, qdo estivermos no sufoco.
    Juan e Patrick do sub 17 tem futuro.
    Sem contar o Falcão

  11. Aquele gol anulado, nao seria falta em lugar nenhum do mundo. Mas aqui todos os arbitros marcam. Entao, ele seguiu o que todos fazem.

  12. Se o VAR não for usado em lance de pênalti será usado para que?
    Cobrança de lateral?
    Deixem de ouvir as bobagens ditas pela Globo , só se doaram porque a anulação foi a favor do SPFC!
    Pela primeira vez vi uma rede de televisão criticar a correção de uma marcação errada do juiz!
    Absurdo total!
    E se o juiz não quisesse analisar o VAR, a decisão seria dele, a autoridade do juiz em nenhum momento foi diminuída.
    Agora, se o juiz não tem personalidade e muda sua postura após, nada tem a ver com o VAR.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!