Amigos Tricolores,

Confesso que eu não esperava que o São Paulo nem se classificasse para as quartas-de-final desse ano do Paulista. O time estava jogando mal e sinceramente, não merecia, mas como o futebol brasileiro está bem aquém do que foi um dia, conseguimos, batendo na trave, mas conseguimos. O São Paulo, às vezes surpreende, então estávamos nas quartas, para enfrentar o bom time do Ituano, presidido por um ídolo tricolor, Juninho Paulista. Até 4ª, era hora de deixar de lado a insegurança e vencer, pois, com todo o respeito ao bom time da linda cidade de Itu, seria mais um vexame que a era Leco colecionaria caso o Ituano passasse pelo São Paulo. Mas para a nossa alegria, o que ocorreu foi bem diferente!!!

E a base vem como?

Gosto muito dessa frase, que aprendi com a minha amiga Layla Reis. E ela tem razão! Luan deu outra segurança ao time, Lizieiro, uma realidade, dá outra dinâmica. Hudson, se encaixou na lateral direita, não é o Cicinho ou Zé Teodoro, mas foi bem por ali nos 2 jogos contra o Ituano. Pablo, está abaixo do esperado, mas com muita movimentação e raça, Anthony é outra realidade. O time vai se encaixando, Volpi mais seguro, Bruno Alves retomando o futebol do ano passado e Anderson Martins, indo bem, apesar que em breve o melhor zagueiro do Brasil, Arboleda, volta! Mas há de se ter calma! não estamos falando que o São Paulo está “voando” pois há muito o que melhorar, mas pelo menos, contra o Ituano uma luz no final do túnel se acendeu!

Ainda temos Reinaldo e Everton Felipe fazendo o pior lado esquerdo do campeonato, Helinho que já demonstrou não ser o que esperávamos – diferente de Lizieiro, Anthony e Luan – e Igor Vinicius que ainda não se adaptou ao time, mas tem um bom potencial para ser titular. O meia Igor, fez o seu segundo jogo como profissional, gostei da dinâmica que deu ao time, não sentiu o peso da camisa, como Lucas Fernandes e Shaylon, sentiram, mas ainda é cedo para o chamar de “novo Kaká”, potencial, tem de sobra, vamos ver como será amanhã frente ao Palmeiras, precisa jogar mais uns 4 ou 5 jogos como titular para ver como ele se sai. Helinho, também, contra o Flamengo fez um golaço e depois, infelizmente, sumiu! Apostava muito nele, mas ainda, insisto aposto ainda mais no Toró!

Vamos com a base!

Amanhã, às 18h, enfrentaremos o Palmeiras. Sem clubismo, mas o dinheiro da Tia Leila os coloca como favoritos. São muitos jogadores já rodados e muito bons, ao passo que o São Paulo, de novo, é um time em formação. Me irrita escrever isso, pois estamos sempre em formação, mas é uma realidade. Mancini barrou os paneleiros, exceto, o Reinaldo, ao meu ver o pior da “patota”.

Nenê, está machucado, o que é um reforço para o São Paulo, pois se quisesse jogar, seria muito útil, mas não quer. Diego Souza, que seja feliz no Rio de Janeiro! Everton machucado, voltando aos poucos e Bruno Peres, que esquente o banco até voltar para a Itália, aliás, porque já não vai? Será que nem os italianos querem esse perna de pau? Poderia ir já e ainda levar o Everton Felipe.

Comprometimento

Mancini, ao meu ver, conseguiu fazer o time jogar com mais raça e comprometimento. Ele não é o técnico dos sonhos, mas está ajeitando o São Paulo, que sem dúvida, já tem o dedo do Cuca. Time rápido e de toque de bola. Nos jogos contra o Ituano, pudemos ver troca de passes de pé em pé, um só toque, viradas de jogo, mais empenho na marcação, mas como eu disse, falta muito, porém estamos pelo menos vendo uma luz no fim do túnel.

Mancini também, deu um grande exemplo ao time, ao recusar voltar para a Chape pelo dobro do salário que ganha no São Paulo, que não deve ser baixo, mas mostrou que dinheiro não é tudo na vida, é preciso construir uma história antes. O São Paulo é o clube com a maior história dentre todos do Brasil, até o sempre ridículo Vampeta, essa semana teve uma discussão com o cara mais ignorante do jornalismo esportivo, Flávio Prado, onde ele, Vampeta, disse “é preciso respeitar o São Paulo (citando os nossos principais títulos), o São Paulo tem história, tem tradição, tem camisa. A história do São Paulo não se resume apenas aos últimos 10 anos” e ele, dessa vez, tem razão. Tenho que concordar.

Palmas para o Hudson!

Ele liderou uma campanha para não ter o famoso “bicho” até o São Paulo ir para a final do campeonato. Eu, sinceramente, acho esse “bicho” uma coisa pavorosa, poxa, eu – e acredito que nem você – ganho um extra por fazer o meu trabalho com o mínimo de qualidade. Não ganho um valor extra por entregar um plano de comunicação coerente e muito menos quando ele dá certo e traz resultados para os meus clientes! Essa é a minha obrigação e por isso, eu tenho um salário! Deveria ser obrigação do jogador jogar bem! Simples assim!

E agora?

Bem, voltamos a nos iludir. “Pato vem ai e o bicho vai pegar”, a torcida já canta nas Redes Sociais. Com vontade de todos, um ataque com Pato, Pablo (Everton) e Anthony tem tudo para dar certo, ainda mais sendo municiado por Hernanes e Lizieiro. Se o Pato voltar, jogando o que sabe e com o mesmo amor em campo que demonstra nas Redes Sociais, estamos muito bem servidos, pois é um jogador diferenciado, que tem muitos recursos e sangue frio para finalizar, espero que ele contribua, também, positivamente dentro e fora de campo, como Hernanes o faz, espero que ambos, com suas experiências, nomes e rodagem, possam influenciar positivamente a “molecada” a fazer sempre mais. E que o Cuca, seja um ponto de equilíbrio com isso.

Bem, o cenário está desenhado, se todos se comprometerem a fazer o melhor, não seremos como o São Paulo de Telê ou o Tri-Muricy, mas temos uma luz para dias melhores, independentemente de diretoria.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe