Conforme anunciado pelo Blog do São Paulo, órgão reafirma a jornalista problemas para obtenção de documentos para fiscalização do clube. Transparência?

FOTO: Rodrigo Gaspar, Diretor Administrativo

Semana passada, como podemos ver na matéria abaixo, o Blog do São Paulo relatou que existem problemas no recebimento de documentos para fiscalização do clube. Leia:

Hoje, o jornalista Ricardo Perrone, do UOL, publicou a mesma informação. O Blog tem a informação de que o Diretor Administrativo, Rodrigo Gaspar, que é quem “ignora” ou “não atende” ou “demora” na entrega dos documentos pedidos. Veja:

“Membros do Conselho Fiscal (CF) do São Paulo reclamam internamente de falta de estrutura para o funcionamento do órgão e de demora da direção para a entrega de documentos. Os problemas estariam atrapalhando seu trabalho e dificultando a elaboração de outros relatórios como o que apontou a contratação e a liberação de Diego Souza como exemplos de má gestão.

Essa situação foi relatada ao blog por dois dos cinco membros efetivos do órgão. Eles, que pediram para não terem seus nomes divulgados, afirmam aguardar a entrega de uma série de documentos para poder analisar outros casos. Na fila estão contratos assinados com jogadores, prestadores de serviços e concessionários do estádio, entre outros. Por meio de sua assessoria de imprensa, a diretoria afirmou que não se manifestaria sobre o assunto.

O órgão também pediu para a direção uma secretária exclusiva, mas não foi atendido, tendo que utilizar os serviços de duas funcionárias que trabalham para três conselhos do clube. Por outro lado, o CF conseguiu junto à diretoria a reforma de sua sala e a troca de seus móveis.

No entorno de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do São Paulo, o discurso é de que a direção entrega todos os documentos que entende fazerem parte do escopo do trabalho do Conselho Fiscal. E que o prazo de entrega depende da complexidade do pedido e da disponibilidade dos departamentos do clube, pois eles não podem parar suas atividades diárias para providenciar a documentação.

Já no CF há a preocupação de desvincular seu trabalho da pressão política sofrida por Leco. Os integrantes do órgão afirmam não apoiarem o movimento que pede a renúncia do presidente. Sustentam que a intenção é executar suas funções estatutárias e alertar a diretoria para corrigir eventuais erros.”

Blog do Perrone – UOL

https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2019/03/orgao-que-fiscaliza-direcao-do-spfc-ve-demora-em-entrega-de-documentos/?__twitter_impression=true

Anúncios

35 comentários

  1. Do post anterior:

    Paulo Scala??? Onde está você, meu filho, para rebater o jornalista com seus remakes ?

    O caso não é “rebater” ao jornalista, mas sim entender o “modelo” de empresa proposto pela patota feliz …, e seus “possíveis” donos.

    • Ok…. o jornalista explicou por alto ali o projeto que está engavetado. A primeira vista, parece ser uma ótima ideia. Eu queria conhecer os seus argumentos pra ser contrário à ideia. Mas argumentos de verdade. Não os remakes.

  2. Aí os “otimistas” dirão: “melhor assim, mais tempo pra montar um time, preparar fisicamente, vamos chegar voando no brasileiro”….

    #SQN… o que se vê é o time sempre voltando igual ou pior… faz 10 anos isso…. ainda tem quem se iluda….

    Não há planejamento… sem planejamento não há melhora… Não adianta achar que o Cuca vai chegar e que tudo vai se ajeitar…

    Triste SP… épocas twnebrosas de doer o coração

  3. O único planejamento que existe no atual SPFC é aquele executado pelo Departamento de Operações Estruturadas …, que simplesmente ignora o futebol tricolor …, e possíveis interesses do SPFC.

  4. Partindo do principio de que em um clube sério e profissional esse “Rodrigo Gaspar” já estaria no olho da rua, qualquer coisa estranha vindo desse departamento, seja por atitude dele ou por ordens superiores, já era esperado.

  5. O mais interessante seria montar uma rede de conexões pra ver o tipinho de cada “profissional” colocado pelo Leco nos cargos de diretoria e gestão desse “clube profissional”. O nível de competência para tal deve ser menor que 20% e isso explicaria a situação caótica de um clube que além de ser medíocre dentro de campo, não tem credibilidade no mercado, não tem transparência e está envolto em escândalos.

  6. Sobre o post.

    O Conselho Fiscal tem estatutariamente direito de solicitar documentação dentro de seu poder de fiscalização. Não ficou claro, ao menos para mim, se os documentos solicitados e não entregues estavam dentre aqueles que se deveria repassar ao referido conselho. Se estão indo além do que legalmente podem, por certo não há o que encaminhar. Se houve recusa de entrega de documento que era de direito do Conselho ele precisa indicar quais foram. Inclusive, caberia medida judicial para assegurar o cumprimento. Se extrapolaram, ai realmente não há dever de encaminhar.

    Por outro lado, é verdade que a complexidade do pedido pode exigir um prazo maior para encaminhamento, mas jamais implicar em negativa, pois a atividade fiscalizatória não é “menor” em relação à gestão, elas são complementares. Assim sendo, entendo ser interessante estabelecer prazos para encaminhamentos, o que acabaria com qualquer acusação desse gênero. Cumpriu o prazo, ok. Não cumpriu sem justificativa plausível, responsabilização nos termos legais.

    Quanto ao pedido de uma secretária exclusiva, realmente não tem sentido onerar ainda mais a gestão. Três conselheiros já dividem 2 secretárias (nem sei se possuem trabalho suficiente para justificar duas secretárias diferentes, quanto mais pagar por uma terceira). Quem tem que fiscalizar são eles (não a secretaria). A funcionária encaminha as solicitações, providencia documentação, organiza agenda, reuniões, atende ligações, mas esmiuçar documentos NÃO. Isso é para eles.

    Não conheço a sala anterior nem a atual para opinar se a reforma e troca de móveis era necessária ou não.

    • Pois é. Se o Conselho Fiscal quer realmente fazer o seu papel, que entre na Justiça para obter os documentos que diz serem fundamentais. Se não, vai ficar parecendo que só quer fazer barulho.

  7. Da dó do nosso clube nessa gestão….é um assalto e não fazem nada, conselheiros acordem!!! deve ter pessoas com dignidade e vergonha na cara lá dentro…é o minimo devender um conselho que tem por fim trazer a transparencia, o que esse velho e sua trupe de sem vergonhas estão fazendo com o SPFC não pode passar em branco…deveriam ser presos, é roubo isso, ainda mais dentro do clube, deveriam ser excluídos, banidos por praticarem esse desserviço, me pergunto estão preocupados com a saúde financeira do clube? é muito facil falar depois que se assustam com os valores na compra de jogadores?Claro tá na cara que o $$ e vai para algum lugar que não é para o time.
    Nós torcida, estamos “assustados com os valores” que vcs roubam de nós, das comissões, desse bando…esse conselheiro tem mais cara de “condomínio” que o Rodrigo Caio que ele citou uma vez.
    A independente tinha que protestar na casa desse cidadão…além de ir no ct, tem que ir na porta das reuniões pedir vergonha na cara desses conselheiros safados.

  8. Se o clube não deve e é transparente não precisa ficar se apegando a leis e normais estatutárias em momentos de crise onde tem a transparência e idoneidade questionadas. Faça uma reunião a portas fechadas com um representante do grupo insatisfeito, mostre os documentos, deixe claro que está tudo ok com o que foi divulgado e negociado e bola pra frente.

    Um clube que a pouco teve um presidente expulso por corrupção, um gerente de marketing demitido por desvios e está imerso em um ambiente de descrédito deveria se apegar menos a jurisdiquês e mais ao simples. Sempre tem alguém querendo justificar tudo como se a diretoria tivesse credibilidade pra ser defendida. Chega uma hora que enche o saco.

  9. Porcos = Mustafá
    Vasco = Eurico
    Santos = Marcelo Teixeira
    Gambas = Dualib
    SPFC = Juvenal, Aida e Leco
    A lista de bandidos do SP é maior, a máfia se instalou de tal forma, que DESTRUÍRAM tudo, desde ganhar clássicos, moral em bastidores, e as finanças.
    Não sei até quando vai essa situação, mas está insustentável, desesperadora, e vemos que a esperança de dias melhores passa pelo Cuca e possíveis reforços.

  10. A realidade eh q o sp eh uma entidade privada. Entao eles podem fazer o q quiserem la dentro. A melhor coisas q o torcedor pode fazer eh parar de gastar dinheiro com esses bandidos. Q raiva desse bando… Nos somos os otarios…

  11. O quanto não poderíamos ter investido e/ou economizado nas gestões Aidar e Leco…parece que stamos voltando para 2015, nas comissões da UA, na namorada que mandava, no caso Maidana…será que ningém aprendeu no passado. O Leco conseguiu ser pior que o Aidar e agora esta mostrando a face corrupta que tinha escondido.

  12. Estava vendo em um video que o salario de Alexandre Pato com luvas direito de imagem e tudo mais ficaria na casa de 1 milhão, ai fui fazer uma conta por baixo do custo do Diego Souza nestes 2 anos que ficou no São Paulo. Quase 14 milhões com varias comissões e 750 mil de salário com luvas, deu em torno de 32 milhões, lembrando que ele tem 34 anos. Pato com luvas direito de imagem e tudo mais, e 29 anos, 3 anos de contrato daria o custe de 36 milhões. 1 ano a mais, mais novo e apenas 2 milhões a mais que o custo do Diego Souza em 2 anos. Realmente não da pra trazer ele. Diego Souza é craque é mais novo, gera mais publicidade e possibilidade de marketing se identifica mais com o São Paulo. Ta certo Lecão e Raí, deixem ele ir pro rival, afinal ai não vai rolar comissão. Traz Guedes, paga os mesmos 1 milhão, agrada o Cuca como fizeram com o grande Jardine que achou que Ganso não servia, ai Cuca não da certo, Pato assim como Ganso arrebenta em outro time e no final do ano Guedes volta e ficamos a ver navios dinovo. Parabéns diretoria do São Paulo os rivais agradecem sua incopetencia. E obrigado Raí por nada fazer pelo time que dizes torcer.

  13. Belo comentário júnior césar.

    você só não entendeu uma coisa pra comprar o Diego souza teve comissão de 3,6 milhões.

    pra ficar com o pato vão pagar comissão pra quem ?

    capitou a mensagem Guru ??????

    O spfc hoje é nossa tristeza ” triste” com depressão profunda.

    • Ricardo se você ver um comentário que fiz antes deste eu comentei que o mesmo só não iria ser contratado exatamente por não rolar comissão, citei que com Guedes rola, assim como outrs, e se não contratarem o Pato é só por não rolar comissão.

  14. Felgen
    Eu não citei o cara de areia mijada, pois ele “sabe” roubar. As travecas estão bem, conquistando títulos, e infelizmente, aumentando a freguesia.
    Estão bem endividados, até o talo, mas conseguem resultados dentro de campo.
    Falta ao Leco e vários conselheiros aprender fazer o trabalho sujo com o mestre Andrés, o maior mafioso no meio futebolístico.

    • Exatamente… O Andres Sanches é um dos maiores pilantras do meio esportivo, um tremendo canalha e sujo, e nunca podemos esquecer todos os esforços que ele sempre fez e com certeza ainda vai fazer para prejudicar o tricolor. Exclusão do Morumbi, contrato com a caixa, e fora tantas as outras coisas… Andres Sanchez, Ricardo Teixeira, Lula, Ronaldo Traveco, Rede Globo… Tudo farinha do mesmo saco..

  15. Boa tarde, infelizmente, nunca vao mostrar documentos e se mostrarem serão documentos falsos, eles desviam dinheiro em forma de comissões, se conseguirem ver as contas bancarban que esses senhores tem fora do pais, converterá teriam milhões guardados, e fato quem nada deve mostra, quem deve esconde manipula, uma pena do gostaria de saber quando o sao Paulo ainda deve para os bancos?

  16. Que triste fim do São Paulo Futebol Clube. Estamos na véspera de uma rodada decisiva no paulista; a torcida na expectativa da chegada de reforços de porte para encorpar um time,hoje, ridículo e ficamos discutindo transparência, Conselgo Fiscal, situação financeira e outros. Quero meu São Paulo campeão de volta. Simples assim.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!