Mudanças de Jardine não surtem efeito e treino é a esperança de Jardine encaixar peças

O São Paulo se aproxima do jogo decisivo contra o Talleres, pela Libertadores, com mais dúvidas do que certezas. O técnico André Jardine reconheceu que usou a partida contra a Ponte Preta no último sábado (9) como uma espécie de laboratório para o jogo contra os argentinos, mas as apostas feitas em Campinas não renderam o esperado. Sem tempo para fazer grandes mudanças de última hora, já que só tem mais um treino, o comandante terá que fazer decisões cruciais para a partida desta quarta-feira (13), no Morumbi.

Na derrota por 1 a 0 para a Ponte, Jardine trouxe algumas novidades. Hernanes, que até então vinha sendo um meia mais próximo do ataque, atuou como segundo volante. O garoto Antony, de 18 anos, destaque da Copa São Paulo em janeiro, foi titular pela primeira vez no ataque. E a principal preocupação coletiva foi manter a concentração defensiva até o final, depois de levar dois gols do Talleres no segundo tempo do jogo de ida.

As experiências não foram bem. Como volante, Hernanes influenciou pouco a partida. O camisa 15 atuou longe da área adversária e praticamente não incomodou a defesa da Ponte. Mais atrás, ele tentou chamar o jogo, mas distribuiu passes pouco efetivos e praticamente não combinou com Nenê, que atuou como o meia mais ofensivo. Além disso, Willian Farias ficou sobrecarregado na proteção da defesa em alguns momentos.

O próprio Hernanes afirmou no intervalo do jogo que, jogando como volante, fica mais difícil chegar à frente com qualidade. A tendência, porém, é que ele volte a atuar nessa função contra o Talleres, ainda mais porque Hudson, expulso na partida de ida na Argentina, está suspenso.

Já Antony teve um bom primeiro tempo, mostrando personalidade e sendo o jogador mais incisivo do ataque são-paulino. O jovem, porém, oscilou demais dentro da partida e caiu de produção junto com o time na segunda etapa. No jogo de ida com o Talleres, a posição na ponta direita foi ocupada por Nenê, que teve atuação fraca contra a Ponte. Outra alternativa por ali é Helinho, mais um garoto, que também não tem jogado bem.

Tanto Jardine quanto Hernanes viram uma melhora na intensidade defensiva da equipe no jogo contra a Ponte, mas novamente o São Paulo não conseguiu passar 90 minutos sem levar gols. O time de Campinas vazou a meta de Tiago Volpi já na reta final da partida, em lance de cobrança de escanteio que teve vacilo da defesa e do goleiro. Se o Talleres fizer um gol no Morumbi na quarta-feira, o Tricolor terá que marcar quatro.

Já pressionado pelos resultados ruins no início de ano, Jardine admitiu que o time precisará reagir de qualquer forma contra o Talleres. O treinador pode promover o retorno de três jogadores que foram poupados diante da Ponte: o lateral Bruno Peres, o volante Jucilei e o atacante Pablo. Os dois primeiros tiveram suas atuações criticadas na derrota na Argentina.

“É o momento de todos, direção, comissão, jogadores e a torcida, virar a página. Estamos passando por um momento difícil, mas na quarta-feira temos todos que unir forças e puxar a corda para o mesmo lado. O São Paulo como clube precisa de mobilização total, é o retorno ao nosso estádio, vai ser atmosfera completamente diferente do que foi hoje. O time vai entrar aguerrido, concentrado, e vamos fazer nossa melhor partida do ano, não tenho dúvida”, disse Jardine.

UOL

61 comentários

  1. Com as pragas: Volpi, B. Peres, Arboleda, B. Alves, Reinaldo, Jucilei, Hernanes, Nenê, Antony, Pablo e Everton.

    Sem as pragas: Volpi, Araruna, Arboleda, B. Alves, Reinaldo, W. Farias, Hernanes, Antony, Helinho, Everton e Pablo.

    Não consigo botar fé em nenhum desses 2 times. Não consigo culpar o treinador se essas duas escalações não renderem na quarta.

      • Onde você colocaria ele? Não acho que ele rendeu o suficiente como centro avante pra jogar no lugar do Pablo. Ano passado ele rendeu bem ao lado do D. Souza. Uma dupla de ataque com Carneiro e Pablo seria uma possibilidade mesmo.

    • Araruna é muito ruim como LD, mas o Bruno perez também é. Jucilei é tenebroso como primeiro volante, mas Farias também é. Arboleda, que era um zagueiro muito seguro no começo da era Aguirre hoje falha constantemente. helinho é muito fraco tecnicamente, mas nene também não consegue jogar. Everton, depois daquela contusão no inicio do segundo turno do brasileirão passado nunca mais foi o mesmo. Alguém, explica? E o treinador não sabe como escalar. Conclussão: o time é fraco e não tem treinador. SPFC nunca esteve tão sem rumo em sua gloriosa história. Acredito que uma reformulação completa se fará necessária antes do brasileirão ou então correremos sérios riscos novamente.

      • Helinho fraco tecnicamente? Se for fisicamente ate concordo, agora ele passa longe de ser fraco tecnicamente, claramente vc está dizendo isso pelos poucos jogos que o moleque tem no profissional, não deve ter visto ele jogar na base.

    • Everton voltou mal de lesão. Além de pertencer ao grupo das laranjas podres. Colocaria Antony ou Helinho no lugar dele. Ou melhor, um em cada ponta, Pablo no comando do ataque, Hernanes no meio.
      Diego Souza, Nenê, Reinaldo, Jucilei e Everton no banco

    • Pra mim também, Ricardo, o problema é que o Luan perdeu as ferias e a pré temporada por um torneio estúpido e nem sabe se estará a disposição quarta (parabéns, diretoria) e o Liziero tá machucado (parabéns, diretoria, por não trazer outro da posição). Ainda tem o Helinho que não rendeu nesse começo.

  2. Precisamos do resultado e o próprio Hernanes revelando que fica mais difícil chegar ao ataque jogando mais atrás, o que é evidente, principalmente pelas suas condições físicas, coloca o nosso melhor jogador mais a frente e Liziero na contenção.. sai o Nenê.

    • Alguma informação de que o Liziero estará disponível? Acho que o Talleres vem bem fechadinho. Colocaria o Luan de primeiro volante e deixaria o Hernanes livre pra atacar junto com Antony, Pablo, Everton e Biro Biro/Helinho/Carneiro.

    • Exato, o Hernanes com a condição física atual não contribui muito no ataque quando joga de segundo volante. Mas o problema é que não temos outro segundo volante de chegada como ele (só se Luan ou Liziero estivessem disponíveis). Não haveria problemas em recuar o Hernanes se o Nenê ou o Diego Souza estivessem armando bem o time.

      A solução eu creio que fosse uma troca na formação. Faria um 4-4-2 com um losango no meio. Willian Farias Protegendo a zaga, Hernanes armando e os outros dois meias seriam Bruno Peres e Éverton, pois creio que dariam mobilidade ao meio campo e conseguiriam ajudar na defesa e no ataque. Noa ataque, o Diego Souza poderia jogar por trás do centro-avante (Pablo) como fazia com o André no Sport, mas se quiser mais mobilidade, o Carneiro também funcionaria. Por fim, creio que o Igor Vinícius daria conta da LD contra o Talheres.

  3. Eu iria com a formação mais ofensiva possível, nada de 2 volantes, se for pra perder que perca atacando. Somos nós que precisamos buscar o resultado e todo mundo sabe que os caras vão vir fechados e vão catimbar o jogo inteiro.

    Eu iria com algo assim: Volpi, Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan ou Farias, Hernanes e Éverton (compondo o meio campo e puxando para a ponta esquerda); Carneiro, Pablo e Antony.

    Carneiro tem muita movimentação e tem muito mais vontade que o Nene ou Diego Souza, e o Éverton não ta jogando bem na ponta, isolado. Helinho pode ser uma opção na ponta direita apesar de estar sem confiança.

  4. O Jardine nao tem mais capacidade de mudar qualquer coisa nesse time. Nossa unica chance amanha é criar um clima de libertadores no estadio e por pressao nesses jogadores.
    Quem sabe algum jogador não acorda inspirado. Teremos que contar com fatores individuais pois tatica nao terá.

  5. 3-1-5-1, pra amassar o Talleres:

    Volpi; Arboleda, Bruno Alves, A. Martins; Luan, B. Perez, Antony, Hernanes, Helinho e Everton; Pablo.

    – Arboleda e Martins avançados pra cobrir os alas (Perez e Everton)
    – Luan tomando conta do meio com Alves na sobra
    – Hernanes distribuindo
    – Antony e Helinho infiltrando a partir da meia
    – Pablo de matador

    Probabilidade da escalação? 0%.

  6. Pra quarta ia de:

    Volpi

    Araruna arbo ba leo
    Williamf
    Bperez hernanes
    Everton pablo carneiro

    Nao sei se o Luan tera condicoes.

    Carneiro eh mais raca q helinho e antony. Talvez o antony possa entrar ali…

    • Se não tivesse deixado o Igor fora, podia. E isso com lizieiro fora.

      Volpi
      Igor. Arbo. Bruno. Reinaldo
      Luan
      Bruno Pérez (2vol). Hernanes
      Antony Pablo Everton

      • Vcs até podem sonhar com isso tudo, mas na real o time vem assim:

        Volpi
        Bruno Peres, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo

        Luan/W.Farias (só pq Hudson ta suspenso), Jucilei e Hernanes (sim, 3 “volantes”)

        Nenê (largado na ponta-esquerda com quase 40 anos de idade), Pablo e Everton

        *******
        Mesmo fazendo qualquer escalação, é dificil crer em algo, pq o time é MUITO RUIM
        Mas, sonhando, também.. Eu escalaria o seguinte, no 4-2-3-1:

        Volpi
        Bruno Peres (fazer o que? Araruna?), B. Alves, Arboleda, Kingnaldo (pode subir a vontade)

        Luan (volantão, cabeça de área, não sobe nem por decreto, p/ liberar os laterais), Hernanes (mais adiantado)

        Everton(ponta), Nenê e Diego Souza armando

        Pablo

  7. Eh interessante como ja sao anos q postamos aqui nossas escalacoes do sp, aquilo q achamos q temos de melhor. E sempre, tirando algumas pecas, sao escalacoes parecidas.

    E nesse tempo td os times q de fato entram em campo sao aqueles q nao queremos. A grande maioria da torcida ve q nao dara certo. Mas os treinadores seguem cegos a realidade.

    O. Q acontece? Quem explica? Poder dos empresarios? Intervencao da diretoria?

    Sem pensar da pra apontar umas 10 escalacoes da galera do blog q serao melhores q a q o jardine vai usar na quarta… Fiquem vendo…

    • Pq sempre acabam supervalorizando quem não tá jogando. Ninguém aqui vê treino. Quando o Rogério Ceni saiu, ele era criticado por não colocar Shaylon, Lucas Fernandes, Brenner, etc. Estamos em fevereiro de 2019 e esses caras não viraram ninguém ainda. Ano passado o quanto não tinha de nego aqui pedindo Caíque, Paulinho Boia, Brenner e Shaylon. Nunca renderam quando tiveram chances. Em 2016 quando o Pedro Bortoluzo subiu, o Chavez tava há 10 jogos sem marcar, começaram a pedir o moleque como se fosse a solução dos problemas. O que esse moleque teve de chances no Paraná e no Guarani e não jogou nada não tá escrito. E o Rogério, Neymar do Nordeste, craque da torcida tricolor, dispensado do Sport? E o Morato de volta ao Ituano? A lista é gigantesca… Ninguém vê treino.

      • Nao cara. A frustracao nossa eh: deixa o nene faze zero durante 10 jogos. Nao quer dizer q o shaylon eh o craque. Mas pq ele tb nao ganha 10 chances? O brenner? Cade a sequencia? Vai de trellez… Quem teve chance e nao. Reapondeu foi o. Lucas f. O ceni matou o. Chaves. Era nosso melhor atacantr…

  8. Jardine só fez besteira.
    Não afastou o Jucllei.
    Coloca DS e Pablo juntos, deixando o ultimo fora de posição.
    Deixa Nene e Hernanes batendo cabeça ou então escala o Hernanes fora de posição.
    Dificil defender assim.

  9. Vai pra cima. Jardine precisa entendere que e tudo ou nada, que a manutenção do que vem fazendo e inútil.
    Pressiona os 15 primeiros minutos, coloca a torcida ao seu lado. Mais importante que o resultado será a coragem e mentalidade ofensiva.
    O adversário e fraco, então seja ousado

    A) deixa duas opções para os cruzamentos;
    B) três jogadores rápidos no meio campo para chegar e tabelar. Além de voltar na marcação.
    C) Araruna tem velocidade, essencial para quem ficará com um volante.
    D) Hernanes sem preocupação defensiva. Livre para criar e chutar de fora da área.
    E) 5 jogadores altos para bola aérea ofensiva e defensiva
    F) 4 (cinco com Pablo) jogadores rápidos para contra-ataque.
    G) se o adversário continuar recuado, adiantar Jucilei.

    … Arboleda.. Jucilei.. Bruno…..
    ……………… Araruna ………………
    Antony..Hernanes.. Helinho. Everton
    ……………DS .. Pablo …………..

  10. eu tenho seria duvidas se o elenco é tão ruim assim para já ser eliminado para um timeco da argentina, o treinador que e fraco mesmo, jogadores fora de posição, refém de um único sistema, péssimo em sua leitura de jogo, substituições e suas escolhas tb não ajudam.
    #ForaJardine #VemCuca

  11. É difícil acreditar que o São Paulo vá apresentar um bom futebol nesse jogo, contrariando tudo que vem apresentando desde o final do ano passado, até mesmo um pouco antes do Jardine assumir. As vaias no Morumbi serão enormes e acho que até Raí vai acabar caindo após esse jogo.

  12. Volpi, Arboleda, Anderson M, Bruno A, Willian Farias, Bruno Perez, Reinaldo, Hernanes, Antony, Everton, Pablo.

    Talvez pudesse mexer nas duas laterais, mas acho que Reinaldo faz uma boa esquerda com Everton, é experiente e tem bom chute, nosso melhor lateral esquerdo. B Perez é ruim, mas com liberdade acredito que renda mais. Helinho e Carneiro no segundo tempo.

  13. Quantos cruzamentos para a área faremos neste jogo de Quarta? era esse o futebol moderno prometido pelo jardine? Contra o Guarani foram mais de 60, sem resultado algum. Contra a Ponte foi a mesma coisa, cruzamentos sem efetividade. O que jardine treina? O que fazem 24 hrs por dia? Porque nenhum jogador chega à linha de fundo ? Por que meio campo do SPFC é o que mais erra passes no futebol brasileiro? Está chegando a hora da reformulação total do elenco, comissão técnica e dirigentes. Alguns dirão que estaremos recomeçando novamente do zero. Mas , hoje, o que temos? menos do que zero.

  14. Volpi, Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo
    Luan, Liziero e Hernanes
    Antony, Pablo e Everton.
    No segundo tempo usaria Gonzalo Carneiro e Helinho nos lugares de Everton e Antony.
    4-2-1-3

  15. Jardine, pelo amor de Deus…. Coloca 1 volante só. Talleres dificilmente vai passar do meio campo …. tem que pressionar a saída de bola . Iria no 4-1-3-2

    Volpi
    Bruno Peres
    Arboleda
    Bruno Alves
    Reinaldo

    Luan

    Everton
    Hernanes
    Antony

    Carneiro
    Pablo

    ——
    Segundo tempo se o desespero bater, tira o Reinaldo, joga o Everton pra esquerda e coloca mais um atacante… Diego Souza ou Helinho.

    • Araruna na direita, ao menos ele da uma ajuda na defesa, já o B. Peres, peguei nojo, não tem condições de ser titular, fraquíssimo, chega a dar raiva

      • Sei lá mano… acho os 2 fracos… mas nao temos alternativa, acho mais possível o Bruno Peres fazer uma partida decente. Minha maior preocupação é ele entrar com 2 volantes e matar o time.

  16. Vamos colocar os pingos nos is aqui, a verdade é que não importa a escalação que o Jardine irá colocar em campo, para o torcedor o importante apenas é o resultado final.

    Se ele conseguir classificar o time para próxima fase com o mesmo time que jogou na semana passada, será o novo “gênio” dos treinadores brasileiros, ” Ooh, vcs viram, o Jardine dobrou os jogadores e colocou eles na linha, é um gênio”, mas se ele perder e confirmar a desclassificação com a escalação “perfeita” tão pedida pela torcida, será o treinador mais “burro e fracassado” da história do clube.

  17. Eu sou um dos que apostavam no trabalho do Jarfine. Gostava do estilo de jogo que a equipe Sub 20 tinha nas mãos dele. Era um time que tinha qualidade na saída de bola, muita aproximação dos jogadores e sempre valorizando a qualidade técnica dos jogadores.

    Mas é nítido que ele não conseguiu implantar isso no profissional. Não da pra isentar ele de culpa, mas sabemos que somente a troca de técnico, não resolve nada.

    Vai chegar um novo técnico, que até pode melhorar um pouco a qualidade do futebol apresentado, como foi com o Aguirre no ano passado, mas logo em seguida vem a queda de produção, ou nem isso, como aconteceu com o Dorival Júnior anteriormente.

    O grande problema é a falta de um projeto, que realmente tenha um pouco de sensatez. Tem que ser um projeto baseado na sinceridade com a torcida, visando um trabalho ao longo prazo. Não é de um dia pra noite que se faz um Time vencedor.

  18. Já que é para brincar de treineiro :

    Volpi ;

    Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins;

    Luan, Liziero, Hernanes e Reinaldo;

    Antony, Pablo e Everton

  19. Na minha opinião melhor formação para o jogo é:
    Volpi
    Arboleda
    Bruno Alves e o muleque da base Rodrigo jogou bem contra o São Bento
    Luan como volante segurando a frente da zaga
    Reinaldo na ala esquerda
    Araruna ala direita
    Hernanes e Antony na meia
    Everton flutuando no ataque e Pablo de centroavante

  20. Pensei em várias formações mirabolantes que não serão postas em prática, até porque o time nunca nem treinou assim, e porque os caras que eu não quero mais imaginar com a camisa do SP vão jogar. Mas pensando num 3-4-3 que jamais seria utilizado, eu iria com.

    Volpi, Bruno Alves, Arboleda e Anderson Martins; Helinho, Luan, Hernanes e Everton; Anthony, Carneiro e Pablo.

  21. Sistema 3 – 5 – 2 , reforçando a defesa com 3 zagueiros sendo 1 deles na cabeça se área junto com 1 único volante, liberando realmente os alas, 2 armadores, 2 pontas e 2 atacantes, assim vai:
    VOLPI
    ARBOLEDA – B.ALVES – A.MARTINS
    ALAN
    B.PERES – REINALDO
    CARNEIRO – HERNANES – EVERTON
    PABLO

    E quer mais, passe o Jardim e para comandar todas equipes da Base, reestruturando método de jogo em todas categorias até que consigamos formar definitivamente uma estrutura de jogo para o Clube, assim quem sabe daqui a uns 5 anos ele estará melhor para assumir o profissional.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!