A polêmica do Caminho dos Ídolos

Amigos tricolores.

Peço licença ao amigo Alexandre Zanquetta, para nesse espaço, tentar ser uma voz da verdade, contra jornalista do Portal R7, Sr. Cósme Rimolli. Esse cidadão, o qual eu particularmente nunca gostei desde a época do extinto Jornal da Tarde é um dos jornalistas mais “conceituados” da mídia esportiva, vencedor de prêmios e com larga carreira em diversos veículos da imprensa, mas faltou com a verdade com o nosso São Paulo Futebol Clube, clube que incomoda demais a imprensa!

Caminho dos Ídolos

Em Agosto de 2018, o São Paulo inaugurou a 1ª fase da “Caminho dos Ídolos”. Memorize bem o fato de ser a “1ª fase” do projeto, pois isso será importante ao longo do artigo. O evento, o qual tive a honra de estar presente, contou com inúmeros ex-jogadores e ídolos tricolores como Raí, Zetti, Pita, Muller, Silas, Denilson, Lugano, Ricardo Rocha, Careca, Ronaldo Luis, Aloisio Chulapa, Antonio Carlos, Junior, Nelsinho, Kaká entre outros. Muitos não puderam ir por compromissos pessoais como Palinha que mora em Boston, por exemplo, ou Leonardo, que mora na Europa. Os atletas falecidos, muitos deles foram, representados por familiares.

A primeira fase contou com 99 placas de grandes nomes do tricolor. Os acima citados, claro, mas outros grandes nomes como Canhoteiro, Chicão, Cicinho, Danilo, Darío Pereyra, Dino Sani, King, Cafu, Leonardo, Pedro Rocha, Peixinho, Toninho Guerreiro, Waldir Peres, Zé Sérgio entre outros. Como disse, essa era a primeira fase. A festa foi linda, muitos jogadores ali presentes, imprensa. Até mesmo o Alexandre Zanquetta, estava presente. Ficamos um bom tempo batendo papo sobre o tricolor!

Polêmicas do projeto.

A primeira polemica, por parte da torcida, foi a presença de Danilo entre os homenageados, uma vez, que Danilo jogava, na época, no rival, Corinthians. Danilo foi multicampeão pelo São Paulo, honrou a camisa e só pelo gol contra o River Plate, no Morumbi, já merecia a homenagem. Quando ele quis vir embora do Japão quem não o quis de volta foi o São Paulo. Danilo, profissional que é, aceitou a proposta do rival, assim como ocorreu com Denilson. Nunca vi o Danilo, desmerecendo o São Paulo publicamente, mas já vi ele tratando o time a torcida com respeito e carinho.

A outra polêmica, na época, foi a falta de muitos jogadores no Caminho dos Ídolos. Foi explicado para a imprensa, que essa falta era de conhecimento dos idealizadores e que ali estava sendo inaugurada a primeira fase e que em breve, outras fases, com outros nomes, já escolhidos pelo conselho do São Paulo seria executado. Pouco mais de 150 nomes aprovados. Nada mais normal do que um projeto ser dividido em fases!

Caso Richarlyson

No ultimo dia 04 de janeiro, o Sr. Rimoli publicou uma matéria mentirosa, no R7, a respeito do projeto do Caminho dos Ídolos , do conselheiro Sr. Homero Bellintani Filho, com proposta efetuada pelo Conselheiro, a quem privo de uma forte amizade e carinho, por esse grande São Paulino. O que ele faz pelo São Paulo é louvável!  A proposta foi idealizada pelo conselheiro Itagiba Alfredo Francez.

Meses depois do projeto e de todos os “mau entendidos” gerados, que acredito ter explicado para você, torcedor tricolor, o Sr. Rimoli, talvez por falta de pauta ou talvez por precisar de audiência no seu espaço no R7, veículo que respeito muito, decidiu resgatar a polêmica envolvendo o volante Richarlyson e a calçada da fama. O Sr. Rimoli aponta em seu blog que “de forma muito estranha, o volante foi esquecido na homenagem (logo após o jornalista listar os títulos do volante com a camisa do São Paulo). Os dirigentes do clube negaram ter ligação com a insinuação que o ex-vice presidente de futebol do Palmeiras José Cyrillo Júnior. Em 2007 ele deixou claro acreditar que o jogador seria gay”.

Não há como não ver a insinuação do Sr. Rimoli do preconceito contra a comunidade LGBT – isso se o Richarlyson realmente for gay, algo nunca declarado por ele e muito menos provado por ninguém – dentro do Morumbi. O São Paulo nunca fechou as portas para ninguém, independente da sua raça, credo, opção sexual ou necessidades especiais.

Porque a imprensa não divulga projetos que o São Paulo está fazendo com pessoas com necessidade especiais, como, por exemplo, o caso da menina Letícia Fabri, a qual a Fan Page do Livro do Telê Santana (https://www.facebook.com/aomestrecomcarinhotelesantana/) está apoiando. Uma São Paulina, guerreira, educada e com uma linda história de superação Essa sim uma ação a qual deveria ser amplamente divulgada para ajudar a menina, que não tem os pés e precisa de 12 mil Pets de 2 Lts com lacres de refrigerantes ou cerveja, para conseguir 2 próteses. Projeto esse que a imprensa não divulga e também comandado no SPFC  pelo conselheiro Sr. Homero Bellintani Filho. Não é polêmico e não gera clique. Mesmo sendo um projeto sério e comprometido com a verdade, mas não divulgado.

Sr. Rimoli continua seu texto afirmando que “Richarlyson teria ficado fora da homenagem pela insinuação de que seria gay. A diretoria garantiu não ser verdade. E que novos nomes seriam acrescidos ao ‘Caminho dos Ídolos’. Pois bem, o estádio passará por uma enorme reforma para ser uma das sedes da Copa América”. E finaliza, como se soubesse tudo o que ocorre dentro do Morumbi, que o que foi prometido a Richarlyson – e consequentemente a outros ídolos – não seria cumprido, o que é uma inverdade, para não dizer outra palavra.

Enfim, mais uma mentira da imprensa contra o time que, por ser Tri Mundial, ganho em campo e sem convite do patrocinador, incomoda demais. Bem, a verdade é que desde que a “Moeda caiu de pé”, incomodamos! E vamos incomodar ainda mais em 2019! Profeta está de volta!

As palavras de Sr. Homero Bellintani Filho

Por fim, reproduzo na integra o que meu amigo Sr. Homero postou em sua Fan Page do Facebook (https://www.facebook.com/groups/homerobellintanifilho/) a qual recomendo todos seguirem pela quantidade de histórias que ele ali publica sobre o que viveu em pouco mais de 70 anos de vida, ao lado do nosso São Paulo. E digo mais, acredito tanto no Sr. Cosme como acredito no Mundial do Palmeiras, mas no Sr. Homero acredito tanto, quanto acredito que Telê foi o maior técnico da história do SPFC!

SOBRE ESTE SENHOR COSME RIPOLI E AS BOBAGENS FALADAS SOBRE O CAMINHO DOS IDOLOS E RICHARLYSON EM SEU ARTIGO ! Quem quiser saber a verdade , leia até o final!!! Liguei por três vezes para este senhor, Cosme Rimoli, que não conheço, deixei recado no WhatsApp dele , isso na sexta feira 04.01.19, para esclarecer o assunto. Não houve retorno então aproveito este espaço para desmenti-lo desta matéria sem fundamento e sem fonte. Sr. Rimoli, qual fonte lhe informou este monte de bobagens??

O sr. se é que é jornalista, deveria ter o cuidado com as informações que recebe. Primeiro, o projeto foi meu e a execução idem, idealizado pelo amigo e conselheiro Itagiba Francez e chama-se caminho dos idolos . Os nomes serão aprovados pelo conselho consultivo do clube e o Richarlyson, assim como outros 49 nomes já estavam relacionados para a segunda etapa do projeto , sendo que ainda haverá uma terceira e ultima etapa. Em nenhum momento, ninguém, absolutamente ninguém fez qualquer menção a sexualidade de Richarlyson, isso ficou por conta da imprensa inventiva que trata de esportes, especificamente do futebol, querendo dar sempre notícias em primeira mão e sem a mínima preocupação com qualquer instituição, no caso o SPFC.

O Richarlyson sempre teve defensores dentro do SPFC, dentre eles eu! Outros nomes que a imprensa reclamou, já estavam no conselho consultivo para aprovação! Vamos parar de julgar sem critérios e especulações! Não faço parte da diretoria, sou um conselheiro vitalício que se orgulha de trabalhar pelo clube que amo e me revolto com mentiras e falsas noticias. Dei oportunidade a este senhor Rimoli para esclarecer os fatos, porem ele preferiu o sensacionalismo dele e somente dele do que a verdade dos fatos. Ele saberá em um ou dois meses, pela imprensa séria a inauguração da segunda etapa e também que todas as estrelas receberão o acabamento, até hoje não concluído.

Todos aqueles que foram mencionados aqui e em outros canais de mídia, estão nesta nova etapa. Por ultimo, dizer que estas estrelas já se encontram no Morumbi , portão 17 , junto a parede sob a responsabilidade de nosso eficiente e competente dpto de infra estrutura e sobre a calçada, esperando o momento certo para serem instaladas. Desculpem a extensão do texto. Obrigado. Homero Bellintani Filho.

Por mais São Paulinos como Sr. Homero!

E que não fiquemos calados diante as inverdades proferidas por essa imprensa mal intencionada. Não devemos colocar todos no mesmo barco, há muitas exceções na imprensa esportiva, mas infelizmente é uma minoria que se destaca pelo conteúdo inteligente, sério e relevante versus outros jornalistas que se destacam pelo sensacionalismo, polêmicas e fofocas. A esses, sugiro ir trabalhar no TV Fama e não em sites e emissoras de credibilidade, que estão perdendo, por dar a esses sensacionalistas o “poder da caneta e do microfone”.

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

39 comentários

    • Putz!
      No caminho tem alguns ídolos: Raí, Zetti, Pedro Rocha, Careca, Leonardo, Cerezo, Telê, caras que ganharam muitos títulos pelo SPFC e são grandes ídolos. Mas hoje, essa palavra está bem defasada no futebol…

  1. Richarlyson deveria tá na primeira fase, 3 brasileiros e um mundial, não são pouca coisa. Não estou falando de homofobia, mas, as vezes melhor que não ser é não parecer.

    • Na epoca do richarlyson o corinthians ficou uns 3 anos sem ganhar do sp. Ele foi um bom jogador e especialmente nesse classico se entregava. O q faz em sua vida pessoal é problema dele. Tambem acho q merece ser homenageado

  2. Parabéns pela matéria esclarecedora. Não devemos e não podemos deixar que outros que denigrem a imagem do São Paulo, ficarem sem a devida resposta. Parabéns também ao Sr. Homero, pelo projeot e dedicação ao maior time do MUNDO.

  3. Que agora na segunda fase esse mal entendido seja desfeito com declarações da diretoria e do próprio jogador e de tantos outros que estarão sendo homenageados, refutando as colocações desnecessárias de muitos jornalistas, simples assim. A não ser que seja verdade né? Obviamente que não.

  4. Hoje é dia de desfrutarmos do futebol consistente e objetivo do excelente Diego, nosso primeiro volante na Copinha, enquanto recordamos com imenso pesar as atuações pavorosas, na noite de ontem, de Hudson, Willian Farias e Araruna.

    Até quando essa paixão por jogadores ruins?

    • Bem lembrado Vieira, tanto Diego como Rodrigo Nestor na copinha são jogadores muito tecnicos que honram a tradição de meio campistas do São Paulo.

  5. Espero que mostrem ao Richarlyson o quão importante ele é para a história do São Paulo, eu imagino que ele deve ter ficado chateado com essa história toda.

  6. Richarlyson deveria ser menos vaidoso, caiu na armadilha da imprensa que aproveita qualquer oportunidade para falar mau do SPFC.

    Deveria o ex-jogador por exemplo ter agradecido o clube, a torcida e dito que num clube tao vencedor, alem dele muitos outros tambem ficaram de fora.

    inves de ter humildade … se fez de vitima, se disse injusticado, disse que tinha gente la que nao merecia estar e foi chorar em todos os programas de fofocas esportivas denegrindo ainda mais a imagem do clube.

    se ele for lembrado em novas oportunidades .. a imprensa queimou o filme dele quando era jogador ainda vai sair contando que corrigiu uma injustica e claro nao perdera a oportunidade de denegrir a imagem do clube.

  7. Bem… Cosme Rimolli… não precisa dizer mais nada, né? Quando vejo qualquer informação ou opinião que parta desse “senhor” eu ignoro ou imagino que seja tudo o contrário do que ele fala. Vou ficar preocupado no dia que ele começar a falar bem do SPFC.

  8. Penso também quenessa materia tenta emcobrir algo real quanto al Richarlyson. A torcida em geral nunca o aceitou por essas insinuações quanto a sexualidade dele. Torcedor nao gritavam seu nome. Estranhamente nao colocaram seu nome na calçada. Não vamos tampar o sol com a peneira gente. Pq vcs nao fazem materia em apoio a colocar o nome dele entao? É tao serio isso que vcs resolveram escrever um texto pra tentar justificar tal injustiça.

    • Você ta falando de uma parte da torcida, eu imagino que seja a desorganizada, porque eu enquanto torcedor sempre gostei do Richarlyson, sempre jogou bem e honrou o São Paulo. Não importa qualquer orientação de uma pessoa, o que importa são suas ações. Não generalize e se o for fazer especifique.

    • Sim!! Tendenciosa para a VERDADE!
      Eu prefiro acreditar em quem pensou, planejou e executou o projeto e não em um caça-clique que imagina algo e escreve qualquer bobagem, até porque quem fez o projeto tentou contato e o jornalista nem deu bola!
      Acorda!!! Por pensamentos como o seu que somos chacota da imprensa!

  9. Penso que neste caso, tá todo mundo errado: O Cosme Rímoli quando tá sem assunto ou puxa o saco do Andrés Sanchez ou fala mais dos rivais, principalmente o São Paulo, a Diretoria ou os responsáveis pelo caminho, que colocou jogadores sem tantos títulos e história quanto o Richarlysson por medo da reação de alguns torcedores, o próprio jogador, que caia no sensacionalismo da imprensa e num suposto vitimismo e eu por ficar perdendo tempo comentando um assunto irrelevante destes…

  10. Rapaz, não chego a ter raiva, mas confesso que eu pulo os comentários dele, passo lotado pra não bater desânimo de seguir lendo. Até porque, convenhamos, o cara sempre diz a mesma coisa.
    Às vezes, me pergunto se esse sujeito não é um personagem, um fake.

  11. Matéria muito mal escrita e tendenciosa. Não é de hoje que o colunista apresenta postagem de qualidade duvidosa. Precisa melhorar mininu.

    • Então, porque você não escreve?
      Deixa eu te explicar uma coisa, quando você dá a sua OPINIÃO, que é o objetivo de um artigo, você não tem como ser tendencioso, é a sua opinião, mas se na sua visão, eu preciso melhorar, é porque, claro, você além de escrever muito melhor que eu, você tem muito a contribuir. Vamos ver, quero ler o que você tem a escrever.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!