Retrospectiva 2018: cinco erros que o São Paulo não pode repetir em 2019

Doze técnicos e apenas um título nos últimos oito anos. Estes são alguns dos erros apontados pelo clube do Morumbi, que está sem levantar uma taça desde 2012.

Dentre os técnicos há brasileiros e estrangeiros, casos do argentino Edgardo Bauza, do colombiano Juan Carlos Osorio e do uruguaio Diego Aguirre. O ex-jogador do Peñarol ficou no Morumbi até a reta final do Brasileirão mas foi demitido cinco rodadas antes de terminar o campeonato. De acordo com análise do Torcedores.com, a frequente troca de comando é um dos erros da atual diretoria.

Troca do elenco durante a temporada

A chegada de reforços após a pré-temporada aumentou o leque de opções para o então técnico Diego Aguirre, mas alguns nomes não conseguiram se adaptar ao ritmo dos demais jogadores e sofreram com lesões durante a temporada, como Bruno Peres e Everton

Falta de títulos

Sem conquistar nenhum título de expressão no futebol profissional desde a Copa Sul-Americana de 2012, o tricolor está entre os times de São Paulo com maior jejum de conquistas.

O técnico

O São Paulo começou 2018 com Dorival Jr, depois contratou Diego Aguirre e ainda terminou o ano com André Jardine. A equipe não mantém o mesmo comandante durante a temporada desde a saída de Muricy Ramalho, que passou pelo clube pela última vez entre 2013 e 2015

A base vem forte

Uma das críticas da torcida é a demora na utilização de jovens talentos. A categoria sub-20 ganhou uma série de títulos, como o tricampeonato da Copa do Brasil e a Supercopa. A efetivação do técnico André Jardine, que trabalhava na base, é um indício de que isso pode mudar em 2019

Fator casa

Quinto colocado no Campeonato Brasileiro e líder por algumas rodadas, o São Paulo terminou com aproveitamento de 66.67% como mandante, o equivalente à sétima posição, atrás de equipes como Atlético-PR e Atlético-MG

Torcedores.com

32 comentários

  1. Esqueceram-se do maior erro: pagar 10 milhões em Gordo Souza e 6 no risível Trellez.

    Hoje, a torcida quer o Trellez fora do time e o Gordo vai ser banco do Pablo e talvez fique atrás até do Carneiro, que nos últimos jogos que fez foi mais produtivo que o Gordo.

    Se tivessem investido essa grana num jogador de 22-27 anos que viesse pra ser titular indiscutível por várias temporadas e ainda pudesse render uma grana, teria sido muito melhor.

    Raí, hoje, só está tentando consertar o equívoco do começo do ano.

    Mas ainda precisaria achar uns idiotas dispostos a pagar uma boa grana por esses dois embustes…

        • Discordo frontalmente, Massa.

          Em alguns jogos teve um desempenho acima de sua habitual mediocridade, mas é aquele típico jogador que ñ forma time campeão…

          É um jogador que, com 33 anos e porte físico desfavorável, dificilmente consegue jogar em alto nível.

          Vamos ver se o Carlinhos Neves dá um jeito na preparação dele, pq ano passado o cara se arrastava em campo.

      • A maioria dos 2 gols dele foi na pequena área, só empurrando bola para dentro do gol, contra times fracos… Pipocou nos clássicos e nos jogos grandes.

        Isso são fatos, ñ se pode discutir.

        Ñ é centroavante a nível de São Paulo Futebol Clube.

        Pode ser um bom reserva se emagrecer e for comprometido, mas titular, de jeito nenhum!

        E mesmo assim, um reserva caríssimo.

        • Eu não parei para avaliar os gols que o DS fez no decorrer do ano,mas não se pode desmerecer os gols que fez “só empurrando a bola pra dentro”, pois tem o mérito de saber se localizar…

          Acho o camisa 9 essencial…Quando não jogou fez muita falta… É jogador inteligente…Vale ressaltar que é atleta de grupo…

        • O Brenner nem “só empurrando em cima da linha” fez contra o Paraná no Morumbi.

          Para “marcar em cima da linha”, precisa ter inteligência e não ficar chorando no banco de reservas ou pelos cantos.

          E, goste ou não, o Diego Souza marcou o mesmo número de gols do Pablo.

          Ele pode jogar como meia e até como ponta (dependendo da organização do time).

          O Diego Souza vai ser importante na temporada.

          • É sério que vc comparou um jogador de 18 anos recém-promovido do sub-20 com um cara que custou 10 pilas e ganha o maior salário do elenco? parei…

    • Vieira, eu acho que você não percebeu que o SP montou um time para chegar em 10° colocado e ainda conseguiu um 5° lugar, o Diego Souza não foi contratado com rotulo de novo Careca e sim como um jogador experiente que poderia ajudar o grupo. E isso ele fez muito bem! Na temporada ele fez o mesmo número de Gols que fez o Pratto em 2017. O Trelles sim é bem limitado mas fez gols importantes.
      A diretoria contratou Diego Souza, Trelles e Everton com o valor da venda de Pratto que havia entregue muito pouco ao SP, some a quantidade de gols que estes 3 fizeram e imagine se o Lucas Pratto nos entregaria este número.
      O resultado inicial do Campeonato nos iludiu mas ao meu entendimento o Raí, Aguirre e o elenco limitado que tinhamos fizeram mais do que eu esperava .

  2. Não sei se estes erros não serão cometidos, tendo em vista que a diretoria continua a mesma, apesar de ter mudado o Executivo de futebol.

  3. Que cara amargo esse vieira. Todo mundo comemorando e dando vivas ao Rai e o estraga prazer só na corneta. Enfia essa coisa no furico

    • Só vou parar de cobrar quando vierem mais 2-3 jogadores para serem titulares desse time e a diretoria parar de cometer erros crassos no futebol…

      Já falei aqui: Hernanes, Volpi e Pablo são excelentes; Igor Vinicius é um bom negócio, já o Léo Pelé é uma incógnita e possível fiasco.

      Mas ainda faltam lateral-direito, atacante rápido, quem sabe um volante ou um meia, até zagueiro…

      • Lateral-direito, atacante rápido, volante, meia, zagueiro, goleiro, técnico, mais fácil vc ir jogar Football Manager e montar o time que vc quer.

        • Massagista, Psicologo, Auxiliar, Treinador de Goleiro, Segurança
          e um Pai de Santo para tirar a zica.

          Calma gente.

          Reforço vem o ano inteiro.

          Lembremos de 2005: No começo foram só Mineiro e Josué.
          Depois que vieram o Amoroso, Richarlyson, Christian, Aloisio.
          Por enquanto o Raí está fazendo um excelente trabalho.
          Nota 10.
          A 10 do Raí.

  4. Diego Souza, pelos valores pagos e salários de 450 mil por mês, por ser um pseudocentroavante de dois amistosos, foi erro grosseiro, o Trellez não tinha futebol pra ter vindo e o goleiro jovem promissor, já se tinha na base. 10 + 8 + 6, são R$ 24 milhões dos 50 gastos, que poderiam ser melhor utilizados, fora o 6 do Everton Felipe, que não tenho opinião formada.

    • Everton Felipe deve ser pagamento de algum favor de empresário. Não é possível q pagou nele isso tudo com a mediocridade q ele apresentou aqui.
      De todos do ano passado, ele consegue ser a pior. Pior ainda q o Bruno Peres.

    • 24 milhões pode parecer bastante mas dentro das condições do time em 2018 uma contratação só não resolveria nossos problemas.

      Jean e Trellez eram negociações que já tinham sido encaminhadas pelo antecessor e o Diego Souza estava disponível no mercado. Não concordo com nenhuma dessas contratações mas dentro do mercado também não haviam peças melhores.

      Qual atacante do futebol brasileiro que foi contratado e vingou?

      Vale lembrar que o Flamengo no desespero acabou arcando com o Dourado que entregou bem menos que o DS (Muita gente do blog pedia), Cruzeiro contratou o Fred e Grêmio André balada a peso de ouro…

  5. O São Paulo manteve a base do time (não teve o famoso desmanche do manda tudo embora).
    O São Paulo vai usar as categorias de base.
    O São Paulo trazendo reforços pontuais.
    O São Paulo com um bom Técnico, que tem como estilo de jogo construir jogadas, estilo de time vencedor.
    O São Paulo só não fica campeão se Deus continuar castigando o São Paulo.

    • Aproveitando o seu excelente comentário, penso que o tão propalado Projeto do Raí de fato possa existir mesmo e mais que isso, com a sua implementação acontecendo.

      Creio que a própria escolha do Jardine se mostra como um sinal de que as coisas estejam sendo pensadas no médio e longo prazos, sendo buscada a construção de um modelo de jogo alinhado com o perfil e as características do nosso jovem treineiro, e essencialmente com a forma de pensar e jogar futebol que sempre marcou o SP.

      A integração das categorias de base com uma maior valorização e utilização dos nossos pratas da casa, parecem realmente ocorrer, com vários meninos já promovidos e compondo o nosso elenco principal, além de muitos outros nomes em franca evidência.

      A base, assim esperamos, realmente vem forte em 2019.

      Os reforços como observado e dito por você, tem sido cirúrgicos e a meu ver, plenamente alinhados com essas características do novo jeito de jogar almejado.

      E também, de fato a base ou a espinha dorsal do plantel parece estar sendo mantido, e qualificada.

      Só não vai tirar um 10 porque Deus verdadeiramente não tem culpa alguma por essa fase de secura de conquistas que o nosso time vem sofrendo.

  6. Vamos criticar sim mas não precisamos xingar os profissionais que tem mesmo com suas deficiências físicas e técnicas lutado para nos dá vitórias , agora é hora de abraçarmos o time é uma nova temporada e mesmo com os jogadores de férias , a diretoria está trabalhando para montar uma equipe melhor para o ano que vem , com duas apostas , os laterais igoI e Léo , e três ótimas contratações ,Volpi , Pablo e a melhor de todas que eleva nosso patamar para favorito em todas as competições que iremos disputar , e acalme seus corações de cinco pontas que tem notícias que vem mais por aí , eu acho que Pato e Ganso já resolveria todos nossos problemas , recuando o jucilei pra jogar de zagueiro seria uma ótima sacada , pois ganharíamos uma ótima saída de bola , e pra lateral direita se precisar colocaria o Hudson para ficar mais na defesa dando liberdade pro Pato não precisar voltar pra marcar o lateral adversário . Imagina esse time com Volpi , Reinaldo , Bruno Alves , Jucilei e Hudson , Luan Hernanes e Ganso , Everton , Pablo e Pato , um ótimo time pra lutar por tudo nessa temporada , e ficaríamos com um segundo time de muita qualidade e opções para o jardine

  7. Vamos São Paulo e vamos ser campeão em 2019 eo São Paulo contratar mais 5 reforços para o São Paulo fechar o elenco de 2019 eo São Paulo ter 2 times um para copas outro para campeonatos eo São Paulo ser um time competitivo e o São Paulo voltar a dar muitas alegrias a nós torcedores São Paulinos.

    • Não será fácil mas temos que acreditar, passando a fase eliminatória e entrando na fase de grupos, o bicho pode pegar já nessa própria Libertadores.

      Entrando na fase de grupo e o time se entrosando e ganhando corpo e alma, sai da frente.

      Boas perspectivas.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!