O que esperar do nosso SPFC em 2019?

Amigos tricolores


Sei que alguns dos meus artigos são pessimistas, mas infelizmente o nosso time não tem dado muitas alegrias ultimamente, mas ano novo renovam-se as esperanças de dias melhores. E sinceramente é o que eu realmente espero! Sou um torcedor apaixonado pelo time! Torço, grito, cobro, xingo e comemoro! Como todo o torcedor que ama o São Paulo. Não amo mais ou menos do que ninguém, aqui não é disputa – como vejo alguns torcedores disputando – mas apenas relatos de um apaixonado tricolor.

O futebol é paixão e o dia que todos concordarem com alguma coisa, está tudo errado! Nem Telê é unanimidade como maior técnico do tricolor, sendo que alguns preferem Muricy, por exemplo. Há de se respeitar cada um. Muitos acham Rogério o melhor goleiro que o São Paulo teve, eu acho Zetti e alguns amigos acham José Poy. Raí para mim é o grande ídolo do São Paulo, as novas gerações acham ser o M1TO, outros acreditam ser Careca. Se eu ficar nessa, escreveria um novo livro só sobre esse assunto, mas o fato é, há de se respeitar a opinião de todos, ninguém é o dono da verdade.


Boas contratações

O ano de 2018 nem acabou e já temos boas novidades. A saída de Sidão, a chegada de Volpi e Pablo. Me deixam com esperanças. Agora temos um experiente goleiro e um jogador, que pelo menos no ano passado, foi decisivo e não se escondeu nos momentos em que o Athelico-PR precisou. Vamos torcer para que ambos deem certo! Hernanes, Rodriguinho, Ganso, Daniel Alves, Pato até o momento são especulações, não comento, mas torço para que os 5 cheguem, seria um grande time, mas não vamos nos iludir, a imprensa já faz muito isso, vamos com a realidade que temos hoje. Leo Pelé, Igor, Volpi e Pablo são do São Paulo. Especulações, deixo para os jornalistas esportivos e os empresários que adoram implantar notícias na mídia, além, claro, dos jornalistas caça-cliques.


Planejamento!
Essa é uma palavra de muita importância na vida de qualquer empresa, não é diferente no futebol, mas tal qual o mercado empresarial, planejamento no futebol é muito mais um conceito do que prática!


Os times, em Outubro, já sabem o que ocorrerá no ano seguinte. Os campeonatos que disputarão, as carências das posições, os jogadores que não agradaram e até os que receberão sondagens de fora. Pode não saber 100%, mas pelo menos 80% de tudo isso sabe-se. Então, para que começar o planejamento no final de dezembro quando as férias de fim de ano atrapalham muitas coisas? Isso, sinceramente, é algo que eu não entendo!


2019 está aí…

Esse ano estamos de volta a Libertadores, torneio que o São Paulino ama! Pode ser uma frase clichê, mas para nós a Libertadores tem um sabor especial e muito graças a Era Telê no nosso tricolor. Não podemos entrar para participar, mas diante aos últimos anos, não entramos como favoritos como Palmeiras e Grêmio, por exemplo. Por um lado, isso é bom, menos visados, menos pressão, mas por outro, a torcida do São Paulo não quer, e nem merece, nada menos que o título. O time que temos, no papel, é um time para brigar, com uma estrutura, repito, no papel, muito boa.

Volpi é um excelente goleiro, Arboleda, o melhor zagueiro em atividade no Brasil, Bruno Alves um dos melhores. Diego Souza e Nenê jogadores acima da média que podem definir uma partida. Everton é um jogador rápido e inteligente, Pablo um goleador. Nas laterais, precisamos de mais talento, eu, sinceramente, ainda estou descrente com o Igor e Léo Pelé, esse pela reação das torcidas do Bahia e Fluminense com a sua saída, mas é um jovem, tem muito a crescer e pode dar certo. Ainda são apostas. Luan, com sequencia, não sai mais do time e Lizieiro também é uma opção muito forte, deixando Hudson e Jucilei no banco, mas para Libertadores, a experiencia conta muito, talvez, os meninos possam sentir, ou não, Militão, um garoto não sentiu a pressão nem no São Paulo e nem no Porto, assim como David Neres nem no São Paulo e nem na Holanda. Jardine, melhor do que ninguém conhece a garotada e com certeza, isso fará a diferença.

O que eu espero de 2019?

Vou resumir ao São Paulo. Eu espero títulos! Espero um tetra da Libertadores! Espero a Copa do Brasil. Espero que possamos disputar o Brasileiro até o final, se der para ganhar ótimo, mas senão, ok, estaremos nos preparando para o tetra mundial. Espero que o São Paulo tenha menos fofocas e “mimimi” e jogue mais bola. Espero que o Jardine se mostre o excelente técnico que é, que lhe deem o tempo necessário e que os jogadores “comprem” a sua filosofia. Espero um ano de estádios lotados, do time se entregando em campo. Não vamos ganhar todos os jogos, mas se é para cair, que seja de pé, lutando e dando o sangue. Espero que os reforços cheguem e vistam essa camisa, que entendam a história. Que Volpi entenda o peso da camisa 1, que foi de Zetti, Waldir Peres, Poy e M1TO. Que Pablo entenda que a sua missão, um dia, foi de Leonidas, Careca, Serginho Chulapa a Luis Fabiano. Que Jardine comande o São Paulo como Telê, Muricy, Rubens Minelli e Vicente Feola um dia fizeram. Que Nenê entenda que a camisa 10, um dia fora de Raí, Pedro Rocha e Sastre. Que Diego Souza se empenhe mais, que Everton seja o “motorzinho” que era antes da lesão. Que a molecada entenda o peso, ouça os mais velhos, e faça no profissional a brilhante carreira que fizeram nos aspirantes, ganhando tudo! E espero, claro, que Raí, que um dia comandou brilhantemente o São Paulo dentro de campo, comande de fora rumo ao que precisamos: títulos!

Chega de ser motivo de chacota de imprensa e adversários! Temos que voltar a ser gigantes!

Feliz 2019

Desejo a todos os leitores desse blog, a todos os tricolores um excelente 2019, com muita paz, saúde e ainda mais sucesso para vocês!!! Grande abraço!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

35 comentários

  1. “Que Pablo entenda que a sua missão, um dia, foi de Leonidas, Careca, Serginho Chulapa a Luis Fabiano.”

    França, cara!!!
    E o França?
    Rssss

    Vamos São Paulo!!

      • Concordo, não vi Serginho e Careca atuarem, mas eu vi o França jogar, e como jogava, um cara completo e letal, o melhor até hoje que eu presenciei.

        • Bom dia rapaziada! Serginho se jogasse no tricolor hoje teria muita dificuldade, pois seria chamado de cabeludo,a torcida hoje tá sem paciência com ninguém, talvez pelo jejum de títulos, mas atiram em quase todo mundo.
          Como disse o MassaTricolor, Careca foi completo,o melhor que vi jogar,Serginho tinha cheiro de gol,fazia gol de tudo que é jeito,canela,bico…o tipo de jogador que faz falta em um time sem sangue como têm sido o São Paulo,lutador ao extremo e o França tinha um pouco mais de técnica que o chulapa, mas tão goleador quanto.
          Como faz falta esse tipo de jogador,artilheiro nato,hoje o cara é artilheiro do brasileirão com 13,14 gols,antigamente esse número era muito maior.

    • Eu espero muito desse time ano que vem mais
      Não confio nesse nesse nenê ele e panelinha
      Escutem o que eu tou falando não é de grupo

  2. Se ganharmos a copa do brasil ja sera uma virada, pois temos sido piada nos ultimos anos, muito pelo historico que construimos ate o tri brasileiro. Mas chega de sermos vitimas de nosso passado glorioso. Com hernanes podemos fazer um bom papel este ano. Vencermos mais classicos. Com isso teremos estadio cheio e melhores condicoes de fechar patrocinios, o que melhorara o time, e formaremos um ciclo vitorioso. Eu acredito.

  3. Há um grande equivoco: Alguns preferem o Muricy como maior técnico em detrimento do Tele.
    Não. Nunca vi e li aqui algo assim. Unanimidade aqui, Tele é o maior.

    Outro equivoco: o planejamento começou em dezembro.
    Os contatos ocorrem antes. O fechamento pode estar ocorrendo agora mas o trabalho ocorreu bem antes. Para um time sem muito dinheiro, que nao pode oferecer a multa contratual resta a demorada negociação onde quem oferecer mais do que atlleta ou clube quiser normalmente leva.

    • Que diretor em sã consciência deixa escapar na mídia noticias de contratação com time disputando algo?

      Nenhum que tenha o mínimo de discernimento coloca algo que possa quebrar ou gerar estabilidade.
      Além do que houve.

        • Houve uma época que notícias vinham de jornais, rádio e TV.

          Computadores e telefones não transmitiam noticias.

          Hoje qualquer pessoa com um smartphone pode gerar noticia.

          Surdina hoje e quase impossível.

          Hoje vc descobre alguém na Zambia e comeca negociar. Minutos depois o empresário twita interesse só tricolor e coloca vídeo no YouTube com melhores momentos e no momento seguinte a notícia está no mundo inteiro.
          Globarizam qualquer notícia.
          Aí diretor do Palmeiras liga lá e disse que paga mais que o tricolor.
          E o presidente dos travecos fala q tem interesse mesmo nao querendo.
          Aí um montao de blogueiros repercutem e fazem pesquisas de opinião se a contratação e boa ou não.

          O diretor do clube so ligou para perguntar a situação do.jogador.
          Nem surgiu interesse ainda. Era so para atualizar a planilha Excel.

      • Amigão
        Faça o seguinte exercício.
        Publique em suas Redes Sociais a enquete:
        Quem foi o melhor técnico do SPFC?
        Coloque Telê, Muricy e para dar mais opções, inclua mais 2. Sugiro o Feola, Milenlli e Autuori (pelos títulos de 2005). Veja se dá 100% Telê.
        abs

      • Maioria não viveu a época em que “torcer pro Sao Paulo era a maior moleza”.

        “Ano sim ano não tricolor é campeão.”

        O time de Menudos do Cilinho e o time do Tele numa pesquisa da Internet.
        O mundo especialista foi assombrado com times do Telê.

        Quando ganhamos mundial do Barcelona seu técnico disse: Se for para ser atropelado que seja para uma Ferrari.

        Como levar essa molecada que não viu a julgar algo que não sabe.

    • Faça o seguinte exercício.
      Publique em suas Redes Sociais a enquete:
      Quem foi o melhor técnico do SPFC?
      Coloque Telê, Muricy e para dar mais opções, inclua mais 2. Sugiro o Feola, Milenlli e Autuori (pelos títulos de 2005). Veja se dá 100% Telê.
      abs

      • Fica tranquilo.
        Telê aqui é eterno.
        Nao importa o que diga alguma pesquisa da internet.

        Internet e bom para pesquisa de compra. O que ele quer não o que ele sabe.
        Para assuntos especializados a maioria não sabe quase nada.

        Perigoso decidir coisa específica sobe pesquisa pública ou plebiscito.
        Da um brexit .

  4. Deveriam oferecer DS + J Gomez +R$ ao Vasco pelo Andrey (% pelo menos).

    Com isso, daria até pra negociar o Jucilei, e sem considerar Hernanes como volante(caso venha), ainda teríamos Luan, Liziero e Hudson pra posição.

    E o melhor de TD. Se livrar de dois pesos

  5. Eu espero vencer a Copa do Brasil.

    Com o elenco que que já temos mais os reforços, dá para brigar por essa competição. Talvez, seja possível ganhar o paulistinha tb.

    O resto vai depender de como as coisas desenrolarem.

    Mas dá, sim, para entrar forte e ganhar a Copa do Brasil.

  6. Pelo que vi das contrataçoes estão trabalhando para solucionar as deficiências do time , trouxeram um goleiro e um cetravante bom e 2 apostas nas laterais , não sei se vai dar para solucionar todas as carências do time até os jogos importantes da libertadores , para o primeiro ssemestre não da para fazer previsão, o trabalho depende de resultado , a meta e classificar , passando para faze de grupo ai vamos ter tempo para trabalhar e eu acredito ate se reforçar , passando este obstaculo inicial eu acredito que o ano vai ser bom acredito que teremos time forte .

  7. Esse ano precisamos de um elenco mais encorpado. É difícil ter um bom time e na primeira contusão não ter um substituto a altura. Então fiz este exercício para ver o elenco:

    Gol: Volpi, Jean, Perri
    Zag: Arb, B. Alves, a. Martins, Rodrigo, Walce
    LAT dir: Bruno perez, Igor
    LAT esq: King, pele
    Vol: Hudson, Jucilei, Luan, Liziero, Araruna
    Meia: nenê, shylom, Igor Gomes, Everton Felipe
    Pontas: Everton, Rojas*, Helinho, Toró
    Centro avante: Dsouza, carneiro, Brenner, Pablo

    Vejo necessidade urgentes:
    2 meias e 1 ponta para ser titular

    Trellez, shylom, Everton Felipe considero incógnitas

    Acho Gabriel Sara promissor

  8. Acho que temos que entrar forte nas competições do primeiro semestre de 2019, pode começar a ganhar o Paulista, não vejo essa de priorizar somente Libertadores, feito uma pré temporada decente dá começar bem o ano já sendo campeão!

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!