De quem é a culpa no São Paulo?

Amigos Tricolores.

Entra ano, sai, ano e o São Paulo está ai, na mesma Desculpem, mas eu estou de saco cheio de ser motivo de chacota das outras torcidas. Tem time que se vende para patrocinador, time que nem marmita paga, mas estão lá, comemorando títulos, e nós, que pagamos em dia, nunca nos vendemos, e estamos comemorando vaga na pré-libertadores.

Se analisar 2017 X 2018, sim, houve uma evolução entre um time que lutou para não cair, 2017, versus, o time que chegou a liderar o campeonato em 2018 e acabou em 5º lugar. Analisando por esse aspecto, o ano do São Paulo teve evolução, o que deveria dar uma esperança para 2019, mas, não é isso que estamos vendo.

Nenê era a laranja podre. Ou não?

A demissão, injusta do Aguirre, teve, na época, Nenê como o ponto principal da decisão do Raí. Atribuiu-se ao meia, a insatisfação pelo banco de reservas e sua liderança no time para derrubar o técnico. Até Lugano disse que “biquinho faz parte do pacote Nenê”. De fato, ficar satisfeito com a reserva não é padrão para jogador de qualidade, como é o caso do meia, mas jogador ganha posição nos treinos e não reclamando na imprensa ou fazendo panela contra o técnico. Aguirre saiu, Nenê voltou a ser titular com Jardine e…? Só mostrou que Aguirre estava certo!!! Contra a Chape, por exemplo, errou lances na cara do gol que foram, no mínimo, bizarros! No entanto, nada ficou claro do Nenê ser o “capitão da fritura” do Aguirre, mas ficou claro que saiu do time porque está mal!! E continua mal! Vamos ver se em 2019, ele volta mais focado e ajuda o time nos campeonatos, pois é isso que esperamos dele!

Rodrigo Caio e sua boca grande

Eu até concordo que Rodrigo Caio tem todo o direito de desabafar, pois a torcida pega pesado com ele, em alguns momentos, eu acho que exageramos. Não que ele não tenha feito por merecer, mas a sua relação com a torcida não existe mais. O lance do “Fair Play” eu até o apoiei, afinal, em um país dominado pela corrupção dos governos, ter alguém que fala a verdade deveria ser elogiado, mas no Brasil, ser honesto é crime!

Para a minha filha, eu ensino que ela deve sempre falar a verdade! Dias depois do jogo do “Fair Play” soube que Rodrigo Caio se recusou a cumprimentar uma menina doente de 6 anos, o que fez com que, o pouco da admiração que tinha por ele, fosse por água abaixo. Lembro de ter escrito um artigo aqui, sobre ele, defendendo o zagueiro da seleção medalha de ouro, cancelei no dia, após saber dessa palhaçada.

Sua entrevista no Esporte Interativo é de uma pessoa não só magoada, mas também bem mimada. Não pode vestir a camisa do São Paulo. Não imagino Ronaldão, Márcio Santos, Ricardo Rocha, Lugano, Miranda, André Dias, para ficar só nesses, reclamando para o diretor de futebol que o técnico não o visitava na fisioterapia. É demais! Departamento médico quem cuida são os médicos e fisioterapeutas que reportam ao técnico as condições do jogador. Alias, imagino um jogador desses na mão do Telê. Saudades do mestre!

A entrevista mostrou que Rodrigo Caio é um dos líderes do time, para o bem e para o mal. Ficou claro que ele foi um dos responsáveis pela saída do Aguirre, e para que? Para entrar em campo e assim como Nenê, não ajudar em nada, jogar mal e tirar todas as esperanças do torcedor por dias melhores. Infelizmente, Rodrigo Caio representa a derrota no São Paulo.

Sem clima para Rodrigo Caio

Isso é fato! Ele não pode mais ficar no São Paulo. Está sendo ruim para todo mundo. Para ele, como jogador e pessoa, para a torcida que não o quer mais. Coincidência ou não, ele voltou de contusão e o São Paulo caiu de produção. Acho que ele não é o único responsável, mas parece que ele tem uma energia ruim e isso contamina. Não sei vocês, mas eu acredito nisso, e já tive provas, comigo mesmo, o quanto uma pessoa com energia ruim sai do time e ele cresce. E estou falando de times empresariais.

Toda a abertura de janela algum time o quer, mas ele nunca sai. O São Paulo é bom em vender os jogadores, vendeu rápido Cueva, outro que precisava sair urgente pois não mais queria jogar no São Paulo. Vendeu, bem joias como Luiz Araújo e David Neres e o campeão olímpico não? O que ocorre? Ele não quer? Ele quer um valor acima do que pedem? Não aceita o salário ou o país? Está na hora dele ir, mesmo que para um time da série B da Espanha, Portugal ou Espanha, pois no São Paulo, não há mais clima. Que vá para a Rússia então. Mas, por favor, deixe o São Paulo!

Só eles?

Citei até agora muito o que se especulou, Nenê e Rodrigo Caio como os influenciadores dentro do São Paulo. Mas seria apenas eles? As vezes, o pior influenciador é o que está mais em silêncio. São 10 anos em sala de aula, como professor e coordenador de MBAs, para levantar essa hipótese, os mais quietos, nos bastidores – leia-se grupos de WhatsApp – são os piores!

Diego Souza nunca reclama, está sempre na dele, mas o que tem feito e campo? Reinaldo, o piadista, parou com as graças, parou com o futebol e ainda levou prêmio da TV Gazeta de melhor lateral. Eu vi Nelsinho, Serginho, Roberto Carlos, Junior e Marcelo jogarem. Reinaldo?? Seu futebol, caiu como dos outros, mas ele está tranquilo já que seus reservas são Edimar e Leo Pelé, ou seja, nulos.

Anderson Martins gostou de perder – merecidamente – a posição para Bruno Alves? Bruno Peres veio, não joga nada e ganha muito. O quanto isso contribui negativamente? E a base? Helinho perdendo lugar para Trellez? Outro que “só por Deus” está no São Paulo. Toró sem chances e o time traz Rojas! Caique deixado de lado, Igor sendo preterido por Shaylon que é lento e dorme em campo. Depois perdemos as joias da base e ficamos chateados, mas pensa, por exemplo no Toró jogando muita bola e vendo o SPFC pagando 3 milhões no Everton Felipe!

E os reforços?

Sonhamos com Pato, Calleri, Ganso, Hernanes, Diego Ribas. Chega Leo Pele Igor. Nenê não jogando nada será mantido. Será que em 2019 ele vai jogar o que jogou no 1º semestre, ou a “chapada do Nena” será apenas material promocional de copo? Será que Diego Souza vai justificar nome e salário? Foi artilheiro do time, sim, mas muito pouco pelo o que se esperava dele. De fato, para mim, Arboleda e Bruno Alves se salvam. E claro, sou totalmente a favor que a base precisa ter mais chances. E os medalhões que justifiquem seu salário. Com relação ao Pablo, vamos esperar, mas ele tem 26 anos e fez uma boa temporada para justificar tanto dinheiro. Preferia ver esse dinheiro investido em realidades como Hernanes e Calleri e não em apostas. Mas vamos esperar e se vier mesmo, dar todo o apoio ao camisa 9.

E de quem é a culpa?

Leco, claro, o presidente, a ultima palavra, mas não só dele! Segundo consta, Raí (meu maior ídolo no São Paulo) é bem devagar com as cobranças. Nenê foi para França em um casamento, a crise, segundo a imprensa, começou ai, pois o grupo detestou a atitude de Nenê e Raí. E pelo o que ouvi, Aguirre não sabia e quando Nenê voltou, o colocou no banco. Ponto para o ex-técnico! Raí foi falar de politica na mídia, na sequencia Diego Souza saúda outro candidato. Politica não deve se misturar com futebol, mas foi Diego foi repreendido. Raí, por ser diretor, não.

O  fato é: está uma zona! E se continuar assim, 2019 a zona que vamos ver é a Zona do Rebaixamento!

No mais, desejo a todos um FELIZ NATAL!!!!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

38 comentários

    • Sequestraram o SPFC e destroem, de forma sistemática e progressiva nosso futebol.

      Até a “separação” e a “futura empresa”, este é o único objetivo, estrategicamente perseguido, até sua consecução.

  1. A culpa e da gestão do clube e dos conselheiros arcaicos que quando existe eleição tem uns que vão votar até com o balão de oxigenio …mas não largam o osso !!! Enquanto o SPFC for desses caras não iremos sair do lugar …!!!

  2. Eu discordo que RC tenha voltado mal ao time, ele foi um dos poucos q se salvou. Nao da pra desvalorizar o patrimonio do clube, deve sair qndo a proposta for boa. Nene é bom jogador, mas é velho, ganha muito , nao tem mais mercado e estava em pessima fase, o problema é que o SP nao tem jogador bom pro meio (everton, shaylon?)… Citar ganso entre os sonhos é brincadeira, é outra enganacao do futebol brasileiro… Prefiro mil vezes jogador sem midia e que faz acontecer, como é o caso de Allan Patrick que ninguem fala , mas joga mais que Ganso, Nene, etc.

  3. Até a Chapecoense, que teve contra si uma tragédia que dizimou sua diretoria, corpo técnico, equipe médica, elenco …, enfim, consegue montar times mais competitivos que o SPFC.

    Comparem orçamentos, custos e gastos.

    Não chegamos a decidir absolutamente nada …, fora até do “medíocre” campeonato paulista há mais de uma década.

  4. De quem é a culpa?

    R: Leco & Conselheiros e cargos vitalícios.

    O resto é apenas cortina de fumaça, ja foi mudado 500x mas estes caras estam lá em berço esplendido eternamente.
    Por favor: Leco fora, Fim desses conselheiros, fim dos cargos vitalícios, separação efetiva do futebol com o social

    • O problema da “separação” …, é que os mesmos que destruíram progressivamente nosso futebol, ficarão a cargo da “salvação”, controlando a “empresa”, o futebol e também o clube …, não parece um prêmio ?

      Este é o roteiro que eles tanto defendem.

  5. Eita! Já disse que o Léo vai ser Nulo, críticos o Igor e claro que ia sobrar para os valores pagos ao Pablo (me diga qual destaque dos últimos campeonatos que foram vendidos a preço de banana?). Criticar jogadores que jogaram e não renderam ou como os mimados jogadores, eu entendo, mas dizer de quem nem jogou é ser muito impaciente.
    Se fosse só contratar jogador pelo nome não teríamos a metade da história que temos.
    Sei que a ansiedade para voltarmos aos tempos de glória é grande, mas vamos ter calma.

    Saudações tricolores.

  6. É o que eu sempre digo: ñ esperem ganhar nada com Nene e D. Souza sendo protagonistas.

    Não porque sejam pessoas ruins, não porque estejam de má vontade, mas porque eles não têm mais condições físicas e técnicas de levar um time como o SP a um título importante.

    A cada partida do 2º turno, isso ficava ainda mais claro…

    Eu lembro bem que no 1º turno a torcida do SP praticamente idolatrava o Nene, e com certa razão, porque de fato vinha decidindo os jogos… Mas nada magnífico, nada espetacular: dentro de suas limitações, jogou no limite e, num esquema bem montado, com bons auxiliares, ele se destacou.

    Mas repito: nada espetacular… Mesmo no 1º turno, tivemos poucas vitórias tranquilas; nosso time era pragmático e letal. A perda do Everton foi crucial para que houvesse a queda de rendimento; Rojas é um bom jogador, mas mediano, nada demais… será um bom reserva.

    Acrescente-se a isso o esgotamento do sistema do Aguirre e certas teimosias dele: Edimar jogando sempre, Reinaldo de ponta, Régis de titular em jogos importantes, garotos da base esquecidos, Arboleda preterido por A. Martins, Sidão titular, enfim… o Aguirre cometeu muitos erros e ñ soube superar as novas dificuldades que o 2º turno apresentou: a perda do Everton só agravou esse quadro.

    Enfim, no 1º turno o Aguirre fez quase o “impossível” com esse elenco limitado que dependia demais do Everton ofensivamente, além do Nene, que no auge dos 37 anos, morreu fisicamente no fim do ano.

    A verdade é essa: nosso time era apenas mediano (como o do Binter) e ter disputado o título foi uma grata surpresa. A volta à Libertadores é importante, é uma etapa do recomeço… Ñ é um fracasso, embora frustrante em virtude das expectativas geradas.

    O objetivo principal do Raí, agora, é trazer protagonistas… Os reservas nós temos: aqueles que eram titulares ano passado: Nene, D. Souza, Hudson, Rojas, E. Felipe, Helinho podem ser bons reservas, mas no time titular precisamos de jogadores melhores, mais decisivos, mais inteiros fisicamente… senão será outro ano de fracassos.

    Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

  7. Coluna sem pé nem cabeça na hora errada.

    Talvez pra voltar a polêmica das discussões políticas..

    Desse tipo de assunto to fora, volto quando mudar o teor do post.

  8. A realidade é que o ano está acabando e no dia 3 de janeiro o elenco se apresenta para começar a pre-temporada. Resta torcer para que o elenco seja mais forte que em 2018. A única responsável do que aconteça será a diretoria.

  9. Nosso time titular base ano passado foi: Sidão – Militão (B. Peres) – Arboleda – B. Alves (A. Martins) – King – Jucilei – Hudson – Everton – Rojas – Nene – Diego

    Sidão é fraquíssimo. B. Peres jogou muito mal, mas ainda é uma incógnita pra 2019. Arboleda e B. Alves são uma boa dupla de zaga. Reinaldo foi bem. Jucilei é um bom 1º volante. Hudson é fraco de 2º volante. Rojas é apenas mediano. Everton é um baita jogador. Nene ñ tem mais pernas. D. Souza é um boi cansado e pesado.

    Raí tem que substituir no time titular ao menos 5 peças:

    – Sidão -> Volpi
    – Hudson -> Hernanes?
    – Rojas -> atacante
    – Nene -> meia
    – D. Souza -> Pablo

    Mudando essas 5 peças, o time já ganha outra cara: mais técnica, mais fôlego, mais leveza, mais capacidade de vencer jogos grandes… B. Peres resta como a incógnita da lateral-direita.

    Por isso eu digo: sem ao menos 4 mudanças radicais nesse time-base de 2018, é difícil brigar por título. Raí vai ter de trabalhar.

  10. Relembrando todos os comentários de 2017 e 2018, cheguei a conclusão de que a culpa é minha. Corneto demais r os jogadores e diretores ficam desmotivados.
    Preparem-se para ver o meu lado mega otimista.

  11. Que coluna mal escrita, minha nossa!

    Além de inoportuna e descabida, o autor passa a opinião dele como se fossem fatos incontestáveis.

    Lembrou a antiga coluna do Moribe que se auto-intitulava “Fatos da Semana” e a seguir vinha uma série de opiniões, uma mais contestável que a outra.

  12. O problema do São Paulo nunca foi Nenê e Diego Souza , vimos o time perder jogos por conta de goleiro e falhas pífias de falta de cobertura no meio campo pois quando a bola chegava redonda Diego Souza botava pra dentro , o certo é que do meio pra trás o time tá ruim das pernas e a base não é solução , temos sim que contratar jogador de grife que chegue para ser titular chega de apostas e esperar esses moleques mimados da base , que quando sobem pro profissional pipocam , chega de fazer do São Paulo um balcão de negocios tem que trazer mais jogadores cascudos , Miranda , Daniel Alves , Hernanes , Rodriguinho , Ganso , Alexandre Pato , e aí contrata um técnico que controle os egos e seremos campeões de tudo e um goleiro também ia me esquecendo , Tiago Volpi nunca foi bom goleiro só jogou em time pequeno nunca se mostrou uma realidade eu investiria no Groe , pensa um time com Marcelo Groe , Daniel alves , Miranda e Arboleda e Reinaldo, Luan , Hernanes , Rodriguinho e Ganso , Pablo e Pato , onde arrumar grana pra investir antecipação de cotas de tv faz o impossível ,vende até o Morumbi mas faça esse time jogar e seremos campeões de tudo por várias temporadas ,

  13. Texto totalmente pessimista e muito fraco….dizer q 2019 se continuar assim vamos estar na zona de rebaixamento…por favor….vamos deixar de ser fanáticos pessimistas…fraco demais…menos emoção e mais razão…

  14. Um dos poucos textos que não gostei do blog! Claramente o cara falou com o coração, mas foi extremamente pessimista! Não podemos pensar desse jeito não, penso sempre que o ano seguinte será melhor que o anterior… Acho que é o pensamento que todo torcedor deveria ter…

    Só respondendo a pergunta… pra mim a culpa pela falta de títulos é do Juvenal pela arrogância de achar que era o melhor e por realizar contratações ridículas, e só depois de um tempo investir alto pra ter um time forte…. alto até demais, aumentando e muito as dívidas do SPFC (time de 2014 é um bom exemplo, onde se gastou mais do que tinha)… E a outra parte da culpa é do Aidar por ser mafioso e incompetente… Quase enterrou o São Paulo em pouco tempo!

    O Leco não é o presidente dos sonhos, mas claramente pra mim vem fazendo um bom trabalho pensando na recuperação financeira. Os títulos ainda não vieram, mas é questão de tempo se continuar nessa pegada!

    Mais otimismo por favor! Demora nas contratações é NORMAL, pois as janelas na maior parte do mundo ainda não abriram… Só abrem em Janeiro.

  15. As vezes eu acho q tem torcedor que acha q a vida real é igual fifa soccer. Calleri não vem pro Brasil, teve proposta sondagem do São Paulo, da acredita e mesmo assim não quis voltar. Quando ele quiser voltar pro continente, com certeza o São Paulo será informado para entrar na negociação

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!