Carta Aberta: “Rodrigo Caio, de torcedor do São Paulo para um torcedor “não mais tão” torcedor”

Rodrigo Caio, não sou jogador profissional de futebol, mas assim como você – ou pelo menos como você diz ser – sou torcedor do São Paulo Futebol Clube. Não posso falar nada da vida como jogador, mas me sinto confortável para conversar de torcedor para torcedor.

Todos nós temos nossos períodos ruins: dias, meses e até anos. 2018 parece ter sido seu ano profissional ruim. Você não jogou bem, errou. Repito aqui: todos nós temos erramos e às vezes as coisas não dão certo. Especialmente no trabalho, onde por mais que nós gostemos do que fazemos, as coisas não são fáceis.

Eu te garanto que o sonho de todo são-paulino era jogar no time de coração e dar a vida pela camisa que cresceu venerando. Camisa essa que te dá visibilidade para seleção brasileira mesmo com o time lutando contra rebaixamento. Camisa que te dá visibilidade provavelmente para todos os times do mundo, inclusive dos tão valorizados gigantes europeus. Melhor ainda se tiver um salário mensal recheado de algumas centenas de milhares de reais.

Dito tudo isso, gostaria de te dizer que suas recentes palavras na entrevista ao programa “No Ar com André Henning”, do Esporte Interativo, são de um menino mimado de condomínio. Como assim “perdeu muito da paixão”? O clube te criou, te deu visibilidade, te fez conhecido no Brasil e fora do país, te deu prestígio, te levou para seleção brasileira. Eu te garanto: são mais de 10 anos sem um título expressivo e a minha paixão não diminuiu. Pelo contrário, continuo pegando busão / metrô até o estádio e pagando ingresso com salário suado para ver o time sofrendo em muitos jogos, até mesmo sofrendo contra time rebaixado. Continuo vendo os jogos num link que trava e que tenho que fechar 15 abas com vírus.

Cobrança todos nós temos. TODOS. Cada um com a sua responsabilidade. Você é muito bem remunerado para ter a cobrança que tem. A maior cobrança, aliás, deveria ser a própria.
Quando eu não estou numa fase boa, meu chefe não vem me perguntar se eu estou bem, o que preciso. “O cara não vem falar comigo” e eu entendo bem. É a vida.
Se você quer alguém para conversar, pegue seu salário gordo que seu clube de coração te paga para jogar bola e se trate, chore as suas pitangas. Ao final, levante a cabeça porque milhões fariam o que você faz com e de coração. Jogando na zaga, na lateral, na volância, no meio, em qualquer lugar.

Você não jogou bem, errou. Errou muito e não foi culpa do técnico. Assuma a sua culpa. Não seja mimado. Agora você tem 25 anos e não é mais uma criança. Saia do condomínio.

Se você for realmente são-paulino, pense bem nos caras que trabalham de sol a sol e guardam o mínimo que tem para te ver em campo e tentar ter uma alegria com o time. Os caras que gastam duas horas no transporte, às vezes depois de um dia inteiro no trabalho, só para te apoiar. E depois, os caras ainda têm que voltar para casa com uma derrota ou empate vergonhosos, porque aparentemente os jogadores não se dedicaram em campo. Duas horas no busão ou metrô pensando nos próximos jogos, o que precisa pro título.

Veja o Rogério Ceni, como jogador ganhou praticamente todos os títulos que podia. Como técnico, saiu escorraçado. Fato é que ele deixou bem claro que saiu chateado “com algumas pessoas”, mas JAMAIS com a instituição São Paulo Futebol Clube cujo sentimento permanecia intocado. Veja o exemplo. Seja 100% são-paulino, se é isso mesmo que você diz ser.

Não gostaria de ver um ótimo jogador como você sair pelos fundos. Mas se continuar assim… Prefiro alguém que, pelo menos, para dizer o literalmente o mínimo, não seja tão mimado.

Autor Desconhecido

99 comentários

  1. Não concordo com nada que falam negativamente relacionado ao Rodrigo Caio.

    Por mim, sairiam todos os outros jogadores e ficaria só ele numa reconstrução de elenco.

    O Rodrigo Caio “um pouco menos são-paulino que antes” ainda é o mais são-paulino de todos por lá.

    Não vou me esquecer… no Brasileirão do ano passado, não foi só o Hernanes que levou o SP nas costas. Se não fomos rebaixados, foi porque o Rodrigo Caio segurou todas as pontas lá atrás, sendo inclusive escolhido um dos melhores do campeonato mesmo o SP tendo uma campanha ridícula no torneio. Fato este que o credenciou inclusive à inúmeras convocações para as Eliminatórias da Copa e à pré-lista do Tite.

    É confortável agora o torcedor despejar toda a culpa nele, quando o mesmo foi pinçado de um longo período de recuperação e estupidamente colocado numa posição que não era a dele (a lateral direita) justamente num período que o time já não ganhava de ninguém.

    Desgostar do Rodrigo Caio (alguém que não chegou ontem no clube, e que já provou que ama o SP) pela atitude nobre que ele teve contra o Corinthians e dizer que isso potencializou o ódio que parte da torcida tem hoje por ele, não só reproduz o estado deprimente e imoral que resume a nossa sociedade hoje… como também revela que não precisamos só de reforços, mas de torcedores de verdade, dotados de virtudes morais.

    Eu não apenas sou totalmente a favor das palavras dele divulgadas na entrevista de ontem, como também posso dizer sem nenhum pudor que as pessoas que estão lá comandando o SP hoje me fazem neste momento ser igualmente menos são-paulino que ontem.

    E não tenho medo do que possam pensar disso. O que restou aqui no meu coração sobre o Tricolor, duvido que alguém prove ser menor do que o sentimento que você guarda aí no seu.

    *Critiquem, persigam e maltratem quem realmente transformou nosso SP num time mediano e retrógrado.*

    • *Critiquem, persigam e maltratem quem realmente transformou nosso SP num time mediano e retrógrado:
      – Copa do Brasil 2017, SP massacrando o Cruzeiro no Mineirão, classificação garantida até que…Rodrigo Caio peita o vento a bola sobra pro adversário e foi gol.
      – Copa do Brasil 2018: SP ia jogando razoavelmente bem contra o até então na zona de rebaixamento atlético pr e….Rodrigo Caio entrega 2 vezes e somos desclassificados em pleno Morumbi.

      Essas foram as mais recentes. Foi o zagueiro do 6×1 e, como vc bem frisou, do “nao rebaixamento”. Nunca teve destaque em campanhas positivas ou excelentes.
      O SP é gigante e não foi nada graças ao Rodrigo Caio. Pelo contrário, no período em que “diminuimos” ele era o destaque.
      E esse aí n vai ter vida longa em outro clube…limitado demais e ele mesmo não enxerga isso.

    • Concordo plenamente contigo Elton. Engraçado que na mesma entrevista ele finaliza falando que continua a amar o São Paulo e que continuará torcedor pra sempre , mais o que importa para a maioria é essa frase pois certamente o ódio faz com que se destaque o menos positivo.

      Discordo do autor do texto quando ele fala em visibilidade da camisa , como só isso bastasse , e lógico que não, pois o Paulão , o Paulo Miranda, e outros do mesmo nível também vestiram a mesma camisa e não chegaram nem na seleção e nem despertaram interesse de gigantes europeus, é necessário aliar o peso da camisa com desempenho pessoal.

      Concordo com o autor do texto quando ele fala que não é jogador profissional e nem pode falar nada como tal , pois é um mundo totalmente diferente do real em que vivemos e não cabe comparações nem de salário, nem de atuação, e nem de nada , é um mundo à parte.

      E concordo plenamente com o Elton quando ele fala que um gesto de flair play potencializou e tornou o Rodrigo Caio esse jogador odiado por grande parte da torcida, o que realmente é uma distorção enorme de valores.

      • Quem fala mal do Rodrigo Caio são os mesmo que xingavam o ceni de pipoqueiro antes de 2005. Ele tem culpa de não ser campeão se a diretoria sór armou times ridículos? Ele nunca fugiu de dar explicações ao torcedor, seja nos momentos bons quanto no ruins e sempre jogou com a raça.

    • Somente ser são paulino não é suficiente. Aderlan Santos era tão são paulino que chorou na apresentação, e ainda assim era pífio! O que o jogador precisa é ser profissional independente de qualquer outra coisa, e entender que está ali ganhando milhões por ano exatamente para ser cobrado e corresponder, e não para fazer a vergonha que o R. Caio e a maioria dos jogadores estão fazendo há anos.

    • Tamo junto Rodrigo Caio faço das palavras do Elton as minha palavra tenho 30 anos e vejo q outras torcida apoia o seu time na derrota ou na vitória título só ganha um o Rodrigo não tem culpa de dos caras q jogam no são Paulo por status não por amor a profissão ou muito menos ao torcedor.

      #vamos Sao Paulo vamos São Paulo der campeão

      Quem quiser me add no WhatsApp 13 988739173

    • Amigão, se você realmente acompanha o futebol, jamais diria nada disso. Ele é fraco, como qualquer outro da diretoria que alí está. 10 gols sofridos pelo Sao Paulo, 9 são em cima desse zagueiro, volante, não, quer dizer, nem sei, prefiro nem imaginar o que seja. Primeiro semestre fora, zagueiros do time comendo a bola. Teria lugar no time substituindo Bruno Alves, ou Arboleda? Fica aí a minha pergunta.

  2. É muito fácil ser torcedor apaixonado quando o clube joga bem, tem um time formado por craques, ganha títulos! Mas é ainda mais fácil criticar, apontar o dedo e se eximir da culpa quando o contrário acontece. A paixão pelo time de futebol não deve JAMAIS ser atrelada aos títulos, partidas bem jogadas, jogadores incríveis. A verdadeira paixão é aquela que sobrevive aos anos difíceis, assiste a jogos sofridos, luta contra crises. Meu time é o São Paulo, minha paixão pelo clube vai além dos bons anos. Ela se firma em todos os momentos. Rodrigo Caio, o SPFC não merece torcedores iguais a você. Seja grato ao clube que te deu as maiores oportunidades da sua carreira. Se algum torcedor, que é verdadeiramente apaixonado pelo clube, não quer conversar sobre futebol naquele momento, é porque está puto da vida, não porque sua paixão diminuiu.
    Obrigada pela publicação do texto, Alexandre.

    • Em nenhum momento o R. Caio falou que a paixão dele diminuiu pela falta de títulos e sim pq a torcida implica com absolutamente tudo que ele faz e isso foi bem claro na entrevista. Como ele falou, ele tá lá aquecendo de boa e a torcida tá xingando ele. O time perde sem ele sequer jogar e o torcedor coloca a culpa nele. Tem um cara aqui embaixo colocando a culpa na queda do rendimento no segundo turno nas costas do R. Caio sendo que ele praticamente não jogou. Isso não é perseguição? Fácil falar que no seu trabalho você aceita cobranças. Cobrança é uma coisa, agora quero ver se você aguenta seu chefe, seu colega de trabalho e o seu cliente o dia todo na sua orelha enchendo o seu saco por coisa que nem é culpa sua. Se quando você sai de férias, você entrar na internet e tem uma legião te xingando de graça. Se você postar uma foto em rede social sua com sua família e surgir mil pessoas te xingando de condomínio e coisas do tipo de graça.

      Além de que torcida é diferente de gratidão. Em nenhum momento ele expressou ingratidão.

      Do mesmo jeito que jogadores passam a torcer por um clube pela torcida acolher ele (caso do Calleri), outros deixam de torcer pq a torcida praticamente os expulsa do clube. Rodrigo Caio não tem quaisquer motivos pra continuar torcendo pelo São Paulo.

      • O Kaká saiu daqui debaixo de um chuva de críticas dos torcedores, e fez questão de se declarar são paulino a carreira toda e no fim voltar a jogar pelo clube do coração. Casemiro saiu recentemente também chutado pela torcida e continua se declarando são paulino e mostrando o desejo em voltar a vestir a camisa do clube.
        “Rodrigo Caio não tem quaisquer motivos pra torcer pro São Paulo” ? Isso se chama paixão meu caro, eu sou apaixonado pelo meu time, e se eu tivesse a oportunidade de jogar pelo time q eu sou apaixonado, eu ia dar meu máximo mesmo de baixo de vaias, e se chegasse ao ponto de eu perceber q minha presença no clube está ATRAPALHANDO, buscaria novos ares e evolução no meu futebol pra um dia voltar melhor, e receber os aplausos de quem um dia me vaiou. Essa seria minha maior vitória e tbm do clube.
        Fazer essa birrinha só mostra o quanto nós torcedores temos razão em não querer Rodrigo Caio nos representando em campo, e ver alguem como vc apoiando ele a ser um mal agradecido ao meu SPFC me faz pensar que realmente merecemos esses 6 anos sem títulos.

        • Kaká e Casemiro não ficaram nem metade do tempo aguentando o que o R. Caio aguentou. Aliás, nem a proporção foi as mesma. Menos de 1 ano que começaram as vaias, arrumaram a malinha e foram embora.

          Você fala isso com base no que? Que experiência como jogador de futebol você tem? Onde você jogou? Onde você foi vaiado e isso não te afetou? Que propriedade você acha que tem pra falar como o R. Caio tem que se sentir com essa perseguição? “Pq se eu jogasse no SP”. Acorda pra vida, rapaz. Você não joga. Você não faz a menor ideia do que é ser um jogador profissional, do que é ter milhares de pessoas te perseguindo a cada segundo.

          Prefiro 11 R. Caio com a camisa do SP do que você e sua laia fazendo o desserviço que vocês fazem pro clube como “torcedores”. Perseguem jogadores até eles saírem pelas portas dos fundos e serem campeões em outros clube. Enquanto você acha que eu mereço a seca de 6 anos, eu tenho certeza que você tem responsabilidade nela. Aprende a torcer.

        • Vou ser sincero e dizer que não vi a entrevista, mas li o que foi publicado aqui no blog, e pelo texto ele disse que o pai dele ficou menos são Paulino e não ele… E outra, qual o propriedade que você tem pra falar de que o cara não deu o melhor dele? Muitos aqui no blog não possuem a menor noção do que é se machucar… Eu jogava handball ate meus 20 anos e não fui para seleção pq já nao tinha mais o foco, pois na época o esporte não pagava bem e resolvi estudar, mas tive que operar o joelho e até hoje não consigo fechar os dedos da mão por conta das inúmeras fraturas e luxações, fora a dor que ainda permanece, portanto cobrar o desempenho dele e de qualquer jogador que já se contundiu seriamente ( vide Ganso, que já li inúmeras vezes aqui no blog que jogava de calca jeans molhada e agora pedem a volta dele), o mesmo de quando foi revekado é muita sacanagem… Quando da reportagem vejo que ele não quis atacar diretamenteo clube de coração, aquele pelo qual torce e continua tortorcendo, vejo que crítica diretamente a diretoria e a “instituição” que como diz o Paulo, com sua Patota macabra, queimam e destroem o que um dia já foi São Paulo que eu, você e o Rodrigo Caio, aprendeu a torcer.

          Infelizmente a seca de títulos nos fez uma torcida amargurada e caçadora de Bruxas, acredito que como sempre depositamos muita esperança no RC é normal que ele seja mais cobrado que os demais….

          Abraços e #queromeusaopaulodevolta

  3. Concordo com o texto, ficou rico ganhando o dinheiro do SPFC sem ganhar nem um título de expressão e com esse Mimimi… papel de moleque, pq não falou na cara do Aguirre.

  4. Parabéns e o meu muito obrigado a quem escreveu essa carta.

    #ForaRodrigoCondominioCaio – você nunca representou a grandeza do São Paulo Futebol Clube.

  5. Rodrigo Caio, um monstro jogando bola. Alô tite esse garoto é jogador de seleções viu.
    Logo logo será o substituto do Sergio Ramos no Real Madrid

  6. Elton, voce disse tudo o que penso. O missivista desconhecido parece que não viu que Rodrigo caio ajudou e muito o SPFC não ser rebaixado em 2013, em 2016 e em 2017. O missivista desconhecido não menciona o fato de que até o ano retrasado, Rodrigo caio era um dos menores salários do elenco e nunca reclamou de nada. Rodrigo caio não foi bem nesse ano porque não se recuperou bem da cirurgia e jogou num time totalmente mal ajustado, mas é um dos melhores, senão o melhor zagueiro do Brasil e provou isso na olimpiada. Os que destruiram o SPFC ficam contente com essas críticas ao Rodrigo caio porque com isso vão se mantendo e continuam a roubar e destruir o SPFC.Por fim, esse torcedor desconhecido não me representa. Parabéns, Rodrigo caio

  7. Rodrigo tromba que eu Caio, você são paulino ou não, deveria ter respeito com a instituição. Que vá para o raio que o parta, você não representa a torcida são paulina. Cresci idolatrando Fabão … Lugano … Miranda …. você é um bunda mole … pode até ganhar algum título em outro lugar, mas jamais fará a diferença em lugar nenhum. E por mim não falo mais desse cara… libera esse encosto por qualquer merreca e bola pra frente ! Muito ibope pra um projeto de jogador!

    • Não acho a melhor opção em um time que precisa de protagonistas.
      Mas pelo nível do futebol brasileiro está bom, lembrando que ele é melhor que o Hudson em minha opinião.
      Vai dividir a torcida onde a maioria não aprovará.
      Prefiro que busquem o Souza que está na Arábia, mas infelizmente não sou diretor.

  8. Rodrigo Caio disse nas entrelinhas, mimados são os torcedores que julgam o cara. Prestem um pouco de atenção, ele diz que por iniciativa própria (sem apoio diretivo) cobrava internamente alguns (lembrem do caso Cueva). Ao tomar uma atitude ética representando nosso clube de coração (jogo contra a escória), foi esculachado por todos os lados. No nosso pior momento, ajudou muito a salvar o time da vergonha de ser rebaixado. Sobre o Aguirre, colocou a boca no trombone apenas após ele ter saído do clube, e teve a atitude correta de ir falar com o responsável pelo futebol na época (Raí), por uma atitude totalmente amadora do treinador (treinou o time com um jogador suspenso no time titular na posição que o R. Caio joga)… Com tudo isso, o cara tem que ouvir da própria torcida que é jogador de condomínio, que a culpa do SP não ser campeão é dele e etc… saia e seja feliz Rodrigo, realmente é uma pena o que alguns torcedores fazem com bons jogadores que passam por aqui… enquanto isso, temos jogadores velhos e sem nenhum sangue, ganhando seu dinheirinho de boas, pra ficar no banco ou pulando de time em time com o salário pago pelo SP…

  9. Ótimo texto. Assino embaixo. Que seja feliz em outro lugar, mas nunca se esqueça do que a instituição fez por você. Tudo o que tem hoje, deve ao SPFC. Como diz aquele velho ditado “não cuspa no prato que comeu”.

  10. E a realidade é essa…. os verdadeiros torcedores se fortalecem nas piores horas…. todo esse tempo de fila e meu amor pelo São Paulo Futebol Clube só aumenta ! Quem diminuiu sua são paulinidade, jamais fará falta. Seja na arquibancada, ou no campo.

  11. Rodrigo condomínio Fair play Caio.

    Já entendemos que você quer sair.
    Já entendemos que chegou proposta baixa e o rai não quer te liberar.
    Já entendemos que você e um traste de homem e de jogador

    A porta dos fundos te espera mimadinho de condiminio .

  12. A pergunta que nao quer calar…o que falta para essa zica caio sair do spaulo? por mim pode jogar ate a decima divisão da coreia do norte!

  13. Complicado…
    o cara já não é bem visto por muitos torcedores e sai com essa…
    Mas não foi o primeiro nem será o último, bom mesmo são os conselheiros, diretores e presidente.
    sucesso onde for, pena não ter tido uma história diferente.
    Vamos São Paulo!

  14. “Como assim “perdeu muito da paixão”? O clube te criou, te deu visibilidade, te fez conhecido no Brasil e fora do país, te deu prestígio, te levou para seleção brasileira. Eu te garanto: são mais de 10 anos sem um título expressivo e a minha paixão não diminuiu. Pelo contrário, continuo pegando busão / metrô até o estádio e pagando ingresso com salário suado para ver o time sofrendo em muitos jogos, até mesmo sofrendo contra time rebaixado. Continuo vendo os jogos num link que trava e que tenho que fechar 15 abas com vírus.”

    Engraçado como tudo de ruim que aconteceu no clube e na carreira do R. Caio nesses últimos anos foi culpa só dele, mas tudo de bom até mesmo na carreira do próprio R. Caio foi méritos do clube e não dele.

    Se a paixão dele diminuiu não foi por falta de títulos, pela má fase do clube ou nem mesmo pela ida dele pro banco. Não foi culpa da instituição. Isso ficou bem claro na entrevista. Foi por essa perseguição imbecil, absurda e desproporcional de torcedor idiota, como o autor do texto, que adotou um apelido escroto dado por um engomadinho que não só nunca ajudou o clube como faz parte da corja que contribuiu pra péssima fase que estamos. Mas entre ficar do lado do jogador que até então sempre vestiu a camisa do clube e deu a cara a tapa e ficar do lado de um pateta que se esconde atrás do twitter, a torcida preferiu o pateta, agora não adiantar reclamar que esses mesmos sanguessugas hoje deixaram o clube nessa fase. A culpa é deles e não do R. Caio.

  15. 6.500.000,00 por mes de patrocinio + salario de jogadores.

    Aí é fácil ser diretor. Para o tricolor superar teria que ter muita criatividade.

    Patrocinio peppas:

    Antes de firmar novo contrato, porém, a empresária espera esse movimento do Palmeiras no sentido de rejeitar a carta de intenção da Blackstar. O futuro acordo de patrocínio não será por menos do que os R$ 6,5 milhões mensais pagos atualmente. Ao contrário: a tendência é de que esta quantia aumente.

    Além do patrocínio em si, a Crefisa ajuda o Palmeiras financeiramente no pagamento de parte do salário de alguns jogadores, o que poderá ser solicitado novamente para eventuais contratações de peso. Até o momento, o clube anunciou dois reforços vindos do mercado nacional: o meia Zé Rafael e o atacante Arthur Cabral.

    • Exato. Se errar, o patrocinador sempre terá dinheiro.

      Aí, qualquer um é competente.Ainda assim, o time da Crefisa conseguiu errar muitas vezes ao longo do patrocínio.

    • A “Blackstar International Limited” é uma empresa com escritórios em Hong Kong e no Oriente Médio e que atua nos mercados de energia e bioenergia, teria interesse em expandir seus negócios e investir no futebol brasileiro e o Palmeiras seria uma possibilidade para a companhia.

      Segundo o UOL Esporte, aliados de Genaro Marino afirmam que o valor assinado na carta de intenções da empresa é de R$ 1 bilhão por 10 anos de parceria.

      Surreal

  16. Rodrigo Caio pode ter exagerado nas palavras e talvez até já tenha se arrependido, mas não disse nenhuma mentira, o cara é perseguido por qualquer coisa que faça e como alguém disse acima por menos são paulino que seja ainda é mais são paulino que qualquer outro daquele grupo de mortos e imbecis que também não jogam bosta nenhuma, ou vão dizer que a anta do Anderson Martins é melhor que ele? E outra quando ele fala que a paixão diminuiu provavelmente está querendo dizer que está desanimado com toda sujeira e bagunça que ele está vendo dentro do clube, que nada mais é o que nós temos falado diariamente aqui do lado de fora isso sem saber de muitas coisas, ou tem alguém super animado aí pro ano que vem com aquele velho no comando, esse sim nem são paulino deve ser! Acho que é o momento dele sair mas espero que um dia ele volte e encontre um clube organizado e que seja realmente o spfc que todos conhecemos e não essa sombra do destruída por anos dessa diretoria terrível!

    • Cara, mesmo sendo menos São Paulino, ele é mais são paulino que alguns “torcedores” que vem aqui dizer que torcem pro SP cair no ano que vem, tinha outros que diziam que queriam que o time não fosse pra libertadores pro Aguirre ser demitido e por aí vai..

    • Eu espero q ele saia, destrua jogando fora, tenha uma baita de uma carreira e nunca mais volte. Torcedor do SP merece Nene e outros com esse perfil. Se dizem sao paulinos, mas o time/clube sempre está depois das prioridades pessoais.
      Cansei de ver jogador que sempre respeitou o clube ser pisado e criticado, varias vezes sem fundamento, e retornar fazendo juras de amor. E mesmo assim continuaram sendo massacrados. Enquanto aqueles horriveis e que nunca deixaram saudades, mas ganharam alguma coisa em outro clube, foram enaltecidos e pedidos. Afinal, Cortez, Maicon e Cicero são muito melhores do que Rodrigo, Luis Fabiano e qualquer outro que a torcida odeia.

      • Cara, olha o Hudson. No final do ano passado tava todo mundo rezando pro Cruzeiro não comprar, xingando a diretoria por ter colocado a multa dele lá embaixo e por sequer ter liberado ele por empréstimo pro Cruzeiro. Fez um primeiro turno excelente e todo mundo elogiava. Bastou 1 turno ruim junto de toda equipe (será que o Hudson teve tanta culpa assim?) e já tem um monte de gente pedindo a saída dele. Tem gente falando que o William Arão é melhor que ele.

        Olha o Araruna, o moleque foi bem nesse brasileirão, sempre que entra faz o feijão com arroz direitinho. Jogou de lateral direito, volante e até ponta direita e sempre correspondeu. Rende muito mais na lateral que o badalado Bruno Peres que veio da Roma. A torcida insiste em pedir a saída dele.

        Depois reclamam que trabalho não tem continuidade, que todo ano tem desmanche, que jogador não rende aqui e vai brilhar lá fora. Jogador aqui não pode ter má fase que vira inimigo público. Como já disseram mil vezes, Raí e Lugano não existiriam no SP se a internet fosse tão forte na época deles. Ambos tiveram um início horrível no clube e levaram tempo pra se tornar o que se tornaram. Aliás, só pegar Kaka e Casemiro pra ter uma noção dos talentos que a torcida já expulsou daqui.

  17. O Rodrigo me parece magoado , meio sentimental , eu acredito que a determinação e desejo de vencer faz superar todos os obstáculos e faz crescer , vi muito jogador tecnico não ser metade e não ganhar metade de jogadores medianos mais com gana , muitos sumiram no futebol , na entrevista deixa claro isso , ele fala não querer jogar na lateral por que se der errado se perder a culpa seria dele , que isso passou na sua cabeça , enquanto na cabeça de um atleta vencedor e que se supera o pensamento seria oque eu tenho que fazer pra ir bem ali , o melhor posicionamento, melhor jeito de marcar , melhor movimentação, saída de jogo , e de pensar que sempre mencionaram você como lider nunca concordei , não estamos aqui te sentenciado, e mais uma situação pra voce aprender e amadurecer essa cabeça , o zagueiro Pirulito não tinha metade da tecnica que vc tem , mais não aceitava derrota , vi ele jogar na libertadores o ano passado contra o palmeira, ele erra claro que erra , mais é o mesmo espirito em campo e jogando em um time sem expressão sendo esmado e ele la se divertindo parecia que era da situação dificil que ele gostava, bola na sua area toda hora , tomaram o empate na prorrogação juiz ajudou o palmeira , mais ele fez uma partidaça , jogar bola e ainda no time de ccoração e um presente mesmo com os problemas.

    • É isso aí…. não era só o Pirulito … tivemos outros zagueiros que nao eram um primor tecnicamente …. mas se superavam . Precisamos de jogador assim.

  18. Depois, quando chamam o Rodrigo Caio de moleque de condomínio reclamam.

    Se tem caráter, para que forçar a saída (pq esse deve ser o único objetivo de uma entrevista dessas)?!?!?

    O bom carater só serve para ajudar o Curintia?!?!? Aí, precisa entregar,né?!?

    Soltou coisas desnecessárias, de trato interno e pressionou a diretoria.

    Não precisava forçar a saída, ninguém quer vc no clube, salvo o seu fã clube.

    Começo a acreditar na tese de que Nenê e o moleque de condomínio derrubaram mesmo o Aguirre.

  19. Um dos piores zagueiros da história do São Paulo, não ganha uma dividida de atacante, se posiciona mal.
    Superestimado, mimado, realmente um jogador de condomínio, já vai tarde.

  20. A Culpa é de torcedores que criticam todos os jogadores do SPFC, Se contratar um MESSI ainda vão criticar…não da para entender, vamos apoiar.

    O Rodrigo passou muitos meses sem jogar e com isso o bruno alves cresceu, o arboleta, o anderson, e no meu ponto de vista ele não respeitou o bom momento dos companheiros, e não é um cara bom de grupo, é muito mimimi, jogue sua bola RODRIGO CAIO e pare de falar do SÃO PAULO, a porta da rua é serventia da casa.

  21. Qual jogador, que desempenha função no clube do coração, desde a infância, vendo ser campeão de tudo, e quando se profissionaliza está na pior fase da instituição, no meio da desorganização e corrupção em que nos encontramos, não se sentiria decepcionado? Não podemos personificar em um atleta as más gestões do clube, isso é ser cego e injusto.

  22. Nossa agora vamos falar da “sãopaulinidade” do cara…

    Pra mim tanto faz tanto fez se ele torce ou não pro SPFC… Já está rico mesmo…

    Jogadores vão e vem e o clube fica… RC é passado…

    2019 ta aí, vamos ao que interessa…

  23. Infelizmente …, seguindo o roteiro.

    Mais um que na hora de sair …, sai queimado, por qualquer motivo ou mesmo sem motivo qualquer.

    Roteiro #OutLeco & patota macabra.

    Será que o preço foi baixo e assim mesmo precisa “sair o negócio de qualquer jeito” ??

    Vendas expressas #OutLeco.

  24. Poxa o clube precisa é de ajuda, se ficarmos debatendo, as vezes até degladiando por causa de jogador não iremos a lugar algum!

    Esses caras ganham valores astronômicos pra quem sequer tem alguma formação acadêmica…

    Pelo que recebem já deveriam saber que recebem pressão sempre onde quer que seja…

    Quanto desgaste ficar discutindo por conta de pessoas que nem nos conhece e pouco se importam conosco…

  25. No fim quem vai perder é o SPFC por esse fracote não ter aceitado a última proposta da Real Sociedade de 18 milhões de euros, baita prejuízo para o clube por conta dele, que vá por qualquer merreca agora porque a tendência é desvalorizar ainda mais no próximo ano.

  26. A fofox é uma piada, surgiu a conversa de que o SP que trocar o R. Caio pelo Diego Alves e W. Arão, bom mesmo se fosse verdade, faria essa troca pra ontem.

  27. S colocassem o diego cujo contrato termina em junho de 2019 eu aceitaria na hora meia volante e goleiro num zagueiro que ultimamente so vivi criticando o clube eu trocaria!

  28. Ele mesmo disse que ficou magoado porque o Aguire não ia dar beijinho de bom dia enquanto estava no refis. Sendo assim é de se imaginar que fez inferninho interno mesmo. E a volta dele coincidiu com a 2ueda de rendimento do time, pra mim está claro que o elenco rachou quando ele voltou.

  29. Torcedor covarde e ingrato onde já se viu criticar Dario Pereyra, não pera ai …. É só o Tromba que eu Caio …
    Laranja podre e zicado. Estava afastado por lesão e o time estava na liderança e unido.
    Voltou e vimos toda a desgraça e corpo mole dos jogadores querendo derrubar o Aguirre.
    Mas só pode ser coincidência né ?

  30. Curiosamente a torcida (?) do São Paulo começou a pegar no pé do Rodrigo Caio depois que ele teve aquele gesto de fair play contra o Corinthians. O brasileiro que gosta de só levar vantagem, mesmo usando maneiras condenadas, não aceitaram a sua sinceridade honesta. Entre estes torcedores e o Rodrigo Caio fico de longe com o jogador. Outra coisa; este texto não deveria ter sido divulgado por um blog tão prestigiado pelo fato do autor ter sido um baita covarde que não teve a coragem de se identificar.

  31. Entrevista nao caiu bem, mas essa perseguicao ao RC e insana! Pode nao ser o melhor zagueiro do mundo, mas tb nao e nenhum pereba, se vai mal merece criticas sim, mas com ele e sempre fora do tom, sem contar as ofensas, virou perseguicao msm!
    E no final das contas e pessimo p clube, desvaloriza o jogador, nosso patrimonio, e afasta muitos outros jogadores de vir p ca, da margem p empresarios inflacionarem ainda mais os valores, enfim, nada de bom sai disso

  32. Considerações sobre Rodrigo Caio:

    – infelizmente é fim de linha. Já passou da hora de sair, por ele e pelo São Paulo. PORÉM…
    – é o melhor zagueiro que o São Paulo tem. Disparado! Arboleda falha com uma constância absurda e não recebe 1/10 das críticas que o Rodrigo Caio;
    – é perseguido de forma desproporcional pela torcida do São Paulo. Torcida essa que foi de amarelo, em 2004, para criticar Rogério Ceno e Luis Fabiano, “os amarelões”;
    – ao meu ver, errou na história do fair play. Até porque tem um juiz ali para julgar. E se o árbitro julgou o empurrão do Jô como a causa do pisão no Renan? E, queiram ou não, aquele dia foi o fim do Rodrigo Caio no São Paulo;
    – Rodrigo Caio errou no tom da entrevista, com certeza. Pareceu um menino mimado. Mas ele falou apenas verdades. Ele não é o problema do São Paulo. O problema está muito acima;
    – Uma das grandes verdades que ele disse é que os jogadores saem chutados do São Paulo para brilhar fora. Vide Maicon, essencial para o Grêmio, Hudson, que era peça-chave do Cruzeiro. Cortez, Cícero, Jadson e Casemiro, que nem se fala.
    – Sobre ele ser menos são-paulino hoje, pouco importa. Não quero são-paulinos em campo, quero jogadores de qualidade. Bons, malacos, cascudos e com perfil vencedor…

    E uma outra conclusão óbvia: Diego Aguirre foi derrubado pelos jogadores. Mas mostrou-se um mau gestor de grupo. Jogadores de futebol no Brasil são, via de regra, mimados. Gerir um grupo as vezes vale mais do que saber tática mirabolantes. O arcaico Felipão no rival que o diga.

  33. Na entrevista tem coisas que concordo e discordo dele. Mas independente disso..

    Será que eu conseguiria trabalhar bem e focado se me criticassem todo dia, por anos, pelo que eu faço? Conseguiria trabalhar feliz, me esforçar bem todos os dias? Até me impressiona ter aguentado quieto as criticas todos esses anos e não pistolado mais cedo como Maicon e Lucão. As vezes temos que lembrar que esses caras são humanos como qualquer um de nós. Aguentaríamos essa situação no lugar dele?

    E como o Bruno Prado falou, essa situação, acima de qualquer opinião, mostra como o São Paulo é um lugar muito difícil de trabalhar hoje.

  34. Falar de Rodrigo Caio por aqui é canseira. Nem o cara é péssimo, nem é magnífico. É bom jogador, dentro de suas limitações. É batalhador, apesar de ser meio leite de soja.

    Sempre foi íntegro e são paulino em campo, e fora também. Até agora.

    Dito tudo isso,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    Ele simplesmente cavou a própria cova e se cobriu de terra até o pescoço. Foi uma entrevista estúpida. Ainda que ele estivesse 100% certo, declarar isso aos quatro ventos não cai bem na equipe de trabalho, nem na torcida que mais do que nunca vai infernizá-lo até que aposente.

    Ficar abrindo o jogo sobre frustrações pra jornalista é uma desgraça. Terapeuta existe para isso. O Raí também está lá para isso. Agora, imprensa? Vai se dar mal, e será merecido.

    A mim só resta lamentar. Por mim, não seria vendido. Porque ele tem qualidade técnica o suficiente para integrar um time vencedor. Só que não seria como zagueiro.

    As características dele são excelentes para um segundo volante: tem poder de marcação bom para cuidar de todo o meio de campo, tem bom passe para participar da transição, boa impulsão para participar da defesa, e cabeceio letal para disputar no ataque. E mobilidade boa para percorrer o campo sossegado durante a partida.

    Mas ele também não se ajuda. Fica fazendo charminho. Deveria se espelhar na Seleção de 70. Lá cada um arrumou o seu canto, independente da posição de origem. Resultado, um time monstro!

    Só que hoje o conceito não é trabalhar para compor, é improvisar para tapar buraco.

    Me entristece ver a falta de conceito futebolístico num clube que foi vanguarda técnica por décadas.

    Ver a torcida enxotar o R. Caio pra ficar pedindo porcarias como Tiago Mole Mendes também é de irritar. Um jogadorzinho muito mais condomínio do que qualquer um, mas porque tem vigor e não contunde, todo mundo adora.

    É a era do antifutebol!

    Pelo menos disso o Rodrigo Caio não é o culpado.

    Vida que segue. Com ou sem Rodrigo Caio, o São Paulo está ferrado na própria incompetência.

    Non Dvcor Dvco. Será que alguém ainda se importa com o significado disso?

  35. Esse texto eh excelente pois passa um grande retrato da grande maioria da torcida, que eh burra ao extremo. Boa sorte ao RCaio que não eh Don Dario mas não eh esse lixo todo q pintam.

  36. Esse tipo de especulação não leva a nada. O problema do clube é outro. O São Paulo precisa de modernidade em todos os sentidos. Enquanto não aprender a ganhar dinheiro suficiente, a pagar as dívidas, a investir em jogadores já formados e no esplendor da forma não teremos um time competidor. Trocar jogador mediamo por outro mediano, trocar técnico, tocar dirigente de futebol e trocar presidente já se revelou insuficiente para arrumar o clube e o time de futebol. O mal do São Paulo é constitutivo, estatutário e fora de sintonia com o mundo empresarial do futebol moderno. Se não mudar isso, vamos continuar correndo atrás do próprio rabo, e indefinidamente! Esse é o São Paulo de hoje.

    • Falou tudo!

      Estamos nessa de vender o almoço pra pagar a janta há anos e nada.

      Enquanto não apertar o cinto, e adotar medidas eficazes, continuaremos a nos iludir.

      Afinal, se for pra apanhar dos adversários, que seja economizando.

  37. Ultimamente jogamos a culpa pelo clima ruim só no nenê, más ficou claro que o Condomínio também ajudou e muito na queda do Aguirre.. Pagar de bonzinho é fácil, agora na prática é outra coisa..

  38. Alguém do blog poderia confirmar a informação de que o São Paulo teria interesse no Keno? Escutei isso no rádio hoje, mas procurei na internet e não encontrei muita coisa.

  39. O SPFC tinha interesse no Keno quando ele jogava no Santa Cruz. Aí quando auis se mexer,o Keno já estava acertado com a crefisa. Com que dinheiro o SPFC vai tirar o cara do Egito?

  40. Não concordo com nada desse artigo. Isso não me representa e só mostra que a torcida é mais mimimi que o jogador. Para o Rodrigo Caio, o SPFC não é só uma paixão, é também seu trabalho, sua profissão. E qualquer pessoa que passa por desgaste no trabalho passa a se questionar. Por que vocês não fazem artigos contra tantos jogadores que passaram pelo time e não demonstraram nem paixão, nem empenho.

    Francamente. Rodrigo Caio é um dos jogadores mais são-paulinos e com mais culhões que passaram pelo clube ultimamente. E não valorizam. Não aprenderam nada com o caso Casemiro.

  41. Falar que o Rcaio ajudou o SP a não cair é o mesmo que falar que o Werley ajudou o Vasco a nao cair esse ano.
    Claro, times com esse nível de zagueiro sempre vão brigar lá embaixo.

    Mimado, pé frio, cabeça fraca e péssimo jogador.

    Minha maior esperança pra 2019 é ver esse muleque longe do SP, e meu maior temor e que nenhum trouxa apareça e ele continue.

  42. Não consigo entender quem defende o Rodrigo Condomínio!!

    Acho que não assisto os mesmos jogos, não consigo enxergar nele nada além de um mediano jogador, que comete muitas falhas em jogos importantes e grande responsável pelas maiores humilhações que sofremos nos últimos anos, 5 x 0 e 6 x 1 pras galinhas.

    O grande culpado da eliminação da Copa do Brasil dos últimos 2 anos….

    Moleque mimado, Frágil, sem imposição física que é essencial para zagueiros.

    Desagregador, ou é coincidência que o vestiário e a harmonia do grupo desandou depois que ele voltou de mais uma das eternas contusões que sofre?

    Um profissional que ganha mais de 500mil por mês reclamar e dizer que não vai jogar em uma posição diferente, para ajudar o time que paga o salário dele, que deu tudo o que tem na vida esportiva, por pura prepotência.

    Falo ido há anos, esse mulequinho de condomínio é o grande câncer dentro dos elencos que oSP forma, é impossível ter um time cascudo com esse molequinho no elenco.

    Já passou e muito da hora de dar adeus e ir pra um Getafe, Portimonense, Empoli da vida e fazer a carreira lá

  43. A torcida do SP precisa em boa parte parar de ser influenciada pela mídia. Pelo fato de alguns jogadores terem saído mal do clube e terem feito sucesso em outros times, parece que todo jogador que é criticado no SP sofre um crime ou uma perseguição. Só porque o Maicon jogou bem no Grêmio não quer dizer que todos os outros que saíram mal daqui vão ser um sucesso em todo outro lugar; Wesley e Michel Bastos saíram e daí, o que aconteceu com eles?

    Citam também o Casemiro como exemplo; ele claramente já era um jogador diferenciado tecnicamente, mas ele mesmo admitiu que não se esforçou tanto qdo jogava por aqui; além disso passou pelo Porto e pelo Real Madrid B para só aí se tornar no jogador que sempre teve potencial de ser, mas não foi antes, em parte por culpa dele mesmo.

    Não estou, de maneira alguma, tirando a culpa do ambiente do SP e da falta de uma direção de futebol minimamente competente no clube; faz tempo que o SP não tem alguém realmente do ramo na direção do futebol, no dia a dia e na contratação de jogadores também, e isso influi, obviamente, dentro de campo.

    Influi tanto que, se tivéssemos um diretor mais ligado, poderia ter impedido esse péssimo jogador de dar essa entrevista em um programa que todos sabem tenta criar polêmicas a qualquer custo; um programa que é exibido de madrugada num canal de filmes, precisa de algo chamativo para ter o mínimo de atenção, e o nosso (tomara) ex-péssimo zagueiro, deu o motivo perfeito.

    Acho que roupa suja se lava em casa; falar do Aguirre agora, depois que o cara saiu e com a coisa ainda “quente” é de uma covardia enorme. Pode ter falado uma ou outra coisa óbvia sobre os erros do clube, mas se quisesse ajudar deveria ajudar dentro de campo e internamente, sem dar motivo para essa repercussão desnecessária.

    E o fundamental, Rodrigo Caio em 80% do tempo que jogou no SP não jogou NADA; errou bisonhamente na maioria das partidas, esteve presente em vários vexames do time (claro que não foi tudo culpa dele, mas teve sua parcela de responsabilidade) e sempre mostrou instabilidade técnica e emocional em campo. Além disso ele joga a 7 (!!!!) anos no clube; falar que não teve chance ou oportunidade chega a ser bizarro.

    Qdo ele sair (e espero que não demore) e se ele jogar bem em outro lugar (possibilidade pequena a meu ver) vão encher o saco; mas temos de lembrar que um cara pode jogar bem em um local e não jogar em outro; isso acontece; temos de parar de dar atenção de tudo que vem de parte da mídia e o SP e tem de pensar em melhorar o clube e o futebol como um todo.

  44. Q vá embora o mais rápido possível! É um alívio na folha… Muito marketing e pouco futebol. Inúmeras falhas!

    Ele pode virar o Maldini lá no Milan q eu não vou me arrepender do q falo, assim como eu acho q o Casemiro tinha q ter ido pra europa cedo pra virar o jogador q é hj… Boa sorte e até nunca mais!

  45. Péssimo texto, Rodrigo Caio tem razão na maioria das respostas na entrevista. Incluindo a parte que diz que os jogadores que são chutados pela torcida aqui são campeões na maioria dos times que vão, ex: Maicon, Jadson, Cortez, Casemiro, Hudson (que já estão chutando de novo) Pratto e muuuuitos outros.

    Rodrigo Caio não é craque nem nunca vai ser, mas é o único jogador do SPFC que tem nível de Seleção Brasileira, campeão olímpico como titular e com certeza iria pra copa caso não tivesse a lesão desse ano. E colocar a culpa do SPFC não ter títulos em cima dele é uma sacanagem sem tamanho ou já se esqueceram de Juvenal, Aidar, Ataíde e Leco

    O R.Caio pode ser mimado, mas nós da torcida somos MUITO mais, apesar de termos péssimos times nos últimos anos, tivemos bons jogadores que saíram graças a nós e já estamos querendo mais uma barca como nos últimos anos, que já vimos que não adianta nada

  46. Ta explicado pq o SP caiu tanto de rendimento de uma hora pra outra….foi esse cara voltar e comecar a criar intriga nos bastidores! O grupo estava fechado até esse cara voltar de contusão….

  47. Sejamos práticos…Rodrigo Caio voltou no Brasileirão e desde então só queda…zagueiro horrível de bola…a que ponto chegamos .. Tem torcedor que ainda defende esse pereba ..não há justificativa nem pelo péssimo futebol, quanto mais por essa pífia entrevista…

  48. Brilhante narrativa. Apenas completaria o seguinte. O Rodrigo Caio fez uma escolha errada no início da carreira profissional. Como zagueiro ele é fraco não aguenta o tranco. Ficasse como segundo volante, teria disputado pelo menos duas copas, tem ótima saída de bola, boa visão de jogo, sabe se colocar no meio e tem ótimo passe. Talvez hoje estaria consagrado como um dos segundo volante melhores do mundo. Como zagueiro não vai emplacar. Pense nisso você ainda está novo. A consagração de espera.

  49. Os caras quando querem criticar se pegam à qualquer bobagem e deturpam a fala do jogador!
    Continuem assim, humilhando e maltratando e expulsando nossos melhores jogadores e preparem -se para mais 10 anos de fila!
    Afinal, somos soberanos!
    Um texto ridículo de autoria “desconhecida”, deve ser de algum gambá!

Deixe uma resposta