Duas goleadas ou o pior ataque em returnos de Brasileiro em décadas…

Depois de um primeiro turno em que figurou como líder do Campeonato Brasileiro, sustentou a condição de segundo melhor ataque e apresentou um futebol eficiente, o returno do São Paulo tem sido melancólico. Lutando a duras penas pela vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2019, o Tricolor tem sofrido com o baixo número de gols marcados desde o fim da 19ª rodada e se aproximado de uma marca negativa na década.

Com os 14 gols marcados no segundo turno, o São Paulo não detêm apenas o posto de um dos times com menos tentos marcados no campeonato, como caminha a passos largos para terminar o Brasileiro com seu pior ataque em returnos da década. Para evitar essa condição, o time comandado por André Jardine precisa marcar oito gols nos últimos dois jogos, contra Sport e Chapecoense.

Prestes a ser quebrada, a pior marca ofensiva do ataque do São Paulo em returnos do Campeonato Brasileiro na década aconteceu em 2013, quando o Tricolor balançou as redes apenas 22 vezes nas 19 últimas rodadas. A melhor marca, por sua vez, foi no ano anterior, em 2012, ano em que o time do Morumbi marcou 30 tentos, terminou na quarta posição e se classificou para a Copa Libertadores do ano seguinte.

A falta de repertório ofensivo, inclusive, é um dos principais problemas do Tricolor no returno. Antes considerado letal, o ataque viu seu aproveitamento sucumbir nas últimas rodadas e, consequentemente, os resultados positivos começaram a desaparecer. A fim de sanar o problema, Diego Aguirre deixou o comando do time, dando lugar a André Jardine, adepto do jogo “propositivo”.

Mas nem com o treinador promovido das categorias de base em janeiro, o São Paulo tem conseguido apresentar uma grande evolução ofensiva. Apesar de ter tido apenas três jogos e um intervalo curto entre as partidas, o São Paulo de Jardine marcou apenas dois gols no período e, ainda assim, segue sofrendo com o baixo número de chances de gols criadas, salvo o excessivo número de cruzamentos para área.

O problema da falta de gols, porém, não é uma novidade das últimas rodadas. No início de 2018, o ataque foi o grande alvo da diretoria no quesito reforços. Peças como Nenê, Diego Souza, Rojas, Carneiro, Tréllez e Everton foram contratadas, mas o problema ainda segue. Para as duas últimas rodadas da competição nacional, apenas a dupla dos camisas 10 e 9, o atacante colombiano e o ex-flamenguista estão à disposição.

Na atual temporada, a competição continental e a vaga direta para a fase de grupos continuam sendo o grande objetivo do São Paulo. Com 62 pontos, o time comandado por André Jardine ocupa a quinta posição e fica atrás do Grêmio pelos critérios de desempate. Na próxima segunda-feira, no último jogo no Morumbi na temporada, o Tricolor terá pela frente o desesperado Sport em busca de permanecer na elite.

Gazeta Esportiva

80 comentários

  1. Pergunta.

    Com a definição do Jardine como Técnico, quem poderia ser o Auxiliar Técnico do clube?

    Pintado de volta?

    Menta Técnico da base?

    Alguém tem um outro nome?

    • Boa questão, mas acho que teremos um auxiliar vindo da base tbm e preparador físico será o que está no time principal como auxiliar tbm.

      O São Paulo vai efetivar uma comissão técnica de auxiliares sem muita experiência, isso me deixa com medo pois pelo elenco que temos e personalidade dos jogadores capaz de repetirmos começo de 2017 com o RC e comissão.

  2. São Paulo já foi conhecido como a maquina de fazer gol.
    Rolo Compressor.
    Foi o primeiro a chegar a mil gols no Campeonato Brasileiro.
    Goleiro artilheiro.
    Goleadas em duas finais de Libertadores.
    Fez 10 no Botafogo da Paraíba.
    Já fez 4 no Real Madrid em plena Espanha, 4 no Barcelona campeão da Liga dos Campeões em plena Espanha.

    1 a 0 nunca será goleada.
    Nunca!!!

  3. Sp nao vai brigar por nada ano que vem…espero ver o Vasco na segundona…jardine vai ser engolido pelo elenco. Sp não aprende mesmo.. últimos 10anos da para contar nos dedos os treinadores medianos.

    • Dificilmente 19 será diferente disso. Vivemos de apostas. Rogério, Rai e Lugano. Sidao e Jean. Carneiro, Trellez e Diego Souza, e a próxima Jardine.

      Espero estar redondamente enganado, mas se seguir a lógica,Palmeiras campeão Paulista. Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro brigando pelo brasileiro e pela copa do Brasil, junto com Grêmio, se mantiver o Renato Gaúcho, e esses msm times disputando a libertadores junto com os argentinos.

      vms torcer, mas enquanto Leco for presidente e isso aí msm…

  4. Outros tempos Cleiton. Vamos ver quanto tempo dura esse futebol propositivo sem um unico meia que seja bom e esteja em plena forma fisica no elenco. Alguma indicacao de contratacao?
    1×0 pra quem esra na fila ha mais tempo entre os paulistas é goleada!
    Enquanto isso tome rival sendo campeao brasileiro….

  5. Certinho o São Paulo… economiza no técnico mesmo… e fiquem sem ganhar nada mais um ano e expulsem o Jardine do clube precocemente… acham que ele conseguirá dar jeito nessa bagunça que está o time hoje? Torcedor está sem paciência mas o Leco sendo o Leco… um canalha… e o Rai decepcionando junto com ele..

    • Pensava que se o Aguirre falhasse como falhou contra o Vasco, não seria efetivado em 2019.
      Mas se para Raí pouco importa, então ele tem de saber que o problema é o elenco e não era o Aguirre.

  6. Um melhor uso da base, com certeza, será o maior lucro do Leco. Economiza no técnico, contrata menos meia boca e põe na vitrine garotos com bom poyencial de venda. Parece que títulos será objetivo da próxima gestão.

  7. Tava pensando aqui…

    Dorival não quis o Jardine na comissão por medo de ter uma sombra (como aconteceu com Santos de Elano). Veio Aguirre e aceitou. Aí o que a diretoria fez? Demitiu Aguirre para efetivar Jardine…. Deram toda razão ao Dorival no final das contas.

  8. Economizam no técnico e a folha salarial uma das maiores do futebol brasileiro… incoerente isso…..quando penso que a dívida tá diminuindo, aparece a notícia que precisa vender o Liziero e o Rodrigo Caio para não fechar o ano com deficit …. mais um bode expiatório pro Leco queimar e arrastar sua péssima administração até o fim…. e infelizmente acho que é o que irá acontecer… Leco não entende e não gosta de futebol…muito menos do São Paulo

  9. Parabéns leco Raí Lugano Ricardo Rocha e conselheiros parabéns jogadores medíocres sem honta e sem vergonha na cara !!! Parabéns pelo título do Palmeiras de campeao brasileiro de 2018 !!! Vcs conseguiram entregar o título a eles !!!

      • Somente brio nao leva ninguém a títulos. Antes de tudo é necessário jogar pelo menos um pouco de futebol, coisa que os times de Aguirre jamais jogaram. Foram vitórias ao acaso, como contra Cruzeiro e Flamengo onde os adversários perderam um caminho de gols e outras na bacia das almas contra adversários bem fracos, como atlético pr no primeiro turno, Vasco e chapecoense. Se vc realmente quer títulos preze por técnicos que priorizam bons jogadores. E na minha opinião, mesmo que o preço seja alto no começo, os melhores atualemte sao os vieram da base: Luan, lizieiro, Helinho, Lucas Fernandes que nao deveria ter saído. Aguirre preferiu Hudson, Jucilei, Reinaldo de ponta, Edmar… ou seja a chance de titulo era zero. Aguirre foi até longe demais, pois escalar militao de lateral esquerdo e ser eliminado dentro de casa na copa do Brasil já seria motivo de demissão.

  10. Com o empate do Grêmio, amanhã eh a chance derradeira de mudar a cara do SP. Palmeiras, aquele que se “apequenou” graças a um trabalho super sério, chegou onde chegou. Fiquemos com dor de cotovelo.

  11. A umas dez rodadas atrás muitos torcedores pediam o Jardine, e agora criticam
    Vários torcedores, pediram a entrada dos meninos, hoje não prestam
    Alguns torcedores citam outros times que estão ganhando, vc tem a opção de torcer para qualquer time

    Eu vi meu Tricolor ganhar quase tudo, só não a Copa do Brasil, não estou contente com esta fase, mas não deixo de torcer e apoiar.

    Dale Tricolor

  12. Jardine nao aguenta ate o final do paulista, ai manda este rai e lecorgumeno achar um tecnico , enquanto
    for esta a nossa diretoria nao sairemos de coadjuvantes por muito tempo, e uma tristeza. Esta efetivaçao
    do jardine e a mesma que fla fez com barbieri que nao aguentou , e o lars que tambem nao. Rai voce pode
    ser nosso idolo, campeonissimo, mais como diretor de futebol voce e uma pandega.

  13. Não tem trabalho sério coisa alguma.

    Eles arrumaram dois milhonarios que comprou mais de 100 jogadores em 3 anos….pagaram as dividas e pagam salaroo de 450 só Jean, 700 pro Felipe Melo, esse e o segredo jogador carro e time bem montado…..mas e claro não tem mundial!

    • Ricardo , e verdade, eles arrumaram a leia milionaria , e o palmeirinha que caga dinheiro. E nos que temos milionarios na torcida , mais nao poe um centavo no clube. Emfim bom para eles.
      Como sem dinheiro nao se faz bom futebol, digo futebol campeao.

  14. Enquanto estamos aqui discutindo jogadores, técnicos e diretores, etc. O palmeiras vai sendo campeão novamente, e ficando cada vez mais rico, quem comanda nosso time vai trocando os jogadores, técnico e diretores (com as devidas comissões), e ficando cada vez mais ricos e nada vai mudar. Dificilmente voltaremos a ganhar algo. A única esperança é que os formadores de opinião independentes (Zanqueta, entre outros) ergam a bandeira da mudança dos sistema de votação (sócios torcedores tem que votar) e abertura do sistema político pra dar chance de aparecer um Paulo Nobre do nosso lado também. Foi isso que os palmeirenses fizeram. Sem isso, a discussão é em vão, vai rodar em círculos, e os culpados tb. Ontem era o Dorival, Pinotti, Denis, Cueva. Hj é Rodrigo Caio, Aguirre, Sidão/Jean, Nenê, Raí, Lugano. Amanhã serão os substitutos dos jogadores / técnicos / diretores atuais. O problema é o sistema, não os subordinados do mesmo.

      • Que deve ser combatido. O palmeiras tinha um sistema tão ruim quanto o nosso, o que os levou duas vezes a segunda divisão e rumo a uma “portuguezação”, e eles conseguiram vence-lo. Temos que fazer o mesmo. A torcida, não os dirigentes, jornalistas ou organizadas. Mas só quem possui o mínimo dessa capacidade de mobilização são os formadores de opinião. Por que não esse blog, que sempre foi tão combativo, se ele assim desejar obviamente, iniciar esse movimento na figura do Zanquetta.

  15. Torcer pro SP tá uma grande dureza. Ver q o SP deixou escapar William, Felipe Melo, Scarpa, Marcos Rocha e Weverton da pra diferenciar os homens dos meninos. Todos seriam MUITO úteis.

    • Mas a gente estava liderando sem esses caras. Alguma coisa aconteceu e a gente não sabe. No caso do Scarpa, o clube agiu com honestidade, enquato o verdinho pegou na mao grande e o aporte financeiro da crefisa.

      • Precisamos de um
        Elenco maior e mais qualificado. Veja: tem times q tem opções de laterais, volantes, meias, atacantes. Nosso time olha pro banco e poe quem pra mudar o jogo?

        • Eu concordo que precisamos quantificar e qualificar o elenco, mas com todos os reveses ainda podemos ir direto pra f de grupos. Podia a Chape aprontar lá no impressorão pra gente enfrentá-los sem eles estarem ameaçados pelos descenso.

  16. Sem contratações de jogadores com qualidade técnica, nunca disputaremos nada. Diretoria inexperiente e sem planejamento, metade dos R$ 50 milhões gastos, são de jogadores reservas. Temos um presidente que só pensa em vender e comprar com parcerias de empresários. Infelizmente a torcida vai ajudá lo a execrar o Jardine, esse será o filme 2019

  17. Os anos vão passando, os títulos são raros, o Morumbi não é mais o melhor estádio de Sao Paulo, o nosso CT não é referencia no brasil, a diretoria sem duvida alguma não passa nem perto de ser modelo de gestão. Se querem tapar o sol com a peneira falando que é exagero, sem problemas. Mas o número de torcedores tricolores deve ter despencado na ultima década em comparação com os rivais, os patrocínios se limitam a guaraná Poty, arroz Urbano. O clube vende prata da casa pra contratar jogador medíocre, empresários felizes e torcedor sendo o otário mais uma vez que vai lá no Morumbi pagar 100 reais pra ver Edimar, as desculpinhas dos diretores, o presidente idoso e derrotado, e um time melindrado, que toca de lado sem olhar.

    É isso aí. Está tudo sob controle, afinal, que time não ficou anos na fila né? Torcedor São Paulino é muito mal acostumado, nao lembram da década de sei lá quantas que o SPFC ficou anos sem ganhar nada. Mimadinhos. Infelizmente nessa geração de agora ou você compete em alto nível com profissionalismo ou vc é engolido pelos que fazem isso. Aceitem isso e mudem o pensamento conformado pq senão é isso aí mais uns 10 anos, ouvindo uns e outros falando que são os cavaleiros do apocalipse que veem erros em tudo, que nao é bem assim, que as coisas estão se ajeitando em “mais um ano de reconstrução”.

  18. Parem de dar moral a Crefisa.
    Gente falando que eles tem Elenco, que eles são bons, que eles são o Deus todo poderoso.
    Sem parceria eles caíram para a série B duas vezes. Não caiu em 2014 porque foram salvos pelo Santos e o Ney Franco do Vitória.

    Sem parceria o São Paulo é Tri Campeão do Mundo.
    6 títulos Brasileiro sem Parmalat, Crefisa e Fax.
    Unimed saiu do Fluminense.
    Vamos ver como vão montar o todo poderoso Elenco sem Crefisa.

    Se tem uma coisa que o São Paulo tem que aprender, é montar Elenco sem parceria.
    Já fez isso.

    Outra coisa, uma Empresa, é ela e seus Acionistas que tomam decisões.
    Se não tem nenhuma querendo investir milhões no São Paulo, não tem nada que a gente possa fazer.
    Assim como não tem outras investindo no Vasco, Botafogo, Cruzeiro. Foi o Palmeiras que teve sorte.
    Tanto é que a sobrevivência dos clubes, era a estatal do Governo CAIXA.

    O São Paulo precisa reestruturar o seu Departamento de Futebol destruído pelo Juvenal Juvêncio.
    Só isso.
    Mesmo com todos os problemas, passamos perto mas não caímos para a segunda divisão, vamos para a Libertadores.

    E eles, o que farão sem a Crefisa?
    Tri da série B.
    A história mostra isso, não sabem sobreviver sem Parmalat, Crefisa.
    Sem achar que são os Deuses na arte de gerir o futebol.
    Foi rápido hein, a Parmalat saiu no ano 2000 e em 2002 caíram.

  19. Nunca achei que fosse falar isso, mas não me importaria se caísse uma ou duas vezes pra série B, só que todo ano comemoraria um título. Palmeiras e Corinthians estão se revezando nos títulos brasileiros, paulista… Palmeiras ganhou tb copa do Brasil e assim vai. Time grande não cai, não precisa se vender para investidores, mas também não ganha títulos. Não fosse a sulameirana estaríamos há 10 anos sem nada, embora se continuar assim logo atingiremos essa marca.

    • Eu acho que rebaixamento não melhoraria o clube. Se um dia a gente cair, eu temo que tenhamos que disputar a série b mais de uma vez de consecutivamente. Cair não é coisa pra gente. Vamos torce pra coisa boa, vai, rs.

    • Sem rebaixamento já é essa choradeira, essa lamentação toda, imagine se cair. Cair não resolve nada. Do jeito que a coisa vai, se a gente cai, tremo que teríamos que disputar a segundona por dois ou mais anos seguidos. Vire essa boca prá lá, véio, rs.

  20. Dept. de futebol nao sera reestruturado com rai, isso eu te garanto. juvencio destruiu e sua cambada roubou
    o que pode.Nao me preocupa quando a crefisa sair, e isso e simples se a leila nao for eleita presidenta na
    proxima eles caem fora, o importante e oque eles tem agora, grana a vontade.

  21. Se o São Paulo FutebolClube não mudar, dou mais 18 anos para o clube ser extinto.Libertação do clube é fundamental. 160 conselheiros vitalícios tem o poder de escolher o presidente que obrigatoriamente tem que ser um deles. Por isso a média de idade dessas pessoas é de 80 anos. JJ 83 Leco,80 e o próximo não vai ser diferente. Precisamos de renovação. Precisamos de democracia. Para escolha do presidente deve haver eleições livres e diretas com votos dos sócios torcedores. É mudar para não morrer. Eu sempre achei o Laudo Natel um grande homem. Fez o Morumbi e tantas outras coisas boas, mas falhou ao criar esse monstrengo de poder nas mãos de poucos. O mundo mudou. Tudo é muito dinâmico. Só o São Paulo que continua estático.

  22. Mais um ano vendo as Peppas Pig serem campeãs novamente e nós terminamos o ano com cara de concha novamente.
    Ta ficando comum já, ano que vem tem mais… ano que vem tem mais Out-Leco o incrível presidente!

  23. Leco e a cambada de conselheiros safados devem estar felizes hoje! O tal do Alexandre Pássaro, homem de confiança do vagabundo master também . Vocês são os verdadeiros culpados por toda essa draga do São Paulo FC. Bando de velhos malditos , larguem o osso ! Devolvam o clube pra seus verdadeiros donos, a sua torcida gigantesca! Jamais te abandonarei meu Tricolor … mas a cada dia fica mais difícil aceitar essa situação. A solução é tacar fogo nessa corja!!!

  24. Se o SPFC tivesse vencido a disputa com as Peppas pelo Dudu anos atrás, ele teria sido vendido 6 meses depois. Os dirigentes não pensam no time, pensam nas vendas. Com essa mentalidade, vamos continuar nos gabando por ser o maior revelador, com grandes cifras e tal. Mas título que é bom, nada!!!!

  25. Jardine não e treinador para time brasileiro. Aqui, se não for técnico boleiro, não dá certo. Isso e reflexo cultural. Jardine será fritado antes do final do paulista

    • Rapaz, não é que você falou uma coisa certa.
      Técnicos estudiosos não vem tendo sucesso no Brasil.
      Paulo Autuori depois que voltou da Asia, Osorio, Rogério Ceni.
      Eu lembro do Autuori dizendo que os Técnicos brasileiros estão ultrapassados, frase que não foi bem digeridas pelos Técnicos, nessa mesma entrevista o Autuori explicou direitinho como joga o Barcelona do Guardiola, onde ele Autuori fez questão de ir assistir os jogos do Barcelona e disse que para vencer o Barcelona a equipe teria que ter um preparo tático e psicologo muito intenso. Deu aula de tatica o Autuori nessa entrevista. Não teve mais sucesso.
      O Osorio coitado, teve desmanche, crises do Aidar no SPFC e até conseguiu alguma coisa.
      O Rogério Ceni que perdeu um time inteiro.
      Técnicos com perfil moderno, não vem tendo sucesso.
      Talvez os jogadores que são burros e não entendem a mentalidade do Treinador.

  26. Quanto será que o São Paulo já perdeu de grana com essa estratégia utilizada pelo Leco para tentar sanar a dívida? Diminuição de renda, de sócio torcedor, consumidor, prêmios por títulos, etc…. se quer ganhar bastante grana, tem que pensar grande, investir pesado e não ficar com essa austeridade bizarra.

    • Só tem austeridade pra investir no time. Vê se algum diretor ganha pouco. Lecao embolsa 27k por mês limpinho…. fora as negociações nebulosas. O que acontece no Tricolor é caso de polícia!

      • Mas parece que o salário do Leco só incomoda quando o time vai mal, quando está bem, tá tudo bem, né. Será que quando fomos campeões não tinha nadica de nada de errado?

        Detalhe: Não sou fã do Leco, mas nem tudo é culpa do cara.

  27. Futebol moderno do Jardine na base era eficiente, só tinha garotos. Como fazer um meio campo de 100 anos correr 90 minutos (Jucilei, Hudson e Nenê ) eoe que dizer de um pseudocentroavante sem mobilidade, o Aguirre foi um herói em nos fazer sonhar!

Deixe uma resposta