O planejamento de 2019 do São Paulo e o término de 2018: O que vem por aí?

Ninguém está feliz com este final de 2018 em que no máximo, nos contentaremos com o G4.

Queríamos a taça, óbvio. Faz tempo que não sentimos esse gostinho…

Mas, vamos iniciar finalmente um ano, em que o Diretor de Futebol está sólido e firme. O time finalmente tem uma base e a base vem ganhando espaço. Deixou de ser discurso.

Saímos de 2 anos seguidos de “Time grande não cai” para uma classificação na Libertadores, pré ou não, estamos lá.

Já vamos direto para as oitavas de final da Copa do Brasil, o que parece pouco mas é tão raro nós chegarmos lá que a última vez foi 2016 e não passamos dela, desde 2015. Chegamos as 4as, apenas em 2012. Final, apenas 1.

Conseguimos “apenas” isso até aqui, com 3 rodadas de antecedência. Lideramos por 8 rodadas.

Criamos a euforia, a expectativa…sentimos o gostinho bom de sermos líderes e navegarmos sozinhos no topo novamente.

O ponto agora é: definir o treinador, planejar bem, contratar bem. Fortalecer o que se tem!

A espinha dorsal existe e é sim boa. Em 2018, começamos perdendo Hernanes e Pratto, sabendo que Marcos Guilherme ia embora no meio do ano, cheio de dúvidas. Para 2019, já sabemos que Jean e Perri tem que ser os goleiros, temos um camisa 9 que ficará, temos uma zaga sólida, temos bons volantes, a base pedindo passagem. Temos como investir e competições boas a se disputar.

Teremos Florida Cup, Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e dependendo do caso, Sul Americana.

É ano para solidificar a base, construir sobre ela e não desmanchar ou achar que tem que desfazer tudo. Perdemos muito pouco, o time é estável e com ajustes, pode fazer muito mais, sonhar mais. Enquanto outros nadam no dinheiro e tem 3 a 4 peças por posição, nós mal temos uma e incomodamos. É a hora boa de encaixar o quebra cabeça como fizemos já muito bem muitas vezes como em 2005, 2006, 2007 e 2008. Em 2012, um bom exercício que caiu por terra em 2013 e recomeçou em 2014 quando fomos vice. Em 2016, semifinais de Libertadores com um elenco fraco. O final de 2016 e 2017 foram péssimos, retrato da gestão da época e do planejamento.

2018 foi ruim não ter taça mas foi muito superior em desempenho em campo e dentro dele. A conquista da vaga para Libertadores é só um pequeno prêmio.

Temos que ir além, não se contentar com pouco, mas sempre estar chegando. É assim que se conquista.

Em 2019, sem limarmos treinadores, sem imediatismos e sim, solidez e confiança. Confirmar a vinda de Hernanes que é tão conversada já eleva o nível dentro e fora do campo. Que venham as 5 peças planejadas pela diretoria e que a base preencha as demais lacunas.

No mais., melhorou politicamente, melhorou o caixa, as dívidas. Falta só mesmo acertar no futebol e voltar a conquistar, voltar a vencermos.

Que essas últimas 3 rodadas sejam muito boas e que nosso final de ano seja de confiança para um 2019 mais construtivo e digno da grandeza do São Paulo FC que amamos e conhecemos.

Alexandre Zanquetta

 

45 comentários

    • Esqueça, ele vem bem no Alaves, não sairá de lá nem tão cedo.

      Uma possibilidade de mercado seria o Tardelli, outro bom nome que vejo no mercado é o Pablo do Atlético PR.

    • Não sei o que pensam os diretores, mas eu acho que precisamos: de um lateral direito pois só temos um; um meia que chegue para ser titular. Ao meu ver, essas são as prioridades. Não dá para improvisar toda vez que Bruno Perez não pode jogar, e o Nenê não consegue manter o nível toda a temporada.

  1. Queria ver no Abel a solução que muitos enxergam, pra mim é aproveitar o Cuca livre no mercado.
    Não vender jogadores ( esse ano começamos perdendo Henanes e Pratto) nossa zaga é boa, temos bons volantes, as contratações devem ser pra chegar jogando, Henanes e Caleri mais um goleiro com milagres nas luvas seria ideal, chega de sofrimento rsrs

    • Dos últimos 4 jogos, quantos o Cuca ganhou la no Santos ?
      “Ah mas o Cuca pegou o time em 17 lugar”, UAU ta em 10 lugar agora kkkkkk

  2. Só uma coisa…. os outros nadam no dinheiro … isso é fato… mas esse ano investimos bastante , e boa parte foi muito mal usado. Esperamos que em 2019 venha pelo menos uns 5 reforços de ótimo nível … 1 caneco ao menos temos que conquistar. . Nao importa qual.

    • O SPFC pode até melhorar em 2019, mas se quiser ganhar títulos vai ter que gastar e muito. Se for contratar essas apostas que estão surgindo , esqueçam, não seremos páreos para a Crefisa. Para fazer frente á Crefisa precisamos de jogador de verdade como calleri ( hoje impossível de trazer), hernanes ( vai querem ganhar cerca de 1.5 m) , pato ( quanto iria pedir ou quanto os chineses vão pedir), Souza ( melhor volante do Brasil nunca considerado pela seleção), Rafinha ( lateral direito , acho que ainda joga no Bayern e que o Guarani da capital está de olho) e um goleiro do nível do Casillas. Mas, diriam , não temos dinheiro para montar um time desses. E eu responderia: isso não é problema meu, é do Raí, do Leco. Sem jogadores desse quilate não bateremos a Crefisa em nenhum campeonato

    • Tentaria aproveitar a crise do Santos e a não ida a libertadores e faria o seguinte:

      João Ricardo para disputar vaga com Jean

      Jonathan para lateral direita (ou Victor Ferraz do Santos)

      Pikachu para a ponta direita (tentaria o Bruno Henrique do Santos)

      Otávio (ex atlético pr) para segundo volante (se não der, Thiago Mendes ou Sanches, do Santos)

      Hernanes centralizado.

      cinco contratações que mudariam completamente a competitividade do time.

    • Pikachu nao joga mais de lateral amigo, se ele vier eh pra substituir o Rojas. E se nos últimos jogos o Antony e o Helinho forem bem, acho até desnecessária a contratação dele.

  3. Discordo sobre o goleiro. Jean ainda não é esse goleiro. Penso que precisamos de um goleiro, LD, 2 meias e 1 centroavante.
    Sugestão:
    Victor, Hernanes e Caleri… Os outros dois não faço idéia.

  4. Poxa tava vendo na tabela que dpois da Derrota pro inter não perdemos mais ai tava sonhando aqui se ganhacermos esses jogos ate aqui uma outra arrancada estaríamos com 70 pontos jogos que dava pra ganhar em casa e fora a 1 ponto das peppas só sonho msm ou talvez lider com com mais 2 pontos contra o Botafogo 72 SPFC 71peppa á como sou sonhador trister spfc uma coisa boa nisso é que vendemos caro a derrota agora um elenco um pouco melhor e mais sorte talvez se ñ fosse as lesões éramos campeões

  5. Não sei vcs, mas esse post me deu uma baita esperança pra 2019. Já consigo vislumbrar algum título, senão pro ano que vem, ao menos pra 2020.

    Modo ilusão ativado com sucesso aqui…

  6. Bons volantes? .

    Jucilei e Hudson são bons volantes ?.

    Só se for para os adversários.

    São volantes de marcação apenas, não sabem sair jogando.

    Nenhum bom time, competitivo, se forma com volantes assim.

    • São bons volantes sim. Os dois jogam muito.

      Inclusive, seriam titulares em quase qualquer time no Brasil. Quando penso em volantes melhores, atuando no Brasil, poucos nomes me vêm à cabeça.

      Mas para essa parte da torcida, qualquer um que vier não servirá. Se é nosso, não é bom…

      • Sua opinião. Os melhores times da história do São Paulo tinham volantes que além de marcar, roubar a bola, sabiam o que fazer com ela.

        Jucilei e Hudson só marcam e não se apresentam para o jogo.

        Pelo visto não acompanha nada de futebol internacional ou vai ver que imagina Jucilei fazendo o que fez Mineiro no Mundial de 2005.

        Volantes fracos. Não sabem dar passes de 2 metros.

        Não ganharemos nada com eles.

        Volante para mim tem de ser no estilo do Arthur, hoje no Barcelona.

        Sei lá, né? Hudson deve estar sendo observado pelos times europeus de tão bom que é.

        Essa torcida apequenou.

        Pede até Dagoberto de volta.

        Feliz 2020 dessa forma

  7. Pra melhorar o time precisamos de mais peças ,mais opções e qualificações também , temos volantes sim , liziero e Luan estão prontos , a zaga com Bruno Alves e Arboleda se mostra bastante sólida os laterais também são bons , mas precisam de reservas a altura , aí sim o Pikachu entraria para fazer um time mais agressivo , agora do meio pra frente temos que mudar do 4,3,3 para um 4,5,1 sendo que ao invés de dois volantes dois meias , já que os pontas voltam pra marcar algo o que o carille fez no primeiro semestre com Jadson e Rodriguinho , com isso acabaria a falta de criatividade no meio campo , inclusive eu iria atrás do Rodriguinho para essa. janela de transferências ,outro que eu iria atrás Keno que destruí nas pepas , Pablo do Atlético paranaense seria meu centro avante , e pra agregar experiência iria atrás de Rafael Moura um ótimo centro avante mais as chegadas de Hernanes e Pato como estão falando seria um ótimo time

  8. A temporada de boatos vai começar bem cedo, a última notícia é de que o SP estaria disposto a contratar um goleiro desconhecido, jogou no Botafogo e hoje está no Ludogorets (Bulgária).
    Se for pra investir em alguém, que seja nos dá base ou no Tiago Volpi, Gatito entre outros.
    Sidao pode ir para o Fortaleza, pobre time, se for verdade já escolheu mal um dos reforços.

    • Sidão é um ótimo goleiro para o Fortaleza. Assim como foi para o Botafogo, ou o Magrão foi ótimo goleiro para o Sport, o Aranha para a Ponte…

      O problema é trazer esses caras pra clube grande, ai complica!

  9. Ontem à noite estava ligada na ESPN (pq meu marido estava assistindo) e fiquei pasma ao ver os “comentaristas” TODOS dizendo que, o SPFC estará na pré-libertadores, que ganhar do Flamengo no Maracanã é muito mais fácil do que ganhar do Vasco em São Januário, que o jogo pra matar ou morrer seria aquele contra o Grêmio e que o Grêmio não jogou nada e msm assim empatou com o SPFC com um gol contra. Será que os nossos jogadores, diretores, sangue de barata veem esses programas? É uma má vontade, um descrédito… Qdo estávamos na liderança, não tinha UM santo dia em que não deixavam transparecer que a liderança era transitória. Tô tão chocada que até o Aguirre eles defenderam ontem e tiraram com a cara do Raí, que na era do Zap ele não ter conseguido falar com o Lugano sobre a demissão do Aguirre pelo grupo de zap da diretoria era ridículo. Até o gol mais bonito da rodada eles não votaram no Diego Souza que foi o gol mais bonito do campeonato. E como diria um ilustre e antigo jornalista: e assim caminha a mediocridade!

    • A senhora tem toda a razão, foi um acinte, uma falta de respeito por parte daqueles jornalistas enviesados. Raí e leco deveriam , se tivessem compostura e dignidade , responder à altura e proibir a ESPN de entrar no Morumbi a partir de hoje .

      • Raí comentava na ESPN até algum tempo atrás cara e o André Plihal já escreveu até o livro do Rogério. Esses caras podem c**** na nossa cabeça que o Raí não vai romper com eles.

        Mas de mim a ESPN não tem mais audiência, aliás! A partir de 2019 só terei o Premiere e nada mais!

  10. o Planejamento requer peças para fortalecer e isso inclui: 1 lateral direito (pq o Bruno Peres é bem ruinzinho), 1 lateral esquerdo (Reinaldo cansou e caiu de produção e o Edimar não faz sombra para ninguém), 1 volante que saiba jogar, fazer gol (Souza ex SP), 2 atacantes pelo lado direito (Picachu e algum outro de destaque no BR), 1 goleiro (de aposta já temos duas – Gatito ou Victor ou Fábio).

  11. Belo texto , tenho o mesmo pensamento…. a base tem que ser mantida, nossa zaga e muito boa, temos bons volantes e um ataque que precisa de reposição porém também é bom.

    Precisamos de um LD , um meia , ponta e dependendo um centro avante.

    No mais, reserva para alguns nomes do elenco, como LE, reserva altura do everton e etc.

    Começar um planejamento com tudo no eixo, com diretores definidos e técnico ja definido , acho que ja damos um passo enorme para o inicio de 2019.

  12. Concordo com o texto, embora gostaria de ver um goleiro como o Grohe chegando. No mais, eu sou #ficaJardine …o cara trabalhou com a molecada o estilo de jogo que o clube quer fazer sua marca no principal. Um trabalho parecido com o que o Barcelona fez na era Guardiola. Jogar igual das categorias de base até o profissional.

  13. Análise muito lúcida , penso muito parecido .
    Se todo ano que não ganhar campeonato jogar tudo fora nunca vai chegar a lugar nenhum .
    O Palmeiras investiu pesadíssimo e vai ganhar só o brasileiro .
    O único time com baixo investimento que conseguiu chegar foi o Grêmio e mesmo assim não ganhou nada .
    Se fosse por aqui ja teria um monte de gente falando que Luan e Everton são pipoqueiros .
    Tinhamos um volante que chegava no ataque que era o Maicon , todo mundo queria um volante que marcasse .
    Ele é quem dita o ritmo de jogo do Gremio , aqui ele era criticado até quando jogava bem só porque ofuscava a atuação do Ganso .
    Hoje temos 2 que marcam e todo mundo tá querendo um volante que chegue no ataque .
    Em resumo , a torcida sempre quer o que não tem e não quer o que tem .
    Com certeza esse mesmo time mais entrosado chega mais longe , com reforços então tem tudo pra chegar , mas precisa de um trabalho de mais longo prazo na parte técnica .

  14. 1 GOL: Fabiano – Porto ex nossa base
    1 LD: Cáceres – Lazio
    1 LE: Dodô – Santos
    1 2°VOL: Hernanes
    1 MEI: Everton Ribeiro
    1 PD: Pottker
    1 PE: Bruno Henrique

  15. Se analisarmos friamente os últimos anos podemos afirmar que 2018 não foi de todo ruim, entretanto essa estiagem de títulos incomoda muito a nós torcedores do mais querido.
    Precisamos contratar urgentemente um lateral direito (Bruno Peres ainda não disse a que veio), um lateral esquerdo para fazer sombra para o Reinaldo, um 2o volante que saiba sair para o jogo e ajude os meias de criação, um meia esquerda e atacantes de lado de campo.
    Do atual elenco acho que poderiam ser negociados: Rodrigo Caio (não tem mais motivação para continuar no clube), Edmar, Sidão, Trellez, Jucilei ou Hudson, Brenner (emprestaria para pegar mais experiência) e o Bruno Peres daria uma chance até o término do seu empréstimo (não fez pré temporada).

  16. Minhas contratações na seguinte ordem seriam: Hernanes, Bruno Henrique/Barrera, Guga/Jonathan e Thiago Mendes.

    Minha visão é que qualquer ambição do São Paulo de título deve passar por contratarmos o Hernanes a qualquer custo! Depois disso eu investiria na direita em um jogador veloz para alternar com Helinho/Shaylon até o Rojas voltar. Tentaria o Bruno Henrique do Santos, nem que fosse por empréstimo ou mesmo o Jarlan Barrera que o São Paulo está interessado e tem 23 anos, alguma qualidade e já disputou Libertadores.

    Seria interessante um lateral direito para brigar por vaga com o Bruno Peres como o Guga do Avaí (que já disseram que querem negociar apenas 70% do passe para uma futura venda, indicando que são bons de negócio) ou um jogador mais experiente como o Jonathan do Atlético Paranaense.

    No meio campo o Thiago Mendes já sinalizou o interesse de retorno então é só negociar. Com essas 4 contratações o São Paulo fecha os 11 com qualidade. E com absoluta certeza negociaria Sidão, Rodrigo Caio e Edimar e também contrataria reservas para Reinaldo e Everton para fechar a equipe.

    Acredito que se fizer algo nesse sentido, dificilmente o São Paulo não ganhe títulos no próximo ano.

  17. Planejamento do leco para o SPFC é vender o liziero, helinho, shailon e o lucas perri, pagar as dividas do clube e reformar a area social fim.
    Isso já esta limpido faz tempo, o resto é só materia de emocionado para dar esperança a torcida.Entendam de uma vez por todas como o leco até 2020 é fracasso e venda de jogadores para pagamento de dividas, ser campeão não é objetivo.

  18. Gente, titulos é resultado de boa gestão e investimento. As duas coisas ao mesmo tempo, só uma não adianta.
    Portanto vamos esperar… !!!!!!

  19. Gostei da matéria e da maioria dos comentários a palavra que resume tudo o que foi comentado é planejamento, vamos ver se leco e companhia vai deixar, eu estou bem esperançoso para o próximo ano, bora São Paulo vamos ser campeão.

Deixe uma resposta