O ano de 2019 possivelmente é o último em que a Globo vai transmitir os jogos dos Estaduais pelo Brasil. Pelo menos de acordo com a declaração do presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia. Segundo o dirigente, a principal emissora do país quer valorizar o Brasileirão.

Em entrevista à Rádio Transamérica, Petraglia foi questionado se o Atlético-PR jogaria novamente o Estadual com o time Sub-23. O cartola confirmou e foi além ao revelar a ideia da Globo para os próximos anos de não comprar os direitos de transmissão dos Estaduais, com exceção do Paulistão que tem questão contratual.

“Quero adiantar pra vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo (2019). A Globo não quer mais campeonatos estaduais. É deficitário. Ela quer antecipar o calendário do Brasileiro para fevereiro e vender pay-per-view e publicidade do Brasileiro”, afirmou.

“O único estadual que ficará por um tempo, até 2022, é o Paulista. Há um contrato, não há cláusula de saída. O Carioca, Mineiro, Gaúcho, que são os quatro principais… (não serão transmitidos)”, acrescentou.

Petraglia se mostrou à favor de não acabar com campeonatos estaduais, mas sim estendê-los durante o ano todo. Vale lembrar que os direitos de transmissão da Globo é a principal receita dos clubes menores e para o dirigente tem que se procurar outros meios de verba.

“Não pode acabar, tem que mudar. O Estadual tem que ser feito o ano inteiro e buscar outras alternativas de financiamento. Não podemos ficar refém eternamente da TV, ao gosto do grande patrocinador do nosso futebol. Então temos que ter Estaduais o ano inteiro, porque não podemos acabar com os clubes menores. Temos 650 clubes profissionais no Brasil. Essa é a base do nosso futebol”, concluiu.

Torcedores.com