Aguirre indica que a base será usada de forma comedida: “Não podemos dar a responsabilidade aos meninos em jogos decisivos”

“Foi muito bom, mas, vamos com calma. A mesma ansiedade que tem a torcida eu tenho também. Mas, temos de ir com cuidado, porque a primeira coisa é pensar no melhor para o jogador e para o São Paulo”.

Essa foi uma das declarações de Aguirre sobre a estreia de Helinho ontem em que comentou também sobre a utilização dos outros jovens de Cotia como Liziero e Luan e sobre o futuro uso de mais meninos:

“Eu tenho a liberdade de tomar as decisões. Todos gostamos de ver os meninos aparecer e, aos poucos, se tornando uma realidade. Luan é uma realidade, teve uma sequência, um crescimento e hoje é um jogador importante, e tem só 19 anos. Caso de Liziero também, já tem mais cancha”.

“Chegou a hora de Helinho na equipe. Foi uma estreia sonhada, com um gol maravilhoso, mas também vocês viram que ele sentiu as exigências de se jogar no profissional. Então, vamos com calma. Ele vai ganhar minutos pouco a pouco. Não podemos de um dia para outro dar a responsabilidade aos meninos em jogos decisivos”.

Este indicativo, mostra que apesar de Everton provavelmente retornar ao time contra o Corinthians, Helinho deve novamente ser opção no banco.

Hudson, para a volância e Jean para o gol são mais 2 titulares que retornarão ao time.

Para o ataque, Gonzalo e Diego devem continuar formando o comando do setor e a dúvida deve pairar sobre Luan que é dúvida por ter sentido no jogo e sobre o substituto de Rojas, na direita.

Blog do São Paulo 

44 comentários

  1. Os jogos decisivos já foram filhão…. estamos cumprindo tabela só agora…. você é um covarde ,isso sim. O gol do Helinho ontem foi só a prova de que 80% da torcida entende mais de futebol que você ! E vi um comentário em outro lugar que Helinho só foi colocado por pressão da diretoria.

  2. Sempre tem desculpa!
    Está na mão dos jogadores!
    Obedecendo a hierarquia!
    Aguirre, não é nem de perto um Telê, que usava e muito jogadores jovens, identificava quem, quando, como, melhorava, corrigia defeitos e escalava!
    o Helinho só entrou porque não tinha outro, e ele tinha que corrigir a cagada inicial!

  3. Vai te catar Aguirre!! Perdemos os jogos decisivos com jogadores péssimos, com covardia no plano de jogo!! Hélinho era para estar atuando no mínimo desde o jogo contra o Parana no segundo turno, ganhando minutos em campo. Talvez hj estivesse pronto, ou perto disso. Outros mlks da base nem chance tiveram. Luan entrou e tomou conta da posição. Basta dar oportunidades e mlk mostra se tem condições ou não. Mas o “jenio”, preferiu Edmar e Reinaldo na ponta, Carneiro, Trellez e DS, Bruno Peres, baita peladeiro, enfim, uma escolha pior que a outra!!!

  4. Jogos decisivos ? então ninguém aí sabe que no BR “todos os jogos são decisivos”

    inclusive os jogos pífios contra Paraná, Botafogo, América MG em casa (uma vergonha)

  5. Isso. Nos jogos grandes e decisivos como América MG, Paraná, etc você coloca os matadores pra jogar. Aí nos jogos menores que a molecada não sente a pressão, por exemplo Flamengo, dá oportunidade. Aí se o Helinho não meter 1 gol por jogo ele vai pro banco igual o Brenner e fica uns 15 jogos sendo reserva do atacante Bruno Peres.

  6. As vezes eu tenho impressão que boa parte das escalações é uma mescla entre “teimosia pra manter uma ideologia custe o que custar” e “não dar o braço a torcer”. Uma porcentagem bem pequena deve ser pensando tecnicamente

  7. Moleque de 14 anos meteu gol em clássico no Cerro Porteño…. David Neres aqui meteu gol no seu primeiro clássico…. Helinho na primeira jogada como profissional ja fez um golaço … não sei que tanto medo pra lançar a molecada…. fosse um goleiro ou zagueiro ainda podemos entender…. mas com o nosso pífio ataque do segundo turno, é injustificável não usar a base.

  8. Aguirre tem dado chances a base. Acho que o torcedor só ta p da vida com ele porque quando lesiona alguém, querem automaticamente que coloquem um mlk, pois o elenco é enxuto e ta ruim de reposição. Mas que ele tem dado chances para todo mundo, isso é um fato.

    • Não adianta. A torcida quer reclamar, se ele colocar o moleque da base e não der certo vão xingar ele pq ele tá queimando a base. Pra maior parte da torcida não importa o que acontença, se não vencer a culpa é sempre do treinador. O Helinho ontem fez o gol e depois teve dificuldades, tomou decisões erradas, tentou drible quando era pra passar, teve desatenção na marcação. Tudo normal pra idade e que eu não tenho dúvidas que ele vai corrigir com o tempo e a experiência, afinal, tem só 18 anos e pouco tempo de profissional. Mas já estão falando ali embaixo que a culpa dos erros do Helinho é do Aguirre pela entrada do Edimar. Aliás, depois de ler alguns comentários eu descobri que a culpa da fome na África, do atentando terrorista contra as torres gêmeas e do aquecimento global é da entrada do Edimar no jogo de ontem.

      • A questão é outra: os medalhoes tem licença para errar. Sidao está desde o início do campeonato falhando todo jogo. Jucilei tem 3 meses que está se arrastando. Edimar já mostrou que é fraco tecnicamente, Bruno Perez pouco acertou desde que chegou. Anderson Martins cometeu mtas falhas no segundo turno. Em comum, todos estes veteranos tem ou tiveram a complacência do professor por meses. Enquanto isto, Shaylon não joga há mais de mês, brenner foi expulso em um jogo perdido e nunca mais teve chance, Lucas Fernandes foi descartado mesmo tendo classificado o time contra o São Caetano no paulista e com o SP com poucos meias. Helinho não vai comecar jogando domingo mesmo com este golaço, pq simplesmente não fica correndo que nem doido atrás de lateral. Liziero tava voando depois da copa, foi so Jucilei voltar de contusao e retornar a sua cadeira cativa .Aguirre e paneleiro, covarde, julga todos os jogadores por sua capacidade de defender e de aguentar fisicamente este seu esquema suicida de correr atrás do adversário o jogo todo. O elenco já percebeu, todo jogo sai 3 mortos de campo. Nene que e o mais malandro já meteu a boca. Creio que vem mais gente revoltada por aí. Primeiro turno jogávamos no erro dos outros, pessoal parou de se expor contra nos, todo mundo fecha as laterais do campo qdo nos enfrenta, qdo precisamos de técnico pra variar o jogo, a maioria da torcida percebeu que não tínhamos. Ainda bem que eu nunca me iludi, assim sofro menos com a verdade.

        • Sidão perdeu a posição, Jucilei perdeu a posição, Nenê perdeu a posição, B. Peres só não perde a posição pq não tem ninguém pra assumir, não duvido nada que o Régis seria titular não fosse os problemas que fizeram ter o contrato rescindido. A. Martins perdeu a posição. Edimar é reserva.

          Luan que tá voando virou titular. Liziero não tem uma partida boa nos últimos 2 meses e ele recebeu várias chances. Contra o Flamengo ele foi mal. Além de que ele não aguenta jogar 90 minutos.

          Também gostaria de ter visto mais do L. Fernandes, Brenner, Caíque, Shaylon, mas procura o tópico dos últimos jogos que eles fizeram. Você vai ver um monte de gente xingando eles. Chamando o Shaylon de novo Ganso que dorme em campo. Falando que o Lucas Fernandes nunca vai vingar, que o Brenner é enganação. Não é tão simples, não é só encher o time de garotos e dane-se o resto, nossa torcida é especialista em queimar moleque.

          • Sidao perdeu a posição quando perdemos o campeonato. Jucilei jamais poderia ter voltado ao time depois da arrancada pós copa. Minha questão não é colocar a molecada na marra. Somente meritocracia. Os jovens erram, mas pra mim é claro que jogadores como Luan, Lizieiro, Helinho e Jean sao jogadores melhores dos que os que atuam em suas posições dos jogadores aptos a jogar, e se tivéssemos um técnico competente estariam no time a tempos. Sem contar que a tática de Aguirre ultrapassa o bom senso. Ligação direta o tempo todo, bola não para no meio campo, time sofrendo em 90 por cento do tempo, correndo totalmente errado. Jogadores isolados em oportunidades de contra ataque. Se isto não for incompetência de técnico, nao sei mais o que e.

      • Mas a culpa do empate do Flamerda é mesmo do Aguirre com sua substituição imbecil: Sai Carnero, que estava bem na partida, entra Edimal. A partir disso o Flamerda veio para cima e engoliu o SPFC. O Aguirre é um burro com azar, ao invés do Levir, um burro com sorte

        • O lado esquerdo era uma avenida que o Flamengo tava usando. Aguirre colocou Edimar pra fechar ali. O Flamengo não atacou mais por ali o jogo inteiro e o Edimar ainda deu um cruzamento na cabeça do Diego Souza na pequena area e ele errou.

          Concordo que ele errou em tirar o Carneiro (não sei também as condições físicas do Uruguaio que ficou 1 ano parado e retornou recentemente), mas a entrada do Edimar não foi nenhum absurdo.

  9. Não tem mais onde ser prudente, Helinho, Toro, Luan, são superiores tecnicamente a Everton Felipe, Bruno Perez, Trellez e Edimar. O campeonato já acabou, tem que usar o que se tem de melhor independente da idade.

  10. Satisfeito pelo SP não censurar o DS. Raí foi lacrador, então não pode falar de ninguém.

    Sobre “não ser a posição da instituição”, o SPFC não tem que ter posição nenhuma sobre presidente eleito pela maioria em eleição democrática além de ter boa relação com o representante maior do Estado brasileiro.

    Aguirre: você não é o Simeoni.

  11. Jean, B. Peres, Arboleda, B. Alves, Reinaldo, Hudson, Liziero, Luan, (Um dos moleques), Everton e Carneiro. Time muito mais veloz e ao mesmo tempo mantém o pragmatismo Aguirre de ser (3 volantes), caso ficar muito amarrado temos um Nenê, Diego Souza e Jucilei para entrar e jogar 30 minutos com intensidade, não sei qual a dificuldade do Aguirre tentar o básico… Ao invés disso ele me manda o Arboleda pra lateral, me coloca o Edimar que não adiciona nada e desloca o Reinaldo, dá um tempo Aguirre, faça o básico e coloque os meninos sem medo de ser feliz, que eu me lembre o único menino que foi miseravelmente mal foi o Lucão, e mesmo assim compreensível porque entrou num setor onde erros não são permitidos, na ZAGA.

  12. Claro que depois do gol o menino Helinho sentiu o jogo, pois o gênio tirou um dos atacantes e deixou outro que já estava cansado e ainda recuou o time colocando o Edimar… o moleque ficou praticamente sozinho no ataque, como não iria sentir o jogo, não tinha com quem jogar.

  13. Claro que o menino Helinho sentiu o jogo após o gol, pois o gênio tirou um dos atacantes, o outro estava cansado e colocou o Edimar, chamou o adversario pra cima. O menino nem tinha com quem jogar o time todo estava recuado, lógico que iria sentir, todos sentiram depois dessa substituição, vide declaração do Reinaldo.

    • pois é. O gênio matou a criação do time e deixou o moleque sozinho para resolver tudo. Pareceu mais punição por ter feito o gol (dificultar mais para o moleque é poder justificar depois eventual não escalação).

    • Sim exatamente, o menino sentiu porque talvez não seja um novo Pelé pra resolver tudo sozinho, mas ficou claro como é diferente alguém criativo lá na frente, duas ou três jogadas dele já valeram mais do que um jogo inteiro de falta de habilidade de alguém improvisado ou morto fisicamente lá na ponta. Espero de verdade que nos próximos jogos a vaga do Rojas seja sempre ocupada por um dos garotos, todos eles irão adicionar mais do que um Bruno Peres lá na frente…

  14. Na impressora eu jogaria com esse time:

    ………………… Jean …………….
    Hudson..Bruno..Arboleda..Reinaldo
    ……………Luan…Liziero ………..
    Helinho….Nenê……Everton
    ………….Diego Souza………

    Hudson na lateral é muito superior a Araruna ou Bruno Peres.
    Se Luan não puder jogar, entra Jucilei.
    Nenê é melhor armador que Diego Souza e Diego Souza finaliza melhor que Carneiro. Mas, jogar com DS e Carneiro não descaracteriza a formação preferida do treinador.

  15. Essa “Maldição” tem que parar, acabar, no São Paulo.
    A “Maldição” de não usar as categorias de base.
    Tudo começou em 2006 com o Muricy.
    Ele Muricy chegou e dispensou logo de cara o Hernanes, Fabio Santos, Renan, Alê e Rafinha. Deixou o Denilson encostado, que depois foi vendido ao Arsenal.
    Fabio Santos foi usado pelo Rojas, Cuca, Leão e Paulo Autuori.
    Renan e Alê foram usados pelo Cuca, Leão e Paulo Autuori.
    Hernanes e Denilson foram usados pelo Paulo Autuori.
    O Hernanes voltou em 2007 em uma excursão que o São Paulo fez na ìndia. O Muricy não relacionava o Hernanes nem para o banco de reserva. Precisou o Juvenal obrigar a escalação do Hernanes, logo após a eliminação da Libertadores. O Hernanes foi o melhor volante do Campeonato Brasileiro de 2007 e o craque de 2008. Um jogador fora de série. Marca, tem um bom passe, é volante, é meia, faz gol, inteligente.
    Muricy que não quis usar o traidor do Oscar.
    Muricy que entrou em campo para xingar o Boschilia.
    Muricy que responsabilizou o Auro pelos gols tomados em 2014.
    Curiosamente esse papo do Aguirre que não pode queimar os garotos da base é igualzinho o que o Muricy falava nas coletivas. Coincidentemente o Aguirre ouve os conselhos do Muricy.
    Chega.
    Isso daí não está mais dando certo.
    Isso daí tem que acabar.
    Não se tinha esse problema no São Paulo.
    A coisa mais natural do mundo, era a revelação de um jogador da base.
    Faltou jogador, colocava o Simplicio, o Renan, o Alê, o Edcarlos, o Gabriel, o Kaka, o Julio Batista, o Hernanes, o Edu.
    O Renan e Alê o Cuca escalou os dois em um jogo na Villa Belmiro contra o Santos em 2004, porque foram embora os volantes Alexandre e Simplicio.
    O Hernanes o Paulo Autuori escalou em um jogo contra o Corinthians em 2005, aquele jogo que mandou voltar, quando o São Paulo tinha muito desfalques.
    O André Luiz o Telê Santana colocou em uma final de Libertadores em 93, quando o Ronaldo Luiz se machucou.
    Beleza, em 2005 logo após inaugurar Cotia depois do Tri da Libertadores, uma excelente obra do São Paulo, eu pensei que o São Paulo daria um salto no uso da base.
    E olha que era bom o uso da base.
    Mas com a inauguração de Cotia, começou esse problema.
    Uma dificuldade enorme para usar os moleques da base.
    Não se pede para montar um time recheado de garotos.
    Se pede para substituir os lesionados.
    Mesclando com os experientes.
    O que era feito antes da chegada do Muricy.
    Nunca se formou um time recheado de garotos.
    O Tardelli era usado para suprir desfalque. O Kleber era usado para suprir desfalque.
    É tão difícil voltar a fazer isso?
    Tem moleque bom na base do São Paulo.
    Sempre teve.
    Outra coisa, que o Aguirre pare de ouvir conselhos de quem não está mais no São Paulo.
    Quer escutar conselhos, pois eu indico que escute do Jardine que está lá dentro, trabalhando com ele e que conhece a molecada.
    Olha que absurdo: Colocou o Lucas Kal contra o Cruzeiro, ganhamos o jogo, onde também tinha o Araruna, o Liziero, o Luan e dispensa o Lucas Kal. O que é isso?

    • ótima análise. o pessoal aqui entende mais de futebol do que leco, Aguirre e o Raí. Raí foi um grandej ogador, mas como dirigente está deixando muito a desejar.

  16. Pois e´, vão esperar uma provável derrota na “Impressora”, pra mandar o Aguirre embora. Vão esperar ressuscitar o time deles, pra poder tomar uma atitude?

  17. que jogo decisivo? faltando 6 pra acabar?? os jogos decisivos já foram, covarde! America, Fluminense, Paraná, Porcas, Coloridas, esses eram jogos decisivos! e mesmo assim era pra ter usado a base e pensado mais. Limitado demais e ainda tem delírios. Tirem esse cara daí!

  18. Eu como são paulino aposto em mais uma derrota no impressorão não porque o tricolor tem o elenco inferior que o da Galinhada, mas por causa do técnico que não tem ousadia pois, o time faz um gol e ele recua todo mundo se faz isso nos momentos finais de uma partida para manter o resultado tudo bem, mas o jogo inteiro não dá uma hora a zaga, o meio de campo ou o nosso “confiável” goleiro entrega a rapadura e outro problema se lançou os garotos no profissional tem que usa-los no time principal pois, é nos jogos grandes como esse de domingo é que pode -se analisar o desempenho dos garotos de forma real, olha o Santos e Fluminense como times recheados de garotos vem jogando bem e para mim se Cotia for usada só para dar lucros para empresários e os asseclas do clube, melhor fechar e pegar o dinheiro e investir no time principal.

Deixe uma resposta