Pré Temporada nos EUA, Florida Cup e planos para 2019 passam por classificação direta na Libertadores

Virtualmente fora da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o São Paulo muda seu foco e agora tem como objetivo conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem. Com o calendário apertado e a disputa da Florida Cup já na segunda semana de janeiro, o Tricolor trabalha para ficar entre os quatro primeiros colocados e, desta forma, fugir da disputa da fase prévia do torneio continental. A ideia é ter tempo para fazer uma boa pré-temporada.

O planejamento do São Paulo para 2019 ainda não está completamente definido, mas a tendência é de que os jogadores retornem de férias já na primeira semana de janeiro para a realização dos exames de rotina e o início dos trabalhos físicos. Ainda na primeira quinzena, o Tricolor faz uma viagem longa para os Estados Unidos onde enfrenta o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, no dia 10, e dois dias depois o Ajax, da Holanda. Os jogos são amistosos e fazem parte da Florida Cup. Já no dia 20 (data ainda não confirmada), a equipe do Morumbi estreia no Campeonato Paulista.

De acordo com o calendário divulgado pela Conmebol, as equipes brasileiras estreiam na segunda fase da Pré-Libertadores, que terá início no dia 5 de fevereiro e será disputada em dois jogos. Avançando, o São Paulo ainda teria que disputar a terceira fase prévia do torneio continental, outra vez em duas partidas, para assim confirmar sua participação competição continental.

Na prática, a sequência de viagens e jogos poderia acarretar em uma má preparação dos atletas na pré-temporada. A comissão técnica não teria tempo hábil para treinar e a pressão aumentaria. Tudo isso com pouco mais de um mês de trabalho.

Para evitar tamanho aperto no calendário, o São Paulo adotou um outro discurso e agora tem como meta ficar entre os quatro primeiros colocados no Brasileirão. Desta forma, a equipe poderia se preparar melhor, já que a estreia na Libertadores seria na primeira semana de março. Depois de liderar algumas rodadas da principal competição do país, o Tricolor caiu de rendimento e praticamente deu adeus às possibilidade de título. Nesta momento, o clube tenta ser mais realista para se manter forte no ano que vem.

– É estar entre os quatro, não entre os seis. Claro que entre os seis também, mas entre os quatro em especial. A briga pela conquista do título se tornou difícil porque os adversários estão muito valorizados e focados em obter esse patamar. Nós estamos nessa luta – confessou, na última terça, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, após o conselho técnico do Paulistão do ano que vem.

L!

18 comentários

  1. não tenho boas recordações das ultimas vezes que fomos fazer pré temporada fora…
    se n me engano mas ultimas três acabamos disputando z4

    • Ano passado fomos campeões com o Ceni (Sidão defendeu pênalti) e cima das gaivotas.
      Antes disso acho que perdemos pro Flamengo em uma final em que eles tiveram mais dias de descanso.

  2. Se jogando um vez por semana tem jogador cansado imagine numa “maratona”
    precisamos de jogadores que gostem de ser campeões!

  3. Pensando bem é melhor nem ir pra libertadores mesmo, vai passar vergonha mesmo, classificar só pra dizer que o trabalho tá no caminho certo? A torcida precisa de maneira criativa e pacífica cair na real, não se deixar iludir,cobrar e caminhar para tomar o poder no spfc, chega desses velhos que já estão na situação há 17 anos! Basta!

    • Que coisa mais infantil! Tomar o poder? Parece o zé Dirceu. Não há como, o SPFC é uma entidade privada e só os conselheiros podem influenciar nas decisões de direção . E os velhos não vão abdicar do poder.

    • Não gostar do pessoal que está la dentro, ok.
      Não querer se iludir com o time, ok.
      Não achar que o trabalho está no caminho certo, ok.
      Querer um basta, ok.

      Mas agora torcer contra (“é melhor nem ir pra libertadores mesmo”) aí já é demais pra mim, por pior que tud o possa parecer, sempre vou torcer por vit´rias e títulos, mesmo quando não parecem ser viáveis…

  4. Ir pra libertadores atualmente só serve de desculpa pra incompetência e ser eliminado nos outros torneios pra dizer a desculpa manjada ” a prioridade é a Libertadores” e isso já vem desde o tempo do Muricy mas pelo menos com o Muricy mesmo não jogando um futebol agradável ainda brigava pelo brasileiro nos segundos semestres.

  5. Depois de uns dias fora do universo Tricolor devido ao casamento e a Lua de Mel eis que volto à vida real hehehe então vou resumir minha opinião sobre as últimas notícias do nosso amado clube brasileiro:
    1) Infelizmente, estamos fora da disputa do título, nem tanto pela distância numérica, mas pq nossos rivais que tem times melhores acordaram na hora certa, e para nós, faltou fôlego quando mais precisávamos, além dos desfalques por contusão e suspensão, e elenco curtíssimo…
    2) Procura por goleiro: Se for para ficar com o Diego Alves, que nunca achei grandes coisas, e ainda por cima, faz beicinho por ficar no banco, já temos o Jean que faz a mesma coisa,e tem menos idade. Para goleiro temos que pensar grande e tentar trazer o São Victor (Galinhas), Marcelo Lomba ou Danilo Fernandes (Coloradas) ou Fábio ou Rafael (Cruzeiro), além do preparador de goleiros do Botafogo.
    3) Tretas políticas: A eleição de 2020 já começou….
    4) Sou a favor da manutenção do Aguirre, a não ser que o Abelão já esteja engatilhado para o ano que vem, senão é melhor manter o técnico e mudar os jogadores que forem necessários!!!!
    5) Florida Cup: Perda de tempo, que pode desgastar ainda mais os jogadores no começo da próxima temporada, que deverá ser muito intensa!!!!

  6. Sempre torcerei pro meu time ir para Libertadores. É sempre muito bom vê-lo lá. Sempre passamos da fase de grupos e na maioria das vezes avançamos até as semi-finais, pelo menos. Além do mais, estar no torneio faz com que a diretoria brigue mais forte no mercado e traga jogadores de mais qualidade. Vamos torcer gente! Parem com esse derrotismo. Raí tem ido bem, e apesar de ser mais um ano sem títulos, vejo crescimento no trabalho realizado.

  7. o SPFC vai enfrentar o Ajax na Florida Cup. Se for com esse time toma uma chapuletada com uns 3 gols do David Neres. Fora leco! Fora Aguirre! E fora Ricardo Rocha, que ninguém sabe o que faz no SPFC

  8. Sugestão para a Florida Cup, levar o time de aspirantes e mais alguns garotos que subiram e ainda não estrearam no time principal e com o Jardine de técnico para ganharem rodagem e o time principal pode descansar melhor e assim fazer uma pré temporada adequada para 2019.

    1) definição do técnico e comissão técnica, principalmente de um bom preparador de goleiros e físico, já no começo de dezembro

    2) já com o time praticamente definido, podendo faltar uma ou duas contratações e não meia dúzia de jogadores.

    Acredito que seria o mínimo para um bom andamento do grupo, independente do torneio que for participar.

Deixe uma resposta