Déjà vu: em empate, São Paulo volta à mediocridade dos últimos anos

Você sabe o que é Déjà vu, né? Resumidamente, é aquela sensação súbita que você tem de estar vivendo algo que já viveu. Pois senti algo parecido neste sábado ao fazer a cobertura de São Paulo x Atlético-PR no Morumbi. Foi minha primeira vez trabalhando no estádio reportando as notícias do Tricolor desde que deixei o dia a dia do clube há cerca de um ano para ser setorista do Corinthians aqui pelo LANCE!. Foi como se eu nunca tivesse deixado o clube e presenciasse as mesmas cenas dos últimos anos, aquelas que flertam, para desgosto do são-paulino, com a mediocridade.

E não que o São Paulo tenha feito uma partida de todo ruim. Teve até momentos de inspiração. Mas e também não teve nos últimos anos? Só que a imagem que fica gravada e o que gera a revolta do torcedor tão machucado é a do frio, do Morumbi vazio para só 13.053 pessoas e não 40 mil, da dificuldade do time em criar, de se impor em sua casa, de jogar como protagonista. O empate em 0 a 0 com o Furacão devolveu ao São Paulo, por um instante, o sabor que ele tem provado com frequência: o de coadjuvante.

Como já disse, estou distante do dia a dia do clube e não consigo apontar culpados para a queda de rendimento do time, que não vence há seis partidas e ganhou apenas uma das última nove, passando da liderança do Brasileiro para o risco de ficar sem Libertadores. Mas, mesmo à distância, é possível perceber que tem coisa boa sendo feita no clube, há pessoas competentes envolvidas com o projeto de recuperar o caminho dos títulos, mas há também ainda muito o que ser feito. Quem, hoje, é a referência do São Paulo, capaz de conduzir o time a uma taça? Nene? Nem o técnico, que agora já o deixa no banco, parece acreditar nisso, embora reconheça sua qualidade. Diego Souza? Sua biografia não aponta para esse sentido. Para 2019, e é bom que o São Paulo já esteja pensando nisso, é preciso conferir mais espírito vencedor a um time que não pode, com licença ao torcedor, ser chamado de “sem vontade”.

Vontade não falta ao São Paulo, mas será preciso mais para fazer o torcedor voltar a ter orgulho de ir ao estádio de ponta a ponta, sem precisar ser para ajudar o time a lutar contra o rebaixamento, por uma liderança ilusória ou por qualquer outro motivo. A razão do São Paulo tem de ser sempre aquela condizente com sua história. E não é a da mediocridade do Morumbi às moscas, com protestos e assistindo a um time que luta, mas não vence.

L!

25 comentários

    • Eu poderia fazer uma sugestão ótima para o São Paulo colocar esses 4 garotos da base brener ,toro , Helinho,lisieiro, Luan e o Paulinho bóia digo esses seis tirar os veteranos

  1. E a porcada nada de braçada… Isso de trabalhar com elenco enxuto é dureza… Temos que ter ao menos um bom reserva por posição, pq sabemos que expulsões e contusões acabam com elencos curtos… Agora é torcer pelo Inter e Flamengo e esperar um milagre…

    • Não vai adiantar. A tendencia é que o Guarani da capital seja campeão de tudo nos próximos anos, nem Cruzeiro, Flamengo e Gremio vão conseguir parar o dinheiro ( sujo, é claro) da Crefisa. O SPFC está afastado já há 10 anos da disputa do brasileirão, já são 13 anos sem Libertadores e, francamente, com esse elenco , mesmo reforçado , não seremos páreos para a Crefisa. Só existe uma saída. Transformar o clube numa empresa, que seria vendida a algum grupo econômico poderoso, como o Milan pertence à Fiat, por exemplo. Só com muito investimento, planejamento e gerenciamento honesto ( isso descarta leco) o novamente ganhar títulos e fazer frente à Crefisa. Quanto tempo vai levar para os conselheiros do clube e parte da torcida reconhecer isso eu não sei, mas enquanto isso não acontecer podem esquecer títulos. Não temos condição alguma.Vejam o nosso time. Só Arboleda seria titular na Crefisa. Os outros nem reservas seriam. E olha, que nem acho a Crefisa um grande time, mas tendencia é eles evoluírem mais ainda. Estou num estado de profundo desânimo

  2. Este é o resultado causado pelo mais nefasto presidente que tivemos, Juvenal Juvencio.

    Ele arrasou o São Paulo e deixou como legado uma série de pessoas incompetentes e que querem tirar vantagem do São Paulo.

    Junte-se uma torcida que não entende que alguns ídolos do passado, deveriam ser reverenciados mas não, acham que são os salvadores de nosso futuro ou que vivem de “ churrasco e carnaval” reverenciando mais a torcida que o São Paulo.

    O São Paulo tem hoje uma espécie de diretoria a la Palmeiras da época das derrotas.

    Enquanto lá permanecerem, vai ser difícil.

    O resto, é consequência.

  3. Perfeito Mauro. Não adianta ter o Rai com todas as suas boas intenções, que eu de forma alguma duvido, tendo Leco e toda continuidade do JJ no comando. O resto é consequência mesmo.

  4. Antes secavamos o vice e o 3 pra baixo agora o 5 e 6 e o sfc da tabela pra pelo menos ir pra libertadores mas parece que esse time chegou no limite e se continuar essa posturar ai de time derrotado vai acabar perdendo essa vaga na libertadores tem que levantar a cabeça e trabalhar e treinar de verdade nunca vi um time ficar a semana toda e no jogo ñ jogarem nada e levando pressão ainda! o título já foi desde o jogo do Parana só era questão de tempo pq ñ foram humildes e jogaram todos como sê fosse o último jogo deles ai perderam pontos que agora ia ajudar a manter a briga pelo título é trister mas pelo jeito o campeão vai ser as peppa e quem sofrer é o torcedor verdadeiramente são paulino com zoação pelo Brasil a fora!!! em 2008 quem foi o cavalo paraguaio foi o grêmio ai tiramos 11 pontos de diferença e foi campeão agora foi o Palmeiras que tirou e tem tudo pra ganhar e repetir o que o SPFC fez… mas pelo menos temos uma base ñ pode reformular tudo de novo e fica nesse ciclo vicioso de erros tem que manter esse time e trazer uns 4 5 reforços de nome e um técnico que tenha coragem de vencer dentro e fora de casa ok

  5. Não podemos ignorar todo o contexto. Viemos de 2 anos horríveis. Fomos montando o elenco aos trancos e barrancos durante o ano, o técnico chegou no meio de um monte de mata mata e malemá teve tempo de ver o que falta ou não. Temos que ver o lado positivo e não só o negativo. Não podemos esquecer que perdemos, por lesão, o melhor jogador de um elenco que já é bem limitado. Não é hora de caça às bruxas não. É hora de apoiar pro time não perder essa vaga e é hora de continuar o ótimo trabalho do Aguirre e vermos o que dá pra manter ou não no elenco. Acho que o Aguirre só precisa começar a dar mais oportunidade pra molecada quando o jogo tá morto. Não tenho dúvidas que o Helinho teria colocado fogo no jogo ontem.

    • Hugo, Aguirre não serve. O trabalho dele sempre termina desse jeito. Voce ouviu o comentarista mauro cezar pereira? ele conversou com jornalista sargentinos que acompanhar de perto o trabalho de Aguirre. No San lorenzo foi exatamente a mesma coisa que esta acontecendo no SPFC. o cara não evolui. Claro que ele é não o principal culpado, leco é o principal, mas não dá mais, é visível que ele perdeu totalmente a confiança do grupo. Sugiro os nomes de Mano, Abelão , Renato Gaucho e o prof. osório para 2019. Agora, o comando deveria ser entregue ao Jardine para salvar a classificação para a Libertadores

      • Joaquim, respeito sua opinião, mas não concordo. Não acho que ele tenha perdido a confiança do grupo. Acho que estamos em má fase e dá pra recuperar. O trabalho é bom. Muricy teve períodos semelhantes na passagem do tri brasileiro. Todo primeiro semestre era a mesma coisa. “Em outras passagens ele saiu de tal jeito”. Acho que isso deve ser avaliado na hora da contratação, mas agora que ele já tá aqui temos que analisar o trabalho dele aqui e, na minha opinião, o trabalho é bom. Não é perfeito, mas no geral é bom sim. E nem me fale em Osório. Credo haha

  6. A culpa é só do presidente?, Leco não escala os jogadores, quantos treinadores passaram pelo sp? Treinadores de primeiro nível. ..Mano, Carrile, Abel olha a lista de treinadores e vão ver que é assustador os treinadores que passaram pelo sp.

    2013 — 2015 Brasil Muricy Ramalho[n.b. 29]
    2015 Brasil Milton Cruz[n.b. 30]
    2015 Colômbia Juan Carlos Osorio
    2015 Brasil Doriva
    2015 Brasil Milton Cruz[n.b. 31]
    2016 Argentina Edgardo Bauza
    2016 Brasil André Jardine
    2016 Brasil Ricardo Gomes
    2016 Brasil Pintado
    2017 Brasil Rogério Ceni
    2017 Brasil Pintado
    2017 — 2018 Brasil Dorival Júnior
    2018 Brasil André Jardine
    2018 — Uruguai Diego Aguirre

    • com esses técnicos… querem o que? O Muricy acho limitado … pelo pegou o momento do pós Telê. Mas pode ser uma excessao pelos títulos. Mas veja p currículo dele …

  7. Pessoal não tem nada haver com o post, mas Diego Alves foi barrado no Flamengo, seria reserva e se recusou a viajar. A atitude deixou todos por la insatisfeitos com o goleiro, onde a Diretoria tomara uma providência somente na terça.
    Tá aí a oportunidade pro São Paulo, de contratar um bom goleiro.

  8. Enredo 2019…Se emploga no início da taça São Paulo é eliminada ” a base é pra revelar”.Eliminado na semi final do Paulistão por um grande ” Paulistinha não vale nada a prioridade é a Libertadores”.Eliminado num Mata Mata da libertadores por um brasileiro,demite o recnico e começa mal o brasileirão ” estamos de ressaca da desclassificacao”.Contrata outro fecnico e jogadores e pedem rempo.No final se contentam.com vaga na libertadores e o disco volta pra primeira faixa.E fora aquela frase manjada de fim de ano ” com quatro cinco reforços teremos um time competitivo.daí vende alguns em Janeiro ,RS parece o seriado do Chaves a genre assisti da Risadas mesmo sabendo o final….

  9. os últimos técnicos são muito fracos. Um time precisa de um técnico que saiba usar o elenco, que saiba improvisar, tirar leite de pedra, … este Aguirre já demonstrou não ser esta pessoa. Pessoa insistir em Aguirre é por tabela em 3 laterais, 3 cabeças de área lentos, 3 ou 4 zagueiros…. ele mata o ataque… mata o o Nenê, DS … Carneiro …

  10. Tecnico pra tirar leite de pedra é o Abelao e o Renato Gaucho, se é pra usar a base, esse seria o Jardine, só acho que os veteranos que as vezes não rendem iriam bater de frente com ele!

  11. Pontos Claros.
    – Goleiros – Jean e Perri. TALVEZ, um outro goleiro (não tenho idéia).
    Laterais.
    Esquerdo – Lizieiro e Reinaldo.
    Direito – Bruno Perez e ???? (não tenho idéia)
    Zagueiros
    – Os que estão, está bem.
    Volantes
    – Luan
    Hernanes (ou Lizieiro aqui)
    Hudson e Jucilei reservas
    – Meia
    Nenê e um meia TOP ( um cara de agilidade e que decida jogos – Um Thiago Neves da vida)
    – Atacantes
    O que tem serve.
    Pontas os que estão e
    1 reserva de alto nível para Everton
    1 reserva de alto nível para o Joao.

    De resto, tem um time bom.

    Resumindo.
    1 goleito (talvez)
    1 lateral direito
    Hernanes
    1 meia TOP (talvez 2)
    2 pontas de alto nível.

    07 jogadores e nosso time se transforma – sobe – e muito – de patamar!!!

    • mas esses jogadores podem ser obtidos da base … não temos é um técnico ccapaz de descobrir e ter a coragem de bancar jovens por 2 a 3 jogos. Não temos um técnico com esquemas VARIADOS DE JOGO.

  12. Raí, não vejo o SPFC ganhando de ninguém nos próximos jogos. Se jogar como fez contra o patetico PR perde do Vitória. Não podemos estar ausente da próxima libertadores, seria o caos total na vida do clube. por isso, Raí, demita esse Aguirre , ele perdeu totalmente o controle do grupo.
    Fora Leco! Fora Aguirre! Fora Ricardo rocha!

Deixe uma resposta