MEGAFONE: Aguirre…

Trecho de uma coluna do Mauro Cezar Pereira na “Gazeta do Povo” em que reproduzida conversas com jornalistas argentinos sobre a passagem do Aguirre no San Lorenzo.último clube antes de assumir o São Paulo

“Acompanho muito o futebol argentino, mas para evitar uma visão distante e eventualmente distorcida, a coluna entrou em contato com alguns jornalistas do país vizinho. O objetivo: entender por que e como Aguirre saiu do San Lorenzo, após a eliminação da Copa Libertadores da América, pelo Lanús, em setembro do ano passado, pouco mais de cinco meses antes de desembarcar ao Morumbi.

“Ele não foi capaz de dar à equipe um bom volume de jogo, como fez no Internacional. Mesmo ao eliminar o Flamengo da Libertadores, virando para 2 a 1, a equipe não fez um bom jogo, foi capaz de vencer graças à força mental dos jogadores, que não desistiram. Depois de sua má gestão no San Lorenzo, não deixou uma boa imagem”, resume Cristian Del Carril, setorista do clube de Buenos Aires e que mantém o programa de rádio “A Todo Ciclón”.

Diego Paulich, do Diário Olé e da Rádio Mitre, diz que Aguirre era questionado principalmente por que a equipe tinha “pouco jogo”. Segundo ele, fez um bom primeiro semestre, mas em uma semana estava fora da Copa Libertadores e da Copa Argentina. “Claro, lá ele teve bons jogos. Mas então caiu diante do Lanús”. De fato, o San Lorenzo de Aguirre fez 2 a 0 em casa e ainda assim perdeu a classificação na Libertadores para o time Granate.

Nicolas Montalá, também do “Olé”, define o treinador em seus tempos de Argentina como “muito defensivo e sem ambição”. Diz que em geral não fazia bons jogos: “Atacava pouco e ia mal nas substituições”. Pablo Lejder, do programa de rádio “Código de Barras”, engrossa o coro e diz que o time era contido em demasia. “Na Libertadores, não jogava bem, se classificou por um milagre e foi merecidamente eliminado pelo Lanús”, resume.

As semelhanças são claras. O São Paulo de Aguirre joga defensivamente, finaliza pouco e conseguiu uma boa arrancada com vitórias magras, sofridas em maioria, por um momento do certame, quando a boa fase empurrou até a liderança. Mas era preciso mais e, a exemplo do que constataram os jornalistas argentinos quando dirigia o San Lorenzo, o uruguaio não está conseguindo dar tal passo. A derrota para o Palmeiras, sábado, confirma a tese.

Quando o time paulista ainda disputava a Copa Sul-americana, muitos defendiam uma espécie de eliminação voluntária para que o time pudesse se dedicar apenas ao Brasileiro, que liderava. O Colón de Santa Fé despachou os tricolores da competição e desde então foram quatro semanas livres de treino para Aguirre. E o São Paulo não venceu sequer uma das partidas que disputou aos sábados e domingos após esses períodos livres para treinamentos.

O treinador não conseguiu agregar predicados ao time, não foi, até aqui, capaz de fazer o São Paulo jogar um futebol de maior repertório, pelo contrário. Diante de um Palmeiras que vencia por 2 a 0 em pleno Morumbi, os são-paulinos não sabiam atacar. Exceto dentro da estratégia original do uruguaio, a do time “reativo”, que atua fechado e avança rara e velozmente. Os rivais de verde não sofreram para sustentar o placar.

Esse roteiro não surpreende os jornalistas argentinos acima. Não deveria surpreender a nenhum de nós. Mas antes de estudar o perfil dos treinadores, lembrar seus trabalhos anteriores e entender o que seria mais provável em campo, dedica-se o tempo a projeções otimistas em função de uma boa fase. Tudo isso faz parte do exagero na importância dada aos técnicos de futebol. Que não por acaso vivem entre o céu e o inferno. “

—-

Mas tem gente que jura que ele vai ser campeão aqui.

por: Anderson Carvalho 

45 comentários

  1. Fora Aguirre. Vem Abel, e já comece o trabalho do ano que vem. Ele trabalha bem com categoria de base. Já daria pra começar a usar alguns, incluindo o Lucas Perri. Vendo essa final da copa do BR percebo que já estou quase no meu limite como torcedor do São Paulo. É como se não torcesse pra time nenhum. Não aguento mais ter um time que não briga por títulos… Obrigado Leco e cia!

    • Pois é, nosso elenco não é pior do que esse que perdeu para o Cruzeiro em uma final de Copa. Mas ainda acredito que Raí nos trará de volta o espírito vencedor. Para quem perdeu Pratto e Hernanes no começo do ano e Militão no meio, acho que o trabalho foi bem feito. A reformulação foi grande.. chegaram Diego Souza, Éverton, Rojas, Nenê, Hudson (volta de empréstimo), Kingnaldo (volta de empréstimo), Anderson Martins, Bruno Peres…. O maior pecado foi mesmo não ter trazido um goleiro de peso por pegar aquela contratação do Jean praticamente fechada.

  2. Acho que Aguirre não será o técnico do SPFC em 2019, infelizmente o que os hermanos descrevem coincide exatamente com o que está acontecendo no SPFC.Agora eu demitiria Aguirre ja para salvar a libertadores .Repito: com Aguirre o Mais Querido pode ser eliminado até do G6, oqud seria catastrófico e provocaria uma guerra totalno clube

    • Concordo com voce. Ele é perdedor. Não vai ganhar nada por aqui. Não sei se demitiria agora ou no fim do campeonato, mas definitivamente ele não está nos planos para o ano que vem. Vejamos os próximos resultados. Só tem pedreira pela frente e a continuar assim, vai cair mais ainda.

  3. O que me sobrou neste ano foi torcer pelo Ceni lá no Fortaleza. Está a 3 vitórias dos 66ptos (pontuação necessária para garantir o acesso a série A).

    Fora de campo, ainda estou torcendo para que venha Abelão e um goleiro de peso. Não vejo problema nenhum em mandar o Aguirre embora e continuarmos com o Jardine interinamente até 2019. Aliás também não vejo problemas em dar rodagem ao Lucas Perri ao invés do Jean (goleiro que também gosta de nos dar sustos).

  4. Uma pergunta aos amigos.
    Quais jogadores titulares ou não do SP seriam titulares no cruzeiro?
    Acho que só Reinaldo e talvez Hudson…

  5. Time do Cruzeiro infinitamente superior aotime do SPFC. Como pode um te que arrecada muito menos ser tão superior a um time que arrecada bem mais?.A resposta e simples. O fantasma de Juju ainda paira sobre oSPFC.

    • E o Grêmio entao….que é patrocinado por uma tal de Banrisul a 35 anos…e tem uma torcida 1/10 da do SP…com cota de TV 1/10 tb…base inexistente…etc..etc

    • Cruzeiro…minúsculo…tem o mesmo tanto de CB que o SP de Brasileiro…incrível…SP realmente se distanciou demais dos outros…acabamos na série C dos 12 grandes…

  6. Nossa, vendo esse jogo de hoje percebo o quanto lixo é o time do São Paulo… Espero que pessoas descentes venham para levantar esse clube…

  7. Hoje o saopaulino não é mais torcedor….é um secador….seca os adversários na CB, seca adversários na Libertadores…seca adversários no Brasileiro…

    Ficamos felizes com o título do Cruzeiro….do River ..do Boca…

    • Você acaba de dizer uma verdade que dói muito no coração. Cambada de corruptos que destruíram o SPFC, vão para o quinto dos infernos.

  8. Marias tem goleiro, nós não. Marias tem um excelente camisa 10, nós não. Marias tem planejamento, nós não. Marias tem treinador, nós não.

  9. Que saudades de comemorar um titulo :/ tudo culpa dessa velharada malditaaaa que domina o nosso clube! Libertem o nosso Tricolor Paulista bando de safados! Pelo amor de Deus diretoria… monte uma seleção pro ano que vem…. precisamos levantar qualquer taça … qualquer uma! Campeonato Paulista já seria Mundial!

  10. Eu só não entendo uma coisa em relação ao Aguirre:

    Ele tirou Sidao depois que a torcida pediu Lucas Perri.

    Mas se a torcida pediu Lucas Perri, por que ele colocou Jean ? 🤔

  11. O histórico do Aguirre não engana ninguém. Para sábado espero um time com:
    Jean
    R. Caio, Arboleda Bruno Alves, Reinaldo
    Hudson, Liziero
    Nenê
    Rojas, Telles ( não rendeu na ponta outras vezes)
    Dsouza

  12. Mais um ano vendo os rivais comemorando titulos
    E nois so time grande ñ cai triste spfc eu tava muito feliz q o são Paulo tava disputando o titulo mais ai essa zica tem q voltar de novo o time pipoca e o pardal fica só inventando no time e vez de fazer o simples

  13. O time titular é mediano e só, muita gente está falando do Aguirre e já querem a cabeça do cara mas o fato é que o elenco do São Paulo é fraco no geral, pois o técnico olha para o banco e quem ele pode contar para mudar um jogo difícil? A resposta lógica é essa ninguém porque não temos um outro meia para fazer sombra ao Nenê, falta um centroavante de peso pois contar com o tal do Carneiro e do Tréllez não dá são fracos tecnicamente e no meio de campo tirando o Liziero que ainda é inexperiente não temos um mísero volante com bom toque de bola que saiba chegar na frente e chutar ao gol como fazia o Mineiro e Josué, além disso o nosso principal atacante é improvisado com idade avançada, ou seja, não corre os 90 minutos além do problema crônico na lateral direita, mas sempre a culpa é do técnico que erra também, mas não é o único culpado.

    • Olhe quantos pontos esse tecnico arregão ja perdeu só mo returno por medo de por o time pra jogar. Olha o jogo contra o America, time tava jogando bem até marcar o gol, apartir dai ele recuou o time e só o America jogou, resultado empate e quase virada do poderoso América, esse é só um exemplo. O time é limitado sim, mas o treinador é ruim e cagão por demais. Prefiro mil vezes o Jardine.

    • Ele não é o unico culpado, mas é o principal. Coloquem um treinador melhor neste elenco pra ver se a coisa desanda do jeito que desandou.

  14. Precisamos de qualquer titulo, não precisa nem ser Copa do Brasil ! Seria excelente por ser a única que nos falta, mas eu não reclamo de ganhar um Paulista ou Sula.

  15. O Aguirre é mais fraco que seu antecessor Dorival Jr; todos sabem que o São Paulo tem um elenco de série B, sem peças de reposição , mas o Aguirre é um técnico covarde , que não estimula a ofensividade do time , sempre aguardando o adversário . Fazer isso com um time pequeno pode eventualmente dar resultado , mas jogar dessa forma contra Palmeiras e Internacional , times infinitamente melhores que o São Paulo , os resultados não poderiam ser diferentes; o time ainda pode perder vaga na Libertadores e , sinceramente com esse time , espero que não se classifique , pois seria mais um vexame .

    • Ja cansei de dizer isto. Melhor ficar de fora da Libertadores (com este Aguirre e o elenco dele). Senão vamos passar vexame. Que tragam um bom treinador, e algumas boas peças e ai sim podemos pensar em Libertadores e outros campeonatos.

  16. O Hudson deve estar morto de arrependimento. Poderia estar levantando a taça da Copa do Brasil, mas resolveu vir jogar no time da zica. Qual bom jogador vai querer jogar num clube como o São Paulo? Só mesmo os perebas sem ambição e em fim de carreira. No Morumbi ninguém mais lembra o que significa as palavras Título, campeão, artilheiro, goleirão… Estamos no Fundo do poço. Mais um ano cumprindo tabela e dando vexame.

    • Foi o Cruzeiro que não quis pagar uma merreca nele e na outra semana pagaram o dobro no Bruno Silva. Normal… jogador fraco, limitadissimo.

  17. É…..momento pós título dos outros times faz a gente puxar na memória como era a sensação de ver o SPFC campeão. Eu tenho dó é da molecadinha que nasceu nesses últimos 10 anos e só pode ver título do SPFC se for no youtube. Eles devem tá lá torcendo por mais uma parcial do Itaú BBA pra comemorar na paulista a queda de 0.5% das dívidas e venda de 190M de reais em jogadores.

    • Meu filho tem 12 anos e já perdeu qualquer interesse pelo SPFC. Ele prefere assistir a NFL e torcer pelos times da Europa do que perder tempo com este nosso time.

    • Todos sabemos que criança não gosta de perdedor. essa molecada de hoje vai virar ou palmeirense ou nem vão torcer para times aqui do Brasil.

  18. imagine se os gambas ganhassem, o tamanho da dor de cotovelo…
    lembrar alguns esquecidos que não temos cola do br porque antes quem jogava libertadores não jogava copa do br… e jogamos anos e anos a fio a libertadores… nesse tempo com os times que tivemos (diferente de hoje) dificilmente não teríamos mais esse caneco…
    Voltaremos a ser campeões!!

    • Pois é…

      eu sempre digo isso nas rodas de amigos…

      mas quem torce pra outro clube nem dá ouvidos.

      A verdade é que de 2004 a 2011 praticamente (época mais vitoriosa recente) o SPFC só disputava libertadores.

      Ai voltou a pegar CB já na zica…

      natural.

  19. Se for assim, Muricy, Tite, Parreira, Carile, Felipao, nao teriam vez no mega ultra fantastico campeonato argentino, o mais bonito, platisco, milionário, acima ate da Premier League! Vsf! Essa reportagem é uma grande palhaçada! Todos sabiamos a filosofia do cara, eu mesmo nao era fã, mas foi a primeira vez que vi um time lutar para nao perder, tem altos e baixos? Sim! Falhou? Sim! Agora com esse elenco numeroso, repleto de opcoes, um campeonato longo como BR 18 vou me atrever a blasfemar aqui: Nem o mestre Telê!!!!

    Acorda torcida! Ou apoia e para de cornetar ou a coisa vai ficar muito pior!!

Deixe uma resposta