Chance de título do São Paulo era tão fantasiosa quanto a de rebaixamento

O São Paulo flertou tanto com um inédito rebaixamento ao longo do ano passado que parecia até que ia cair. O São Paulo flertou tanto com o título neste ano que parecia até que ia ganhar. No fim, eram apenas fantasias. O São Paulo flertou tanto com o título neste ano que parecia até que ia ganhar. No fim, eram apenas fantasias. O São Paulo não tinha como cair ano passado, como não tinha como ser campeão esse ano. Era, o do ano passado e é, o atual, um time ”medião”. Como o Brasileiro é muito equilibrado, nivelado por baixo, muitos times são mediões. Quase todos. O que faz um cair, outro ficar lá em cima?

A resposta número um é elenco. O campeonato é uma grande maratona, inserido em um calendário desumano e estúpido. Quem tiver mais dinheiro (e souber aproveitá-lo) vai sempre ter elencos melhores. Quem tiver menos, vai sofrer. E aí entram outros fatores, claro. Ter bom técnico, elenco com encaixe, torcida apoiando, sorte, etc. No ano passado, o São Paulo montou mal o elenco. Sofreu, mas não só não caiu como ainda quase beliscou uma pré-Libertadores. Neste ano, com um corpo diretivo mais competente, montou um time melhor. Mas para ser campeão? Fantasia….

O São Paulo tem um time bom, com técnico bom, torcida apoiou, mas o elenco não é tão recheado como o de outros concorrentes. Quando um jogador fundamental, como Éverton, se machuca, a coisa desanda facilmente. Aí Anderson Martins comete seguidos erros em seguidos jogos. Deu certo azar aqui e ali. É a história de sempre, acontece com quase todo mundo (exceto, claro, o time que acaba sendo campeão).

Tem potencial e dinheiro para, no futuro próximo, voltar a brigar forte. Possivelmente voltará à Libertadores. É o caminho a ser seguido.

Depois da derrota para o Internacional, o São Paulo fica fora da briga pelo título. São sete pontos para um Palmeiras que ninguém para, quatro para o próprio Inter, que renasce forte na luta, três para o Flamengo. Todos apontando , enquanto o Tricolor ganhou uma das últimas oito – e com semanas inteiras para treinar. Aponta para baixo.

UOL – Julio Gomes

35 comentários

  1. Aguirre, Sidão, Anderson Martins, dois volantes de destruição e um monte de improvisação, nenhuma jogada ensaiada e um time postado atrás, sendo proibido atacar (se fizer gol então, será substituído).

    Alguém seriamente espera algo bom nisso acima?

    • Gostaria de saber o que eles fazem durante a semana inteira. O Aguirre está acabando com o discurso de que o time tendo a semana inteira para treinar, vai melhor que os outros. Não vemos uma jogada ensaiada. É apenas defender, defender, defender e bumba meu boi pra frente pra ver se alguém resolve.

  2. Pra terminar o campeonato pelo menos dignamente, gostaria de 6 vitorias dos ultimos 9 jogos, sendo uma destas vitorias contra o small em itaquera.

      • Algumas rodadas atrás, eu esperaria mais que 6 vitórias. Mas do jeito que o time vem jogando e vem na descendente, eu não sei o que esperar. Se jogar isto, não ganha do Atlético PR no sabado, não ganha do Vitória lá na Bahia, não ganha do Flamengo em casa e nem o jogo de Itaquera. Gremio em casa, um empate. Pode ganhar do Cruzeiro em casa e do Sport em casa, mas vai penar contra Vasco e Chape fora. Isso, se continuar jogando o que vimos neste segundo turno. O que voces esperam ??

        • Jogando oq ta jogando td isso ai é fato msm, mas to querendo acreditar que a postura vai ser outra e q as coisas vao mudar, sei la, meio q sendo bem otimista como todo torcedor sempre é msm, pq n ha nenhum indicativo de q isso ocorrerá.

          • O pior é que a gente está sempre acreditando que no próximo jogo as coisas mudam. Eu tambem sou assim. Mas como voce mesmo disse, não há nenhum indicativo que isto vá acontecer.

    • E que por perder estes pontos para o SPFC o Small seja rebaixado. No entanto, pode dar tudo ao contrário e uma vitória do ridículo Small sobre esse bando de frouxos salve-os da segundona. Seria o um fim de ano terrível para a torcida do SPFC

  3. Começaria tirando alguns pesos mortos do time como DS, Jucilei e colocaria Luan ou Liziero no lugar do Jucilei, Carneiro ou Brenner no lugar do DS e Toró no lugar do Everton. Colocaria o RC no lugar do Bruno Peres, que até agora não vi render nada, o time que ele estava deve estar dando graças a Deus dele ter saído de lá, nada contra o cara, mas tem que jogar bola pelo menos como o Militão fazia.

    Com isso, já estou pensando no planejamento para ano que vem.

    Obs.: Não falei de goleiro, porque pelo visto estamos em falta…

    • Carnero? Fala sério? O cara é todo desengonçado , não consegue dominar uma bola. Essa o lugano ficou devendo, jogador muito fraco tecnicamente

      • Concordo, como tb o Trellez, não vingou, o DS tb não está vingando nos momentos decisivos, estamos numa fase que parece não ter fim.

        O zagueiro Anderson acha que ainda está no Vasco??

        Tá complicado… O mercado inflacionou demais, mas deve ter um jeito de conseguir bom jogadores e que estejam com vontade de brigar em campo para vencer as partidas

  4. Jornalismo brasileiro está num nível extremamente baixo, pior inclusive do que o nível do futebol.

    Ridículo essa imprensa gambá estar comemorando a baixa do SPFC, um dos poucos clubes que lutava contra as mazelas do futebol BR (CBF, presidentes eternos, arbitragem, etc).

    Um clube gigante que nunca se vendeu pra Parmalats e Kias da vida, nunca teve apito amigo, pagou estádio do proprio bolso, nunca teve patrocínio de estatal na camisa, etc.

    Infelizmente o SP com o JJ foi ficando cada vez mais parecido com os outros clubes.

    Mas é ridículo falar que não havia chances de título. Aguirre sempre foi isso aí, mas a bola estava entrando. Com a gordura do primeiro turno, seria tão possível ser campeão quanto foi o Curica com Rodriguinho e Romero.

    Podiamos ter facilmente aberto uns 10 pontos de diferença quando pegamos aquela sequência de times fracos. Com uma boa vantagem e jogando apenas uma competição, as outras equipes iam jogar a toalha, afinal quem tem banco hoje pra disputar várias competições?

    O SP gastou bastante e não tem motivos para ser considerado tão azarão quanto a imprensa pinta. Se tivéssemos um técnico um pouco melhor e um pouco mais de entrega dos jogadores essa taça poderia ser mossa.

  5. O SPFC tenta fingir que está tudo bem mas a realidade sempre vem pra dar um tapa na cara. Não tem como tapar os erros com a peneira. Se o planejamento é deixar um goleiro mediocre no gol ele não vai se transformar em Zetti só pq veste a camisa do SPFC. Se contrata jogar machucado ele não vai parar de se machucar só pq entrou no REFFIS. Se contrata técnico conservador ele não vai arriscar só pq sentou no banco da recaro no morumbi.

    É melhor planejar bem as escolhas, projetar o futuro pra não ser pego de surpresa por coisas obvias, encarar esse monte de realidade e ir consertando a casa assim como fizeram quando mudaram a diretoria de futebol. Só não podem esquecer de uma coisa: O SPFC é um clube de futebol e clube de futebol cresce pelos títulos que ganha e pela torcida que conquista.

  6. Um time que um jogador como o Arboleda, novo, promissor, bom de bola, é preterido e colocado pra negociação pelo técnico e diretoria, enquanto alguns perebas são titulares porque sabem falar bem, é da resenha, tem bom empresário, é de grupo…. está fadado ao fracasso…. o bonzinho Rodrgio Caio tá aí até hoje desfilando seu grande futebol, 27 anos já e nada… Sidão então, aberração isso…. e a diretoria assiste passiva ao nosso comandante Aguirre levando nosso barco pra alto mar com uma tempestade chegando… parabéns aos envolvidos….

  7. Abel, Renato Gaúcho, Luxa, Mano Menezes ou Cuca ? Qual desses nos tirará da fila no Campeonato Paulista ? Ano que vem é copa do mundo, não quero saber do SPFC desprezando nenhum campeonato . Já sabemos que esse uruguaio não tem capacidade e não nos levará a título nenhum.

  8. Jean (não tem outro), Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo, Rodrigo Caio, Luan, Lizieiro e Shaylon, Rojas e Carneiro, ia com esse time, tem que mudar para dar uma sacudida no time.

  9. No clube SPFC oque mais tem sao desculpas,não se assumir a incompetência. ” Há ano passado disputamos a zona de rebaixamento ” E daí???o Inter disputou a segunda divisão.O time,técnico é o mesmo????Somos a terceira torcida do Brasil,um dos clubes que mais arrecadam,fomos sim um dos clubes comprovados em números pela imprensa que mais gastou em contratações. Mas insistimos em esconder a incompetência se comparando a ” coitadinhos” que não temos recursos pra competir com outros.Que culpa temos se os caras gastam fortunas em jogadores errados???Traz goleiros fracos,atacantes com problemas físicos,traz técnico que quando vc vê assumir toma um susto de surpresa.Será que somos tão coitadinhos assim???imagine se tivéssemos uma arrecadação como Santos.Portuguesa.Botafogo….A verdade é que falta gente competente pra gerir o clube e esse trio de ex jogadores foi uma decepcao até agora e o Leco nem se fala.Essa de ser sempre o ” ano que vem” só inocente que cai pois oq ” dão certo” ja são vendidos e o ciclo gira de novo.

  10. Time de idosos, diretoria de idosos média 80 anos, técnico fraco. O que salva no São Paulo é sua enorme torcida, seu belo estádio e principalmente seu nome. Maior apóstolo de Cristo, Estado mais forte da união e também mais populoso, e terceira cidade do mundo.Infelizmente esse bando de velhos gagás que se apoderaram do clube não tiram proveito disso tudo. Libertação já do clube com eleições livres e diretas para presidente com votos dos sócios torcedores. É mudar ou morrer.Jucilei a meu ver é ex atleta. Ninguém o tira. Rodrigo Caio de médio volante no lugar do Jucilei poderia recuperar um bom jogador e todos sabem que a posição dele é médio volante onde se destacou inclusive na seleção brasileira.

  11. Para o próximo jogo eu escalaria meu Sao assim
    Jean, Hudson, Arboleda, Bruno Alves,Rei Reina,Rodrigo Caio, Lisiero, Higor Gomes, Rojas, Helinho e Diego Souza

Deixe uma resposta