1 ou 3?

Amigos Tricolores,

Esse assunto é muito chato e até bem batido. Sabemos desde 2005 que o São Paulo tem 3 títulos mundiais, conquistados em campo, depois de vencer a Libertadores, em 1992, 1993 e 2005. Com times fantásticos, com goleiros de ponta, com um mestre no banco, 92/93, e um excelente técnico em 2005, Paulo Autuori. Com esquadrões, bons zagueiros, laterais, meias… enfim, com verdadeiros esquadrões!

Isso é sabido, por mais digam que só vale um, de 2005, nós, sabemos, até porque a Fifa estava apoiando o jogo que somos tri campeões. Sim, é muito chato esse assunto, mas ele é recorrente. Cada um age de um jeito quando é confrontado com assuntos dessa forma, eu por exemplo, não brigo, dou risada e tento, de forma inteligente tirar um sarro!

Bagunça!

O futebol virou tanta bagunça que abre espaço para interpretações de várias formas, ainda mais em um país, como o Brasil, onde se tem lido menos e nunca interpretamos tão errado os textos que nos deparamos.

Na Europa, por exemplo, não tem dessa! Se um time tem 3 títulos, ele tem os títulos. Pronto! Pelo menos eu não conheço nenhum debate sem nexo como temos aqui, se o São Paulo tem ou não 3 mundiais, se o Palmeiras tem mundial ou se o torneio de verão do Corinthians vale como mundial (sim, teve cutucada!!!)

Inspiração para o artigo: Conversa com um palmeirense.

Algo que eu tento resgatar aqui são debates e histórias do São Paulo. Falar do dia a dia do clube, esse blog já o faz de forma brilhante, por isso, seria redundante na minha coluna trazer o dia a dia, eu seria mais um, e com certeza, sem a mesma capacidade dos que aqui o fazem e tem informações que eu não tenho. Sou apenas um apaixonado pelo São Paulo.

Ainda outro dia, eu debatia com um palmeirense. Dizia ser muito engraçado corinthiano tirar sarro do Palmeiras por não ter mundial, sendo que eles tem 2 com uma Libertadores, foi quando eu ouvi a pérola do torcedor verde “mas vocês também falam muito, pois segundo a Fifa vocês só tem um mundial, o de 2005. O resto é torneio Jipe…”, eu olhei para ele, rindo e disse “meu amigo, não passa vergonha. Isso é papo do outro time. E mais, a Fifa reconheceu no ano passado os títulos de 92 e 93…” até me seguirei para dizer que time que ganha titulo com fax era o time dele. E reforcei que nunca precisamos desse mal que o futebol gerou, a Fifa, para nada! Mas o camarada continuou:

 “É nada. Torneio jipe. Reconheceu agora, mas sempre será torneio jipe” e enquanto ele esboçava uma risada, eu perguntei “então vocês não tem um vice mundial, certo?” foi quando de verde, ele ficou vermelho e disse “claro que temos. Contra o Manchester em 1999, o Marcão falhou, perdemos…” Bom, nesse momento quem deu risada fui eu, claro, já perguntando “então me explica. Por que vocês tem esse vice mundial e nós não temos o Bi-Mundial 92/93?” Nesse momento, ele já estava roxo de raiva quando me disse que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. Explodi de dar risada e pedi para que ele me explicasse, pois no “alto da minha ignorância” eu não sabia a diferença.

Então me explica…

“Bom, nós ganhamos a Libertadores pelo menos” começou assim, eu só concordei lembrando que tínhamos feito a mesma coisa em 92 e 93. “E fomos lá disputar, jogo único, né?” Só concordei, afinal, ele estava certo, lembrando que o São Paulo também. “Então, mas não vencemos, aquele lance do Marcão…” concordei, afinal, o Marcos entregou o jogo no Japão, mas eu quis saber mais. Ele olhou para mim e disse “Ah vá! Não quero mais falar sobre isso…” e saiu chutando o vento.

Eu, apenas ri. Não perdi o colega, alias era um aluno, cujo o meu módulo acabou no MBA que ele é aluno, mas mostra bem o que se tornou o futebol, uma zona que permite esse tipo de dúvida.

Brincadeiras são legais, mas com inteligência

O futebol não pode ficar chato e entrar no politicamente correto, mas há de se ter respeito. Usar raça, opção sexual ou região de nascimento como ato de ofensa entre pessoas eu abomino totalmente, mas estamos no país da hipocrisia, né? Estamos no país que alguns torcedores se ofendem quando são chamados de “bambi” mas que no estádio grita “Bicha” quando o goleiro adversário vai bater o tiro de meta. Então, não tem diferença, é igual o papo que tive com o meu ex-aluno, pau que bate em Chico, também bate em Francisco. Sua avó já falava isso?

Histórias

O futebol tem muitas histórias de conquistas, tudo registrado. Até o Telê e o Zetti falando, erradamente, que caímos no Paulista de 1991, temos registrado, então, para calar um torcedor que fala um monte de asneira , apoiados por “Vampetas” da vida, basta recorrer aos registros e a história, por exemplo, está nos registros e regulamento que o São Paulo nunca caiu, não há registro, mas se jogar no Google “Palmeiras campeão da Série B” saberá que apenas 5 times, entre eles o Palmeiras, tem o Bi-Serie B no Brasil, titulo esse que eles tem e o São Paulo não. Graças a Deus!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

 

8 comentários

  1. Liga pro Milan, boca, Barcelona, Manchester e vários outros e perguntas qntos eles tem? Aqui no Brasil só deram valor a esse título depois q o SP ganhou dois seguidos….
    S e g u i d o s ..coisas q não é pra mtos…..

    Portanto 3….fora o baile rsrrssrs

Deixe uma resposta