São Paulo não joga e não pontua como campeão

O empate em casa com o América-MG, neste sábado, evidenciou dois problemas do São Paulo no segundo turno: o time não joga e nem pontua como campeão. Diego Aguirre tem razão quando diz que “assim será difícil”.

O Tricolor somou apenas dez dos 21 pontos que disputou na segunda metade do Brasileirão. Os dois concorrentes mais próximos ainda não jogaram na rodada e já têm mais pontos no segundo turno: o Palmeiras fez 14 e o Inter, 11.

O time só terminou o sábado na liderança porque a campanha do primeiro turno foi ótima. Mesmo com a irregularidade recente, o São Paulo chegou à partida contra o América-MG com o segundo melhor desempenho de sua história até a 25ª rodada do Brasileirão por pontos corridos, atrás apenas da de 2007. Mas não há mais gordura: para fechar a 26ª rodada na ponta será preciso torcer para o Inter não vencer o Corinthians em Itaquera.

No domingo passado, o São Paulo saiu da Vila Belmiro comemorando um resultado bom (empate sem gols com o Santos) em um jogo ruim. Neste sábado, saiu do Morumbi vaiado e lamentando um resultado horrível em mais um jogo ruim.

O time vem tendo imensa dificuldade para marcar gols. A ausência de Everton certamente pesa, mas esse problema apareceu mesmo quando ele esteve em campo. A última vez que o São Paulo fez mais do que um gol em uma partida foi na vitória por 2 a 0 sobre a Chapecoense, na última rodada do primeiro turno. Depois disso, fez um contra o Paraná (1 a 1), um contra o Ceará (1 a 0), um contra o Fluminense (1 a 1), nenhum contra o Atlético-MG (0 a 1), um contra o Bahia (1 a 0), nenhum contra o Santos (0 a 0) e um contra o América-MG (1 a 1).

Vacilos como o que terminou no gol de Matheusinho neste sábado são raros na defesa do São Paulo, mas sempre pesarão muito enquanto o ataque marcar gols a conta-gotas. No primeiro tempo contra o Coelho, embora tenha ficado com a bola, a equipe de Diego Aguirre criou só duas chances (uma bicicleta perigosa e o gol de cabeça de Diego Souza). A movimentação era boa, mas faltava profundidade a Everton Felipe e Liziero, os pontas escolhidos pelo treinador uruguaio.

Aguirre apostou em pontas mais agudos – Régis e Tréllez – logo no início da etapa final. A ideia era aproveitar os espaços que o América-MG deixaria ao se lançar ao ataque tentando empatar. Os espaços apareceram e o São Paulo chegou em condições de finalizar dentro da área algumas vezes – menos do que poderia -, mas não concluiu bem e cedeu o empate.

Pode até ser que os resultados ajudem – de novo – e o Tricolor feche a rodada em primeiro, mas retomar o alto nível que fez a equipe entrar na briga pelo título é urgente. Depois de encarar o Botafogo, no Rio, na próxima rodada, o São Paulo decidirá a vida justamente contra seus maiores perseguidores: Palmeiras, no Morumbi, e Inter, no Beira-Rio.

L!

48 comentários

    • E depois dessa do Neto em 17, a escória bateu o parmesão e seguiu rumo ao título…
      Que esse ano a estória se repita… Conosco!!

      Vamos São Paulo !!!

  1. Pela lógica nos resultados até aqui, o São Paulo chega em jogos contra pepas e macacada pra tentar recuperar a liderança.

  2. Sobre o título, a manchete é clara. E isso mesmo. Aguirre terá que tirar outros coelhos da cartola, acho que Toró poderia ser utilizado, mostra força física e talento. Acabou a margem de erro, pra ser campeão teremos que buscar 8 vitórias, inclusive no guarani da capital, e não perder do Inter…

    • A base é inconfiável. Toró pode ser outro Brenner, outro pipoqueiro e amarelão. Eu não acho que eles vão agregar algo ao time neste momento de muita pressão, a não ser que sejam jogadores de muito talento como David Neres e Militão. Aliás, eu acho que o SPFC gasta demais com a base, 3 ou 4 x mais do que Santos e Fluminense, que revelam jogadores de maior qualidade ( Richarlysson, pedro, Rodrygo). Raí deveria fazer uma redução significativa dos gastos com a base, pois simplesmente estamos jogando dinheiro fora. vejam esses ultimos jogadores , que muitos achavam grandes craques ,como Lucas fernandes, Shaylon, Caique, todos eles um grande fiasco. O que o SPFC precisa mesmo é de jogador cascudo e de qualidade para ganhar títulos

  3. Ta todo mundo avisando que o time ta vacilando. Depois lá na frente nos jogos difíceis quando deixar escapar uma vitória, vão lamentar esses pontinhos perdidos agora.
    É louvável o trabalho da Diretoria, do Aguirre e deste grupo até aqui, mas sem título ninguém vai lembrar disso não. Bancaram o Sidão achando que era possível ser campeão com esse goleiro mediano, agora quero ver a força! O campeão tem de aparecer nos momentos mais difíceis.

  4. Estamos em primeiro, e o pessoal desanimado…. Ano passado o time sem cor teve campanha de time rebaixado no segundo turno e foram campeões com 2 ou 3 rodadas de antecedencia…. calma gente, estamos na briga….

    • Eles tinham gordura para queimar. De uma olhada em nossa campanha no 2o turno… se o São Paulo não mostrar nada nos próximos dois jogos, já pode tirar ele da disputa.
      Se continuar do jeito q está, disputará o 4º lugar com o flamengo

  5. Continuamos na frente, mas os próximos jogos dirão. Afinal, vamos jogar fora, enquanto o Inter pega o Vitória em Porto Alegre e os vizinhos pegam o Cruzeiro aqui em SP. Se continuarmos jogando assim, não vai dar mesmo. Aliás, chegou a temer pela libertadores. Mas não vou ficar criticando o time inteiro. Quero apenas comentar sobre o nosso meio campo: O Jucilei é ótimo no desarme, mas é tão lento com a bola que acaba perdendo várias vezes e entregando contra ataques perigosos. Parece uma lesma se mexendo em campo. O Hudson é ótimo no desarme, mas péssimo com a bola nos pés. Não faz uma jogada certa. E o Liziero ?? O que dizer ? Me perdoem aqueles que gostam dele, mas eu achei ele no sabado nosso pior jogador em campo. Me parece que ele se acha muito bom, mas ainda é muito fraquinho. Tem que ralar muito para chegar a ser um bom jogador.

    • Sim concordo. Mas o autor se refere ao retrospecto recente (apenas segundo turno).
      Acho que temos que ligar o sinal amarelo.
      Oscilações são normais, ainda mais considerando tantos desfalques. Pelo menos o treinador não fica de mimimi.
      Agora é retomar o bom futebol e o caminho das vitórias.

    • Vamos debater novamente depois dos próximos 3 jogos. Botafogo fora, Palmeiras em casa e Inter fora. Ai sim, veremos o que será do nosso time no campeonato. Espero voltar aqui e dizer que eu estava errado e engolir todos os meus temores. Mas pelo que estão jogando, estou bem preocupado.

  6. 12 rodadas.
    Pra mim teremos chance de ser campeão se o Everton e o Rojas não desfalcarem mais a equipe.
    Temos que manter o padrão de jogo que mais nos favoreceu 4-2-3-1.
    Num jogo contra time pequeno e retrancado acho que temos que abrir mão do Jucilei no meio. Ele é importante mas não favorece uma transição rápida.

    • Abre mão do Jucilei e escala quem? Se escalar alguém que não sabe marcar o time será ameaçado até por times nanicos. Futebol não é assim tão simples como alguns pensam. Acham que o Aguirre errou ao escalar 3 volantes e e zagueiros, mas o SPFC não tem opções de banco, a base é fraquíssima e jogadores como Everton felipe e carneiro não servem nem para a segundona.

      • Jucilei tem que jogar sim. Marca muito bem. Mas precisa de um choque de 220, pra ver se sai desta moleza e lerdeza e toca a bola mais rápido.

  7. A Cara,
    sábado o resultado fica na conta do aguirre né…
    Não tinha necessidade nenhuma de sacar o Everton Felipe que tava dando trabalho pra zaga do América.
    Trellez entrou e foi nulo. Sem contar que a jogada do gol se deu justamente pq ele não tem qualquer manha de marcação e tomou uma bola nas costas.
    Regis entrou e tmb não fez nada…
    depois das alterações o time ficou desquilibrado…

    uma pena… pq o jogo estava MUITO FÁCIL

    • Para o sp não tem e nem terá jogo fácil….todos os times que o sp vence são um verdadeiro sofrimento para a sua torcida. e essa base do sp não mostra pq estão no elenco principal…Liziero, Shaylon …acho que só o Trellez quando entra consegue mudar uma partida. o time principal jogando com todos os seus titulares já é extremamente difiicil, quando tem desfalques fica nitido que não peças para substituir no nível deles.

    • Sim, R.Caio de lateral, tendo o Régis no banco, Lizieiro de ponta, ou volante sei lá.
      Jogando em casa, com 3 zagueiros e 3 volantes ? Discordo de alguns, mas para mim, para um time que treina a semana toda apresentar esse futebol, é grotesco.
      E não tem nada de não apoiar o time, a torcida sempre vai apoiar, mas se fosse, coloca o tal carneiro, no lugar do Diego Souza, e recua o Diego, ou coloca ele de ponta,

  8. No rio contra o bota o nenê e o Diego Souza vão ser bem marcados, alguém precisa ajudar eles, se não vai ficar difícil mesmo com a volta do Bruno Alves, meio de campo fica pesado com o Jucilei e Hudson que para mim são 2 primeiros volantes, para ganhar tem que que colocar alguém para ajudar na armação tipo o Shaylon (não confio nele, mas tá na hora dele mostrar pq faz parte do elenco principal)

  9. E difícil o sao paulo ganha do Palmeiras.
    O time parece que se caga do Palmeiras
    Esse sao paulo tá uma nós tá.
    Eu passei vergonha assistindo ele contra o america,No bar mas famoso perto de casa

  10. Não estou confiante nessa vitória no rio, sp pode até vencer no Morumbi o palmeiras agora contra o bota vaí sofrer e muito e no beira rio lá se empatar será um grande feito. Sp perde do bota, vence o pal e perde do inter. Muitos dizem que o campeonato será decidido nesses jogos tem outros jogos difíceis pela frente. ..inclusive último contra o Ceará. ..time estará brigando pelo rebaixamento.

  11. Eu não caio nesse papo de que “estamos além do que esperávamos”. Se chegou a disputar o título, dispute! Ouse,jogue pra ganhar. Tenta,pelo menos!
    Ficar tocando bola pro lado quando fax o 1o gol (e desde o 1o turno isso acontece) é digno de dar pena.
    Esse papo de que “não esperava disputar o titulo, então ta bom” pra mim não cola. Não somos uma Ponte Preta da vida pra se contentar com apenas isso.
    Tem que ganhar. Ou pelo menos tentar.
    Isso se a covardia do sr. Aguirre deixar.

  12. Time nao vem bem mesmo. Precisa melhorar pra poder continuar sonhando, principalmente pros jogos contra adversários diretos da parte de cima da tabela.
    Porem, na minha visao, o empate de sábado vai muito pra conta do senhor Nene, que após o gol achou que o time era o Barcelona e só quis fazer graça. Tivesse jogado serio e focado, tinhamos matado o jogo. Mas preferiu inventar em vários momentos, só pra deixar a jogada mais plastica.
    Não gostei da postura dele em campo

  13. Depois q passou pelo teste de fogo do pós copa q ganhou de Flamengo, Corinthians, cruzeiro, aí o ego subiu na cabeça do time e a partir daí o time começou a se achar o melhor do campeonato…subiu no salto alto… Tem q baixar a bola pq n ganhou nada ainda….

  14. pra mim, a coisa destrambelhou quando o everton saiu.

    jogamos 4 jogos, praticamente 5, se considerar que ele saiu no primeiro tempo do jogo que fez.
    e olha os resultados desses jogos.

    além disso, é evidente que o cobertor é curto.

    militão fazendo falta danada.
    não tem substituto pro nene
    único setor que temos sobra é a zaga.

    agora, nesse esquema do aguirre, que precisa de pontas rápidos, sem rojas e everton o time fica capenga.

    e de um time perigoso no contragolpe, voltamos a ser aquele time molenga do dorival

  15. Caracas , lendo os comentários aqui, já está decidido então que o título ficará com o Palmeiras ou até mesmo com o Internacional, ou quem sabe o Grêmio.
    Enfim, o ideal então era o Sao Paulo já se planejar então para pegar a vaga na libertadores, meu Deus do céu ,quanto otimimos desse povo .
    Concordo que o São Paulo decaiu, houve clarsmclar uma queda , evidente , principalmente no segundo turno,porém , é evidente que o sp não tem um elenco vasto e tão pouco um goleior ou goleiros que passem confiança, se colocarmos o Jean nesse balaio, das poucas vezes que atuou deixou a desejar tbm.
    Claro que o sp pode perder o título, principalmente ,pelos pontos desperdiçados contra Paraná ,Fluminense e America MG.
    Éramos hoje para termos no minmín 5 pontos de vantagem, o que no atual cenário ,seria excelente.
    Contudo, lembro a todos ,que coincidência ou não, a queda do SP se deu com a ausência do Everton .
    O SP no 11×11 ,mesmo com Sidão no gol, tem sim condições de jogar de igual para igual contra os 6 primeiros colocados .
    Por esse motivo ,acredito que somaremos ao menos 7 pontos ,sendo uma vitória contra o Botafogo, uma vitória contra o Palmeiras e um empate contra o Internacional.
    LemrLe tbm a todos os pessimistas de plantão ,que o Palmeiras, não irão ganhar todos os seus jogos ,no Brasil, em se tratando de campeonatos brasileiros, sempre tem uma rodada aonde aquele famoso peque o tira ponto dos primeiros colocados ,haja vista , Chapecoense contra o Internacional e o América contra nós.
    O trabalho do Aguirre com título ou não , é muito bom, não podemos achar que está tudo errado,caso o título não venha e tão pouco , exigir uma troca no comando, primeiro porque como citei acima , o trabalho é bom e segundo que não temos opções excelentes como técnico no mercado .
    Para 2019, fica evidente mesmo com título ou não em 2018, as carências do time.
    Pelo menos para mim: goleiro , camisa 9 ,ponta esquerda e direita e um meia .
    Vamos apoiar galera ,não acredito que o futebol ruim do SP, apresentado nos últimos jogos, será mantido para essa trinca de jogos que teremos , é nessas proxipró três rodadas que teremos a clareza se seremos ou não campeões.
    Obs: Se não vier o título, ficará sim o sentimento de frustração , principalmente se o Palmeiras ganhar ,aí irá misturar frustração com raiva ,porém o trabalho do Aguirre é bom demais, não se trata de nós compararmos a uma Ponte Preta , mas é evidente, que pelas limitações que temos no time , e pelas contratações realizadas no decorrer do campeonato, a busca era vaga na libertadores e brigar forte por títulos em 2019, essa ideia para mim ficou claro desde do início,ocorre que o Aguirre e toda a sua comissão técnica ,conseguiu extrair o máximo dos jogadores ,e fizemos um primeiro turno surpreendente, arrisco a dizer que talvez apenas 5% dos São Paulinos,imaginava isso , e talvez esse percentual ainda é alto da minha parte.Vamos apoiar o time , vamos cotninuco lotando o Morumbi, que a diretoria abra os treinos para a torcida apoiar ,enfim , estamos no lucro em 2018, e isso tem que ficar claro na cabeça da torcida .

    Independente de tudo eu acredito , somos o time da fé
    Botafogo 0x2 São Paulo
    São Paulo 2×1 Palmeiras
    Internacional 1 x 1 São Paulo

    • Os comentários aqui são baseados apenas no que temos visto, ou seja, o time não está jogando. Quando ganha, ganha no sufoco. Tem time para bater de frente com todos os 6 primeiros colocados ?? É claro que tem. Então que jogue, e mostre que quer ganhar o titulo. Depois dos jogos contra Paraná, Fluminense e America, as duvidas ficam cada vez maiores. Mas os tres próximos jogos nos darão uma idéia real.

  16. Nem li o post pra nao entra em depressao.

    Fato q no brasileirao td time oscila. Sem excessao. Estou vendo como sorte o fato de no momento q oscilamos continuamos lideres.

    Agora eh hora dos jogadores provarem q da. Se formos bem nos proximos 3 jogos o titulo eh logo Ali.

    Vale lembrar tb q alem de oscilar ficamos mtos jogos sem o everton um de nossos melhores jogadores.

  17. Ta numa decrescente…jogou mal conta Vasco, Ceará, Bahia, vitória, Santos e amercia….a parte de baixo da tabela…daki a pouco eh soh os times da parte de cima, então demorou, tem voltar o nível q tava pra ontem….

  18. Hoje, não acredito no título! Perdemos a essência, o tesão pela vitória. Ganhando de 1 x 0 para o “poderoso” América, começamos a recuar a bola da intermediária adversária para os zagueiros, que ficavam brincando de dois toques. Lá se foram pontos preciosos contra o lanterna, contra o fluminense em casa, e agora contra o Mequinha de Minas Gerais.
    Ganhar do Botafogo, eu até achava possível, achava, hoje, com essa postura, não mais….até a torcida começou a perceber, e por duas vezes, deixamos de por mais de 50 mil no Morumbi….
    Então….aposto em vaga na Libertadores e só, prefiro ser realista a ficar na expectativa mais um ano.

Deixe uma resposta