Com a maioria dos clubes brasileiros passando por dificuldades financeiras, uma das soluções encontradas pelos responsáveis nas contratações de reforços é trazer atletas em fim de contrato. Mesmo com o mercado fechado para nomes do futebol internacional, alguns clubes brasileiros já estão de olho em seus próximos reforços e querendo aproveitar vínculos perto do fim. Veja na galeria a seguir alguns sul-americanos que podem fechar com outras equipes a partir de dezembro.

O atacante Diego Tardelli, do Shandong Luneng, anunciou esta semana que deve voltar ao Brasil após o termino de seu contrato na China, em dezembro. A declaração já fez com que clubes como Flamengo, Corinthians e Atlético-MG sondassem a situação do atleta de 33 anos. O atacante disputou 22 jogos até o momento, marcando 12 gols e dando 6 assistências. Veja a seguir outros nomes de atletas sul-americanos que podem reforçar seu time na próxima temporada.

Outro que atua na China e declarou o desejo de voltar ao Brasil foi o atacante Alan, do Guangzhou Evergrande. Com contrato até janeiro de 2019, ele atuou em 14 partidas até o momento, marcando 12 gols e dando 3 assistências. O jogador de 29 anos já despertou o interesse de Flamengo e Fluminense nas últimas janelas de transferência.

Com passagens por Grêmio, Palmeiras, Santos e Coritiba, o atacante Leandro, hoje no Kashima Antlers, tem contrato com o clube japonês até dezembro deste ano. O jogador de 25 anos atuou em 4 jogos nesta temporada,marcando 1 gol. Atualmente está lesionado.

Atuando desde 2016 pelo Philadelphia Union, que disputa a MLS, o meia Ilsinho, de 32 anos, tem contrato até dezembro deste ano com o clube americano. O jogador teve passagens de destaque por São Paulo, Internacional e Shakthar Donetsk, chegando a ser convocado para a Seleção Brasileira. Disputou 20 jogos nesta temporada, com 5 gols marcados e 2 assistências.

Com passagens por Cruzeiro, Palmeiras e Bahia, o volante Souza tem contrato até dezembro deste ano com o Cerezo Osaka, do Japão. Aos 30 anos, o jogador disputou 22 duas partidas nesta temporada, com 4 gols e 2 assistências.

Revelado pelo São Paulo, o volante Artur, de 22 anos, atua pelo Columbus Crew, que disputa a MLS. O jogador tem contrato até dezembro deste ano com o clube americano, tendo realizado 26 jogos até o momento.

Revelado pelo Grêmio, o atacante Isael, de 30 anos, atua no Kairat Almaty,do Cazaquistão, clube com o qual tem contrato até dezembro deste ano. No Brasil, o jogador atuou, além do tricolor gaúcho, no Sport, no Fortaleza, no Coritiba e no São Caetano. Também teve passagens pelo futebol turco, português e russo. Disputou 27 jogos até o momento, marcando 10 gols e dando 8 assistências.

Atualmente no Portland Timbers, clube que disputa a MLS, o meia argentino Sebástian Blanco tem contrato com o clube americano até dezembro deste ano. Revelado pelo Lanús e com passagem marcante pelo San Lorenzo, o jogador também atuou no Metalist-UCR e no inglês West Bromwich. Aos 30 anos, disputou 28 jogos neta temporada, marcando 7 gols e dando 8 assistências.

Com passagem pela Seleção Sub-20 da Argentina e revelado pelo River Plate, o meia Tomás Martínez tem contrato com o Houston Dynamo até dezembro deste ano. Aos 23 anos, o jogador também atuou no futebol da Espanha e de Portugal. Disputou 29 jogos nesta temporada, marcando 4 gols e dando 6 assistências.

O atacante Emannuel Ledesma, que atua pelo FC Cincinnati, da United Soccer League, tem contrato com o clube americano até o fim de novembro deste ano. Com passagens por diversos clubes de menor expressão da Inglaterra e da Itália, o jogador de 30 anos disputou 27 jogos nesta temporada, marcando 13 gols e dando 15 assistências.

Campeão da Libertadores com o San Lorenzo, em 2014, o atacante Martín Cauteruccio, atualmente no Cruz Azul-MEX, já foi ventilado como possível reforço em alguns clubes brasileiros. Com contrato até dezembro deste ano com o clube mexicano, o jogador disputou 13 jogos nesta temporada, marcando 6 gols.

Outro que já foi especulado por clubes brasileiros foi o colombiano Víctor Ibarbo, do Sagan Tosu. O jogador de 28 tem contrato com o clube japonês, onde também atua o espanhol Fernando Torres, até o fim deste ano. Um dos destaques no título da Libertadores do Atlético Nacional-COL, em 2016, o atacante tem passagens por clubes como a Roma-ITA, o Watford-ING e o Panathinaikos-GRE. Fez 9 jogos nesta temporada, marcando 4 gols e dando 1 assistência.

Com passagens por Cruzeiro e Vasco da Gama, o colombiano Riascos é mais um que já pode assinar pré-contrato com outro clube. Atualmente no Dalian Yifang, da China, o atacante de 32 anos tem vínculo até o fim deste ano. Disputou 22 jogos nesta temporada, contribuindo com 1 gol e duas assistências.

O atacante chileno Diego Rúbio, do Sporting Kansas City, que disputa a MLS, ficará livre de seu vínculo com o clube americano no fim de dezembro deste ano. Com passagens por Valladolid-ESP e Sporting-POR, o jogador de 25 anos pode ser uma boa aposta. Disputou 22 jogos até agora na temporada, marcando 9 gols e dando 4 assistências.

L!