#SEGUEOLIDER: São Paulo vence o Ceará e mantém liderança do Brasileirão

Nesta manhã de domingo gelado em Sampa, o Tricolor recebeu o Ceará para jogo válido pela 21a. rodada do Brasileirão, com casa cheia.

Para o jogo Aguirre modificou um pouco o time. Deixou Arboleda no banco e escalou Anderson Martins e além disso Luan entrou no lugar de Hudson que está machucado. No mais, seguimos com as mesmas peças.

O primeiro tempo resumido foi: ataque x defesa. Só um time jogou (o nosso) e o outro defendeu.

Foram simplesmente 10 finalizações contra 1 do Ceará. Além disso, o goleiro Éverson esteve inspirado e realizou ótimas defesas. Destaque para Nenê, que mesmo não finalizando bem, foi um líder em campo. E além dele devemos ressaltar a boa atuação de Rojas. Que jogador! Marca, rouba bola, cruza, dribla…que grata surpresa essa contratação.

Fora isso, nada mais a ressaltar nessa primeira etapa.

O segundo tempo não foi muito diferente mas o Ceará passou a chutar um pouco mais e pudemos inclusive ver uma linda defesa de Sidão, aos 18 minutos.

Aguirre precisou fazer alterações. Luan foi substituído por Shaylon e por contusão Everton foi substituído por Regis.

O jogo continuou com nosso domínio mas parecia que não marcaríamos o gol, tamanha a dificuldade na finalização. Quando não era a falta de pontaria, Éverson, goleiro do Vozão, fazia o papel de muralha.

E então , aos 32 , numa arrancada linda de Reinaldo até a área e com passe pra Diego Souza, que repassou para Bruno Peres, o lateral conseguiu, finalmente, abrir o placar no Morumbi. Ufa!!!!!!!

Ainda tivemos a substituição de Diego Souza por Carneiro, aos 43.

Dava ainda para fazer mais, mas parecia que hoje não era mesmo dia de goleada. No final, levamos um sufoco do Ceará mas não foi dessa vez que “azedaram nosso chopp”.

Final de jogo: São Paulo 1×0 Ceará e #segueolider !

Agora é descansar e voltar aos treinos para o embate contra o Flu no domingo que vem. Mais uma final a vista.

Afinal, de gol em gol também se ganha campeonato!

Avante!


Por: Katia Firmino

 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 CEARÁ

Local Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 26 de agosto de 2018, domingo
Horário: 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT-Fifa)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA-Fifa) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: Everton, Nenê, Jucilei (SP) Ricardinho, Edinho, Everson, Arthur, Reina, Richardson (CEA)
Cartão vermelho: Leandro Carvalho
Renda: 2.666.528,50
Público: 57.323 total

GOL:
São Paulo: Bruno Peres, aos 32 minutos do 2T

SÃO PAULO: Sidão, Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan (Shaylon), Jucilei e Nenê; Everton, Joao Rojas e Diego Souza (Carneiro).
Técnico: Diego Aguirre

CEARÁ: Everson; Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Edinho (Pedro Ken), Richardson, Ricardinho (Reina) e Calyson (Felipe Azevedo); Arthur e Leandro Carvalho
Técnico: Lisca

130 comentários

    • Vitoria difícil…nossa! Acredito que nosso tecnico entrou com a escalação errada. Era pra ter entrado com apenas um volante, no caso o Jucilei porque o Luan ainda esta sem maturidade pra jogar de 2 volante no estilo implantado. Ele ate tentou mas não fez como Liziero ou Hudson de marcar e entrar na área. Shaylon TB não acrescentou muita coisa não. Foi uma ótima sacada do tecnico adiantar o Bruno Peres. Agora vem o Fluminense pela frente. Sera que Aguirre vai por Reynaldo na ponta novamente no lugar do Everton? Hudson e Liziero devem voltar, mas Nenê estará fora. Sera que o E. Felipe vai substitui-lo ou Gonzalo Carneiro jogara no meio?

  1. Eu fico todo jogo de olhando o goleiro adversário. Nunca é pior que o nosso. Acho que no nível de Sidão só tem o Anderson do Bahia.

  2. Momento só de elogios. No final deu tudo certo. Bom resto de domingo a todos. PS: KingNaldo de ponta no lugar de Everton no próximo jogo.

  3. Esse jogo é pra mostrar, pra grande maioria da imprensa, a diferença entre ser reativo (estilo de jogo do SP) e o que é ser covarde (como jogou o Ceará hj).
    E não é que a gente tem dificuldade de jogar contra times que nao propõem o jogo. É que é impossível vc jogar bem e eficientemente contra um time q fica com 11 atras, sem nem tentar atacar, amarrando o jogo desde o começo do primeiro tempo.

  4. Deu um frio na barriga, quando o Everson saiu para bater a falta …, falei com minha esposa …, saudade do mito, nessas bolas.
    O Villani falou do 01 na camisa dele e “criado no Morumbi ” …, o bom goleiro do Ceará .

  5. Jogo às onze da manhã, ganhando de 1×0 e levando aperto no final. Isso que é vitória suada!

    Masss… vale os mesmos 3 pontos de uma goleada.

    Mais tarde é torcer para que o Palmares não ganhe do Inter, os caras vem embalados e tem mais time forte, já o Inter terá uma tabela difícil nos próximos jogos.

  6. Galera, hoje não tem como criticar o Sidão, fez a defesa do jogo, não jogamos bem tecnicamente, mas não desistimos, fica a ressalva que o jogo foi bem estressante, ceara ficava fazendo cera, tanto que tomamos cartões por reclamação, apesar do juiz ser fraquíssimo, temos que manter a calma pra não temos problemas com suspensão, só no próximo jogo estaremos sem 3 titulares.
    E que ótimo volante que temos, esse Luan será um jogador de uma qualidade imensa, bora renovar o contrato do menino.

    • Quero acreditar que a escalação do Luan mesmo sem ter renovado seu contrato, seja baseada na confiança da palavra do jogador que renovará com o clube em breve. Pelo que foi ventilado, ele mudou de empresário recentemente e isso estaria postergando a renovação.

      De toda sorte, isso já deveria ter sido resolvido.

  7. Por que o trellez não entra mais, alguém sabe, depois do gol contra o Vasco, todo mundo imaginava aele titular na sul-americana, e agora sempre que entra é o carneiro?

    • Também não entendi, Jogador profundamente comprometido, entrega tudo que pode num jogo, eu gosto do Trellez, embora tecnicamente seja limitado

  8. O Everton sentiu a coxa. Parecido com a lesao do Jucilei. De repente fica fora tres semanas. Como está fora de todo do jogo contra o flu, talvez só perca um jogo. Vamos esperar.

  9. Bruno Peres seria o oiot da partida, até fazer o gol! Rsrs

    E como deixamos de fazer gol esse jogo…foi na sofrencia mesmo! Que venha o hepta! 7x

  10. No geral, achei que o SPFC jogou muito bem. Pouco a pouco vai encontrando uma maneira de jogar contra time fechado. O Reinaldo fez uma tremenda jogada. O Rojas faz isso também, entrando com a bola dominada na área.

    • Também acho. Deveríamos tentar mais jogadas individuais, como fez Kingnaldo. Às vezes , um drible desconcertante resolve um jogo. E temos alguns jogadores que podem fazer isso, como o próprio Kingnaldo, o Everton, o Rojas, o Nênê e o Diego.

  11. É assim que tem que ser é passando por este tipo de jogo sem perder a cabeça mantendo o foco e atingido o objetivo que se faz um campeão ninguém tinha dúvida de como ia jogar o Ceará.

  12. Aguirre está com estrela de campeão! Quando Everton se contundiu, imaginei que fosse colocar Edimar e adiantar o Reinaldo.
    Nada disso! Colocou o Régis, inverteu Rojas de lado e avançou Bruno Peres. Tudo indicava que não iria surtir efeito, até porque Régis entrou muito mal e fora de ritmo.
    Além disso, Shaylon não disse a que entrou e errou simplesmente tudo.
    Mas quis o destino e a nossa sorte de campeão que Bruno Peres, colocado por Aguirre para atacar, fizesse o gol que nos garante mais uma semana na liderança.
    Teve mais sorte que juízo, fez-nos sofrer, mas, mesmo assim, aqui fica meu muito obrigado ao nosso técnico, por devolver-nos a confiança e o orgulho de sermos tricolores.

      • Caro Glenson, o orgulho a que me referi é aquele de chegar ao trabalho na segunda e, de peito estufado, poder zoar os adversários.
        Convenhamos que, nos últimos anos, não vínhamos tendo motivos para tripudiar sobre os eles.
        Tudo graças a um “excelente” trabalho de desconstrução promovido pelos nossos dirigentes.
        Porém, como somos gigantes, nem mesmo com tanto empenho, conseguiram nos derrubar.

  13. São Paulo fez bons 30 minutos e depois ficou muito ansioso pela perda dos gols. O 2o tempo foi muito ruim mas o importante é GANHAR ! Bruno Peres perdeu um gol feito e não acertou um só cruzamento, mas o importante é que fez o gol da vitória. Sidão pegou a bola do jogo hoje, vamos aplaudir 👏🏻👏🏻👏🏻

  14. Baita vitória!
    Quem acha que jogar contra pequenos significa goleada, pode tirar o cavalo da chuva.
    Jogos dificílimos e 1×0 já tá bom demais.
    Vejo o povo criticando o Bruno Peres.
    Sempre foi jogador mediano.
    Estava na Europa e esperavam um novo Cafu… não é assim.
    Mas fez o gol e o que importa é isso.
    Mais 3 pontos e os adversários que se virem pra continuar por perto.
    Vamo SPFC!!

  15. Sorte do Aguirre na substituição ao colocar o BP na frente?

    por que não ver competência, ao invés de sorte?

    Ele não treina o time toda semana a toa, apenas para ter sorte.

    • Com todo respeito Marcio, sei não… Régis entrou totalmente fora de ritmo, tivemos 2 contra ataques em cima dele. Ele não correu, não marcou… Mas ainda bem que ganhamos, isso que importa!

    • Prezado Márcio, com a mexida de hoje, respeitosamente, achei que demos sorte. O Régis pareceu-me totalmente aéreo. Ficamos praticamente com um a menos, mais expostos e com Bruno Peres, que vinha mal, na função de fazer o jogo acontecer pela direita. E, contra todos os prognósticos, aconteceu. Sorte ou não, somos líderes! Como eu te amo tricolor.

  16. Que desnecessária essa implicância com o B. Peres. Independente do gol, o cara foi seguro na marcação e ajudou o Rojas no apoio. O cara é lateral direito e estão esperando atuação de camisa 10 dele. Prefiro o equilíbrio dele do que o Militão que era nulo no ataque.

    O Regis sim foi mal na marcação. O Ceará chegou demais por ali nos últimos minutos. Parecia que éramos nós com um a menos em campo. Ainda assim pode ser muito útil quando precisarmos atacar.

    Pro próximo jogo iria de Sidao, B. Peres, Arboleda, B. Alves, Edimar, Hudson, Liziero, Shaylon/E. Felipe, Reinaldo, Rojas e DS

  17. Bela vitória,na raça,se não vem na técnica tem que vir na raça…mas hoje mostrou mas uma vez que não temos um meia que faz a diferença pra apoiar ou substituir o Nene.Fora a arbitragem que é sempre contra…outra coisa já repararam que o Nene ultimamente anda meio raivoso da vida…sei lá

  18. 2 perguntas…

    1 – Evertonestá fora do próximo jogo ..suspenso…mas também teve problema muscular…depois do Fluminense…o SP joga de novo…dia 05/09 contra o Atlético…fora…vamos precisar demais do Everton pra puxar contra ataque …será a estará apto…tô preocupado

    2 – Pq cargas d’água Regis…Aguirre….com Brenner, Trellez, Carneiro, Everton Felipe?

  19. Eu acho o Bruno Peres um excelente lateral e não vi todo esse jogo feio que estao dizendo que ele fez ! O cara chegou e tá jogando partidas em sequência do segundo turno pra cá,pra mim o Diego Souza foi bem mal apesar da assistência. ele deveria olhar o nenê que mesmo sendo mais velho correu igual menino .

    • Posicoes diferentes amigo! O D.Souza joga parado segurando os zagueiros,ja o Nene,eh meia amador,busca a bola dos volantes pra fazer a tranzicao no ataque.
      E se voce perceber,os ultimos 4 gols do tricolor o Diego participou de todos.

  20. o time jogou bem, mas perdeu muitos gols, eu confesso que dps daquela jogada que rojas fez e deixou b peres sozinho na peq area e de frente pro gol e o mesmo errou, nao acreditava mais na vitoria. entretanto, o mesmo se redimiu e nos deu a vitoria com sabor especial pelo meu aniversario hj iuiuuu

  21. Jogo duro demais!! Muita dificuldade!! Bruno Peres mto mal até o gol. O gol salvou sua atuação. O melhor em campo pra mim foi o King. Bela partida. A jogada do gol e praticamente toda sua… Parabéns ao Sidao, fez a defesa do jogo.

    • Muito mal…!!!
      O cara não falhou na defesa!
      Esteve sempre presente no ataque!
      Esteve presente nas melhores jogadas!
      Fez o gol, colocou a bola em pequeno espaço, tirando do goleiro e do zagueiro que estava embaixo do gol!
      O gol do Ceará quase saiu e foi pelo lado esquerdo!

      • Verdade.
        Pessoal falando um monte do BP que pra mim não foi mal, não!!
        Aliás, assisti ao jogo com meus 2 irmãos e nenhum de nós viu esse “jogo feio” que ele teria feito na opinião de alguns aqui…

  22. Jogo após jogo, semana após semana, esse time vem se afirmando e ganhando autoconfiança e incutindo essa segurança em nós torcedores.

    Tomara que sigamos assim até o fim. Fechar esse ano com o título brasileiro seria contrariar todos os prognósticos do São Paulo no início do ano.

    Isso apesar do Diego Souza ter avisado que não queriam/podiam nos deixar chegar. Tá aí.

  23. As performances contra o Vasco (casa), Chapecoense (casa), Paraná (fora) e Ceará (casa), aponta para a necessidade de repensar e diferenciar a estratégia tática a ser utilizada para enfrentar times tão diferentes em termos de qualidade técnica e capacidade ofensiva.

    É latente as formas e estilos de jogo dos times que ocupam a parte de cima da tabela em contraste com os da parte de baixo, ou times como o Colón, por exemplo, onde os primeiros jogam de igual pra igual, propondo o jogo e buscando também vencer, especialmente quando atuam em seus domínios.

    Contra os primeiros, a estratégia e tática usadas pela comissão técnica comprovadamente vem se mostrando eficientes, onde vem prevalecendo a disciplina tática e o jogo coletivo com os resultados sendo obtidos em contra ataques mortais, dois, três e não mais que quatro por partidas, mais incisivos e eficazes.

    Conta os demais, restou evidenciado que essa mesma estratégia e tática se mostra pouco eficaz, insuficientes para superar as retrancas e a completa falta de espaços para fazer fluir as jogadas de velocidades na maioria das vezes produzidas pelas pontas.

    Nesse aspecto, a comissão técnica tem deixado a desejar, insistindo nas fórmulas que seguidamente vem se mostrando insuficientes e ineficazes.

    Isso precisa ser corrigido o quanto antes, de forma a dotar a equipe de condições táticas diferenciadas para enfrentar os dois tipos distintos de situações.

    Talvez se valer de três zagueiros e dois volantes com funções de marcadores pra poder liberar os laterais para atuar mais adiantados.

    Variando com o uso de outro centro avante que desempenha a função de pivô, com mais agilidade e velocidade que o Diego Souza.

    Com um jogador com mais capacidade criativa e um pouco mais de liberdade pra atuar na articulação de jogadas do meio pra frente.

    Contra esses citados adversários, os desempenhos se mostraram bem abaixo dos resultados obtidos.

    A variação tática e estratégicas diferenciadas em função dos adversários a serem enfrentados, são de responsabilidade da comissão técnica.

    E em relação a isso, penso que tem faltado algo de novo, mais ousado, e diferenciado.

    O Aguirre é capacitado pra isso!

    • Concordo em partes amigo, pois esse sistema do Ceará não é igual ao do SPFC quando joga fora de casa porque nem contra ataque eles têm, eles jogam mesmo é por 1 bola sortuda e ponto. Cólon foi exatamente assim e nesse jogo a bola sortuda existiu, hoje não! Concordo que o SPFC precisa variar mais, hoje já temos variações interessantes mas ja pensando em 2019 mais variações treinadas, usando pouco mais o Jardine que manja bem de ofensividade eu acho que seria bacana mesmo… Melhorar mais ainda ja pesando em 2019, espinha dorsal mantida e brigar de igual para igual em todos os campeonatos.

  24. Maravilha de domingo galera! Foi no sufoco, mas veio a vitória! Assim é o brasileirão, esse time tá me lembrando muito o time do muricy, quando parece que não vai dar surge um jogador que ninguém imaginava e guarda na rede! Faltam 17, venha hepta!!!

  25. Nas duas primeiras rodadas do 1o turno ocorreram os mesmo resultados, ou seja, empate fora de casa e vitoria em casa pelo placar mínimo, portanto bom retrospecto neste 2o turno.
    A se lamentar a suspensão boba do Nenê por reclamação e a contusão do Everton (preocupante).

    • E comparação com o primeiro turno, estamos com zero ponto. Se ganhar do flu, iremos para dois pontos; se empatar, continuaremos com zero; e se perder ,cairemos pra -1. E assim por diante. Se o placar chegar zerado no final do campeonato, faremos 82 ponto e levantaremos o caneco. valor acima ou abaixo de zero significa total de pontos igual a 82 + ou – essa pontuação. Ih, compliquei agora, heim, rs

  26. 2018, tal qual 2017, cada jogo do Tricolor é um teste pra cardíaco!
    Felizmente por motivos distintos! Mas mesmo assim tá emoção pura!
    Vamos, São Paulo!

  27. Como é bom ver as coisas como sempre foram. Equipes medianas e pequenas vindo até o Morumbi e jogando com 11 na defesa. Parece que enfim nosso time voltou a ser respeitado. Mais um jogo difícil, as vezes jogar contra times como Paraná e Ceará, para o padrão adotado pelo time de Aguirre, acaba se tornando pior, já que o forte não é a criação e sim a velocidade do contra-ataque. Mais uma batalha vencida, e segue o líder !!!

  28. GMC
    Comentei com minha esposa. Como é ridículo um repórter, de campo, que só faz isso, nao saber quem é um jogador do time.
    Deplorável

    spaceweb5
    As universidades não formam mais jornalistas… formam militancia partidária, estou a dez anos na federal aqui e vejo com meus proprios olhos todos os dias…. Lamentável.
    ———————————————————————————
    Um pequeno parêntesis: o país virou um lixo por
    causa dessa degradação em quase todos os setores da sociedade. A solução existe, mas não
    será participando de eleições com urnas comprovadamente fraudaveis.
    Ingênuo quem acreditar em votar para haver mudanças.
    Só uma ação forte pra consertar…

  29. Minha opinião:
    – Sidão e Kingnaldo decisivos hoje
    – Defesa do SP continua bem
    – Estava na cara que seria no sufoco, mas ganhamos. E no final das contas, o mais importante era vencer!
    – Contra o Fluminense vamos ter trabalho, sim.
    A ausência do Pedro nos alivia, e a maior preocupação é por quanto tempo Everton ficará fora. Para esse jogo, Hudson no lugar do Jucilei, Kingnaldo adiantado com Edimar na lateral, no lugar do Everton. E para substituir o Nenê, ou usa o Shaylon, ou recua DS e entra com Trellez ou Carneiro (preferencialmente o primeiro), ou usa o Everton ex-Sport. Pode haver variações ao longo do jogo. Até o RCaio pode entrar durante o jogo, no meio. Vou confiar que o Aguirre ache a melhor opção, pois é outra decisão e temos que obter a vitória!!!
    – Foco, foco, e foco! Mantenham o foco!
    – Torcida como sempre maravilhosa.

    Alguém falou aqui: antes do campeonato iniciar davam como uma proeza chegarmos em 4o lugar. Eu mesmo projetava estarmos, no mínimo, em 6o ou 7o lugar. E nem sonhava com título no Brasileirão…
    Mas, a situação mudou: eliminados da Sula (onde eu projetava ao menos uma semifinal), e tendo
    uma sequência espetacular nas 4 partidas pos-copa, além de uma consistência que Aguirre começou a obter desse time, fez todos nós passarmos a acreditar.
    Mas calma.
    TeremTs ainda sofrimento e dificuldades pela frente.
    O Elenco não está totalmente montado, mas estamos no caminho certo.
    Vambora torcer, pois é mais gostosa essa briga pelo título do que ficar lutando contra rebaixamento, concordam?

    Vai São Paulo !!!

  30. Eu ia dizer que desta vez o Aguirre mexeu errado. Insistiu em colocar o Shaylon, que é um completo inutil e conseguiu ser pior que o Luan, que tinha feito um bom primeiro tempo. Ia dizer que não entendi a entrada do Regis, quando a gente queria o Everton Felipe ou Trellez ou alguém que ajudasse a marcar um golzinho. Ia dizer tambem que quando o DIego Souza não está nos seus dias bons, o treinador deveria substitui-lo no intervalo. Mas a vitória veio e os 3 pontos junto com ela. Então, deixa as criticas pra lá. Vamos em frente que as coisas estão dando certo. Temos vários jogos pela frente onde vai dar para colher algumas vitórias, enquanto o segundo colocado tem uma série de pedreiras a enfrentar nas próximas semanas. Quem sabe a gente consegue uma gordurinha.

Deixe uma resposta