Não é momento para desespero no São Paulo…

Bastou o SP empatar contra o Paraná e parte da torcida começou a tratar o resultado como o fim do mundo. O resultado foi ruim e mais do que isso, a atuação foi fraca. Rojas e Everton foram abaixo do que podem render e Liziero entrou mal na partida.
                  É evidente que não é bom ficar apenas 1 ponto na frente do 2º colocado, mas convém lembrar que empatamos com Bahia e Ceará e fomos a melhor equipe do 1º turno. Além disso, não jogamos um bom futebol contra o Paraná, Vasco, Chapecoense e mesmo assim ganhamos.
                  Em 2006, o SP empatou contra o rebaixado Fortaleza no Morumbi, no fim de agosto, quando disputava a liderança ponto a ponto com o Inter e fomos campeões. No ano seguinte, perdemos nos Aflitos contra o fraco Náutico e fomos bicampeões. Na conquista do tricampeonato, empatamos contra o péssimo Ipatinga. Futebol não é uma ciência exata e o Campeonato Brasileiro não é o Campeonato Espanhol, onde Barcelona e Real Madrid enfrentam o último colocado e ganham de goleada o jogo de ida e o da volta.
                    Outro aspecto relevante é que temos menos opções de qualidade no elenco se comparado a Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, sobretudo na parte ofensiva. O jogador mais utilizado vindo do banco é o contestado Trellez. O resto são os jovensde Cotia ou jovens contratados como apostas, como Everton Felipe e Carneiro.
                      Para o jogo de domingo, Hudson é dúvida e seu substituto imediato está suspenso (Liziero). As opções são Luan, que tem características parecidas com Jucilei e Araruna, jogador versátil, mas regular tecnicamente. Outra preocupação é a quantidade e a importância dos jogadores pendurados com 2 amarelos: Nene, Jucilei, Everton e Reinaldo.
                       O lado positivo é que depois de anos, o Departamento Médico está vazio. Isso se deve ao fato da comissão técnica ter optado por não entrar com força máxima contra Colón e Chapecoense. Aguirre correu riscos calculados e necessários e por muito pouco não saímos classificados da Argentina. Como estamos apenas em uma competição, teremos mais semanas livres, sem jogos no meio da semana. Será possível recuperar o preparo físico e testar variações de jogo.
                      Sou um dos maiores defensores do trabalho de Aguirre, já tive textos publicados nesse blog em que o elogio. Ele assumiu o time na metade de março, não teve pré-temporada, nos primeiros jogos só confrontos mata-mata, time  sem padrão de jogo, sem preparo físico. Pouco a pouco, ele deu uma cara ao time e hoje temos uma equipe intensa, com alma,
que se recusa a perder.
                       E 2016 e em 2017, atravessei a zona sul pra ir ao Morumbi. Enfrentei o frio, a chuva e o sol pra não deixar o time cair. Não será um tropeço que me fará deixar de acreditar nesse time, por isso irei atravessar a cidade e verei o jogo da arquibancada amarela.Tivemos anos difíceis, crescemos na adversidade, lotamos o Morumbi e não deixamos a time cair. Domingo é dia de lotar o Morumbi e apoiar o time do começo ao fim. Seremos a torcida que irá conduzir o time ao título.
                       Avante, Clube da Fé!
                        Rafael de Albuquerque
                        https://twitter.com/rafa_sjc1930

27 comentários

  1. Desespero não. Foi apenas uma decepção, uma vez que a gente esperava que uma vitoria contra o lanterna pudesse nos dar uma folga na liderança. O negócio é focar ainda mais nos próximos jogos e manter esta liderança. Ainda mais porque o segundo colocado pega a turma do chiqueiro no domingo, o que não deve ser fácil. Mas só discordo onde voce diz que o Araruna é um jogador regular tecnicamente. Na minha opinião ele é o pior jogador que temos no elenco todo. Não consegui ver uma partida razoável até agora.

    • Paulo Scala;

      Logicamente para nós torcedores tal torneio não nos interessa pois o Morumbi foi feito para os Sãopaulinos. O que podemos ver de bom nessa notícia são os melhoramentos que o estádio vai passar, nova iluminação com uma economia de energia, melhorias na estrutura, e tudo mais. Ser sede ou não da copa América é somente um evento e nada mais.

      Entendo que vc sente desconforto com isso, mas isso é bem diferente do Itaquerão a qual eles hj tem uma grande dívida. No caso do Morumbi, o SP já tem um parceiro nessa empreitada e a modernização do Morumbi é algo que vai melhorar muito e sem custos.

      • Como disse antes, temos exemplos de sobra de parcerias onde parceiros “desaparecem” ou então, que benesses ficam como “exclusividade” …, tente entender …, não sou contra as melhorias …, o que é estranho (ou parece maniqueísta) e exaustivamente cansativo é a justificativa que carece de melhor fundamencão argumentativa.

        Querem convencer a quem, com essa “historinha de copa ” ?

    • Mas não é não. Digamos que o goleiro do ceará esteja inspirado, que pegue todas e as demais batam na trave ou saiam passando rente à trave. Digamos que termine 0 x 0. Provavelmente continuaremos lideres. Nada é motivo de desespero. Aliás, esse tipo de comportamento por parte da torcida pode por uma pressão absolutamente inconveniente nos jogadores, levando-os à perda de confiança, aí sim o caldo pode desandar. Por isso, apoiar sim , pressionar não. SPFC tem tudo para levantar o caneco, mas a ansiedade por parte de alguns torcedores pode colocar tudo a perder.

  2. Se alguém no começo do ano oferecesse o 4 lugar pra nós no Brasileiro desse ano a maioria aceitaria sem ver. Então,de fato não é preciso ter desespero. Tds nos queremos mto o título, porém se não vier sem caça as bruxas, temos mto a melhorar pro ano que vem.

    Vms sp Vms SP Vms ser campeão

  3. Espero que o time não me decepcione e vença o fraquinho Ceará. .o time continua não me empolgando, pode até ter raça coisa que faltou nos últimos anos. ..o campeonato esvaziado e com jogos muito ruins inclusive os do sp.

    • o time do ceará não é tão fraco assim. Deu o maior calor no Internacional, que só venceu por 1 x 0 no fim do jogo lá em Porto Alegre. A torcida precisa parar com essa mania de goleada, de grandes exibições, não vai dar para fazer isso nesse campeonato, mesmo porque não temos jogadores para isso. Aliás, nenhum time brasileiro os tem

      • para vc ver como o campeonato é fraco, pq o time do inter tb não é essa brastemp sofreu para vencer o time horrível do paraná em casa por 1×0 tb

  4. A queda de rendimento do time passa por problemas de marcação no meio-campo. Parece que Hudson e Liziero estão desgastados, então é até bom que fiquem de fora deste jogo com o ceará. Não precisamos de dois volantes contra o ceará, apenas Jucilei dá conta. A outra vaga pode muito bem ser preenchida pelo Shaylon, está na hora de confiar nesse rapaz e ver realmente do que ele é capaz.

    Sidão, Bruno Perez, Arboleda, Anderson, Reinaldo, Jucilei , Shaylon, Nênê, Rojas, Diego Souza e Everton. Pronto, time bem preparado para vencer. A propósito, não adianta insistir em jogador desgastado, ele não rende, poupem o Hudson mesmo que ele possa jogar

    • eu concordo em partes eu tb acho que precisa de mais um meia para ajudar o nenê, ja que nenhum volante (hudson, Jucilei conseguem ajudar muito na armação da jogadas…fora que é raro arriscar chute ao gol) e nene fica sobrecarregado

  5. Desespero nada, vai ser assim até o fim. O importante é chegar em dezembro brigando pelo título, estava com saudade de ver o São Paulo sendo protagonista.

  6. O campo era um pasto e o Parana jogava nos contra ataques pelas pontas e pelocentro.. o time de Aguirre só tem velocidade pelos lados e quando a bola cai no pé de DS pra contra atacar ele da aquele arranque da Balsa dele e da vontade de chorar. Demorou demais pra mexer no time.

  7. Não vejo motivos para o torcedor entrar em desespero certamente o empate não foi o melhor resultado mas o TRICOLOR continua líder isolado da competição,teremos 2 jogos seguidos no MORUMBI e com certeza o torcedor apoiará o TRICOLOR nestas duas partidas para que possamos manter o rumo do título até a ultima rodada ….

  8. Bom dia amigos!#SEGUEOLIDER”.
    Vamos ter calma,quando perdemos para o Gremio,foi o mesmo desespero.ai veio a sequencia de vitorias,nao ha motivo pra desespero.
    Acho que nesse fds abriremos no minimo 3 pontos.Enquanto ao D.Souza amigao,ele participou dos ultimos tres gols do tricolor.

  9. Muito sensato o texto. Segundo turno só está começando, SPFC não tem reservas a alturas do elenco principal e temos diversos jogadores pendurados e cansados. Acredito que o time está superando as metas, no começo do campeonato muitos achavam que disputaria para não cair, depois por almejar uma vaga e hoje estamos na liderança. A torcida tem que apoiar otimes. Muitas equipes investiram muito mais que o SPFC e estão atraz. Esses sim tem que bater o desespero. O SPFC ta crescendo, campeonato é muito parelho. No final o mais regular vai erguer o caneco, acredito que o SPFC tenha muita chance, só não acredito que vá ser tão fácil como muitos imaginam…

Deixe uma resposta