Traição ou Incompetência de Articulação…? Lista de vitalícios para o Conselho com massacre da situação gera acusações entre conselheiros no São Paulo

O último sábado foi quente no São Paulo após o anúncio da lista dos candidatos a vitalício pelo Conselho Consultivo, veja a lista anunciada com exclusividade pelo Blog do São Paulo no sábado:

EXCLUSIVO: Veja a lista com os 30 indicados pelo Conselho Consultivo para cargo vitalício no São Paulo FC

Foram 30 nomes, sendo 28 da situação e apenas 2 da oposição.

O massacre tem explicação e já movimenta uma guerra interna no clube: houve uma suposta traição, dizem os grupos opositores.

Além de conselheiro que se ausentou, Paulo Amaral, há uma revolta enorme por parte de Milton Neves, Meira e Pimenta.  Este último, segundo nossa fonte é o principal articulador a fortalecer a situação e mudar o jogo na hora da votação. Newton do Chapéu chegou a expulsar Pimenta do grupo de whatsapp por isto e o clima está péssimo.

Os grupos traídos, se organizaram e prometem uma união para 2020.

Já a situação, após o racha entre Leco e Natel, mostrou que não está brincando no jogo do poder do clube. O movimento trará uma força ainda maior para o lado de Leco e um enfraquecimento da oposição que se não conseguir se unir mais do que nunca agora, não conseguirá reverter esse cenário.

Dalora e De Rey foram os únicos que votam como esperado, diz a fonte.

O OUTRO LADO

Uma fonte ligada ao lado de Pimenta e companhia, afirma que não há coalisão entre Leco e ele, e sim, alinhamento em prol da instituição sem interesses pessoais.

A explicação para o desalinhamento foi:

“Escalaram o Newton do Chapéu para conversar com Pimenta sobre os indicados do grupo de oposição. O que imaginaram que aconteceria? Claro que não deu certo…o Newton falou com o Pimenta, enviou um e-mail com indicações e pronto. O que ele imaginou? Que o Pimenta fosse seguir a lista dele sem nenhum diálogo ou conversa sobre os indicados, sobre intenções entre outros? Pimenta é ex presidente do clube, hoje é Presidente do Conselho Consultivo e com uma história enorme no clube. Ganhou todos os títulos que disputou, como Brasileiro, Libertadores, Mundial, Paulista e todos os torneios internacionais). Não é possível que ele achou que ao enviar um email, o Pimenta “seguiria as ordens dele”. Temos de deixar claro que nunca nada foi combinado. Mas, para mostrar que mesmo assim, há bom senso, 8 nomes estão na lista, dos 15 que ele enviou. Se ele enviou nomes diferentes do que se comprometeu com seus aliados, é com ele. Veja os nomes: Ademir Scarpin, Kalef, Leonidas Figueiredo, Sergio Barbour,  Newton do Chapéu. Olten Ayres Jr, Luis Fernando Pinto, José Aparecido de Souza e Newton Bittencourt são nomes que vieram também indicados e entraram. Da próxima, que escalem alguém com mais habilidade e mais interesse em alinhar pontos no clube e não um inapto cuja figura não é respeitada nem por aliados.”

Outra fonte diz: “Não há união política de coalizão entre Leco e Pimenta. Há uma união em prol do São Paulo que voltou a se fortalecer e os resultados estão claros e todos estão vendo. Mostra a disposição para a pacificação do clube, para que se possa ter tranquilidade para governar e bem em nome do clube. E Essa união também atrai outro cardeal importante, Ives Gandra que esperamos ter ao lado de melhorar ainda mais o que já está encaminhado”.

FUTURO

Ainda falta a votação mas fica evidente como serão os próximos 2 anos e como se desenha o caminho para 2020.

O São Paulo se acertou dentro de campo e fora dele, parece que Leco terá mais força ainda até o final de seu mandato…

Blog do São Paulo

47 comentários

  1. Nada novo no “front”, apenas a terra arrasada dos bastidores do tricolor e o desmonte continua.

    Nova roupagem, novo discurso e mesma prática.

    Para quem fala de ” reconstrução ” …, luzes vermelhas acesas.

  2. Vi um texto do Newton do chapéu ontem no Facebook e notei uma certa ironia ao admitir que o Leco foi a melhor escolha na eleição de 2017.(Pimenta foi o adversário) Tá explicado agora…

    • Se fiscalizarem as contas direitinho (incluindo comissões), à mim pouco importa quem tem o prestígio de ser conselheiro. O cargo não é remunerado mesmo. O futebol é que tem de funcionar.

  3. Na boa não hora de ficar falando dessas coisas mes delculpe o blog , isso so atrapalha e gera briga minha opinião isso não ajuda , deixa o campeonato acabar ai sim , nias uma vez me desculpe mas e minha opinião.

  4. É um verdadeiro mar de lama, nada mudou no cenário político do clube.

    Felizmente, afastaram essas lástimas do contato direto com os jogadores e coloram profissionais.

  5. Voltando ao futebol, é muito bom esse Rojas, rápido e inteligente nas jogadas, vejam que ele sempre levanta a cabeça na hora do cruzamento, bem melhor que o Marcos Guilherme, esse foi um achado da Diretoria.

  6. Nada de mais. inexiste um grupo de oposição no tricolor, mas grupos diversificados que se unem ocasionalmente. Parte desses grupos se fortaleceu enquanto outra parte não teve a mesma representação proporcional, só isso.

    O Pimenta (até então amado por muitos), o Ives Gandra (também elogiado pela maioria) e o Paulo Amaral se uniram e aprovaram representantes de seus grupos, fortalecendo-se. Essa história de 28 situação e 2 oposição é mentirosa. São 2 da oposição que sobrou (representada por Newton) e aproximadamente 10 entre representantes do trio Pimenta/Ives/Amaral.

    Com articulação de Newton do Chapéu houve natural enfraquecimento dos demais opositores. Sejamos racionais, confiar na capacidade de alguém assim em um importante momento mostra o quanto os demais opositores são fracos ou não querem se envolver, do contrário teriam dado mais importância a esse momento e dedicado-se mais.

    O que incomoda ao grupo do Newton é o atual alinhamento do trio com Leco, o que é ótimo para o ambiente interno e a gestão do clube (vide resultados atuais), mas sabemos que tudo pode/deve mudar na eleição.

  7. Galera, o tricolor está bem e estão querendo atrapalhar o clima… Cuidado.
    E Zanquetaa, na boa irmão, isso não é hora e propagar esse tipo de notícia, isso pode chegar ao campo e atrapalhar nosso time, deixa a política pra lá pelo menos por enquanto. Abraço e vamos SÃO PAULOOOOO!!!

  8. Mas perae…o Leco não está fazendo o que achávamos coerente…? Entregou o futebol a quem entende…não enche mais o saco na mídia…aparentemente as contas estão sanadas…temos patrocínio de camisa…alguns vários …estamos com a Adidas de novo…estão reverenciando os ídolos do passado…jogadores q são comprados e vendidos agora tem critério…muito mais por conta da diretoria de futebol que pelo presidente…porém foi ele que nomeou…os resultados no campo estão saindo….depois de tanto tempo…

    Vejo um momento bom da diretoria…ou é crime achar que a coisa está sendo bem presidida?

    Sobre a política…óbvio que a oposição é salutar em toda democracia…porém que se fiscalize…se cobre…e não fique enchendo o saco com picuinha..quando a situação esta administrando bem…

    Haaaa domínio total…plano sangrento…nova ordem mundial…separação disso e daquilo…haaaaaaa para…vem torcer q tá bem divertido esse segundo semestre….

  9. Quero que se exploram,o que me interessa é que nosso time hoje tem alma,o que há muito não tínhamos,espero que não comecem a tumultuar o ambiente que está ótimo.
    Eu daria uma arma pra cada um,os trancaria em uma sala e deixaria que resolvessem suas diferenças.
    Essas múmias só pensam em si…é impressionante,é só o time começar a se acertar que começam a conturbar o ambiente.
    Que o Raí,RR e Lugano blindem o elenco e não deixem essas tiriças atrapalhem o excelente trabalho do Aguirre.

  10. Picuínhas, traições, briga por poder sempre existiu, até na caravela do Cabral, é que hoje com as redes sociais todo mundo sabe de tudo.

    Eu quero o Tricolor campeão.

  11. Sinceramente estou bem surpreendido com a política do SP. Leco está sendo um bom presidente, colocou gente que conhece na diretoria de futebol, está sanando as dívidas, patrocínios, compras de jogadores pontuais, venda dos que não agregavam muito e agora dando uma boa minada na turma do Newton do Chapéu. Maravilha. Ao final do mandato, Leco talvez mereça uma estátua… rsrsrs

  12. Só 2 coisas…

    1. Nenhuma novidade no que está ocorrendo
    2. Tomara que o Leco continue na dele, fora de circulaçao.

    Leco acertou em indicar o nosso Power trio?
    Sim.

    Aparentemente está acertando em escolhas administrativas e financeiras?
    Parece que sim.

    Virou alguma maravilha de gestor e rei da
    honestidade, ética e competência?
    Não.
    Mas parece que se tocou e se rendeu (por
    interesses políticos que são sua prioridade)
    e por caminhos indicados por seus parceiros
    Políticos e talvez até por alguns da oposição.

    Não me iludo.

    Mas eu estarei agora com a maioria aqui: vou dar atenção maior ao futebol do que outros assuntos, que até são pertinentes, mas momentaneamente não muito oportunos.

    SDS a todos e… Vai São Paulo!!

  13. Só porque não é notícia agradável não quer dizer que não se deva postar. O bom momento no futebol não pode mascarar a zona que é a política desse clube

    • Mas sempre haverá isso…briga pelo poder…desde o condomínio que se mora até o país que se vive…faz parte da democracia isso…senão viramos Cuba, Venezuela…

      O que enche é pensar q tudo é um enorme plano Iluminatti para domínio total disso e daquilo…deixa esse verme desse Leco lá…ultimamente tem mais acertado que errado…e é exatamente o que esperamos de uma liderança…

      • Pois é… Entre outras coisas acertou em indicar o Power trio e ficar no canto dele, quieto. E apenas avaliza o que lhe é trazido pelos nossos cavaleiros.
        Olha o bem que ele fez ao futebol com essa postura.
        E então vem um esperto aí dizer que eu sou anti-saopaulino…
        Só rindo mesmo…

  14. Só sei que quando estiver envolvido esse tal Newton do chapéu o outro lado será sempre melhor. Oportunista! Beija mão de organizada para depois cobrar apoio e minar o ambiente do clube quando o time não tava bem.

  15. Fulano expulsou ciclano do grupo do whatsapp e o clima ficou tenso.
    Ao ler isso imaginei que era alguma discussão de um grupo escolar de adolescentes e não de um conselho associativo cuja média de idade ultrapassa os 60 anos de idade.

  16. Blá-blá-blá político nem leio mais… vou focar no campo que é melhor. E o Mr. Scala batendo recordes de comentários seguidos que poderiam estar em um só.

  17. A oposiçao do Sp é chefiada pelo Newton do Chapeu? Ahh…entao é melhor que fique a situacao no poder, mesmo sendo o fraquissimo Leco, esse sr é uma piada!

  18. O Leco está indo muito bem. Obrigado Leco por pensar primeiramente no São Paulo Futebol Clube. Sem apego ao cargo e fazendo um belo trabalho. Quanto aos conselheiros vitalícios, considero-os um câncer no clube. Graças a eles estamos a 12 anos sem um mísero título paulista. Gostaria que o clube fosse libertado desse entulho e fizesse eleições parapresidente direta com os votos dos sócios torcedores. Estes pagam para torcer. Amém.

  19. Prezado Zanquetta,

    Muito obrigado pela oportunidade de eu me manifestar sobre sua publicação relativa as escolhas de candidatos a vitaliciedade do SPFC.

    Você colocou na matéria, que pode ter havido Traição ou Incompetência da oposição.

    Eu como empresário, admiro o Antônio Ermirio de Moraes, homem vivido, que se envolveu na politica brasileira, infelizmente já falecido.

    Quanto ao seu questionamentos acima, penso que foi Incompetência, pois não fizemos acordos.

    No Conselho Consultivo temos ex-presidentes, todos experientes e leais, que com certeza, escolheram candidatos que poderão contribuir com a instituição.

    Apos essa eleição, teremos assuntos importantíssimos a serem discutidos, que são:

    1) A discussão da separação do Social do Futebol Profissional e eventual formação de uma S.A.
    Eu sou contra, pois em função da elevada carga tributaria, tornar-se inviável .
    E ainda, se isso ocorrer, será a primeira vez que um órgão com 240 conselheiros abrira mão do seu poder para poucos.

    2) Temos um estudo que deveria estar pronto desde abril/2018, sobre como deve ser a escolha do presidente da diretoria, por votação indireta através do Conselho Deliberativo, ou pelo voto do Associado.
    Eu particularmente defendo o voto do Sócio, ele como membro da Associação deve escolher o presidente da diretoria.
    E ainda, também sou favorável ao voto do Sócio-torcedor, com regras definidas, compatíveis com sua contribuição financeira e tempo de Sócio, ao SPFC.

    3) Procurarmos ter um planejamento com propostas de gestão para a próxima eleição em 2020.

    Saudações Tricolores

    Newton Luiz Ferreira
    Conselheiro
    Sócio 507

  20. Clube anti democrático onde conselheiros não fiscaliza nd. Conselheiros só querem estátus e privilégios. Quem banca esse clube e a torcida e a torcida não tem força nenhuma. Ninguém representa a torcida já q a mesma não vota. Por isso fica essa beijacao desenfreada de mãos, uma disputinha de poder por poder. Amor ao Clube? Só acredito em amor de torcedor. esse sim faz das tripas coração pra ver o time jogar e ajudar o clube.
    O SP precisa de mais profissionalismo e menos ego. Cansei de criticar o Leco mas ao menos teve a decência de deixar o futebol pra quem intende. O sp precisa abandonar o amadorismo e colocar gente capacitada em tds as áreas doa a quem doer.

Deixe uma resposta