Aguirre explica rodagem ao elenco e admite: “A vitória nos dá a razão”

O técnico Diego Aguirre optou por dar descanso a cinco titular na noite deste domingo, deixando no banco de reservas nomes como Nenê e Rojas, por exemplo, mas nem assim o São Paulo perdeu o ótimo ritmo que vem imprimindo no Campeonato Brasileiro. Contente pelo 2 a 0 sobre a Chapecoense, o treinador reconheceu que a atuação não foi das melhores e que, se tivesse perdido, não receberia muitos elogios.

“Poderia não dar certo, mas eu acredito que isso é o melhor. A vitória dá a razão, se perdêssemos eu seria criticado. Não fizemos um bom jogo, mas manter a liderança é o mais importante”, comentou o uruguaio, que colocou as viagens para Recife e Santa Fé, na semana passada, como determinantes para o descanso dado aos atletas. Anderson Martins e Reinaldo nem saíram do banco, enquanto Nenê, Hudson e Rojas entraram na etapa final

“Acho que foi um jogo difícil e nós tentamos fazer um planejamento que não é de agora, mas de dez dias atrás, quando sabíamos que tínhamos uma sequência de jogos com viagem, estivemos em Recife, Argentina, quarta já vamos para Curitiba, outro domingo aqui. Planejamos, fundamentalmente, entre a comissão técnica”, contou o comandante, sem esconder os motivos para o time alternativo.

“Falamos com os fisios, tentamos tomar uma decisão em conjunto. É melhor fazer algumas trocas em algum momento. Corre o risco de o jogador se machucar ou cair de rendimento, é algo natural. E, trocando, você ainda dá a oportunidade a quem não vem jogando tanto”, observou Aguirre.

Questionado ainda se ficava preocupado ao vislumbrar confrontos com equipes mais técnicas do que Vasco e Chapecoense, dois times com dificuldades na armação que foram ao Morumbi recentemente e conseguiram pressionar o Tricolor, o treinador fez questão de ver méritos no seu plano de jogo.

“Sim, por agora, a ver, está dando certo. Se nós temos 41 pontos, significa que está dando certo. Às vezes, pela característica do rival, estamos cansados, fizemos muitas trocas, faz com que o time não esteja em seu esplendor. Faz parte dos jogos que temos que ganhar ainda que não joguemos muito bem. Para mim, o time está cada vez melhor”, concluiu.

Com o resultado, o Tricolor chegou aos 41 pontos conquistados na primeira colocação, abrindo três de diferença para o novo vice, o Internacional. A equipe ainda garantiu o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, algo que não acontecia desde 2007, quando terminou campeão do torneio. Na próxima rodada, os comandados de Diego Aguirre abrem o returno com uma visita ao Paraná, na quarta-feira, em Curitiba, às 19h30 (de Brasília).

GE

27 comentários

  1. Ano Passado fizemos 50 pontos o campeonato inteiro, nesse ano 41 pontos só em um turno, Aguirre eternamente no meu tricolor…..

  2. Bom dia, há quanto tempo não temos uma segunda feira assim….rs.

    Não sei se posso divulgar aqui mas tem um site que colocam bastante jogos completos pra download. Quem por acaso não viu e quer ver o VT completo da partida:

    http://premierexfutebol.blogspot.com/

    Aos moderadores do blog, qualquer coisa me avisem se não poder divulgar sites assim.

    Saudações tricolores

  3. Tem que manter o foco.

    Jogo a jogo.

    Ganhar jogos ganhaveis e contra rivais diretos.

    Gostei do planejamento.
    Disse que sabia da queda de rendimento com as trocas mas achando que eram suficientes para ganhar o jogo.

    Em suma, coloca alguns reservas mas aposta que esses reservas joguem o suficiente para ganhar de um chapecoense, de um.lanterna.

    Estando ganhando mas correndo riscos, coloca de uma vez os titulares que entram e resolvem se vez. Acaba com o risco que toda a torcida temia e ele também mas tentando manter o planejamento.

    • Planejado e provavelmente discutido internamente com os gestores, todos que conhecem decisoes e dia a dia de jogador.

      Quem lembra o planejamento de 2013 no brasileiro? Clube tinha um jogo na Asia por ganhar a sulamericana. Um dirigente amante de carros marca Porche, inventou excursão a Europa adiando varios jogos do tricolor.
      Na excursão time jogou a cada 2 dias e jogou bem a primeira e mal todos os outros. Perdeu torneio que foi disputar.

      Dirigente esqueceu a questao do fuso horario no desempenho dos atletas na Asia e Europa.

      Ao voltar nova armadilha, alem de ter que readaptar ao fuso brasileiro, encontrou jogos adiados a fazer durante os jogos normais. Foi a excursão e encontrou situação de jogar 3 jogos na semana com viagens longas. Voltou aqui e encontrou situação de 3 jogos pir semana.

      Neste contexto time foi bem no primeiro jogo pos viagem. Depois sucumbiu ao cansaço e perdeu jogos ganhaveis.
      Na primeira semana jogou tres jogos.
      Na segunda 2 jogos.
      Na terceira novamente 3 jogos na semana.

      E nesse contexto time perdeu.pontos que ganharia em circunstâncias normais e entrou na proximidade da area da Z4.

      Enquanto tecnicos e jogadores eram execrados, o gestor estava na Europa disputando corridas de carro.

      Tecnico que enfrentou essa maratona de jogos foi demitido. E trouxeram o Muricy.
      Verdade seja dita. Elenco em condições normais jamais cairiam na Z4. Muricy chegou apos a maratona e jogando com elenco mais descansado rapidamente saiu da zona de perigo.

      Planejamento ou a falta dela determina desempenho de times e atletas.

    • Sem contar que deu oportunidades a vários jogadores nesses últimos dois jogos:

      entraram de titular:
      Lucas Fernandes, Edimar, Everton Felipe, Jean, Araruna, Shaylon e Carneiro.

      Bruno Alves e Liziero eu considero como sendo o 12 e 13 titulares desse time…

      Sem contar o Trellez que entrou e resolveu em duas partidas.

      Olha o tanto de jogador além do time “titular” que o Aguirre mantem empenhado e focado…

      ta de parabéns o planejamento.

    • Ainda dá pra administrar nos próximos jogos contra Paraná, Ceará e Fluminense, embora eu ache que a obrigação de quem quer ser campeão é de fazer 9 pontos nestes jogos.

      Agora contra o Atlético-MG precisaremos fazer um grande jogo! É o primeiro jogo do segundo turno que acho que empate não seria mal resultado.

      • Perder tbm não é desastre. Desde que se ganhar estes 9 pts, abrindo uma gordura. Gordura no BR serve pra isso, pra vc não ter obrigação de vencer nos jogos mais complicados e poder administrar certas derrotas que são normais.

  4. Gaúchos acho que são as maiores preocupações. Inter está acertadinho e só tem o Brasileiro também.
    Grêmio só levou 8 gols em um turno inteiro. É uma marca bem expressiva. A nosso favor tem a divisão de forças com a Libertadores.
    Há de se ficar atento também à porcada, que com o Felipão ainda não levou gol. Apesar de estarem em 3 competições, tem um elenco mais numeroso e relativamente qualificado.

  5. “dois times com dificuldades na armação que foram ao Morumbi recentemente e conseguiram pressionar o Tricolor”…esse é o problema que o Aguirre terá tempo suficiente para achar soluções. Pode ser decisivo nos confrontos diretos aqui no morumbi.

  6. Sp não fez um jogo bom ontem, porém com bastante garra e foi premiado com a vitória …o elenco é limitado e o Aguirre sabe disso … precisa manter o foco tem um segundo turno inteiro pela frente, parabéns por terminar em primeiro no primeiro turno. Para mim esse título de primeiro turno nao significa muita coisa oq vale a ser campeão no final do campeonato. Espero que só jogue quem realmente estiver alto nível, só assim seremos campeões. ..nível de exigência tem que ser máximo.

  7. Hoje 41 pontos

    Parana fora – vitória – 44
    Ceara casa – vitória – 47
    Fluminense casa – vitória – 50
    Atletico MG fora – derrota – 50
    Bahia casa – vitória – 53
    Santos fora – empate – 54
    América casa – vitória – 57
    Botafogo fora – empate – 58
    Crefisa casa – empate – 59
    Inter fora – derrota – 59
    Atletico PR casa – vitória – 62
    Vitoria fora – vitória – 65
    Flamengo casa – empate – 66
    Escoria fora – empate – 67
    Gremio casa – empate – 68
    Cruzeiro casa – vitória – 71
    Vasco fora – empate – 72
    Sport casa – vitória – 75
    Chapecoense fora – empate – 76

    Sendo pessimista demais…mesmo…chegamos aos 76…

    9 vitorias (somente as obrigatórias: Ceara, Fluminense, Bahia, América, Atletico PR, Cruzeiro e Sport em casa e Parana e Vitoria fora…
    2 derrotas (Inter e atlético MG fora)…fazer o que…haverá derrotas…
    8 empates (Crefisa, Flamengo e Gremio em casa….Santos, Botafogo, Escoria, Vasco e Chapecoense fora)…alguns empates exagerados…sendo pessimista…

    Com 76 pontos ..fatalmente Hudson sera obrigado a erguer aquele escapamento de caminhão…

Deixe uma resposta