Aguirre diz que São Paulo precisa manter-se calmo e humilde no segundo turno: “Falta muito ainda”

O título simbólico do São Paulo, que termina o primeiro turno do Brasileirão na liderança com 41 pontos, não tira os pés do técnico Diego Aguirre do chão.

Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 contra a Chapecoense, no Morumbi, o uruguaio falou sobre o desafio de manter o bom desempenho do time na segunda parte da competição.

– É simplesmente um dado significativo, porque fala que estamos fazendo as coisas bem, estamos em uma posição que talvez muitos não acreditariam que estaríamos, na liderança. Futebol é assim, maravilhoso, dá esses momentos. Mas isso está começando, falta muito. Assim como tivemos uma sequência muito boa, não podemos confiar, têm muitos times – destacou.

– Temos que pensar no próximo jogo, não falar de outra coisa, de liderança, são consequências de ganhar cada jogo. Tem muito para frente. Dezenove jogos, qualquer coisa pode acontecer. Temos que manter a calma e humildade – completou.

Diante da Chape, a comissão técnica optou por poupar Reinaldo e Anderson Martins. Hudson, Rojas e Nenê também começaram no banco, mas entraram na etapa final. Segundo Aguirre, algo que estava planejado.

– Foi um jogo difícil. E nós tentamos fazer um planejamento, que não é de agora, sabíamos que teríamos uma sequência de jogos grande. Planejamos entre a comissão técnica, mas também falamos com os fisiologistas, e tentamo tomar uma decisão em conjunto. Eu acredito que é melhor fazermos umas trocas em alguns momentos, porque tem o risco de machucar, e o rendimento pode cair também. Às vezes são riscos que não dão certo, mas eu tento fazer. A vitória dá a razão, e uma derrota teria sido criticada, futebol é assim. Foi uma vitória merecida, não fizemos um bom jogo, mas conseguimos a vitória – afirmou.

GE

41 comentários

  1. Sendo pessimista demais…mesmo…chegamos aos 76…

    9 vitorias (somente as obrigatórias: Ceara, Fluminense, Bahia, América, Atletico PR, Cruzeiro e Sport em casa e Parana e Vitoria fora…

    2 derrotas (Inter e atlético MG fora)…fazer o que…haverá derrotas…

    8 empates (Crefisa, Flamengo e Gremio em casa….Santos, Botafogo, Escoria, Vasco e Chapecoense fora)…alguns empates exagerados…sendo pessimista…

    • Acho que em jogos contra o Inter e o Patético, acho que não perdemos, pois o time joga muito bem fora de casa, até pelo estilo de jogo do Aguirre…
      Me preocupa um pouco somente os clássicos, e alguns jogos que podem ser considerados fáceis, principalmente contra a turma do Z4 em fase mais agudas do campeonato!!!
      Mas acho que estamos muito bem encaminhados para brigar pela taça!!!!

  2. Tricolor está conseguindo um milagre este ano. O time é bem limitado mas sabe de suas limitações. É duro ver um timeco podre que nem a Chapecoense ter 60% de posse de bola em pleno Morumbi, mas o que importa neste momento é vencer e ser campeão. Basta termos consciência de que o time é organizado, raçudo e competitivo e parar com este negócio de o campeão voltou, o soberano será campeão, coisas que não devem nem passar pela cabeça do Aguirre e jogadores. Saudações Tricolores!

    • Cara mas diferente do que o Mauro Cesar fala, não é normal um time que joga no contra-ataque ter mais posse de bola. Quanto menos posse de bola a gente tem, mais agudo a gente é.

      O São Paulo não teve mais do que 4 chandes de fazer gol, mas marcou em 2. A chape teve muita posse de bola, mas mal conseguiu converter isso em chances. Passamos de ser o time do Dorival que tinha muita posse e reclamava de qualidade no último passe, perdia o jogo e continuava reclamando, para um time que joga sem a bola mas é efetivo.

  3. Quando o Aguirre chegou, eu disse que o time estava condenado. Que bom que ele, com a ajuda do clube, calou minha boca.
    Off topic: sei que muitos aqui ainda torcem o nariz para o Shaylon, mas o menino já nos deu um empate e uma vitória no campeonato. Não é pouca coisa. Esse vai longe.

  4. É, cada jogo é uma decisão mesmo pq qualquer resultado negativo quarta-feira já seria combustível pra quem quer plantar polêmica ou criticar um planejamento. Tem que entrar pra matar o Paraná logo no primeiro tempo e começar bem o segundo turno. O Internacional pega o Bahia fora de casa, que vem de 5 jogos sem perder.

  5. Pela classificação planejada do Rica perrone, estamos com 124% dos pontos previstos pra ser campeão (estimando-se o campeão com 72 pontos); Inter com 115%; Flamengo com 100%; Atlético-MG 97%; Grêmio 92% e Palmeiras 89%.

    Em 4 jogos o time teve um resultado pior que o esperado: Ceará, Atlético-MG, Palmeiras e Inter.
    Em 7 jogos, o resultado foi melhor que o planejado: Fluminense, Santos, Atlético-PR, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Sport.

    • mesmo não concordando com 99,9999% das coisas que esse vira casada fala…eu acompanho também essa classificação planejada dele…acho muito interessante…

      Acho um parâmetro excelente

      • também…76….9 vitorias, 2 derrotas e 8 empates…(empates horríveis..tipo Botafogo e Vasco fora…tipo isso…kkkk….todo mundo vai no Rio e surra eles…mas enfim…ganhando deles la…sobe pra 78..80..)…mas 76 garante

        • Ou pela sua projeção, empatar com galo ou Inter seria uma boa… não pelos pontos conquistados, mas sim pelos pontos tirados deles… mas pelo que fez ali, está ótimo e é bem viável

    • legal.

      inter e spfc tem o mesmo tanto de pontos esperados no primeiro turno: 33

      teoricamente, as tabelas se equivalera em dificuldade

      Flamengo, esperava-se 37
      Flu, esperava-s 40
      Palmeiras, 38

      teoricamente, pra esse segundo turno, espera-se que o SPFC faça mais pontos.

    • Teve cera do goleiro e a parada tecnica de uns 2 minutos, mas nao assisti prestando total atenção pra saber se foi justo.

      • Mas eu penso o seguinte…todo jogo…tem mais de 8 minutos de cera e paralisação de um lado ou de outro…a questão é…se fosse o SP no Morumbi…com parada técnica e tudo…dariam os 8 minutos? impossível…duvido…e muito…nos roubam na cara dura aki…ontem mais uma vez o apitador tava querendo aprontar…

        Houve a mesma parada técnica no primeiro tempo…com cera do parana também…e o canalha de 3 minutos…pq 8 no segundo?

    • O problema do jogo do Inter foi a falta inexistente que originou o gol, mas quanto a paralisação eu acho que os 8 minutos foram justos. O problema é que justiça nem sempre vale pra todos os times.

  6. Tenho receio nesses próximos 4 jogos….passamos a ter obrigação de vencer pelo menos 3…

    Próximos 4 jogos do SP…Parana e Atletico MG fora…Ceara e Fluminense casa…

    Próximos 4 jogos do Inter …. Bahia e Cruzeiro fora…Crefisa e Flamengo casa…

    Muito mais difícil a tabela deles…acredito em 9 pontos do SP e 4 ou 5 do Inter…

    Ouço uma babação de ovo em cima deles, dizendo que irão jogar jogos decisivos em casa…e poucos fora…

    Primeiro…sangraram pra vencer Ceara e Parana no Beira Rio…ganharam nos acréscimos…

    Segundo…. nos também…saímos contra Inter e Atletico MG…jogos perdíveis…e recebemos, Cruzeiro, Crefisa e Gremio…

    Portanto não é essa diferença toda…querem mais é enxergar alguma chance no Inter…do que analisar virtudes do SP…

  7. Internacional tem uma tabela dura até chegar no confronto direto com o SPFC.

    Enquanto o SPFC tem uma sequência razoavelmente favorável, o INTER pega quase todos os times da parte de cima da tabela até chegar no SPFC.

    depois do confronto direto, a coisa vira…

    o SPFC pega as pedreiras. e o Inter pega uma tabela mais favorável

  8. Nos campeonatos anteriores bastava fazer 72 pontos para ser campeão. Porém, este campeonato é bem diferente: o SPFC fez a melhor campanha num primeiro turno de sua história. Mas o Inter também fez e o Flamengo também fez. Penso que para ganhar este campeonato o campeão terá que fazer por volta de 78 pontos, o que é um baita desafio. Pés na chão, humildade e garra. Se mantivermos assim, temos chances.

  9. Se engana quem acha que a nossa tabela é mais branda.
    Esses times da zona da degola costumam ser casca grossa. Vide o Paraná contra o Inter.

    Essea jogos são os que mais me preocupam, pois vão exigir iniciativa nossa, coisa que ja provamos ter imensa dificuldade.

    Mas vamo que vamo!!!!!!

    • Só um detalhe: o paraná em casa vai ter que jogar pra frente, eles têm muito poucos pontos, precisam pontuar em casa, ou seja, ñ creio q vão fazer retranca.

      Já o ceará do Lisca Doido joga para frente, sem medo, até pq a retranca do ceará ñ tava funcionando…

      O flu por sua vez é um time muito jovem, que se retranca mal, tem um ímpeto ofensivo natural; ñ imagino um ferrolho deles aqui. Cautela sim, mas ñ uma retranca monstruosa.

      Considerando tudo isso, creio que esses jogos tendem a ser mais abertos do que foi a partida contra a chape no Morumbi; a chape sim, é um time que sabe se retrancar bem, inclusive é a equipe que mais empata no campeonato.

      Mas temos vencido bem esses jogos… é só lembrar do curintia e sua retranca.

  10. Eu tou bem tranquilo ao jogo jogado, ao campo. Mas quem assistiu Inter vs Paraná e ao nosso jogo viu bem como o campeonato tá complicado e não me refiro como disse ao campo.

  11. Nosso ponta direita ,Rojas, e um jogador interessante , não e de finalizar a. Gol mais e um passador de primeira, já perdi as contas dos gols que ele já ofereceu aos outros atacantes.ontem no gol do Hudson foi muito bonito, o Hudson correu já pedindo a bola num determinado espaço e o Rojas passou a bola exatamente no lugar onde o Hudson poderia chutar no gol.ai ficou uma jogada plástica,bonita.

    • Essa para mim é a diferença entre cruzamento e passe.

      Belissimo passe.

      Sempre falei que a grande fraqueza do MC e do Valdivia era correr muito e depois dar passe bisonho, o tal ultimo passe que mata ataque e cria perigoso contraataque.

  12. Temos que manter a seriedade.
    Manter o foco no jogo seguinte.
    Jogo a jogo.
    Sem achar iu presumir nada.
    Sem menosprezar times de baixo da tabela que virão pressionados.

    Foco, foco e foco.
    Manter se na.liderança até a 38. rodada.

  13. Bom dia.

    A alegria voltou ao torcedor tricolor (e torcedora), mas, como diria Aguirre, vamos pensar em cada jogo por vez.

    Se vencermos os dois jogos dessa semana afastamos qualquer risco de rebaixamento (acabando com a previsão dos pessimistas de plantão antes do início do campeonato).

    Depois, olhamos a tabela e vamos pensar nas disputas em seu tempo: fazer o máximo de pontos possível, se manter na disputa e, aos poucos, superar metas: pré libertadores, vaga direta na libertadores, título.

    Mas, sem exigir do time mais do que pode oferecer (não consigo projetar tantos jogos, há tantas variáveis), prefiro vivenciar um jogo por vez, no máximo uma semana de jogos.

    Contra o Paraná será duro demais. São muito fechados e nosso time tem dificuldade em furar essas retrancas, especialmente quando somos nós que precisaremos propor o jogo.

  14. Essa “responsabilidade de ganhar” vai acompanhar o time todos os jogos até o final. É o que se espera, independente do adversário, e é “o preço” que um candidato ao título tem que pagar. Ate por isso que cada partida agora é uma final de campeonato e a partida contra o Ceará domingo também tende a ser enrolada.

  15. Que qualificação do elenco.
    Os passes do Everton e Rojas.

    Lembrei do R.Gaúcho que olhava o vazio e dava passe certo. E do MG que olhava o lado certo e dava passe no vazio.
    E essa dupla de meias que criam perigo com precisão dos.passes.
    Cuidado porque no segundo turno vão estudar e tentar marcar.

  16. O Aguirre tá muito certo! Tem que manter a pegada. No segundo turno não tem time bobo, e quem costuma dar mole são sempre os ponteiros.

    Por outro lado, se com um começo vacilante nós fizemos essa maravilha de primeiro turno, agora já estamos embalados, conscientes de quem somos como time, e cada dia mais treinados.

    A perspectiva é muito boa!

    Eu acredito em pontuação alta, se mantermos o foco.

    ===
    Que golaço do Hudson ontem!!! Até agora não sei se o chute foi sem querer kkk, mas eu fico muito feliz: coroa a grandíssima temporada que esse guerreiro tá fazendo. Ele e Kingnaldo são 2 dos motores desse time.

    Everton e Rojas dispensam comentários.

  17. Ta certo, precisa de humildade e pes no chão pq de fato não conquistamos nada; demos apenas o primeiro passo no caminho certo. Agora tem todo o 2 turno, mais 19 jogos pra lutarmos.
    Algumas coisas contam a favor: foco único, poucos jogos de quarta sem descanso, mais jogos em casa do que fora.
    Temos q ser otimistas sim, mas com muita calma porque qualquer coisa pode acontecer. O time se mostra sólido e consciente nesse momento, mas isso não é garantia de nada. Seremos o time alvo do 2 turno.
    Temos uma sequencia que pode embalar e abrir vantagem: Paraná, Ceará e Fluminense. Temos que somar esses 9 pontos de qualquer jeito.
    E logo no começo do returno a tabela ta pesada pro Inter: tem Cruzeiro, Flamengo e Grenal seguidos nas rodadas 22 a 24. Teremos lanterna, vice lanterna, fregues e bahia; o mais dificil do começo é o atl mg. Mas mesmo assim, tenho fé em pelo menos 1 ponto la.

Deixe uma resposta