SPORTV: São Paulo é o time mais PREJUDICADO desde 2012 e o Corinthians o mais FAVORECIDO

O Seleção SporTV apresentou nesta quarta-feira estatísticas inéditas sobre impedimentos que vão dar o que falar. Durante o quadro Estudo de Campo, o economista Samy Dana destrinchou as marcações de mais de 9.600 impedimentos em Campeonatos Brasileiros desde 2012 e chegou a conclusões relevantes – e, claro, polêmicas. Por exemplo, os times mais beneficiados com impedimentos errados nos últimos sete Campeonatos Brasileiros foram Sport, Corinthians e Botafogo; já os mais prejudicados, São Paulo, Grêmio e Flamengo. A pesquisa foi feita em parceira com o Espião Estatístico, do GloboEsporte.com.

Sport e Corinthians: os mais beneficiados por impedimentos mal marcados

Erros de impedimento podem ser milimétricos ou grosseiros. A intenção dos bandeirinhas é sempre a melhor possível, mas, a cada erro, um time naturalmente é beneficiado – ao passo que o outro acaba prejudicado.

Acontece que Sport, Corinthians e Botafogo tiraram mais proveito dos equívocos de auxiliares. O saldo do time pernambucano, primeiro da lista, é de 46 – ou seja, houve 46 oportunidades a mais em que o Sport foi favorecido, em relação àquelas em que foi prejudicado.

O Corinthians vem em segundo no ranking, com número de flagrantes errados de posição irregular bem maior que o do Sport (101, contra 84 do Leão). Ao mesmo tempo, o Timão tem a maior marca de prejuízos (66). A incrível facilidade do Corinthians em deixar adversários em condição de impedimento – como veremos mais abaixo – explica o recorte mais amplo, para efeito tanto de erros como de acertos. O saldo final é de 35.

São Paulo, Grêmio e Flamengo: os mais prejudicados com impedimentos errados

Desde o Brasileirão 2012, ninguém foi tão prejudicado quanto o São Paulo em lances de impedimento mal assinalados. Foram 89 lances em que o Tricolor teve razão em reclamar, contra 40 em que foi beneficiado. A discrepância de 49 erros é a maior de todas entre prejudicados e favorecidos. Grêmio e Flamengo completam o Top 3, com mais de 60 impedimentos que vieram fora de hora.

Índice bandeira branca: porcentagem de acerto dos bandeirinhas já foi melhor

Samy Dana apresentou um comparativo de aproveitamento dos bandeirinhas de 2012 a 2018. A partir do estudo, percebe-se uma tendência de diminuição no número total de impedimentos do Campeonato Brasileiro 2018, em relação a anos anteriores. Além disso, o hiato entre 2014 e 2016 foi o recorte recente mais eficiente dos auxiliares – com direto à excelente marca de 89% de acerto, em 2015. Com quase um turno jogado, os 82% atuais seguem longe daquele ano.

Corinthians: o rei da “banheira”

Se o assunto é deixar o adversário em condição irregular, chame o Corinthians. Reconhecido como um time de defesa forte e organizada nos últimos anos, o Timão demonstra sincronia incomparável no momento defensivo. Foram 821 impedimentos conquistados, quase 300 (sim, trezentos!) a mais que o vice Atlético-MG. Fruto de treinamento e atenção, sobretudo a lances de bola parada, para deixar jogadores rivais na famosa “banheira”.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Leandro Silva, Roberto Maleson, Tatiana Zanatta e Valmir Storti.

https://sportv.globo.com/site/programas/selecao-sportv/noticia/estudo-de-campo-sport-e-corinthians-sao-os-mais-favorecidos-por-impedimentos-mal-marcados-desde-2012.ghtml

 

 

46 comentários

    • A diferença é que agora nós temos uma prova quantitativa e não qualitativa. Não tem como argumentar contra esse tipo de estatística.

    • A diferença é que nesse caso, nos é mostrado o quanto a água molha a escória de Itaquera é extremamente suja. Ele poderiam agora levantar as estatísticas desses impedimentos que resultaram em gols e em estudo dos pênaltis irregulares… acho que não haverá espaço … A escória nos quesitos de serem ajudas é muito “foda”!

    • Esqueceu de citar o Estadio que a torcida fica longe do bandeira e ele se sente confortável pra errar contra a gente em nossa casa. Sei que muitos amam o Morumbi mas pra arbitragem é neutro e pouco influi no psicológico de adversários e árbitros.

      Construam um novo Morumbi com torcida a 2 metros do bandeira pra vc ver como esses números mudam.

      • Novo Morumbi? Não há e nunca haverá dinheiro para isso. E nem precisa, quando e se for possível, uma cobertura e um estacionamento já estarão de bom tamanho

  1. Com relação a classificar ou não na sulamericana, eu penso assim: se passarmos, ainda sim teremos algumas semanas de dedicação total ao brasileirão; se formos eliminados, teremos foco total no Brasileiro. Eu ainda acho melhor classificar-se. Até porque teremos mais um jogador à disposição, que é o EF.

  2. Esses estudos técnicos sao muito legais pois mostram fatos, entao, não há o que contestar! Fomos a equipe mais prejudicada nos últimos anos; erros que valeriam pontos e que mudariam certos cenários! Tem um outro estudo do Sportv mostrando a distância percorrida pelos times nos ultimos anos. O Sport Recife é o time que mais viaja, ou seja, é muito desgaste. Alem disso, nos ultimos 10 anos, as equipes brasileiras sao 18 do top 20 dos clubes do mundo que jogaram a maior quantidade de partidas. Vale dar uma olhada

  3. Logo que estamos nos assunto, que assalto fizeram ontem nas sereias. Uma vergonha independentemente de não ter acontecido com nosso tricolor.

  4. Eu quero o SPFC campeão .
    Eu quero ganhar mata-mata.

    Chega de perder decisões.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/para-continuar-na-sul-americana-sao-paulo-enfrenta-tabu-de-18-eliminacoes-em-mata-mata.ghtml

    O que chega a ser assustador, é que não chegamos nem a decidir o Paulista, sem falar da Copa do Brasil (em que pese nossas participações na Libertadores e a restrição dos antigos regulamentos da CB )

    Clube grande vive de conquistas, títulos e grandes decisões.

    Chega de perder de times de várzea e clubes de esquina.

    #ReageSPFC.

  5. Essa pesquisa só serve como estatistica, tanto que Sport e Botafogo nao ganharam nada nesse período. O Cor sim se beneficiou, porém foi por ruindade dos trio de arbitragem.

  6. Impedimento é também tática de jogo e pode ser muito favorável quando bem treinada e aplicada. Apenas criticar a arbitragem e atuar nos bastidores políticos não é suficiente (o que também não vem sendo feito), é preciso repensar as táticas e o posicionamento dos atacantes. Em tudo sempre se aprende.

  7. Na minha opnião esses arbitros já vem mal intencionados. Não são erros normais. São coisas que são tão claros e mesmo assim esses arbitros não reconhecem.

  8. Se existisse a estatisesta de 1990 até hoje, vamos nos assustar com tamanha roubalheira.
    Mas foram gentis ao colocar a partir de 2012, e infelizmente isso não vai parar.
    Resta o spfc começar a ganhar títulos e força nos bastidores, não para sujar sua história, mas sim, para não ter prejuízos.

  9. Não sei como um cara que roubou uma nação, chamou o povo de otário e está preso ainda tem cara de pau de querer se candidatar a presidência da república. Pior é saber que o canalha tem vários simpatizantes.

    Por isso que digo que todos deveriam vazar dai e viver em um país decente.

    Estou conectado com o facebook e ao clicar na página inicial dei de cara com posts de lunáticos festejando a possibilidade do canalha ser candidato.

    Realmente absurdo tudo isso. O pior que ninguém ai faz nada para acabar com a palhaçada dessa gente nefasta.

    • Direito de ser sem noção e cara de pau, todo mundo tem. Mas o que espanta é o tanto de gente neste pais que acredita cegamente em tudo o que esta pessoa fala, faz, e manda fazer. Realmente digno da gente ir morar bem longe disto aqui.

    • Ele não será candidato, até os ministros do STF que ele nomeou não aceitam essa hipótese de jeito algum. O cara é um ladrão , desclassificado e ainda assassino, não tem como imaginar um bandido desses fazendo propaganda na TV

    • ta bommmmmmm rapaz….ta ótimo…

      Ouvi falar que talvez o Corinthians, Palmeiras, Atletico MG e Gremio façam uma composição e cubram essa oferta…e repassem os direitos federativos do Rodrigo Caio ao……………… SP novamente….para que ele continue por aqui…

  10. Sobre a pesquisa,já imaginaram se fizessem um levantamento sobre quais os times mais beneficiados em conquistas de campeonatos? Estou curioso pra saber quem fica em 2° lugar.

  11. Se fizerem a mesma pesquisa sobre gols irregulares, penaltis irregulares, cartões irregulares, tenho certeza que o resultado final será o mesmo dos impedimentos.

  12. Todos os jogos fora o do cor foram bons ontem. ..Santos jogou com garra, grêmio tb…quero ver o sp com fome de classificação. ..esse papo de perder para focar no brasileiro é para time pequeno e não para meu sp gigante.

  13. Também não podemos nos esquecer dos torneios internacionais. O SPFC já foi roubado na Libertadores de 1974 contra o Independiente, que , na época, era o bam-bam-bam da América do Sul e papava tudo. Em 1994 o SPFC foi assaltado no Morumbi na decisão contra o Velez Sarsfield e , mais recentemente, em 2016, Bod of zaga foi expulso injustamente no primeiro jogo contra o nacional e o no segundo jogo a roubalheira foi demais. o SPFC poderia ter 6 Libertadores , aliás, é bem possível que as tivesse com arbitragem honesta

  14. Zé Carlos Serrão errou a penalidade que nos daria o título da LA-74. Serrão e Palhinha carregaram essa cruz. Palhinha acho que nem vai querer voltar pra ver sua estrela na calçada.

Deixe uma resposta