O São Paulo já tem pelo menos duas salas preparadas no estádio do Morumbi para receber o VAR, sigla pela qual o árbitro de vídeo ficou conhecido mundialmente, mesmo que o recurso ainda não tenha previsão para estrear em jogos do time.

Uma das salas está localizada próxima ao portão 17, cuja entrada é pela avenida Giovanni Gronchi. A outra fica mais próxima do portão 2, que tem como acesso principal a área diante da Praça Roberto Gomes Pedrosa.

As salas são simples. Tem energia elétrica, internet à cabo e espaço para monitores e canais de comunicação. Podem comportar confortavelmente quatro pessoas (número necessário) e até um pouco mais.

A equipe do VAR é formada por um árbitro, um assistente, um supervisor e um operador. Eles se comunicam com o responsável por apitar a partida, que tem até a possibilidade de ver o lance em vídeo se a dúvida for grande.

Os locais foram escolhidos de forma estratégica porque ficam bem próximos aos lugares onde os caminhões das emissoras detentoras dos direitos de transmissão dos jogos costumam estacionar. Eles são responsáveis por gerar as imagens.

Algo diferentemente do que foi visto na última Copa do Mundo, quando toda a captação era feita pela própria Fifa.

Por enquanto, os únicos jogos que vão fazer o uso do VAR nos próximos dias serão as partidas de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. As próximas fases da competição até a final também terão o árbitro de vídeo.

O recurso de vídeo já tinha sido experimentado nos jogos de ida do torneio eliminatório. Também foi visto em ação nas finais dos campeonatos Catarinense e Pernambucano e em um clássico entre Grêmio e Internacional pelo Estadual.

A final da Recopa Sul-Americana desta temporada e as decisões das últimas edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana também tiveram o VAR à disposição. Não necessariamente o usaram.

Nenhuma das partidas citadas acima envolveu ou envolverá o São Paulo.

A chance de o time tricolor estrear o VAR acontecerá se o clube avançar para as quartas de final da Copa Sul-Americana, quando a Conmebol já avisou que colocará em prática o recurso.

O VAR é utilizado em quatro situações de dúvida da arbitragem: gols, pênaltis, cartão vermelho direto e aplicação de qualquer cartão quando há dificuldade em identificar o infrator.

Atualmente o São Paulo está na segunda fase da Copa Sul-Americana. Enfrentará o Colón na próxima quinta-feira, em Santa Fé, no jogo de volta da segunda fase. Como perdeu por 1 a 0, no Morumbi, o time terá de vencer por dois gols de diferença para avançar. Triunfo por um gol também vale desde que a equipe tricolor marque dois ou mais tentos (por exemplo 2 a 1, 3 a 2 etc.). Vitória simples levará a definição do classificado para os pênaltis.

Ainda que não use na Copa Sul-Americana deste ano, o recurso será utilizado na próxima temporada. E, ter salas prontas para recebê-lo, pode até favorecer a escolha do Morumbi como uma das sedes da Copa América de 2019.

ESPN