Nem Allianz Parque, nem Arena Corinthians. O favorito a sediar a abertura da Copa América de 2019 é o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A informação foi divulgada pelo repórter Daniel Lian durante o Esporte em Discussão desta quarta-feira, na Rádio Jovem Pan.

Segundo Lian, a casa do São Paulo, que sequer recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014, está na frente das arenas de Palmeiras e Corinthians na corrida para ser palco do primeiro jogo do torneio continental.

O principal motivo é a maior capacidade do Morumbi, que pode receber mais de 60 mil pessoas em jogos oficiais – o Allianz Parque tem capacidade para pouco mais de 40 mil torcedores, e a Arena Corinthians, para cerca de 50 mil.

Além disso, o estádio tricolor apresenta custo bastante inferior em relação às arenas rivais – e esse fator tem sido levado em consideração pela Conmebol.

De acordo com Lian, há, inclusive, conversas adiantadas entre dirigentes do São Paulo e membros do Comitê Organizador da Copa América para oficializar a escolha do Morumbi como sede da abertura do evento.

Allianz e Itaquera, então, ficariam de fora da Copa América?

Segundo Daniel Lian, não. O repórter da Rádio Jovem Pan afirmou que o Morumbi é o favorito para sediar a abertura da Copa América, mas ressaltou que, se isso acontecer, o estádio do São Paulo não receberá mais nenhum jogo do torneio. Outro estádio da capital paulista seria escolhido para receber as demais partidas agendadas para a cidade – a tendência, nesse caso, seria de que o Allianz Parque fosse eleito e deixasse a Arena Corinthians, sede da abertura da Copa de 2014, de fora.

Quais são as outras sedes?

A próxima edição da Copa América será realizada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho de 2019. A competição acontecerá em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Até o momento, apenas três estádios foram oficializados como sedes: Maracanã, Mineirão e Fonte Nova. Em Porto Alegre, Arena Grêmio e Beira-Rio brigam por uma “vaga”.

Joven Pan