Ciente de que é uma das principais vitrines do país, o São Paulo estuda como proteger os seus jogadores do assédio do mercado internacional. Uma alternativa usada pelo departamento de futebol é evitar que atletas em destaque tenham multas rescisórias baixas ou contratos perto do fim. O volante Luan se enquadra nesse caso. Por isso, o departamento de futebol observa de perto o rendimento do jovem e, caso ele tenha um bom desempenho no elenco profissional, receberá uma oferta para renovar o vínculo. A política de proteção do São Paulo tem explicação. O clube já viveu impasses com atletas que saíram por valores baixos por multas rescisórias defasadas ou por contratos próximos do fim.
No ano passado, por exemplo, o volante João Schmidt foi de graça para a Atalanta, da Itália. Nesta temporada, Militão ficou livre para assinar pré-contrato neste segundo semestre, porque tinha acordo com o Tricolor só até janeiro de 2019.
Ainda assim, o São Paulo conseguiu reforçar o seu caixa com a saída do polivalente jogador. Promovido para o profissional em 2017, Militão acertou a sua saída para o Porto na última terça-feira (24). Os portugueses ofereceram 4 milhões de euros (R$ 17,52 milhões) mais 10% de direito em uma futura transferência para a liberação imediata do brasileiro . No caso de Militão, o São Paulo tentou diversas vezes renovar o vínculo do jogador, que recusou todas as propostas apresentadas pelo clube. Por isso, ele se manteve com o salário mais baixo (R$ 12 mil) entre os jogadores considerados titulares do Tricolor. Nesta fase final da negociação, o jogador também pediu para ser negociado.
Na última semana, o técnico Diego Aguirre promoveu o jovem Luan, de 19 anos, que fez sua estreia no clássico com o Corinthians, no último sábado, para o elenco principal. Já no treino desta terça-feira, ele integrou a equipe titular, já que Hudson foi poupado. Bem avaliado pelo superintende de futebol do clube, Ricardo Rocha, a revelação tem contrato com o São Paulo até 30 de setembro de 2019.
Desta maneira, a partir de março do ano que vem ele estará livre para assinar pré-contrato com outro clube sem que o Tricolor paulista receba qualquer compensação financeira. Luan também foi destaque nas categorias de base,disputando a final da Copa São Paulo deste ano, participando da conquista da Copa do Brasil sub-20 e com passagem pela seleção brasileira. A possibilidade de o jovem mostrar serviço aumentou com a saída de Petros durante a pausa para a Copa do Mundo. O São Paulo, no entanto, ainda cogita a contratação de um jogador para o setor.
UOL