Quer passar vergonha? Compare Tite com Telê!

Amigos tricolores,

Que a imprensa é fortemente torcedora de um time da capital, que ganha mundial sem Libertadores, ninguém nega, mas chegar ao ponto alto de comparar Tite com Telê é de uma imbecilidade sem tamanho.Quem começou com isso, foi o  Benja (Fox e Rádio 97) certa vez fez uma pergunta:

Tite é para o Corinthians o que Telê foi para o São Paulo?

Para quem não sabe interpretar texto, pode parecer uma comparação, mas para quem tem um pouco de cérebro ativo, entende que não está se comparando talento, mas sim, importância dos técnicos para os times e nesse caso, a resposta é sim, Tite, para o Corinthians foi o maior técnico que tiveram, o que conquistou os mais importantes títulos, tal qual, Telê foi no nosso São Paulo.

Telê é incomparável.

Nem Muricy Ramalho, a quem respeito e admiro muito, se compara ao mestre. Telê foi, disparado, o melhor técnico que o Brasil já teve, na verdade, que o mundo já teve. Não era estrategista, não puxava o saco de jornalista, errava muito, mas seguia suas convicções do futebol bem jogado e para frente. Se preocupava com o espetáculo, com aquele trabalhador que passa a semana inteira comendo marmita para economizar dinheiro e ir no estádio.

Tite, é hoje, o melhor técnico em atividade no país, mas até ai dizer que ele se compara a Telê é como dizer que o cai cai do Neymar se compara a Pelé. Nem a Zico Neymar pode ser comparado. Craque, sim, diferenciado, mas não chega aos pés de Zico, Garrincha, Leonidas e Pelé.

Telê por detalhes, não ganhou duas Copas para o Brasil.

Eu sempre avalio que os Deuses do Futebol separaram para ele o São Paulo para que ele pudesse fazer a sua obra prima. Tive a honra de conviver por 2 anos com o grande “Magrão” carinhoso apelido dado ao genial Sócrates, irmão do meu maior ídolo no São Paulo, Raí. O Dr. Sócrates (assim era chamado porque de fato era formado em medicina) me confidenciou que se o Brasil jogasse por mais 3 meses contra a Itália em 1982 não ganharia.

Coisas do futebol, aquele jogo não era para ser ganho pelo Brasil que teve, naquela Copa a melhor seleção da história das Copas. Oscar, Cerezo, Junior, Zico, Sócrates. Eram 11 craques em campo.

Em 1986, quem poderia prever que Zico, um gênio, perderia um pênalti durante o jogo? Telê não perdeu a Copa porque não tinha banco, como Dunga em 2010 e Tite em 2018 perderam, perdeu por detalhe, por falhas de jogadores dentro de campo, como Cerezo em 1982 e Zico em 1986.

Eram grandes craques, mas seres humanos que erram, como todos nós erramos.

Os Deuses do futebol, separaram para Telê o São Paulo

para fechar, com chave de ouro, sua brilhante passagem pelo futebol. Foi no fim da carreira que o mestre fez a sua “Monalisa”, sua obra prima com mais de 30 títulos em 5 anos (Telê saiu do SPFC em Janeiro de 1996, tendo disputado apenas um jogo)

Telê ensinava o jogador. Tite motiva.

  • Telê não era amigo de jogador, Tite quer ser amigo de todos.
  • Telê convocava os melhores, poderia um ou outro ser deixado de lado, mas ele via os melhores.
  • Tite levou amigos para a Copa, como Cássio (que graças a Deus nem jogou), Taison, Renato Augusto, Fagner.
  • Telê vetou Dener no São Paulo por não querer problema, Tite não levou Hernanes e Nenê por exemplo. Até Jonas, que faz sucesso em Portugal está melhor que Taison.
  • Telê não colocava jogador por nome.
  • William jogou com nome, Neymar então, só nome. Cai cai , a Copa que poderia consagrar como melhor do mundo, o consagrou como o grande ator do futebol.

Coutinho foi o que salvou a seleção na Copa de 2018, mas quando jogou mal, a Bélgica nos eliminou.

Telê era amante do futebol bem jogado

Para frente, com toque de bola. Tite quer a posse de bola, escola Gaúcha do 1X0 é goleada, como Fábio Carille, Mano Menezes, Celso Roth, Felipão. Telê, em muitos jogos ganhava de 4X0 e entrava no vestiário gritando como se o time tivesse perdido de 4.

Raí confidenciou ao livro sobre o mestre que ele batia 20 faltas, fazia 19 gols. No que errava ouvia um sermão sem tamanho, mas foi graças a isso que em 1992 ele fez o gol da virada sobre o Barcelona.

Em resumo, quer passar vergonha, compare Tite com Telê!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

40 comentários

  1. Tite foi disparado o pior técnico dessa Copa, considerando o potencial da seleção que dirigia…

    Convocou mal, escalou muito mal, e ñ fez as substituições necessárias.

    – Paulinho e Fagner de titulares é uma aberração.
    – G. Jejum devia ter saído já contra a Sérvia.
    – William foi outro q ñ jogou nada mas continuava no time
    – Levou uns 6 caras bichados e ficou de mãos atadas no banco

    Tantos erros, mas tantos erros… que coisa horrorosa esse cara fez.

    • O time do Tite jogou as eliminatórias como seleção brasileira e a Copa como o time da escória lá de Itaquera, 1 a 0 era goleada.

      • Insistir com os amigos do peito como Fagner, Paulinho, Renato augusto , William foi demais. poderia ter levado David Neres, Artur, Fabinho, colocado dede o início o Firmino, o Douglas Costa. Além disso os treinos da seleção estouraram diversos jogadores. Uma pena, deu um tiro no próprio pé e perdeu o mercado que teria na Europa. Agora, o Benjamim da Fox deveria ser internado num hospício em moscou, comparar Tite a Têlê é coisa de maluco em estado terminal.

    • Ele simplesmente jogou fora o bom trabalho que tinha feito até aqui, cometeu os mesmíssimos erros de Parreira, felipão e Dunga. Estava se achando uma espécie de deus, infalível, elegido a tal condição por uma mídia estúpida e corrupta. lamentável. Mestre Telê, além de super-competente, era honesto.

  2. Luis Fregossi

    @LuisFregossi
    Follow Follow @LuisFregossi
    More
    @SaoPauloFC busca a Seba Pérez. Ya conoce las pretensiones económicas del jugador . En las próximas horas llegará una propuesta oficial a Boca por el volante

    • Luis Fregossi
      @LuisFregossi
      Cubro Boca y Selección Argentina para @crackdeportivo(L-V 13 a 15 hs por @la970am ) Conductor d @BocaEnRedes (por @enlineaconvos1 ) TIC TAC

      Essa fonte, pelo menos, parece ter envolvimento com o Boca pra poder estar noticiando este interesse.

  3. Tite? Seria ridículo, para não dizer covarde, compará-lo com Telê…

    O encantador de serpentes não chega aos pés do que foi Telê Santana.

  4. Tite nunca colocaria em campo um meio de campo com Falcão, Cerezo, Zico e Socrates, e um ataque com Careca(que seria o centroavante em 1982, se não estivesse machucado) ou Serginho e Ze Sergio( que tambem estava machucado) ou Eder( o segundo mais grosso da seleção do meio pra frente), so jogadores que sabiam jogar. Teria que ter um destruidor no minimo.

  5. as camisas ficaram muito massa.
    não sei qual comprar.
    as duas fica pesado rsrs

    mas vou dar preferência pra comprar com o patrocínio do banco inter… postura parceira demais desse patrocinador.

    • Perfeito. O clube só aguenta financeiramente com os parceiros, e nesse caso o Banco Inter é um grande cúmplice no projeto de reerguimento do tricolor. Também comprarei com o Banco estampado.

    • Concordo com vc,basta lembrar o que ela fez o ano passado,bancando grande parte do valor dos ingressos contra o Bahia quando ja estavamos livres da serie b. Mas que parceros da equipe eh um parceiro do torcedor Saopaulino.

  6. Tite ficou devendo e muito. Acostumado com ponto corrido, ficou primeiro nas eliminatorias, só esqueceu que copa do mundo é mata-mata.

  7. Quando falei desse incidente com o presidente da CBF no voto de sede de copa, tem gente que falou em teoria de conspiração. Não é teoria, é fato.

    https://www.terra.com.br/esportes/fifa-mirou-cbf-ao-cortar-arbitro-brasileiro-da-final-da-copa,0cdc0e6ee1d2d774f913c5dca61cdae7ne0rj48u.html

    Sandro Meira Ricci estava entre os 12 selecionados com chances de apitar a decisão do Mundial, no domingo, entre França e Croácia. Mas seu nome não foi levado em consideração na reta final pelo Comitê de Arbitragens da Fifa por causa de um pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Tudo isso em represália à quebra de acordo do presidente da CBF, coronel Antônio Nunes, com os demais dirigentes do continente para a escolha da sede do Mundial de 2026.

    A informação foi passada ao Terra por um dirigente da Conmebol, que está na Rússia para ver o último jogo da Copa.

    A exclusão de Sandro Meira teria sido acatada de imediato pela Fifa, também indisposta com a cúpula da CBF por causa dos últimos anos de escândalos de corrupção envolvendo a confederação nacional e em razão de atitudes do coronel Nunes durante sua permanência na Rússia. Lá, ele protagonizou mal-estar ao assumir que votaria com a candidatura conjunta de EUA, Canadá e México para a Copa de 2026, mas acabou optando por Marrocos.

    Seu gesto abriu uma crise na relação da CBF com as demais federações da América do Sul. Depois disso, o coronel envolveu-se numa confusão num restaurante, em São Petersburgo, quando um dos seus assessores agrediu um torcedor brasileiro com um copo de vidro. Em seguida, a CBF precisou blindar o seu presidente e quase o manteve enclausurado nos hotéis que o hospedavam.

    Quem vai apitar França x Croácia será o argentino Néstor Pistana. Ele estava bem cotado e foi escolhido em comum acordo entre as duas finalistas e a Conmebol.

    • Eu não achei o Tite tão mal assim. O cara é bom.

      Por um detalhe não classificamos.
      Bola na trave, perdemos gol cara a cara e com gol contra.

      Desempenho igual time do Dunga em 2010. Ambos classificaram com varias rodadas de antecedencia.
      Ambas dependeram de um jogador.
      Em 2010, de Kaka que voou em 2009 e estava meia boca em 2010.
      Em 2018 esperava de Neymar que voou em 2017 e estava meia boca em 2018.

      Perdemos com gol contra de volante com goleiro batendo cabeça em cobrança de falta errada em 2010. E agora perdemos de gol contra de volante.

      Mas não dá para comparar com o Tele.

      Tele é outra esfera.

      Tem o mediano(6,0 a 7), o diferenciado(7,1 a 7,9), o craque(8,0 a 8,9)), o genio(9 a 9,9), e o divino(10).
      Tite é craque. Tele era divino. Duas instancias acima.

  8. E o nosso excepcional zagueiro que perde todas no corpo a corpo com atacantes não recebe propostas. Que essa zica vá embora, pois se voltar ao time as derrotas voltarão.

    • Ele tem que assistiu o segundo tempo da partida da seleção contra a Belgica, marcação de Miranda sobre o Lukaku. Faz um video e assista milhares de vezes.

      Tem um programa de variedades da globo onde um cara deu 2 para ele.
      Disse que ele expos a fragilidade de outros zagueiros e a diferença ao marcar o Lukaku e não deixar o negão fazer nada. Acabou sendo substituido.
      Não dá para voltar ao passado mas ele em 2014 não ia deixar a festa do caqui na area brasileira.

  9. Estamos fora da copa do Brasil gracas ao fraquíssimo RC. Ano passado contra o Cruzeiro a mesma coisa. E tem gente que babá ovo …

  10. Em uma enciclopédia de futebol…o domador de mídia, encantador de serpentes não pode nem ficar na mesma página do Mestre Tele…não se pode nem citar os nomes na mesma frase…

    É sacrilégio…

    Mestre Tele faz parte da divina trindade tricolor…anos luz de qualquer tecnico ja nascido no BR… enquanto o amigo dos amigos aí…. Rodou em todos os 12 grandes do BR…menos no SP ..Graças a Deus…deu a sorte do Diego Souza não fazer aquele gol no queixudo tropeço ….e virou um gênio inquestionável…

    Tele é um mestre inquestionável, mal humorado e genial…..Tite…um manipulador baba ovo com sorte…e um belo curso de oratória

  11. Lendo os últimos Posts e querendo dar meus pitacos… Rsss

    1. Muita grana no Thiago Maia. Ou paga 1 mi de euros mas por empréstimo até o final de 19, ou economiza pra trazer um reserva pro Nenê, pois essa posição sim é que preocupa, no caso de uma contusão, por exemplo
    2. RCaio, o centro das atenções. O que eu acho?
    Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. RCaio é correto, profissional, tem caráter, respeita o clube, sempre procurou honrar a camisa e nunca ficou fomentando tumulto no elenco. Fato!!
    Ah, sim! E tem qualidades, sim senhor!!
    Por outro lado… Que cara azarado!!
    Em que pese o fato de entrar em campo e se doar,
    de maneira geral não vem tendo atuações felizes há tempos, se machucou, e queiramos ou não
    BA e Arboleda deram conta tranquilos do recado.
    AM também no geral tem entrado bem.
    Falhas desses 3? Sim, elas ocorreram, mas parece que com o RC a coisa virou crônica!
    Além do que, gosto do RC mais como volante, como aliás muitos aqui também!! Poderia ser mais
    útil como líbero, talvez… Mas aí é com o Aguirre.
    Outra: ele mesmo, recentemente, afirmou que seu
    ciclo no clube estaria próximo do fim… Sim, ele mesmo que disse! E mais: por ser ainda novo e
    ter qualidade é que afirmei que sua saída poderia ser bom para todos. Ele ganharia uma graninha e se transferiria para um centro onde pudesse se
    aprimorar. Por ter qualidade e ser conhecido, o SP faturaria uma grana importante para o clube.
    Não tenho raiva e nem desmereço ele. Mas não
    seria uma tragédia se saísse…
    Aguardemos…
    3. Telê é muito maior que Tite. Fato!!!

    Vai São Paulo.

  12. Entendo o post e concordo com ele. Aliás, ainda achei leve na comparação.

    Já critiquei a comparação Mestre Telê com Guardiola, imagine contra alguém limitado a sistema retranqueiro, com compromissos com “parceiros” e sem pulso sobre jogadores. Alguém lembra de alguma jogada ensaiada? de futebol coletivo?

    Portanto, colocar um Telê em qualquer tipo de comparação com Tite deve ser ignorância, burrice, má- fé ou problema de natureza mental.

  13. Sinto dizer mas é uma tremenda ignorância comparar O grande técnico Tele Santana com o mediano técnico Tite!
    Infelizmente Tite convocou errado, protegeu seus pupilos, escalou a seleção muito mal, enfim não deixou de ser um técnico como os outros últimos que assumiram a seleção!
    Tele mesmo sem ganhar uma copa do mundo ele ficou tão prestigiado e tão querido por todos os torcedores que fosse como se ele tivesse ganho!
    Tite tem que mudar e melhorar muito como técnico de uma seleção!

  14. Esse ai nao serve nem pra carregar a prancheta do Tele. Nem pra ir na padaria comprar os chicletes que o Tele mascava nos jogos.rsss

  15. Não li todos os comentários. Portanto, peço desculpas se mais alguém já disse isso aqui: O nome do técnico da CBF não pode, jamais, ser pronunciado ou escrito numa mesma frase em que conste o sacrossanto nome de Telê Santana.
    Agora, sejamos justos, o comentarista da Fox, a despeito de sua notória torcida pelo time marginal, não fez comparação entre as trajetórias dos treinadores, mas da importância de cada um para os respectivos clubes.
    E, se o São Paulo é infinitamente superior ao time das galinhas (em termos históricos, de qualidade de jogo e quantidade de títulos), é mais do que óbvio que Telê é muito – mas muito – maior do que esse tal treinador que, por acaso, treina o time da CBF.
    Para finalizar, até o controverso Ozorio é superior a Tite. Não morro de amores pelo colombiano, mas tivesse ele uma Bélgica mas mãos, daria uma sapatada no timeco que se apresentou como seleção brasileira na Rússia.

Deixe uma resposta