Amigos tricolores,

Que a imprensa é fortemente torcedora de um time da capital, que ganha mundial sem Libertadores, ninguém nega, mas chegar ao ponto alto de comparar Tite com Telê é de uma imbecilidade sem tamanho.Quem começou com isso, foi o  Benja (Fox e Rádio 97) certa vez fez uma pergunta:

Tite é para o Corinthians o que Telê foi para o São Paulo?

Para quem n√£o sabe interpretar texto, pode parecer uma compara√ß√£o, mas para quem tem um pouco de c√©rebro ativo, entende que n√£o est√° se comparando talento, mas sim, import√Ęncia dos t√©cnicos para os times e nesse caso, a resposta √© sim, Tite, para o Corinthians foi o maior t√©cnico que tiveram, o que conquistou os mais importantes t√≠tulos, tal qual, Tel√™ foi no nosso S√£o Paulo.

Telê é incomparável.

Nem Muricy Ramalho, a quem respeito e admiro muito, se compara ao mestre. Tel√™ foi, disparado, o melhor t√©cnico que o Brasil j√° teve, na verdade, que o mundo j√° teve. N√£o era estrategista, n√£o puxava o saco de jornalista, errava muito, mas seguia suas convic√ß√Ķes do futebol bem jogado e para frente. Se preocupava com o espet√°culo, com aquele trabalhador que passa a semana inteira comendo marmita para economizar dinheiro e ir no est√°dio.

Tite, é hoje, o melhor técnico em atividade no país, mas até ai dizer que ele se compara a Telê é como dizer que o cai cai do Neymar se compara a Pelé. Nem a Zico Neymar pode ser comparado. Craque, sim, diferenciado, mas não chega aos pés de Zico, Garrincha, Leonidas e Pelé.

Telê por detalhes, não ganhou duas Copas para o Brasil.

Eu sempre avalio que os Deuses do Futebol separaram para ele o S√£o Paulo para que ele pudesse fazer a sua obra prima. Tive a honra de conviver por 2 anos com o grande “Magr√£o” carinhoso apelido dado ao genial S√≥crates, irm√£o do meu maior √≠dolo no S√£o Paulo, Ra√≠. O Dr. S√≥crates (assim era chamado porque de fato era formado em medicina) me confidenciou que se o Brasil jogasse por mais 3 meses contra a It√°lia em 1982 n√£o ganharia.

Coisas do futebol, aquele jogo não era para ser ganho pelo Brasil que teve, naquela Copa a melhor seleção da história das Copas. Oscar, Cerezo, Junior, Zico, Sócrates. Eram 11 craques em campo.

Em 1986, quem poderia prever que Zico, um gênio, perderia um pênalti durante o jogo? Telê não perdeu a Copa porque não tinha banco, como Dunga em 2010 e Tite em 2018 perderam, perdeu por detalhe, por falhas de jogadores dentro de campo, como Cerezo em 1982 e Zico em 1986.

Eram grandes craques, mas seres humanos que erram, como todos nós erramos.

Os Deuses do futebol, separaram para Telê o São Paulo

para fechar, com chave de ouro, sua brilhante passagem pelo futebol. Foi no fim da carreira que o mestre fez a sua “Monalisa”, sua obra prima com mais de 30 t√≠tulos em 5 anos (Tel√™ saiu do SPFC em Janeiro de 1996, tendo disputado apenas um jogo)

Telê ensinava o jogador. Tite motiva.

  • Tel√™ n√£o era amigo de jogador, Tite quer ser amigo de todos.
  • Tel√™ convocava os melhores, poderia um ou outro ser deixado de lado, mas ele via os melhores.
  • Tite levou amigos para a Copa, como C√°ssio (que gra√ßas a Deus nem jogou), Taison, Renato Augusto, Fagner.
  • Tel√™ vetou Dener no S√£o Paulo por n√£o querer problema, Tite n√£o levou Hernanes e Nen√™ por exemplo. At√© Jonas, que faz sucesso em Portugal est√° melhor que Taison.
  • Tel√™ n√£o colocava jogador por nome.
  • William jogou com nome, Neymar ent√£o, s√≥ nome. Cai cai , a Copa que poderia consagrar como melhor do mundo, o consagrou como o grande ator do futebol.

Coutinho foi o que salvou a seleção na Copa de 2018, mas quando jogou mal, a Bélgica nos eliminou.

Telê era amante do futebol bem jogado

Para frente, com toque de bola. Tite quer a posse de bola, escola Ga√ļcha do 1X0 √© goleada, como F√°bio Carille, Mano Menezes, Celso Roth, Felip√£o. Tel√™, em muitos jogos ganhava de 4X0 e entrava no vesti√°rio gritando como se o time tivesse perdido de 4.

Raí confidenciou ao livro sobre o mestre que ele batia 20 faltas, fazia 19 gols. No que errava ouvia um sermão sem tamanho, mas foi graças a isso que em 1992 ele fez o gol da virada sobre o Barcelona.

Em resumo, quer passar vergonha, compare Tite com Telê!

*Felipe Morais. Publicit√°rio, apaixonado pelo S√£o Paulo Futebol Clube. S√≥cio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inova√ß√£o. Autor dos livros Planejamento Estrat√©gico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o S√£o Paulo FC da era Tel√™ (Ed Inova) ‚Äď www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe