Ganso? No São Paulo, Nenê se consolida como ‘dono do time’ e homem de confiança de Aguirre

O rendimento de um time dentro de campo passa muito pelo momento de seu camisa 10. No São Paulo, é exatamente isso que acontece em 2018, mas com uma pequenina diferença: Nenê veste a número 7.

Ao analisarmos os Brasileiros de 2013 e 2018, é possível perceber que a fase de Nenê faz com que a engrenagem tricolor funcione, ao contrário do que Paulo Henrique Ganso fez em seu primeiro nacional disputado desde o início pelo time do Morumbi.

Nenê no Brasileirão 2018

Vindo do Vasco, Nenê é quem faz a equipe tricolor repetir as boas atuações jogo após jogo. O que ocorre é que, além da responsabilidade habitual da posição, o jogador tem sido decisivo com gols. Em apenas 12 jogos disputados no Brasileirão até o momento, esteve presente em 11, marcou 6 gols e deu 1 assistência.

Na partida de terça-feira (12), o jogo que poderia ser duro, contra o Vitória, acabou facilitado pelo lindo gol do camisa 7. Com belo domínio, tirou o marcador da jogada e deu um excelente chute, no ângulo direito do goleiro.

A campanha do São Paulo até aqui é de 64%. Em 12 jogos, são 6 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota para o Palmeiras, no Allianz Parque. Curiosamente (ou não), o único jogo em que Nenê não esteve em campo, o Tricolor ficou no 0 a 0 contra o Internacional, no Morumbi.

Outro fator atrelado ao atleta é seu comando dentro de campo. Mesmo sem utilizar a faixa de capitão, é quem toma as rédeas das situações necessárias com toda sua experiência.

Ganso no Brasileirão 2013

Em 2013, durante todo do Campeonato Brasileiro, em que disputou 31 partidas, Ganso marcou apenas um gol e distribuiu 5 assistências para seus companheiros.

Se considerar o cacuete do ex-meia do São Paulo, o número de bolas servidas lhe rende uma média de 1 assistência a cada 6 jogos. Esse número, juntamente com o único gol marcado, mostra que o poder de decisão passa longe do que Nenê vem fazendo. Naquele ano, a campanha do São Paulo foi de 44%. Durante os 38 jogos, foram 14 vitórias, 8 empates e 16 derrotas.

Em meio a tantos rumores de uma possível volta de Paulo Henrique Ganso, principalmente antes do crescimento de Nenê, o atual ‘dono do time’ disputa praticamente todos os jogos, mostra seu poder de decisão e segue solucionando os problemas do Tricolor Paulista.

E agora, torcedor do São Paulo, a volta de Ganso realmente faria diferente para o time?

ESPN

48 comentários

  1. Ganso joga fácil no SP e em qualquer time do Brasil. Na Europa não deu certo, mas como nosso futebol é uma bela mercadoria, aqui ele é craque. Por mim voltaria hoje.

  2. Hugo

    @soyhugopita
    2h2 hours ago
    More
    Galvão disse, ao vivaço, que o Aguirre será o próximo treinador da seleção uruguaia. Resta saber se foi opinião, vontade, informação, se soltou sem querer…

    Elaiá…

  3. Acho que PH ganso poderia jogar ao lado do Nênê, e em alguns jogos, até substitui-lo. Não se deve esquecer que Nene tem quase 40 e que não conseguirá jogar todos os jogos da temporada. E Ganso, bem aproveitado como foi por Bauza , é ótimo jogador. Aliás, o SPFC só não ganhou a Liberta 2016 porque perdeu Ganso nas semi-finais ( e foi roubado também)

  4. Depende mt dos valores envolvidos, se vier a baixo custo salario razoavel, seria excelente reforco, Mas temos outras prioridades no momento!

  5. O SPFC tem que pensar em um substituto para o Nene, com 37 anos não teremos ele por muito tempo.
    Gosto do Ganso, não é dinâmico nem decisivo, mas ele rola a bola com inteligencia se tiver quem corre do lado.

  6. Alex Teixeira seria uma contratação cirúrgica, melhoraria muito o nosso futebol, além de equilibrar o Time que hoje joga muito pela esquerda.
    Um jogador que tbm entraria fácil.no.time é Júnior Urso, que jogou muito no Atl MG e na época custava 1mi de euros, com a contratação dele eu deslocaria o Hudson para a lateral, já que é mais fácil achar um novo volante bom do que um novo lateral.direito de qualidade

  7. Imprensinha faz matéria exaltando Sidão e detonando o Ganso: Não é por acaso.

    Sobre a matéria Ganso x Nenê, comparação esdrúxula que desconsidera a diferença entre os times.

    Mas já é tradição da nossa torcida embarcar em presepadas criadas com má fé, que não se sustentam quando se faz uma análise mais criteriosa. Exemplos:

    “Luis Fabiano é o artilheiro dos gols inúteis”

    Essa aqui é das mais grosseiras, já que quando vc separa apenas os clássicos e jogos eliminatórios, a média de gols do LF é superior a sua média geral. Luis Fabiano aliás, que no pior ano da carreira tem média de gols superior ao melhor ano da carreira do festejado Guerreiro.

    “Ganso não corre e não marca ninguém. Joga de calça jeans molhada”

    No último brasileiro que jogou pelo SP, ele tinha das maiores relações km/jogo do time. E foi o meia com maior número de desarmes em todo o campeonato. A ave seria titular de qualquer time no Brasil. Mas dependendo do clube as matérias seriam bem diferentes.

  8. Materia mais tendenciosa impossível…

    Ganso em 2016 levou o time nas costas, foi ele sair que começou a derrocada..

    Traria ele de volta sem piscar

  9. Gosto do futebol dele, só que, ele não seria banco e não o vejo jogando junto com Nenê e DS. No papel belo time, no campo ficaria muito engessado, só Éverton seria a válvula de escape.

  10. Oo lê lê, Oo lá lá,

    O Ramires vem aí e o bicho vai pegar!…

    Vai ser um esquadrão este time!…

    Ramires, Nenê, Everton, D. Souza….

    Aí eu quero sonhar que vem um ponta velocista… Alex Teixeira… Etc…

    Um lateral direito…

    E a reposição do mão de alface!

    • Rapaz os craques eram David Neres e o Luiz Araujo. O Shaylon,Lucas Fernandes,Brenner e o Araruna são os Sergio mota da vez.O Helinho e o Toró devem subir em breve e estes ai serem emprestados ou vendidos são carvão molhado compreende?

  11. Ganso é jogador que vive de lampejos de grandes jogadas, pode ser decisivo em um jogo e ficar outros 5 jogos adormecidos, jogaria em qualquer time no Brasil, mas não tem o estilo competitivo, acho que pra esse SPFC em busca de trilhar caminhos de títulos ele não é o ideal!

  12. Espero que o SPFC não faça um mesmo erro duas vezes pois daí já vira teimosia e cheira burrice. Ganso nunca jogou no SPFC o que jogou no Santos. Não marcava gols, não dava assitencias e pior não marcava ninguem, ou seja, porque os srs. da diretoria insistem em traze-lo de volta??? Tratem de dar espaço para os jovens da base pois com certeza ali tem gente que mesmo sendo garoto e inexperiente produzem mais do que um Ganso. Se está na reserva do Seveilha e não consegue jogar é porque lá eles valorizam jogadores que tem espírito de luta e vontade de vencer. Outra coisa: se ele fosse tão bom o Neymar que é compradre dele já o teria levado para outro time, então srs. prestem atenção e mostrem que tem visão de futuro.

  13. O time encaixou, quando não toma gols bobos, vence. Ou seja, o time joga ligado defensivamente e fazendo 1 gol a mais que os adversários o time está no G-3.
    O Ganso quer R$750 mil por mês.
    Nenê joga fácil 32 dos 38 jogos do BR, mesma proporção nos demais jogos da temporada. E no esquema de rodízio do Aguirre, deve completar esses jogos em bom nível.
    Ganso e Nenê jogam na mesma posição. São 2 jogadores que não marcam. Com mais um atacante que não marca, é pedir pro time voltar a tomar gols bobos. E um não será reserva do outro. Ganso não será reserva com um salário desses e Nenê não será reserva porque seria sacanagem com ele.
    Eu acho que o mesmo raciocínio poderia ser aplicado com Hernanes. Ele jogou muito bem ano passado como 3o homem do meio campo.
    Num 4-3-3, ele jogou muito bem com Jucilei e Petros. Acho até que turbinou o desempenho do Petros ano passado.
    Com Nenê, como encaixar Hernanes nesse esquema? Verdade que ele marca melhor que o Ganso, mas ele já declarou inúmeras vezes que ele não é mais 2o volante, que inclusive saiu da Itália porque não queria jogar como volante ou 2o volante.
    Valdívia e MG aliviaram 600 mil da folha e precisamos de um ponta direita e um lateral direito.

  14. Deus nos livre, jogador caro, chinelinho, futebol hoje exige intensidade o tempo todo e isso ele não tem, que gaste com quem realmente vai chegar e resolver o problema, um jogador pra chegar e resolver a nossa direita, esse aí fez muita foi raiva quando passou por aqui.

  15. A questão é me lembrar de que, quando o São Paulo valorizou o PH, o Jadson estava comendo a bola e, logo após esta aposta, o Jadson caiu e, posteriormente, foi enxotado do São Paulo e deu no que deu jogando em nosso rival…

    A novela poderia muito bem se repetir…

  16. acho que aguirre consegue fazer o ganso jogar e correr pelo time como o bauza fez, olha como nosso time corre hj … por mim traria hernanes ganso e algum ponta, pra lateral podemos repor a saida de militao com nada mais nada menos que hudson que foi bem com muricy em 2014 nessa função.

  17. Faria sim, no SPFC jogando de primeiro volante posição que arrebentou no santos. Ele sem uma perna joga mais que todos os volantes do time e mais que todos os meias também.

Deixe uma resposta