Amigos tricolores,

Escrevo esse artigo depois do jogo contra o Palmeiras. Eu até tentei defender o Sidão nos últimos dias, mas depois do jogo contra o Palmeiras fica difícil ajudar o atual goleiro tricolor. Aliás bem difícil! O jogo contra o Inter ainda nem ocorreu, mas eu já tenho medo do que pode acontecer quando o ataque gaúcho chegar próximo ao gol do Sidão.

Ao longo do ano, as falhas foram muitas, mas também teve muita crítica em gols que ele tomou que não foram a sua culpa e ele recebeu pesadas críticas. De fato, nos, tricolores, estamos em um limite de stress tão grande que qualquer coisa vira polêmica e críticas. E não escapa ninguém! Isso só vai acabar quando o São Paulo voltar a se portar como o time grande que é, algo que estamos com uma esperança nesse início de Brasileirão. Até sábado as 20:59 éramos imbatíveis e os melhores, mas uma derrota – e do jeito feio que foi – já deixa o tricolor com dúvida sobre o futuro no campeonato.

Tradição de camisa 1

O São Paulo sempre teve excelentes goleiros defendendo nossa meta. Se puxarmos pela história tivemos José por, Sérgio Valentim, Waldir Peres, Gilmar Rinaldi, Zetti e Rogério Ceni. Goleiros que, no “papo” de bar estariam sendo debatidos quem foi melhor, na minha opinião, Zetti! Mas há quem defenda Poy, Peres e com certeza os mais novos, Ceni. Sem duvida, grandes goleiros!

Um time campeão começa com um grande goleiro

Basta analisarmos os 12 títulos mais importantes do São Paulo, famoso 6-3-3 e vermos como isso é uma realidade: 6 Brasileiros: Waldir Peres em 77, Gilmar em 86, Zetti em 91 e M1TO no tri 06-07-08. Nas Libertadores e Mundiais, 2 vezes Zetti e uma Rogério Ceni. Ou seja, é histórico no São Paulo, para ser campeão é preciso ter um goleiro diferenciado, um craque com a camisa 1 ou 01. Hoje não temos nem perto disso. Aliás desde que Rogério Ceni se aposentou, tivemos goleiros abaixo da média e muito pequenos para a grandeza do São Paulo que um dia foi defendido pelos gigantes citados acima.

Goleiro precisa ter nome de goleiro

O folclórico Milton Neves sempre diz que jogador bom tem nome de jogador bom.
Claro que não passa de uma brincadeira do jornalista, afinal, antes da sua história, Pelé não era um nome de craque, mas se tornou o maior de todos! Mas Sidão, que me desculpe, mas não é nome para jogador do São Paulo. Com todo o respeito a ele que pode ser de grupo, grande caráter – e em nenhum momento isso foi ou será questionado nesse artigo – mas isso não o faz goleiro para o São Paulo. Denis era assim também.

M1TO errou??

Quando Rogério Ceni assumiu o comando técnico do São Paulo, uma das suas primeiras iniciativas foi trazer um novo goleiro já que era mais do que claro que Denis não tinha dado conta do recado. Rogério queria alguém experiente e que soubesse jogar bem com os pés. Sidão tinha feito um bom ano pelo Audax e na sequência pelo Botafogo(RJ) e chamou a atenção do recém técnico tricolor. Mesmo começando a carreira de treinador, se tem uma coisa que Rogério entende é da posição. O próprio ligou para Sidão e o trouxe para ser o camisa 1 do tricolor. Será mesmo que Rogério avaliou toda a carreira de Sidão?

Gilmar e Zetti vieram de escolas fortes

Sem clubismo, mas o Palmeiras tem uma escola de goleiros do mesmo alto nível que o tricolor, Zetti se formou lá. Do Internacional(RS) veio Gilmar outra grande escola. Rogério é “made in Cotia” praticamente, ou seja, goleiros vieram de grandes escolas. Mas e os atuais? Com todo o respeito à times menores, mas não vieram de grandes escolas, apesar que Denis e Peres vieram da Ponte Preta.

Sidão, me ajuda a te ajudar

Como disse aqui. Tiveram alguns gols tomados pelo Sidão que eu não achei que foram falhas, mas a torcida caiu matando em cima dele! Tal qual ficamos mal acostumados com técnico na era pós Telê Santana, também estamos vivendo uma era de readaptação da era pós Rogério Ceni. Isso é fato, mas depois de Telê vieram técnicos como Muricy, Autuori e até mesmo Parreira recém-campeão mundial, porém na era pós Ceni ainda não tivemos um goleiro a altura do M1TO é muito menos a altura do São Paulo. Sidão tem caráter, gosta do São Paulo, é importante para o grupo, mas não está à altura para ser o titular do time. Há boatos de que já está sendo pedido Jean na titularidade e que depois da Copa ele deve assumir, mas como li recentemente e concordo ele não fez brilhantes atuações no Bahia, tal qual, sua multa de 10 milhões de reais joga totalmente contra ele, uma vez que a pressão é enorme.

Jean solução?

Com todo o respeito ao Bahia, mas se destacar lá é mais fácil que em times de maior expressão em cenários mais tensos do futebol como São Paulo por exemplo. A pressão aqui é muito maior, ainda mais em um time que está há tempos sem dar alegria a torcida e que “até outro dia” tinha um gigante na meta, chamado Rogério Ceni com toda a sua identificação com a torcida, recordes, talento e principalmente títulos! Será que Jean segura essa??

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe