Um goleiro, por favor!

Amigos tricolores,

Escrevo esse artigo depois do jogo contra o Palmeiras. Eu até tentei defender o Sidão nos últimos dias, mas depois do jogo contra o Palmeiras fica difícil ajudar o atual goleiro tricolor. Aliás bem difícil! O jogo contra o Inter ainda nem ocorreu, mas eu já tenho medo do que pode acontecer quando o ataque gaúcho chegar próximo ao gol do Sidão.

Ao longo do ano, as falhas foram muitas, mas também teve muita crítica em gols que ele tomou que não foram a sua culpa e ele recebeu pesadas críticas. De fato, nos, tricolores, estamos em um limite de stress tão grande que qualquer coisa vira polêmica e críticas. E não escapa ninguém! Isso só vai acabar quando o São Paulo voltar a se portar como o time grande que é, algo que estamos com uma esperança nesse início de Brasileirão. Até sábado as 20:59 éramos imbatíveis e os melhores, mas uma derrota – e do jeito feio que foi – já deixa o tricolor com dúvida sobre o futuro no campeonato.

Tradição de camisa 1

O São Paulo sempre teve excelentes goleiros defendendo nossa meta. Se puxarmos pela história tivemos José por, Sérgio Valentim, Waldir Peres, Gilmar Rinaldi, Zetti e Rogério Ceni. Goleiros que, no “papo” de bar estariam sendo debatidos quem foi melhor, na minha opinião, Zetti! Mas há quem defenda Poy, Peres e com certeza os mais novos, Ceni. Sem duvida, grandes goleiros!

Um time campeão começa com um grande goleiro

Basta analisarmos os 12 títulos mais importantes do São Paulo, famoso 6-3-3 e vermos como isso é uma realidade: 6 Brasileiros: Waldir Peres em 77, Gilmar em 86, Zetti em 91 e M1TO no tri 06-07-08. Nas Libertadores e Mundiais, 2 vezes Zetti e uma Rogério Ceni. Ou seja, é histórico no São Paulo, para ser campeão é preciso ter um goleiro diferenciado, um craque com a camisa 1 ou 01. Hoje não temos nem perto disso. Aliás desde que Rogério Ceni se aposentou, tivemos goleiros abaixo da média e muito pequenos para a grandeza do São Paulo que um dia foi defendido pelos gigantes citados acima.

Goleiro precisa ter nome de goleiro

O folclórico Milton Neves sempre diz que jogador bom tem nome de jogador bom.
Claro que não passa de uma brincadeira do jornalista, afinal, antes da sua história, Pelé não era um nome de craque, mas se tornou o maior de todos! Mas Sidão, que me desculpe, mas não é nome para jogador do São Paulo. Com todo o respeito a ele que pode ser de grupo, grande caráter – e em nenhum momento isso foi ou será questionado nesse artigo – mas isso não o faz goleiro para o São Paulo. Denis era assim também.

M1TO errou??

Quando Rogério Ceni assumiu o comando técnico do São Paulo, uma das suas primeiras iniciativas foi trazer um novo goleiro já que era mais do que claro que Denis não tinha dado conta do recado. Rogério queria alguém experiente e que soubesse jogar bem com os pés. Sidão tinha feito um bom ano pelo Audax e na sequência pelo Botafogo(RJ) e chamou a atenção do recém técnico tricolor. Mesmo começando a carreira de treinador, se tem uma coisa que Rogério entende é da posição. O próprio ligou para Sidão e o trouxe para ser o camisa 1 do tricolor. Será mesmo que Rogério avaliou toda a carreira de Sidão?

Gilmar e Zetti vieram de escolas fortes

Sem clubismo, mas o Palmeiras tem uma escola de goleiros do mesmo alto nível que o tricolor, Zetti se formou lá. Do Internacional(RS) veio Gilmar outra grande escola. Rogério é “made in Cotia” praticamente, ou seja, goleiros vieram de grandes escolas. Mas e os atuais? Com todo o respeito à times menores, mas não vieram de grandes escolas, apesar que Denis e Peres vieram da Ponte Preta.

Sidão, me ajuda a te ajudar

Como disse aqui. Tiveram alguns gols tomados pelo Sidão que eu não achei que foram falhas, mas a torcida caiu matando em cima dele! Tal qual ficamos mal acostumados com técnico na era pós Telê Santana, também estamos vivendo uma era de readaptação da era pós Rogério Ceni. Isso é fato, mas depois de Telê vieram técnicos como Muricy, Autuori e até mesmo Parreira recém-campeão mundial, porém na era pós Ceni ainda não tivemos um goleiro a altura do M1TO é muito menos a altura do São Paulo. Sidão tem caráter, gosta do São Paulo, é importante para o grupo, mas não está à altura para ser o titular do time. Há boatos de que já está sendo pedido Jean na titularidade e que depois da Copa ele deve assumir, mas como li recentemente e concordo ele não fez brilhantes atuações no Bahia, tal qual, sua multa de 10 milhões de reais joga totalmente contra ele, uma vez que a pressão é enorme.

Jean solução?

Com todo o respeito ao Bahia, mas se destacar lá é mais fácil que em times de maior expressão em cenários mais tensos do futebol como São Paulo por exemplo. A pressão aqui é muito maior, ainda mais em um time que está há tempos sem dar alegria a torcida e que “até outro dia” tinha um gigante na meta, chamado Rogério Ceni com toda a sua identificação com a torcida, recordes, talento e principalmente títulos! Será que Jean segura essa??

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe

 

52 comentários

  1. O primeiro passo para um time que pretende ter bons resultados é investir num goleiro diferenciado.

    Infelizmente, temos o pior ou um dos três piores goleiros da série A.

  2. A não ser pelo comentário sobre o nome – nada a ver- está tudo aí! Vendo os times que estão no topo da tabela – todos tem um goleiro em grande fase , e aí entra o Jailton ( nome de craque?) que não tem currículo mas está em grande fase.
    Esse é o problema- o Sidao não está numa boa fase e deve sair da titularidade. Só me lembro de um jogo que o sidao salvou o time – contra o Sport no morummbi . Esse é o diferencial – ele não está fazendo a diferença não tem “the edge” o algo mais

  3. Eu sou baiano e por isso acompanhei mais a carreira de Jean. Infelizmente, tb não é goleiro para o São Paulo. Sempre falhou muito, muito criticado pela própria torcida e só teve uma boa fase, no brasileiro do ano passado.

  4. Cara, lembro do Rogério Ceni numa entrevista antes de sair, falando que o proximo goleiro de destaque do São Paulo viria da BASE, que na época era o Lucas Perri.
    O cara está no time, vamos testar pô!!!

    • Criticaran bastante o Perri pela atuação na seleção sub 20 na sulamericana 2017.

      Ele começou como reserva e depois virou titular até o ultimo jogo.

      Logo que entrou fizeram gol de banheira e depois disso ficaram todo o tempo falando que ele falhou.

      Eu nao achei falha.
      Para mim ele foi bem.
      Como todo iniciante começou afobado mas com o tempo acabou se encaixando.

      Time inteiro ficou marcado pela desclassificação na sulamericana e nao classificação para o mundial da categora. Ele nao foi o culpado. Gols tomados foram indefensáveis a meu ver.

    • Concordo, o Milan depois que Dida saiu ficou um bom tempo sem ter um goleiro que passase confiança até ué deu uma chance ao Dunaruma, o Lucas Perri quando tiver uma chance não sai mais

  5. Só lembrando o sidão tinha feito grande campanha com o audax e depois botafogo.

    O são não tinha dinheiro pra investir e trouxe o sidão por 300 mil reais junto ao audax.

    Já passou da hora de sair do time só no spfc tem esses mimimi…vide o que está acontecendo no palmeiras joga quem está melhor e ponto final….tira esse chutador de bunda de frango e coloca o jean.

    • Grande campanha no Audax? Realidade… era reserva do Filipe Alves até a semi-final, quando esse se machucou, e o Sidao ganhou a vaga. Assim como foi no Botafogo, Jefferson machucou tambem. Sempre foi reserva esse lixo.

  6. Pelo jeito (infelizmente) o Sidão está a caminho de virar um Muralha 2. Ñ é um goleiro de nível para o SP, mas os exageros da torcida e da mídia vão fazer ele atuar de forma mais nervosa e atuar pior.

    De certa forma, isso também aconteceu com o Denis. Ele ñ era tão ruim como as pessoas queriam pintar.

  7. Questionar o nome do cara acho uma grande baboseira, e outra grande baboseira que leio e ouço por aí é que Sidão vive um má fase, afinal de contas quando ele teve uma boa fase ?

  8. Que testem o Jean , se não der certo que testem o Lucas Perri , se não der certo contrata outro , escolhe um dos 3 pra reserva e manda os outros embora .
    Simples assim mas em 2019 temos que entrar com um time mais pronto a começar por um goleiro incontestável .
    Estamos mais ou menos como estávamos em 1984 , tinha saído o Waldir Perez e trouxeram o Abelha que era promissor mas não deu certo .
    Foram lá e contrataram o melhor goleiro do Brasil na época , o Gilmar Rinaldi .
    Só foi substituido por Zetti que só foi substituido pelo Mito .
    Que arrumem logo um substituto pro MITO

    • Ta na hora de pedalar pra cima do Taffarel depois da Copa. Ele sim vai nos trazer bons goleiros e saber indicar o melhor nos treinamentos para o Aguirre.

  9. Houston, we have a problem (se bem que a frase original não é bem essa, mas foi a que ficou)…
    Não dá para confiar em nenhum dos 3 goleiros atualmente disponíveis.
    Acho que a solução está fora do Morumbi.

  10. Eu até gostaria que o Perri tivesse uma sequência, mas como vai colocar o cara depois da Copa com uma sequência Flamengo, Curintia, Cruzeiro e Grêmio? Não dá… tem que contratar.

  11. Eu sei que não tem nada a ver com o post, mas vai aí uma curiosidade: corintiano ou corintiana corresponde ao gentílico de quem nasceu no município de Corinto, em MG.

    Utilidade ou inutilidade pública, vocês decidem, rs

  12. nao sendo o tal do perri esta bom. chega de tomar gol do meio campo. ja nao bastava o rogerio em fim de carreira tomar…….

    meu goleiro seria o tiago volpi, com auro de lateral, luganinho de volante e meu tecnico seria o jubero pra ele integralizar o profissional com a base

  13. Não acho que Ceni errou ao trazer Sidão. Como já fora citado pela matéria, o cara vinha de dois bons trabalhos (Audax e Botafogo) e era considerado experiente pela idade, além de estar praticamente livre no mercado. Há de se lembrar que toda contratação é uma aposta e o risco no caso do Sidão era aceitável, pois os goleiros que aqui estavam não passavam confiança e sempre que Ceni pedia alguém mais caro a resposta da diretoria era a mesma: não temos dinheiro.
    O erro está em manter Sidão como titular agora que há dinheiro em caixa. Claro que Raí já pegou o negócio por Jean já praticamente fechado pelo presidente (Leco) quando chegou e seria difícil bater de frente logo de cara. Mas está na hora de se mexer. Alguns falam em Volpi (não vejo nada demais), mas acho que o reserva do Cruzeiro (Rafael) sairia mais barato. E um nome forte e experiente que estará disponível no mercado é o de Cavalieri.

    • Sim. O contrato inicial do Sidao era até dezembro de 2017.

      Se ainda está lá é pq renovaram.

      Outros tecnicos e outros diretores aprovaram a renovação. Não é mais herança de gestão anterior.

      Agora qualquer contratação bombástica só se for de graça ou quase. Ou com venda de jogador.

      Caixa baixa.

      Honestamente vejo elenco para sonhar com disputarnos primeiros lugares e chegar na zona da libertadores. De preferencia na G4 para a fase de grupos.
      Mais que isso seria uma agradável surpresa.

      Libertadores fora da fase de grupos é uma fria pq exige time pronto em janeiro para mata mata desde o primeiro jogo e atrapalha todo o planejamento do ano.
      O Paulista permite jogar mal e perder algumas partidas e mesmo assim se classificar.

  14. De todos os goleiros que voce citou eu só não vi o Poy jogar. Ele já era o técnico. Na minha opinião o Rogerio foi o melhor de todos. Mas eu gostei muito do Waldir Peres e do Zetti. Somos mal acostumados.

  15. O Rogério Ceni como goleiro OK!
    Mas como treinador, indicar o Sidão?
    Outra, o Denis ficou 7 anos esperando prá ser titular, o Rogério não viu que ele não tinha condições?
    Que time profissional que não sabe avaliar seus funcionários?
    Ceni, preparador de goleiro, gerente, diretor?
    Vejam o Inter, Palmeiras, Corinthians, Santos, Grêmio ( liberou o Vitor porque tinha o Marcelo), e outros times…analisam, preparam…quando entra, tá resolvido!!
    Quem teve como reserva o Roger, muito bom depois o Bosco, também muito bom, quando entravam não decepcionavam!!!

  16. Rogério errou. Houve 500 oportunidades de corrigir o erro por 500 pessoas diferentes. O próprio Rogério tinha corrigido seu erro e sacado o Sidão. Sei que virou moda falar mal do Rogério Ceni após 6 meses ruins (como a torcida tem prazer em queimar os ídolos), mas ficar botando o Sidão na conta dele não dá mais. Dorival tem muito mais culpa que o Rogério, Pinotti que renovou com ele tem mais culpa, Aguirre que mantém ele tem muito mais culpa, diretoria que tá querendo blindar ele agora tem mais culpa.

    Rogério viu um bom trabalho no Botafogo e trouxe. Não deu certo e tirou. Os outros viram o péssimo trabalho que ele fazia aqui e insistem nele.

  17. Sidão é um problema a ser resolvido, mas não o maior. O grande problema do time está no ataque: centroavante e ponta direita. Esperamos que na volta o Brenner seja efetivado no comando do ataque e que na ponta direita se encontre um jogador perigoso e goleador, que não seja um meio de campo improvisado, solução caseira que não tem dado em nada. Ou arruma o ataque ou vamos continuar balançando no meio da tabela em mais um ano de sofrimento.

  18. Interessante, o São Paulo tem um treinador, treinadores de goleiro e varios profissionais no elenco. Não ha nenhuma mudança prevista para o gol, Isso quer dizer que a opiniao de alguns torcedores esta totalmente em desacordo com a comissao tecnica. Acho muita encheçao de saco com o Sidao,, no ultimo jogo colocaram na conta deles os 3 gols do palmeiras , sendo que em nenhum deles ele foi responsavel, no primeiro, um cruzamento da linha de fundo, onde ele nao tem como espalmar pro lado,, no segundo um chute com o atacante livre ,e no terceiro, o cara cabeceou a uns 2 metros de distancia, em velocidade, no chao..

    • Ah não…. eu já vi tudo nesse blog , mas defender o Sidão não dá amigo. Se fosse só o jogo contra o Palmeiras beleza. Contra o Santos ele entregou um gol, o cara perdeu. Contra o América também. No jogo passado contra o Inter mais uma presepada, que por sorte não resultou em nada. O cara falha em TODOS os jogos… mesmo aqueles em que ele faz uma ou outra boa defesa. Sério, nem a família dele defende.

    • E digo mais… os torcedores que não entendem nada, no começo do ano tava todo mundo aqui falando… contrata o Armani do Atl. Nacional… Esse vai resolver o problema do gol e nao está caro. Não contratamos, o cara está fechando o gol no River Plate, foi convocado pela seleção argentina e vai ser o titular na Copa ,muito provavelmente. Verdade… pessoal aqui não entende nada de futebol….

      • Exatamente, se um de nós que frequenta o blog fosse o dirigente de futebol teria trazido o Armani, não tenho a menor dúvida disso . Isso porque não somos corruptos e aceitamos comissão.

  19. Bom dia, já tinha comentado sobre isso aqui. Problema do São Paulo em termos de goleiros vem da preparação feita pelos treinadores de goleiros ou preparadores como preferirem. Qual foi o último grande preparador de goleiros que tivemos? Pra mim o último, foi o Rojas antes dele tínhamos um mestre ali tbm que era o Valdir Joaquim de Moraes. Precisamos contratar um preparador top que estiver no mercado. Pode vir um goleiro nível seleção mas se não tivermos um bom profissional para treiná-lo e orientá-lo não adiantará nada.

  20. De cabeça, rapidamente, consigo lembrar de alguns nomes na série A que são melhores, ao meu ver, que o Sidão:
    Santos: Vanderley
    Corinthians: Cássio e Walter
    Palmeiras: Prass, Jaílson e Weverton
    Flamengo: Diego Alves
    Vasco: Martin Silva
    Botafogo: Jefferson e Gatito
    Grêmio: Marcelo Grohe
    Internacional: Danilo Fernandes
    Cruzeiro: Fábio e Rafael
    Atlético MG: Victor
    Isto só olhando entre os grandes. No América_MG tem o João Ricardo, no Bahia tem o Douglas…
    Claro que pro SP retirar um grande goleiro de um time grande é difícil, mas o que pagaram no Jean foi um absurdo!!! Muito novo e imaturo ainda…não era um goleiro experimentado e com prova cabal de qualidade. Foi só uma temporada boa jogada.
    Infelizmente, acho que teremos que gastar nessa posição.
    O que acham?

  21. O problema de ter tido um goleiro que era bom com os pés e batia faltas é que isso acaba tendo um peso maior do que ser bom agarrando as bolas chutadas. O Jean deve ter sido contratado pq disse que batia faltas e o Sidão foi contratado pq jogava bem com os pés no time do Audax que não dava chutão.

  22. Na minha opinião temos dois bons goleiros, mas que não estão prontos. E o Sidao que é um goleiro mediano. Não é tão péssimo quanto pregam, é apenas mediano, o que não serve pra nós. Precisamos de um ótimo goleiro e que seja pra hoje. Por isso, temos que buscar fora. Os que aqui estão não estão prontos.

    • Vejo da mesma maneira.

      Tem time da serie A que tem dois goleiros bons e um terceiro bom emprestado para não perder ritmo se jogo.

      Para mim, o terceiro goleiro se jovem deveria estar emprestado para jogar. O Perri por exemplo.
      Da ritmo de jogo e tempo de bola.

      Goleiro é a posição que.mais exige peraonalidade.

  23. acho o Lucas Perri o melhor goleiro criado no são paulo e o melhor entre os 3.Infelizmente o Sidão esta num mau momento e tem que sair.Tem um grave defeito,nunca agarra a bola e frequentemente espalma para a frente da pequena area;acredito que o Lucas Perrinos deixara tranquilos por bom tempo.

Deixe uma resposta