O São Paulo decidiu enviar Diego Lugano para representar o clube no sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana. O evento está marcado para a próxima segunda-feira na sede da Conmebol, no Paraguai, e o superintendente de relações institucionais do time paulista aproveitará o bom trânsito que tem na entidade para estreitar as relações com o clube brasileiro.

Além de defender os interesses são-paulinos, Lugano também foi chamado pela Conmebol para participar do sorteio também da Copa Libertadores da América. A confederação tem se aproximado de grandes figuras do futebol de cada país nos últimos tempos, inclusive montando comitiva para acompanhar jogos da Copa do Mundo na Rússia.

O agora dirigente tricolor está nessa lista. A diretoria do São Paulo recebeu críticas entre o fim de 2017 e o início deste ano por não ter figuras de impacto em reuniões e sorteios, seja da Conmebol, da Federação Paulista de Futebol (FPF) ou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Normalmente, o clube enviava o advogado Alexandre Pássaro, que se tornou gerente-executivo de futebol, para esses encontros, atuando de forma mais discreta e sem dar entrevistas em nome do Tricolor. Lugano, que começou o trabalho de superintendente de relações institucionais no início de fevereiro, tem perfil considerado ideal para eventos do tipo.

Tanto pelo prestígio, principalmente internacional, quanto pela representatividade entre torcedores e até jogadores, que foram seus companheiros até a temporada passada. No sorteio da Copa Sul-Americana, os tricolores estão no “pote 2”. Assim, só podem encarar times que estejam no “pote 1”. Isso inclui os brasileiros Vasco da Gama e Botafogo e os tradicionais uruguaios Nacional e Peñarol.

Com informações da Folhapress.