Três vitórias, quatro empates, apenas um ponto de distância para o líder e o status de único invicto da competição. Após sete rodadas do Campeonato Brasileiro, o São Paulo dá sinais de que está no caminho certo para voltar a ser protagonista. Há muito o que melhorar, mas o futebol apresentado nas vitórias sobre Santos, no Morumbi, e América-MG, em Belo Horizonte, mostram evolução.

O trio Nenê, Everton e Diego Souza, por exemplo, engrenou. Artilheiro e vice-artlheiro da equipe em 2018, Diego Souza e Nenê cresceram de produção com a chegada do reforço. Contratado do agora líder Flamengo, Everton deu outra mobilidade ao ataque são-paulino. Fez só um gol, é verdade, mas deu assistências importantes nos últimos dois triunfos do Tricolor.

Diego Aguirre se recusa a dizer que o time tem a sua cara, como fez na entrevista coletiva depois da vitória sobre o América-MG, mas o São Paulo tem, sim, a sua identidade. Sob o seu comando, aos poucos, a equipe deixou de lado a apatia que rondava a era Dorival Júnior. É um time, certamente, mais aguerrido, que não desiste e entende as suas limitações.

Com a defesa bem definida e jogando bem, e o ataque funcionando, o meio de campo começa a se encontrar. O Tricolor tem sido um time colaborativo em todos os setores.

A meta até a parada para a Copa do Mundo, na 12ª rodada, é terminar entres os quatro primeiros e, no máximo, a três pontos do líder. Até agora, a realidade está melhor do que a expectativa. O time é o quarto coloca, como planejado, mas está só a um ponto do Flamengo, primeiro colocado.

Mas para se firmar como protagonista e entrar forte na briga pelo título será importante o São Paulo superar alguns fantasmas. Em especial fora de casa.

Até a Copa do Mundo, aliás, os desafios como visitante serão o Palmeiras, na arena onde o time só perdeu, e o Atlético-PR, em outra arena que o Tricolor jamais ganhou. Completando a maratona até o Mundial, o São Paulo tem três jogos no Morumbi: Botafogo, Inter e Vitória.

Veja abaixo a agenda do Tricolor, com datas e horários:

  • 30/5 – 21h – São Paulo x Botafogo – Morumbi
  • 2/6 – 21h – Palmeiras x São Paulo – Arena Palmeiras
  • 5/6 – 21h30 – São Paulo x Inter – Morumbi
  • 9/6 – 16h – Atlético-PR x São Paulo – Arena da Baixada
  • 12/6 – 21h30 – São Paulo x Vitória – Morumbi

GE