Exclusivo: Saiba os 99 nomes da Calçada da Fama do São Paulo FC no Morumbi

O Senhor Homero Bellintani Filho, se manifestou em sua rede social esclarecendo matérias que saíram na mídia e nos brindou com a lista exclusiva de todos os nomes da Calçada da Fama do São Paulo. Ao final da matéria podemos ver a lista de nomes completa e o depoimento do Sr. Homero sobre o que foi veiculado erroneamente:

“Em relação as publicações recentes sobre a “Calçada da Fama ” do SPFC, através de varios blogs, na UOL e no Yahoo Esportes e em paginas de torcidas etc… Cabe informar, a bem da verdade, que o que era para ser uma surpresa, acabou virando notícia. Alguem informou a esta mídia, fatos erroneos que agora corrigimos :
A oito meses atrás, sabedor de uma proposta aprovada no conselho deliberativo, feita pelo amigo Itagiba Francez, a mais ou menos 6 anos, e pelo inconformismo do mesmo em virtude da proposta não sair do papel, me dispus a ajuda-lo, dentro de minhas limitações e hierarquia, a concretizar seu sonho, desenvolvendo um projeto diferente das “calçadas” que alem do nome do ídolo, possue foto !. Foram oito meses sem descanso, diariamente, sabados , domingos etc, acompanhando tudo de perto, passo a passo esperando por duas vezes caminhões as 5 horas da manhã ,sózinho, para descarregar o material. Fui atras de patrocinio, para que o SPFC nada gastasse, e ninguem do SPFC se “dispos a pagar”, caso fosse isso, o Presidente Leco não teria dado a verba necessária que o próprio Itagiba pediu e que foi liberada para a empresa que executou a obra. O presidente Leco tinha ciencia do meu projeto desde o inicio e apoiou incontinente, graças a ele o proposta saiu do papel. Tudo ficou pronto em dezembro de 2017, porem o maior problema foi a liberação dos nomes escolhidos , pelo conselho consultivo. Luta de 3 meses até se conseguir ( e luta diária) troca de e mail’s, telefonemas etc etc…Aprovada a lista, se instalou o “Caminho dos Ídolos”, verdadeiro nome do projeto que criei. Não sou propenso e nunca fui a “Egos e vaidades” porém e a bem da verdade, a ajuda que tive, incondicional e presente, foi a do dpto de infra-estrutura do SPFC a quem tenho que agradecer , na pessoa do amigo Eduardo Monteiro, que abraçou o projeto comigo, dando todas as condições para sua implementação. Quanto a inauguração, serão convidados os ídolos vivos e as famílias dos falecidos, não havendo entretanto uma data para tal, incumbência esta dada ontem pelo presidente Leco, a mim e ao Eduardo Monteiro. Marcaremos a data e todos serão avisados. Apenas relato isso, para que se acabe com especulações e como verdadeiramente ocorreram os fatos inerentes a este projeto. O resto, me desculpem, é invenção!
A unica lista oficial dos 99 nomes tentaremos manter segredo., mas adiantamos que estarão todos os campeões de 92, 93 e 2005.
Obrigado,
Homero Bellintani Filho.”

O Blog do São Paulo agradece o Sr. Homero pela dedicação com o nosso amado Tricolor e por nos fornecer com exclusividade a lista completa:

1 DE SORDI
2 MAURO
3  BAUER
4 RUI
5 NORONHA
6 LUIZINHO
7 SASTRE
8  LEONIDAS
9  REMO
10  TEIXEIRINHA
11  ALFREDO
12  MAURINHO
13  GINO
14 DINO
15  VITOR
16  RIBERTO
17  ZIZINHO
18 CANHOTEIRO
19 PEIXINHO
20  BELINI
21  JURANDIR
22 DIAS
23  AMOROSO
24 PARANÁ
25 CHICÃO
26 PEDRO ROCHA
27 FORLAN
28 TONINHO GUERREIRO
29 TERTO
30 GERSON
31  MIRANDINHA
32 WALDIR PERES
33 MURICY
34  SERGINHO CHULAPA
35  ZÉ SERGIO
36  DARIO PEREYRA
37 OSCAR
38 RENATO
39  CARECA
40  BERNARDO
41 PITA
42  ADILSON
43 CAFU
44  CICINHO
45  JOSUÉ
46  TONINHO CEREZO
47 RAÍ
48 RICARDO ROCHA
49 ZETTI
50  ANTONIO CARLOS
51 LEONARDO
52 RONALDÃO
53 PINTADO
54 PALHINHA
55 RONALDO LUIS
56  LUGANO
57 MINEIRO
58 JUNIOR
59 DINHO
60 ANDRÉ LUIZ
61 DORIVA
62 JUNINHO
63 DENILSON
64 BELETTI
65 LUIS FABIANO
66 KAKÁ
67 DANILO
68 FABÃO
69 ALOISIO
70 EDCARLOS
71 ROGERIO CENI
72 MULLER
73 NELSINHO
74 HERNANES
75 VALBER
76 FRANÇA
77 Friedenreich
78 JOSÉ CARLOS SERRÃO
79 SILAS
80 MIRANDA
81 EDMILSON
82 GILMAR
83 ELIVELTON
84 SIDNEI
85 BEZERRA
86 RENGANESCHI
87 FRIAÇA
88 VIRGILIO
89 PIOLIN
90 ZEZÉ PROCOPIO
91 FALCÃO
92 ARAKEN PATUSKAS
93 ZARZUR
94 KING
95 PARDAL
96 VITOR
97 VIZOLLI
98 JOSÉ POY
99 ALEXANDRE BUENO

Blog do São Paulo

81 comentários

    • Não tenho nada contra ele, mas Vizolli? Se colocaram Falcão, deveriam colocar Didi. Acho que esta lista não é definitiva. Serve só para especulação.

  1. Polêmicos: Cafu, Muller, Falcão, Danilo, Amoroso, Edcarlos. Por que a galera que fez parte do tri não está? (Souza, Leandro, Jorge Wagner, André Dias …)

    • Concordo… Ate o Luis Fabiano ta.. E oq ganhou com o SP…???

      E Falcão fez oq… 10 jogos…

      Faltou o pessoal do Tri.. Com certeza…

      E quanto a falta do Tele.. Ele nao deveria ser colocado mesmo… Ate pq….Ele sempre sera o numero 1… Os outros que sao os 99…

  2. Analisando os nomes apresentados, acredito q Arlindo e Gilberto (sorriso), pelo tempo q atuaram no tricolor poderiam estar na lista.

  3. Pelo tempo q jogaram no tricolor, acredito q Arlindo e Gilberto (sorriso), poderiam estar presentes na lista.
    ET.: Falcão foi um monstro, mas com a camisa do tricolor, já em final de carreira, não foi marcante sua passagem.

  4. Santos já na quartas da copa da Brasil e o soberano vendo pela tv. E ontem o Cruzeiro tb praticamente garantiu vaga nas quartas em cima do atl paranaense. ..só o sp para ser freguês na arena da baixada.

  5. Todos merecem meu respeito, mas há nomes que passam longe da calçada da fama… no máximo uma “picada” …

    Fora Antonio Carlos, Cafu… pela palhaçada que fizeram com o SPFC.

    E nem sei se colocava o Palhinha, depois de falar tão mal do clube… Muller tem o meu perdão por falar mal, pq a cabecinha não ajuda, então merece pelo excelente jogador que foi…

    Enfim… para mim nem é algo tão importante, principalmente pq não vejo critério definido…

    • O Cafu eu ainda colocaria, o Antonio Carlos jamais, e nomes como Belleti, Falcão e mesmo o Kaká são bem discutíveis, tem outros nomes mais importantes na história do clube e mais identificados com a torcida!!!

        • Usaram critérios deles, não fizeram uma pesquisa com torcida, rankeando por titulos, tempo de clube, influencia, resultados, gols, etc.

          Discutir criterios com a galera geral.

          Acredito que vão aumentar essa lista e incluir nomes esquecidos mas relevantes.

            • Coisa de amador mesmo.

              Juntaram a galera interna que ficaram batendo figurinhas.

              Esquecem que São Paulo não é essa meia duzia que fica no clube social.

              São os 18 milhoes de torcedores.
              São esses que fazem a diferença na grana que recebem da Globo, patrocinadores, PPV e arquibancada.

              • Exatamente… é exatamente o que eu pensei…

                Meia dúzia dessa turminha que vive mamando no clube resolve fazer uma coisa dessas sem consultar a torcida…

                Matou a pau, é o que eu penso tbm…

    • Realmente sem critérios. …. Antônio Carlos e Cafu humilharam o tricolor… Assim como o Danilo…
      Falcão é discutível, mas não chegou a ser ídolo. ..
      André Luiz pouco fez…..
      Calçada da fama deveria ser para ídolos que elevam o nome do clube mundo afora…

    • Exatamente,acho tb que seria legal se nos mostrassem qual foi o critério adotado para chegar a essa lista,é óbvio que nunca terá unanimidade,mas na minha opinião há algumas contradições nela

  6. Sei lá o critério mas qual a credibilidade de uma calçada da fama no Morumbi que não tem o mestre Telê Santana? Caçada da fama só de jogador? Sö pq o cara estava no time campeão mundial ele merece estar na calçada da fama? Bom, respeito quem pagou por isso e teve iniciativa mas discordo totalmente.

    • Danilo foi campeão da Libertadores e do Mundial, foi importante nos títulos e só foi ser gambá pq o Juvenal não o quis quando voltou…
      Acho que ele merece ser lembrado sim…

    • Pra mim o Danilo devia ser apagado da história do São Paulo, jamais deixou de comemorar um gol contra nós e sequer quis participar da despedida do Rogério Ceni. O cara é o maior galinha que passou por aqui, quando ele saiu o Souza assumiu e jogou mt mais que ele.

  7. Não vi Sérgio, o grande São Sérgio e nem Picasso e outros…

    Tá faltando muita gente boa aí e que mereciam constar dessa lista…

    Meia boca isso, pra fazer dessa forma, deixando gente boa de fora, melhor nem fazer… vai deixar muita gente magoada e com razão…

    Tem Vizoli e Alexandre Bueno, fora outros mas não tem gente que merece mais…

    Lista da gestão Leco… está explicado…

    Não me representa.

  8. Penso que o critério maior deveria ser a identificação com o clube e também que o jogador tivesse a admiração e o respeito da torcida.

    Jogadores como André Luís, Antonio Carlos, Danilo e alguns outros não mereceriam estar nesta lista. Por pouco não colocaram Neto e Sheik.

  9. Colocaria Roberto Rojas nesta lista. Acho que ele foi mais importante do que Falcão. Aliás, até Mário Tilico foi mais importante.

  10. Claro que nessa lista estão quase todos os ídolos do tricolor. Parece até uma lista que eu poderia fazer usando a memória de 70 prá cá. Do passado, eu pegaria os titulares da década de 40 e os mais destacados de 50 e 60. Mas, a aparente falta de critério gera polêmica. Acho que os artilheiros, os que mais defenderam o clube, os que venceram mais campeonatos, os que jogaram na seleção, os mais destacados da posição, os estrangeiros com mais sucesso, etc, etc. Só com esses critérios vai precisar outra calçada da fama. rsrs

  11. Pessoal execrando o Palhinha tem memória curta…..artilheiro da primeira Libertadores, gol no Milan no Mundial……eu vibrei muito com seus gols em 3 Libertadores. Galera pega no pé dele por ter perdido o pênalti na decisão de 94.

    • Identificação não é o problema. O complicado é dizer em rede nacional que o título mmundial pela escória foi muito mais importante do que o pelo tricolor, que a escória mereceu ganhar, que era o titulo mais importante da carreira, que o tricolor teve sorte, jogou recuado etc…

  12. Alguns nomes antigos nem vou comentar como Zarzur, Piolin, etc. Mas Vizolli? Alexandre Bueno? E como alguns falaram, esqueceram do Telê Santana, Cilinho, Souza, Leandro, Grafite….

    • Seria legal se fizessem uma enquete com a torcida pra elegerem alguns nomes,concordo que o peso em relação seja maior do que o de conquista,alguns cuspiram no prato que comeram e não mereciam ser lembrados,outros não tiveram tanta importância para o clube ex: Vizolli e Alexandre,acredito que Alexandre seja homenagem póstuma,mas mesmo assim,sem importância para o clube.

  13. daqui a pouco aparece gente pedindo “Calleri” rs

    Brincadeiras a parte, Não colocaria o Danilo também não, sou culpado por essa memória curta, mas comemorar gol contra nós no morumbi foi “duídoooo”

  14. Adilson, Alfredo Ramos, Aloísio, Amoroso, André Luiz, Antônio Carlos, Araken Patusca, Bauer, Belleti, Bellini, Bernardo, Bezerra, Cafu, Canhoteiro, Careca, Chicão, Chulapa, Cicinho, Danilo, Dario Pereyra, De Sordi, Denílson, Dinho, Dino Sani, Doriva, EdCarlos, Edimilson, Elivélton, Fabão, Falcão, Forlan, França, Friaça, Friedenreich, Gerson, Gilmar, Gino Orlando, Hernanes, Jose Poy, Josué, Juninho, Junior, Jurandir, Kaká, King, Leonardo, Leônidas da Silva, Lugano, Luiz Fabiano, Luisinho, Mário Sérgio, Maurinho, Mauro, Mineiro, Miranda, Mirandinha, Muller, Muricy Ramalho, Nelsinho, Noronha, Oscar, Palhinha, Paraná,, Pardal, Pedro Rocha, Peixinho, Pintado, Piolin, Pita, Raí, Regnaneschi, Remo, Renato, Riberto, Ricardo Rocha, Roberto Dias, Rogério Ceni, Ronaldão, Ronaldo Luiz, Ruy, Sastre, Sidney, Silas, Teixeirinha, Terto, Toninho Guerreiro, Toninho Cerezo, Valber, Virgílio, Vitor, Vitor Ratautas, Vizolli, Waldir Peres, Zarzur, Zé Carlos Serrão, Zé Sérgio, Zetti, Zezé Procópio, Zizinho.

  15. Sim, aqui foi o primeiro lugar onde vi a informação,só postei porque na lista do Daniel Perrone existem alguns nomes diferentes, para efeito de comparação. A propósito, acompanho o site a muito tempo e curto muito, parabéns, gostaria que voltasse a coluna do Zanquetta as segundas feiras. Abraços

  16. Na moral, Cafu e Kaka nesta lista e Tele, Dagogerto, França e Sousa de fora é brincadeira. Essa calçada não me representa. Se eu tiver oportunidade meto a picareta na s estrelas do Kaka e principalmente na do Cafu.

  17. faltam: tele santana (sem desculpas), richarlyson (sem desculpas, 3 titulos), benê, dodô, toninho guerreiro, de sordi, (campeão mundial 1958)

Deixe uma resposta