São Paulo já definiu que usará o Campeonato Brasileiro de aspirantes para dar ritmo de jogo a jogadores promovidos recentemente da base, atletas que estejam voltando de lesão/contusão e até reservas pouco utilizados por Diego Aguirre.

Dois nomes já sabem disso: os goleiros Lucas Perri, 20, e Lucas Paes, 20.

A avaliação da comissão técnica é que, com o elenco inchado (são 34 atletas), o treinador não consegue aproveitar todos os jogadores como gostaria nos treinos. Muitos ficam com o ritmo de jogo comprometido, perdendo até competitividade.

Isso foi identificado no atacante Brenner, 19, que deveria ter sido escalado em dois jogos do sub-20 –contra o Corinthians e contra o Vasco–, mas não foi por não ter concordado. O São Paulo pretende conversar com ele novamente.

Mas Brenner é um caso a parte porque ainda tem idade para ser fazer um ou outro jogo pelo sub-20. Outros já não tem essa possibilidade. Por exemplo, Carneiro, atacante de 22 anos que está em reta final de um tratamento de uma pubalgia.

Mas, com um elenco tão cheio, há muitos nomes que não vem sendo aproveitados por Aguirre.

Estão neste contexto o lateral direito Bruno, que fez três jogos em 2018, o último deles em 17 de março; o volante Felipe Araruna, 22, com três jogos e o último em 25 de março; o atacante Morato, 25, que vem sofrendo com seguidas lesões e fez apenas uma partida na temporada, em 25 de março, quando atuou por apenas nove minutos.

O São Paulo também estuda emprestar atletas, mas deixará para decidir isso após a Copa do Mundo porque entende que deverá perder jogadores na janela de transferência. Cueva, Rodrigo Caio e Militão são os mais cotados para sair.

O Brasileiro de aspirantes começa no próximo dia 5 de junho, mas a estreia do São Paulo se dará em 14 de junho, quando o time enfrentará o Bahia. Trata-se da segunda edição do torneio, que teve o Internacional como vencedor em 2017.

Vale lembrar que a competição é para jogadores de até 23 anos, mas o clube pode escalar até três veteranos por partida.

ESPN