Efeito Shaylon: veja nomes da base que podem surpreender no São Paulo

A atuação de Shaylon na partida contra o Bahia, na Fonte Nova, pode servir de inspiração para Diego Aguirre olhar com mais carinho para os jogadores formados nas categorias de base do São Paulo. O treinador uruguaio, embora tenha chegado ao clube do Morumbi falando em promover um rodízio entre os atletas, tem deixado de lado alguns nomes vindos de Cotia.

Apesar de alguns crias da base estarem em alta com o comandante, como o volante Liziero e o defensor Éder Militão, outros estão esquecidos no CT da Barra Funda. Brenner, Araruna, Caíque, Paulo Boia, Bissoli  foram pouco aproveitados pelo uruguaio. Dois deles, inclusive, ainda nem sequer estrearam com a atual comissão técnica.

O próprio Shaylon, autor do gol que livrou o São Paulo de uma derrota contra o Bahia, fez seu primeiro jogo com o uruguaio no último domingo. Depois da atuação na Fonte Nova imagina-se que o garoto, de apenas 21 anos, seja mais utilizado pelo treinador.

Brenner

Titular com Dorival Júnior, no início da temporada, o camisa 30 entrou em baixa com a chegada de Diego Aguirre. Fez apenas um jogo (contra o Paraná) com o uruguaio, não foi bem e saiu de campo chorando. A comissão técnica, inclusive, aconselhou o jogador a fazer mais alguns jogos com o time sub-20 para ganhar experiência. A recusa do atacante gerou uma mal-estar no CT da Barra Funda.

Atualmente, o atacante está em um período de treinos com a seleção brasileira sub-20 no CT Joaquim Grava, do rival Corinthians. Nesta segunda (14), às 9h30, o garoto deve participar de um jogo-treino contra os reservas do Alvinegro.

Caíque

Fez apenas dois jogos pelo São Paulo após a chegada do treinador uruguaio. Entrou no segundo tempo da partida de ida das quartas de final do Paulistão, contra o São Caetano, e depois, contra o Corinthians, na arena do rival, nas semifinais do estadual.

Apesar das poucas chances de demonstrar seu trabalho, o jogador está em alta no clube. Há uma semana, Caíque renovou seu contrato com o Tricolor até 2022 e ganhou um aumento salarial.

Paulo Boia

Promovido aos profissionais nesta temporada, Boia fez apenas quatro jogos no ano, todos sob o comando do técnico Dorival Júnior. O jovem atacante, de apenas 19 anos, recebeu proposta para jogar a Série B do Brasileirão pelo São Bento, mas a diretoria vetou sua ida para o interior paulista.

O jogador revelado na base são-paulina treina normalmente com o elenco e é um dos mais esforçados do grupo. A alta concorrência, porém, impede sua entrada em campo e o atacante aguarda a primeira chance de entrar em campo desde a chegada de Diego Aguirre.

Araruna

Muito utilizado no ano passado, quando o São Paulo era comandado por Rogério Ceni, o polivalente jogador ganhou pouquíssimas oportunidades em 2018. Com Dorival, Araruna fez apenas duas partidas. Já com Diego Aguirre, apenas uma, no clássico com o Corinthians, no Morumbi, pela semifinal do Paulistão. O jovem revelado em Cotia, no entanto, atuou por apenas 16 minutos naquela ocasião.

Morato

Embora não tenha se tornado jogador profissional pelo São Paulo, o atacante passou pela base do clube na adolescência. O jogador, que se recuperou no início do ano de uma complexa cirurgia de reconstrução dos ligamentos no joelho direito, fez apenas um jogo com Diego Aguirre. Assim como Araruna e Caíque, o camisa 38 ganhou uma chance contra o Corinthians, nas semifinais do Paulista. Atualmente, Morato está sob os cuidados do Reffis com dores no tornozelo esquerdo.

Bissoli

Mais um nome que chegou a ser cogitado em outros clubes para a disputa da Série B do Brasileirão. O centroavante, no entanto, ficou no CT da Barra Funda e segue treinando normalmente com os demais jogadores do elenco. Por conta da sua pouca idade, 20 anos, deve demorar um pouco para ganhar uma oportunidade. Neste ano, entrou em campo duas vezes. Ambas com Dorival Júnior. Atualmente, conta com a fortíssima concorrência de Tréllez, Diego Souza, Gonzalo Carneiro e o próprio Brenner.

L!

Anúncios

66 comentários

  1. Duvido muito.

    Aguirre só vai subir zagueiro ou volante. E se for usar um meia, vai improvisar como volante.

    Estou muito preocupado com o time nesse brasileiro. Essa invencibilidade de engana besta não adianta. Perdemos vários pontos contra times que vão disputar rebaixamento!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dois golaços improváveis (um por ser a Trelez, outro por ser um chute muito raro de acertar) garantiram pelo menos 1 pontinho, tá osso.

    Ainda aguardo um milagrizinho do Sidão que nos garanta a vitória.

    Hudson deveria ser multado, jogador profissional com um baita salário e faz uma patifaria dessas.

    Curtir

  3. Eu realmente gostaria que esse gol do Shaylon fosse um divisor de águas e que daqui pra frente o professor passasse a utilizar mais a base, Paulinho, Caíque, Araruna, J Tavares, Bissoli…..
    Mas pra mim essa reportagem do Lance é só um caça clique.

    Curtido por 2 pessoas

  4. O jogo ontem foi ruim demais e a culpa é do meio de campo que não se impõe sobre nenhum adversário, incrível isso, não importa a qualidade de quem jogamos, nosso meio de campo é sempre dominado pelo rival.
    O Raí que foi um grande meia atacante tem de ver isso para o ano que vem com urgência.

    Curtir

  5. Torço para Aguirre, achar um formação e promover o rodízio de jogadores.

    Mais acho difícil ele muda muito a forma de jogar a cada jogo, assim fica complicado os jogadores entender.

    Gostei de ver Lucas Fernandes como meia, se Liziero tivesse no lugar do Hudson e Rodrigo Caio no lugar do Bruno Alves, acredito que seria interessante, Diego Souza vem jogando bem de centroavante.

    Curtir

  6. Ederson, Auro, Rodrigo Caio, Militão e Tavares, Araruna, Casemiro, Oscar e Lucas, Luis Araujo e Neres, esse time é ou não melhor do que o atual que esta jogando, direção tem que rever seus conceitos, há mais tem que vender para sobreviver. Que adianta vender e gastar todo dinheiro arrecadado em medalhões que não rende no time.

    Curtir

  7. Gostaria de ver uma sequência pra Shaylon e LF. Não adianta só 45 minutos agora e depois só mês que vem. Pro clássico manteria o time do primeiro tempo porém com o Liziero no lugar do Hudson e, se possível, DS no lugar do Trellez.

    Liziero, Shaylon, Lucas Fernandes, David Neres, Militão eram todos destaques na base, alguns mais e outros menos. Os outros citados eram apenas coadjuvantes no sub-20 ou destaque do sub-17 (que tem um valor pequeno). Eu particularmente gostaria de ver o Bissoli e o Araruna jogando mais pq Petros, Hudson e Trellez (bonito gol ontem) não me agradam, ou seja, mais por falta de opção mesmo. Emprestaria Caíque ou Boia ou os dois pro Fortaleza que já perdeu o Léo Natel e o Osvaldo. Helinho vai atropelar os 2 quando subir de vez. Morato precisa parar de se lesionar pra jogar.

    Curtir

      • A Diretoria se esconde atrás de nomes, seja de jogadores ou de treinadores medalhões. Prática comum no futebol brasileiro que tomou conta do SPFC, principalmente na administração do Leco.

        Se antes o departamento de futebol Tricolor se orgulhava de achar um Luís Fabiano e um Miranda por pechinchas para se juntar à jovens revelados na base (Kaká, Hernanes e Breno, por exemplo) e também a atletas em ascensão no Brasil, contratados por custos acessíveis (Danilo, Josué, André Dias, Cicinho), hoje gostam de vomitar os inflados números gastos em “reforços” supervalorizados (Diego Souza, Everton Cardoso, Petros) pra jogar pressão nos treinadores e se eximir de suas próprias responsabilidades.

        Os treinadores, por sua vez, se veem pressionados a escalar os medalhões, uma vez que são cobrados por resultados imediatos mesmo quando o que têm em mãos é uma salada de nomes e não um grupo coeso de atletas.

        Saudades de profissionais convictos, como Muricy, Bauza e Osório. Você podia até discordar das escalações deles (eu mesmo discordei em muitas), mas jamais iria sequer duvidar que elas tiveram qualquer influência ou intervenção externa.

        Curtido por 1 pessoa

    • Sem dúvidas, mas enquanto uns tem exaustivas oportunidades pra mostrar ruindade outros são chamados de crús sem nem ter 2 jogos seguidos como titular. Como eu não acompanho imagino que eles sejam horríveis nos treinos ou então talvez tenha preconceito por parte do treinador.

      Por sorte o Jardine conseguiu em 2 jogos lançar o Lizieiro antes do Aguirre chegar pq senão nunca veríamos ele jogando.

      Curtido por 1 pessoa

  8. Acho que Aguirre não conhece bem o elenco que tem nas mãos, ele se surpreende com a qualidade dos jogadores da base, acho que o Jardine tem que ser mais ouvido do que o seu auxiliar.

    Curtido por 1 pessoa

  9. São Paulo está vendendo caro cada jogo. Ainda erramos muito e sofremos por isso mas é típico de um trabalho em transição. O estilo pode não agradar muitos, eu mesmo me irrito as vezes, mas temos um trabalho sólido que vai se consolidando aos poucos. Estamos aprendendo a sofrer e essa é a mais dura lição de quem quer vencer. Não é só isso mas é a base necessária independente do estilo. Por isso que eu apoio e acredito nesse trabalho, independente de ser o que eu queria ou não.

    Curtir

  10. Sidão, Regis, Arboleda, Rodrigo Caio, Reinaldo, Militão, Lizieiro, Shaylon e Lucas Fernandes, Everton e Diego Souza, dá um descanso para o Nenê para o próximo jogo e bota velocidade no time com os garotos para ver o que dá.

    Curtir

  11. De nada adianta colocar três volantes no time esperando ganhar o meio de campo se esses jogadores só fazem sombra, só cercam o adversário, não atacam a bola e pregam no segundo tempo.

    Hudson só corre de um lado a outro em passo de Cooper, sem atacar a bola, deixando o adversário à vontade para criar, e quando arma só joga de lado – assim não dá! Poderia ser substituído por Araruna logo na virada, jogador que morde o tempo todo e não faz teste de Cooper.

    Lucas Fernandes não consegue tomar uma bola, não divide uma jogada, não ganha uma disputa, só fica virando com a bola no pé como barata tonta, sem qualquer perigo ao adversário – assim não dá! Poderia ser substituído aos 15’ do segundo tempo por Shylon, que tem mais porte físico, mais poder de combate e é mais perigoso no ataque.

    Jucilei é o único a combater no meio, mas só por 70 minutos, depois cansa, prega em campo e não cobre mais nada, como no segundo gol adversário – tem que sair aos 20’ do segundo tempo todo jogo. Ontem poderia ter entrado o Petros, que tem boa caraterística de combate, movimentação, pegada e cobertura.

    Com os jogadores que iniciaram a partida não dá para ganhar o meio de campo. O Aguirre tem que repensar isso. Bastou colocar no meio um armador de bom passe e de bom chute que empatamos o jogo, mas teria de ter feito as outras substituições. Naquela linha de três precisava de dois volantes que tomassem a bola o jogo todo e de um terceiro jogador que ajudasse o Nenê na armação e no ataque. Sem alterações, esse time não vai evoluir. E assim o bicho pega, Aguirre – não vai dá!

    Curtir

  12. Eu nao sei, nao vejo essa evolução que muita gente vê no trabalho do Aguirre, nao sou imediatista, mas insistir com jogadores como Hudson, Valdivia é gente boa mas nao dá, Reinaldo é estabanado corre com os pés virados para fora, mas é o que tem pra hoje né, nossa folha salarial é uma das maiores do Brasil com uma qualidade nota 5, entao o que falta mesmo é paciencia da torcida.

    Curtir

    • Ruim ele não é, e já mostrou isso.
      O esquema tático não ajuda. Ele sempre pega a bola de costa pra zaga. Isso é um erro catastrófico.
      Ou aguirre continua nessa mesma forma de jogar ou nem precisa colocar o Valdivia, pois não vai render.

      Curtido por 1 pessoa

      • Pra mim ele é o típico peladeiro, abaixa a cabeça e sai correndo. Mas é um jogador de bom drible, prende bola no ataque e muita vontade. Pode ajudar bastante principalmente no segundo tempo ou num jogo em que a gente precise jogar no contra-ataque desde o começo… O problema é entrar com um jogador desses de cara precisando vencer, complicado.

        Curtir

  13. Do post anterior:

    Empate valioso …, como eu disse antes do jogo.

    Insuficiente, insatisfatório mas objetivo possível.

    Precisamos de valiosas vitórias.

    Antes que venham as “valiosas derrotas”.

    “Valiosas derrotas”:

    – jogamos bem e perdemos.
    – juiz erra e perdemos.
    – merecemos vencer e perdemos.
    – só não fizemos o gol e perdemos
    – jogo difícil e adversário bom, perdemos.
    – falha nossa e perdemos.
    – adversário tem sorte e perdermos.

    E vida que segue …, oxalá com valiosas vitórias.

    #Vence SPFC

    Curtir

  14. Pra quem acha que estamos no mesmo nível do ano passado:

    Em 2017:

    – Bahia, em Salvador: Derrota

    – Flu, no Rio: Derrota

    – Galo. no Morumbi: Derrota

    Estamos voando?? Claro, que não…..mas a melhora é indiscutível

    Curtido por 2 pessoas

  15. O SPFC tem vários jogadores rápidos que poderiam ajudar muito nessa proposta de “jogar retrancado e apostar no contra-ataque” mas mesmo assim jogamos sempre com jogador lento e tecnicamente limitado. E tudo isso é pelo medo de tentar algo novo.

    Curtir

  16. Bom dia

    Nossa base tem qualidade, mas pedir Patric me deixou ressabiado com Aguirre. Lucas Fernandez e shylom tem muito potencial, e ao lado de jogadores mais rodados tem tudo para ajudar. Acho que shylom é Lucas Fernandez se completam. Parece loucura, mas eu gostaria de ver shylom improvisado como volante ao lado de Liziero, nem que seja num 2 tempo ( está nítido que Hudson/Petros produzem pouco para a armação).

    Por que não tentar? O Flá fez isso com o Paquetá e o time melhorou muito.

    Então penso num meio de campo com
    2 volantes : shylom/Liziero
    3meias: Nenê (L. Fernandes) /Mguilherme /Everton
    1centro avante : Ds9

    Seria dinâmico e versátil, dando muitas opções de criação e chutes de fora da área.

    Curtir

  17. É um sonho…….

    Achar que sairíamos de terra arrasada.. ( Sim..Dorival, Pinotti e Leco não deixaram nada, legado zero )…..pra G4 e postulante a títulos

    Curtir

    • Vc diz o William Arão? Para mim, no São Paulo ele seria só mais um, nunca vi bola nele para motivar até uma briga entre Flamengo e Botafogo…
      Aliás, pq tanta especulação de negociações entre o Tricolor e os Urubus depois da vinda do Éverton?

      Curtido por 1 pessoa

  18. Pra quem acha que estamos no mesmo nível do ano passado:

    Em 2017:

    – Bahia, em Salvador: Derrota

    – Flu, no Rio: Derrota

    – Galo. no Morumbi: Derrota

    Estamos voando?? Claro, que não…..mas a melhora é indiscutível

    —————————————————–

    ****E detalhe importante: Adversário nem suou para nos bater no ano passado….foi molezinha

    Curtido por 1 pessoa

  19. O Aguirre nao sabe aproveitar a base, só sabe jogar com medalhoes, se dependesse dele o Shaylon ia ser emprestado… ele colocou pra escanteio talentos com futuro como o brenner, paulinho, caique… só esta dando chances para o Lucas pq o Jardine indicou, quando esse ainda dava opiniao.

    Curtir

  20. O Aguirre não é o melhor técnico do mundo

    Mas suas ideias são muito melhores que do Dorival

    – Ele não fica pedindo jogador

    – Usa o que tem a disposição

    – Não faz improvisações de jogadores

    – Tem variações táticas

    Resumindo:

    Aguirre nota 6,75

    Dorival nota 4,5

    2018 vai ser muito melhor que 2017 ( o que não significa q vamos disputar títulos, mas espero nem pisar no Z4 )

    Curtido por 1 pessoa

  21. Sobre essa questão se usar a base lembrei ontem da entrevista do Marcelinho Huertas que se aposentou agora sa NBA.
    Chegou la tendo jogado em clubes e seleções lor aqui.
    Um dia foi peitar o técnico pedindo para jogar.

    O técnico: Vc nao vai jogar este ano. Ano que vem sim vou te colocar para jogar alguns jogos. Acabou sendo campeão depois de alguns anos.

    Tem todo o processo de adaptação e fortalecimento fisico e aprendizado tático.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sempre disse que primeiro ano é de.adaptação. Segundo de consolidação e terceiro de efetivação. Em tese seria tempo para atingir titularidade.

      Poucos chegam a titularidade logo que chegam como Neres, Liziero e Lucas.

      Este é o ano para o Shaylon jogar alguns jogos e se firmar.
      O LF já passou do tempo, tem que se firmar ja fazendo jogos consistentes repetidamente.

      Curtido por 1 pessoa

  22. Eu ja desisti de qualquer coisa sobre jogador da base.
    Se o tecnico nao queima ou deixa de utilizar, a gente mesmo consegue tirar o jogador do time titular.
    Shaylon agora virou “o divisor de aguas” da base. Mas no paulista, com o Dorival, ele foi muito criticado por boa parte da torcida.
    Militao, pra alguns, tbm nao serve. Brenner “perde muito gol e nao vai vingar”. Araruna tem de ir trabalhar com sua formação na faculdade. Fora todos os outros.
    David Neres so é oq é pra torcida pq fez 8 jogos e foi embora. Se o treinador nao o tirasse, por nao estar pronto (nunca estão), no primeiro mes de futebol ruim a torcida ja ia ta falando que ele ta vislumbrado, que comecou a namorar e perdeu e foco e todo bla bla bla.

    Antes era um time q so perde. Agora é um time q so empata. Melhorou? Ate q melhorou. Mas nao serve mesmo assim.
    Somos todos avidos por aquilo q nao vamos ter. Entao oq tem, nao serve pq nao é oq queremos nem do jeito q queremos.
    Pelo visto, todo mundo virou o ano achando q seriamos campeões de tudo em 2018. Mas essa é uma realidade q so foi vendida pra nos por nos mesmos. Pq nao vi mais ngm criar expectativa de ser campeão alem de uma parte da torcida.

    Aproveitar a deixa, EmpaTiti manda lembranças la de 2011 (foi 2011?) quaando foi campeão cheio de empate no campeonato com um time ruim, cheio de jogador meia boca e jogando por uma bola e 1 gol.

    Curtido por 1 pessoa

    • Mandou bem demais, GMC. Nos últimos anos R. Caio, Lucao, Araruna, Auro, Jr. Tavares, Lucas Fernandes, Shaylon, Luiz Araujo e Casemiro se não foram vaiados, foram pelo menos duramente criticados em mais de uma oportunidade. Se são 45 minutos de um jogador da base pra parte da torcida pedir de titular, são só 30 minutos de mau futebol pras vaias e críticas exageradas. Não é a toa que Kaka, Casemiro e David Neres possuem certa “identificação” com o SP muito mais pelo que fizeram lá fora do que pelo que fizeram aqui. Kaka e Casemiro saíram pelas portas dos fundos quase de graça e o Neres não teve tempo de passar pela oscilação natural da idade e ser esculaxado.

      Curtido por 1 pessoa

      • Valeu Hugo!!!! 🙂

        Pra mim, Kaka e Casemiro sao exatamente os maiores exemplos disso.
        Kaka nao seria idolo do SP pelo q fez quando esteve aqui. Só é idolo pq o São Paulino quer encher o peito pra falar q é cria da base e torcedor do clube.
        Casemiro, tadinho. Trocou de empresario pra nao prejudicar o SP. Abriu mao de dinheiro pra ficar. Teve problemas de idade, como quase todos tem, mas era um mlq q se dedicava ao clube, do bem, que apenas queria ser reconhecido como o Lucas era. Fez um jogo contra o Corinthians q muito veterano nunca fez. Foi chutado do clube. Hj joga de mais, num time bem pequeno. Sem falar da seleção.
        Mas como nao foi melhorar do mundo e ainda é muito novo, o sao paulino tende a nao da valor e poem tudo q o mlq joga na conta de uma empresa q ele contratou quando foi pra europa. Primeira empresa do mundo q eu conheço q da talento pra um jogador.

        Eu acho mais facil a gente contar os jogadores da base q a torcida nunca criticou e nunca pediu fora do time ou do clube
        Puxando pouco na memoria, so temos dois. Lucas e Neres.
        Esqueci de alguem?

        Curtido por 1 pessoa

  23. É complicado pedir para o técnico usar a base quando se contrata 11 jogadores, gastando R$ 46 milhões. Se o técnico faz isso ele desmoraliza o planejamento da diretoria e ainda fica responsável pela oscilação que é normal nesse tipo de filosofia. Hoje só Atlético Mg, Santos e Fluminense, por cortes de despesas e diminuição de folha, conseguem implantar isso, com ajuda do torcedor que sabe dos objetivos claros de cada um: estádio, apoio a base e quitar dívidas.

    Curtido por 1 pessoa

  24. Se o rapaz não fizer um gol como esse todos os jogos já vai ser queimado.. por parte da torcida ou pelo tecnico.. a paciencia está zero.. essa é a realidade.
    —-
    Estou com o seguinte problema… rolo a barra até o ultimo comentário e volta la no topo… vai umas três vezes até conseguir chegar aqui ma caixa de comentários kkkk.. mais alguém passando por isso? se não é problema aqui na minha peça de museu kkk

    Curtir

  25. Dizem que com o Aguirre.Rai.Lugano o “espirito” melhorou.E ontem quando o Shailon marcou aquele golaço no ultimo minuto.alguem reparou e viu a “vibração” do Valdívia no gol????Meu Deus!, só repararem e ver c calma.

    Curtido por 1 pessoa

  26. Diferente do trabalho anterior que já estava esgotado, o trabalho do Aguirre vai dar resultados, tem que ter tempo. Nossa equipe já está mais competitiva, tem muito a melhorar, mas esse é o caminho. Não tem atalho, vamos sofrer, mas vamos criar musculatura, criar fibra, sem isso não adianta, seria fogo de palha.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Acho o Hudson péssimo e não digo isso por conta da partida de ontem. Sempre achei um jogador nota 4 e por conta da temporada dele no ano passado no cruzeiro elevaram o cara à máxima potência . Qualquer um jogava no cruzeiro do ano passado porque o time tinha/tem jogadores de qualidade na criação, de modo que ele não tinha a obrigação de criar nada apenas destruir as jogadas do adversário. Na minha opinião o Hudson deveria ser vendido/trocado rapidamente. . Além disso, tenho vergonha de ver o Trellez como atacante no são paulo, que jogador meia-boca. Se realmente não tivermos mudanças quanto ao Hudson, Trellez e ainda coloco o Petros nesse balaio não almejaremos nada esse ano mais uma vez….E quando digo nada, não falo de títulos porque isso com esse time é inviável mas sim classificação na libertadores do ano que vem.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s