O São Paulo de Diego Aguirre tem uma característica bem diferente dos últimos quatro técnicos que comandaram o time tricolor. É o que menos gosta de ter a posse de bola, especialmente quando sua equipe está em vantagem no placar.

É o que comprovam os números do TruMedia, a ferramenta de estatística exclusiva da ESPN.

A média de posse de bola do São Paulo de Aguirre é 45,7%. Durante o jogo, quando o time está vencendo, ela cai para incríveis 35,2%. Ou seja, a equipe tricolor praticamente entrega a bola para o adversário e dá preferência aos contra-ataques.

Um estilo que em nada se comparada aos antecessores de Aguirre: Dorival Júnior, Rogério Ceni, Ricardo Gomes e Edgardo Bauza. A pesquisa desconsiderou jogos amistosos (como Florida Cup) e os interinos André Jardine e Pintado, que fizeram poucas partidas.

Bauza, que foi o técnico que mais dirigiu o São Paulo na gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, com 48 jogos completos em 2016, é o segundo que tem a média de posse de bola mais baixa, mas nada comparado ao estilo de Aguirre.

Com o argentino no comando, o time tricolor teve média de 50,5% de posse de bola nos 48 jogos. Quando a equipe estava em vantagem no placar o número caiu para 44,5%. Algo que fica até próximo da média geral.

Quem tem os melhores números é Rogério Ceni, que dirigiu o time por 35 jogos. A média de posse de bola da equipe nesse período foi de 56,9%. E, quando o time estava em vantagem no placar, ela foi de 55,9%.

No entanto, a posse de bola não está diretamente relacionada ao desempenho. O melhor desempenho é o de Dorival Júnior, que, durante os 40 jogos à frente do time, obteve 51,7% dos pontos disputados.

Aguirre, que tem os piores números de posse de bola, aparece como terceiro melhor desempenho: 47,2%.

ESPN